Marília Rizzon-30-08-19

A VIDA DE ESCRITORA INDIE (INDEPENDENTE) É UM EXERCÍCIO DE EMPREENDEDORISMO!

Por Marília Rizzon – Escritora independente, empreendedora.

Tenho plena convicção disso após o lançamento de Num Sofá de Bolinhas  – Amor & Terapia. Em teoria, eu já sabia. Já havia lido e pesquisado tudo a respeito desse universo nos tempos de hoje. E por isso, até imaginava alguns dos desafios que eu enfrentaria. Mas somente quando passei a viver saturninamente na prática e na pele todo esse processo, eliminando qualquer romantização que ainda houvesse em mim, é que compreendi o quanto esse processo exige uma mentalidade e uma atitude empreendedora.

Publicar um livro como projeto de negócio (não apenas como realização pessoal) é um tremendo investimento! De tempo, energia e dinheiro.  O que me levou a estudar como funciona hoje o mercado editorial, onde estou empreendendo. Sem dúvida, entender o papel do autor, do agente literário, do editor, do livreiro, das plataformas de leitura, da Amazon e, acima de tudo, o comportamento do leitor nesses tempos de atenção fragmentada, foi fundamental para muitas das decisões tomadas. Como, por exemplo, optar por fazer venda direta nesse primeiro momento. E negociar, caso a caso, uma possível colocação em livrarias.

Aliás, taurinamente negociar em prol da sustentabilidade do negócio é o que mais estou aprendendo! Salve Urano em Touro, sinalizando que é tempo desse aprendizado –  minha formação e pós em Astrologia me faz correlacionar comportamentos aos movimentos do céu sempre.

Outro grande aprendizado tem sido vender.

Sempre torci o nariz pro ato de vender em si – embora a vida inteira eu tenha vendido ideias, pautas, palestras, os serviços de clientes. Pra acabar com esse ranço, procurei um curso. Não qualquer um. Fiz o Te Vende, com Glenn Gomes, voltado a profissionais liberais. E foi ótimo! Porque ali entendi que a venda é um processo, antes de qualquer coisa. E que o que eu vendo não é apenas um livro, uma história;  mas sim, um conteúdo que toca a alma, a mente e o coração – a tríade sagrada do nosso mundo interior. E por isso mesmo, inspira repensar a vida e o mundo. E faz querer evoluir! E que esse aí é, na verdade, o meu negócio. A essência dele – que espelha a minha.

“Dizem por aí que o segredo é a alma do negócio. Mas no teu caso, que deveria ser de todos, a alma é o segredo do negócio”. Sábias palavras que uma amiga empreendedora certa vez me escreveu. Que linda sincronicidade da vida!

Veja você tudo que estudei e vivi em seis meses – entre fevereiro e agosto desse ano, pra ser mais exata! E disposta a levar adiante esse meu negócio, sei que o aprendizado não para por aí. Há ainda um bocado a desbravar e a entender nesse universo que é empreender.

_/\_

Marília Rizzon é jornalista com pós em Astrologia, escritora, inventadeira e autora do romance Num Sofá de Bolinhas – Amor & Terapia.
Compartilha histórias que inspiram e trazem sentido &  fala da dinâmica do mundo, muito além das coisas do cotidiano.
www.lilarizzon.com.br https://www.instagram.com/numsofadebolinhas/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *