NOTAS DA SEMANA 30.12.2020.

MENSAGEM DE FIM DE ANO

Eles o chamam de “Paradoxo de Stockdale” e, na minha opinião, ele pode nos ajudar imensamente atualmente. James Stockdale foi um piloto americano durante a Guerra do Vietnã. Seu avião foi abatido, ele foi feito prisioneiro e sobreviveu a mais de sete anos de tortura. Como? “Nunca perdi a esperança de que meu período de cativeiro terminasse. Eu sabia não apenas que seria libertado, mas que transformaria toda a experiência em um ponto de viragem em minha vida que não estaria preparado para trocar por qualquer outra experiência.”

E qual foi a mentalidade de todos aqueles que morreram na prisão, que não sobreviveram? Isso é o que Stockdale disse sobre eles: “Estes eram os otimistas. Eles disseram ‘estaremos fora daqui no Natal’ e, depois, ‘Se não no Natal, então na Páscoa, e então’ imediatamente após o Dia de Ação de Graças ‘. Mas todos esses feriados passaram e, no final, eles não suportaram todas as decepções e morreram com o coração partido. Aprendi que nunca se deve confundir a fé de que no final prevalecerá – que você nunca pode perder – com a disciplina para enfrentar os fatos mais brutais de sua realidade atual, quaisquer que sejam.”

Esta mensagem é crucial em muitas áreas da vida, mas especialmente vital agora durante o tempo da corona: o otimismo é importante, mas o otimismo em alívio imediato é perigoso. Quem pensou que isso acabaria após o primeiro bloqueio durante a páscoa pode ter sofrido um colapso quando a corona não foi embora. Quem vê a chegada das vacinas hoje como o fim da pandemia pode não seguir as orientações e adoecer. Quem pensa todos os dias que amanhã vai acabar não terá paciência para terminar a maratona que o mundo inteiro está correndo. É a hora certa para ser um Stockdale.

NA CALADA
O prefeito que está saindo tentou junto com  mais 4 vereadores seus mancomunados e que fazem parte da sua corte mais uma vez prejudicar e interferir na mídia OOH colocando vetos a atividade e lutando abertamente e descaradamente pela defesa dos interesses das empresas que ganharam as suas licitações. Aliás, um desses vereadores está distribuindo título de cidadão de Porto Alegre por causa nenhuma.

Despreparo, insensatez, devaneios que estão terminando.

CARRIS

Pajolla Mídia OOH do Paraná  é a vencedora da licitação da carris-bus door- pagando um preço  completamente incompatível com a realidade de mercado

PODCAST DA COLUNA DO NENÊ

O quinto episódio da segunda temporada do Podcast da Coluna do Nenê já foi ao ar na quinta-feira (24) e contou com a entrevista exclusiva de Daniel Costa, CEO do Grupo Imobi.

FEEVALE

A fim de refletir sobre a pandemia do coronavírus pelo viés da arte, a exposição virtual Presença na Ausência estará disponível a partir dia 18 de janeiro, às 18h. A mostra, organizada pelo Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão da Universidade Feevale, é voltada para todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência visual, auditiva e com mobilidade reduzida, que poderão vivenciar a exposição por meio de audiodescrição, libras, legendas ou utilizando um leitor de tela. 
Para garantir essa acessibilidade foi reunida uma equipe multidisciplinar, com profissionais das áreas de Artes, Tecnologia da Informação, Psicologia, Design e Arquitetura, entre outras. O grupo trabalha desde o mês de setembro para converter o Espaço Cultural, localizado no 4º andar do Teatro Feevale, em um ambiente 3D, de maneira acessível. “A exposição foi pensada no virtual devido à pandemia, mas, com a proposta da mostra, queríamos dar o máximo de presença física aos visitantes, por isso escolhemos o Espaço Cultural Feevale. A partir disso, contatamos os responsáveis pelo local e eles nos forneceram as plantas para que a nossa arquiteta pudesse recriar o ambiente de forma on-line, com o mais próximo do real possível”, explica  Sheisa Bittencourt, uma das responsáveis pela exposição.  Além disso, consultores cegos têm orientado cada etapa do trabalho.   
A exposição Presença na Ausência exibe cerca de 50 obras, entre arte digital, fotos, vídeos, pinturas, desenhos, bordados e colagens, de 22 artistas participantes. Os trabalhos refletem diferentes aspectos da vida durante a pandemia, como a solidão e as novas formas de estar junto, a ausência física e a presença digital. Uma fotografia de Carlos Donaduzzi, por exemplo, exibe uma mesa com café da manhã, mas a única pessoa à vista está no monitor de um tablet. Já Magna Sperb fala sobre a saudade, no trabalho Teu Cheiro em Mim, no qual mistura fotos de família com os frascos de perfume que eram usados pela sua mãe.
Além desses e outros nomes de destaque na arte no Rio Grande do Sul, a exposição inclui a paranaense Mariana Corteze, a paulista Marcela Novaes, a canadense Piper Maru, o chinês Zhang Qinzhe e os portugueses José Maçãs de Carvalho e Pedro Santos. Todos os artistas gravaram vídeos sobre as obras, material extra que estará disponível no hotsite da exposição. Para visitar, basta acessar o site presencanaausencia.com.br, a partir do dia 18 de janeiro. 
Pesquisa acadêmica 
A mostra nasceu como um projeto acadêmico da artista France Amaral e da designer Sheisa Bittencourt, doutorandas do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão da Feevale. As pesquisadoras são irmãs e há anos militam por inclusão social, por isso a exposição traz uma preocupação ímpar com a acessibilidade.   
A partir de um levantamento dos recursos de acessibilidade oferecidos em grandes museus e galerias, as pesquisadoras perceberam como a inclusão é urgente nesses espaços. “Nem mesmo o Louvre é acessível a cegos. Só as grandes instituições têm navegação 3D. Mas não encontramos nenhuma exposição completa com todos os quesitos de acessibilidade, como estamos propondo”, ressalta Sheisa.  “A questão da falta de acessibilidade não é um problema das artes visuais, do design, da arquitetura; é estrutural”, completa France.  
Serviço 
Presença na Ausência 
Abertura: 18 de janeiro de 2021, às 18h 
Período de exibição: de 18 de janeiro a 18 de junho de 2021 
Acesso: gratuito, pelo site presencanaausencia.com.br  
Classificação: livre 
Artistas participantes: Ananda Kuhn, Ariadne Decker, Carlos Donaduzzi, Chana de Moura, José Maçãs de Carvalho, Leandro Selister, Letícia Lampert, Lisi Wendel, Magna Sperb, Marcela Ferreira Novaes, Mariana Corteze, Martina Berger, Milton Schaefer, Mitti Mendonça, Paula Ruskowski, Pedro Santos, Piper Maru, Rochele Zandavalli, Silvia Rodrigues, Verlisa Navacosta, Victoria Kubiaki e Zhang Qinzhe.   

A Universidade Feevale, por meio do Grupo de Tecnologias Educacionais, criou o Prosa com Tecnologia, um projeto que visa disseminar ferramentas digitais para a utilização em sala de aula e facilitar a conexão entre o aluno e o professor. A iniciativa é gratuita, aberta à comunidade e acontece no canal da TV Feevale, no YouTube (www.youtube.com/tvfeevale).  
O projeto conta com a participação dos docentes da Universidade, que, por meio de vídeos, explicam como funciona uma determinada ferramenta, como a plataforma Zoom, por exemplo. No canal, já estão disponíveis alguns episódios do Prosa com Tecnologia. A partir do próximo semestre, que se iniciará em fevereiro, a programação dos vídeos será mensal.  
Sobre o Grupo de Tecnologias Educacionais 
Criado neste ano, para atuar na prospecção e na inserção de tecnologias educacionais inovadoras, o grupo surgiu em meio à crescente presença da tecnologia e à necessidade de transformar o processo de aprendizagem. Coordenado pela Diretoria de Inovação da Feevale, o grupo é composto por representantes de diversos segmentos da Feevale, incluindo a Universidade e a Escola de Aplicação: André Luciano Viana, Cláudio Felipe Kolling da Rosa, Daiana de Leonço Monzon, Marta Rosecler Bez, Patricia Brandalise Scherer Bassani, Gabrielle dos Santos e Ricardo Machado Dias.  

SBT

Ao lado de grandes atrações do mundo da música brasileira, o “Masbah!” deste sábado, 26 de dezembro, anima o começo de 2021 com boas energias e pensamentos positivos. A fim de trazer um pouco de diversão para os telespectadores após um ano desafiador, o programa reuniu virtualmente os donos dos hits que estão bombando no Brasil e que se destacaram em 2020. Entre eles, está o artista baiano Tierry, também conhecido por ‘Tiehit’ por conta da sua fama de Hit Maker. Famoso por ser o compositor preferido das estrelas, ele tem ganhado destaque como cantor e já coleciona sucessos como a música ‘Rita’, umas das mais ouvidas no país neste ano. 

O “Masbah!” também conta com a presença do Grupo Di Propósito, uma banda de pagode que surgiu em “resenhas de amigos” no Distrito Federal, em 2009. Ao longo dos anos, o projeto musical produziu canções como ‘Me Beija’, ‘Noite de Amor’, ‘Mil Juras’ e ‘Cara Safado’, com participação do Ferrugem. Em 2020, Di Propósito conquistou notoriedade nacional com a canção ‘Manda Áudio’. Já o ritmo sertanejo fica por conta de Douglas e Vinicius, dupla mineira que é dona do hit ‘Figurinha’. Os dois iniciaram a parceria em 2013 e, desde então, comemoram os seus sucessos juntos. 

E no último “Anonymus Gourmet” do ano, é dia das receitas “Pernil Bêbado” e “Tijolão de Chocolate”, uma combinação perfeita para ser preparada na chegada de 2021. 

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir das 12h e o “Anonymus Gourmet”, logo após, no SBT do Rio Grande do Sul!

CELEIRO – STARTUP DE GENTE

Zeca Honorato foi redator e diretor de criação de grandes agências no RS e SC, ganhando uma centena de prêmios, entre eles, o de Profissional de Propaganda do Ano no Colunistas de 2005, quando tinha apenas 29 anos. Em paralelo à vida de criativo de agência, deu aulas na Famecos PUC entre 2001 e 2011 e começou a coordenar campanhas políticas. Em 2007, fundou a AMA, agência criativa que foi eleita Agência Revelação do Ano no Salão da Propaganda já no seu primeiro ano de vida. Formou gente e teve uma carteira significativa de clientes. Em 2016/2017 foi presidente da ARP- Associação Riograndense de Propaganda. Em 2018, fez um acordo operacional com a Paim que passou a atender seus clientes, Rissul, Macromix, CCG, entre outros. A partir de então. Zeca montou a ZK consultoria em comunicação que já atendeu empresas e políticos, entre eles o Grupo Minuano, Grupo São Carlos, federações e entidades empresariais. Na política, só em 2020, elegeu prefeitos em Caxias, Canoas, Livramento, Encruzilhada, Tapejara, Santo Antônio da Patrulha e Caraá, e mais algumas no litoral, assim como fez a pré-campanha do Melo. Agora, em paralelo a consultoria ZK, está lançando a Celeiro – Startup de Gente para fazer profissionalmente o que sempre fez de uma forma de outra, desde quando começou a dar aulas na universidade aos 25 anos: ajudar pessoas a se acharem profissionalmente, encorajando, estimulando e criando soluções criativas. Empresas poderão contratar o serviço para melhorar o ânimo dos profissionais. Assim, com palestras e mentorias, pessoas mais felizes poderão render mais.

STREAMING

A cada mês o mercado de streaming fica mais aquecido com o aumento de ofertas para os consumidores dos mais variados perfis. Os modelos pagos têm o desafio de fidelizar o público que transita entre diferentes plataformas cancelando assinaturas e fazendo novas em busca de acessar o conteúdo que mais lhe interessa. Porém, há outro modelo que parece ter mais apelo entre usuários de vídeos sob demanda: o gratuito com inserções de publicidade.

Segundo a quinta edição do Data Stories, série mensal de análises da Kantar IBOPE Media, 49% dos consumidores concordam que um menor custo mensal chamaria mais atenção para assinar um serviço e streaming hoje. Entre os interessados em valores mais atrativos, 55% preferem assinaturas gratuitas com inserções de comerciais, 41% optam por assinaturas pagas sem publicidade e 4% não tem preferência.

HORA DA VIRADA

Para virar de vez a página de um ano conturbado, o novo conceito da Cervejaria Ralf Beer promove a “Virada”. Segundo a campanha, virar um copo pode simbolizar uma série de viradas que todos pretendem fazer para esperar 2021. Além da virada da Primavera para o Verão (a estação do chopp) a marca projeta a virada de status das festas em família, migrando das cervejas mais comuns para o chopp artesanal. Várias outras viradas estão sendo promovidas, preparando a aguardada mudança de ano que também promete uma evolução rumo ao controle da pandemia.

Neste momento, a Ralf Beer também se posiciona no mercado como produtora de outras bebidas, lançando 3 espumantes, 4 vinhos e um suco de uva. Os novos participantes do mix da empresa se unem aos tradicionais chopps Pilsen, Bock e Malzbeer.

LINKEDIN

Para Yuval Ben-Itzhak, CEO da Socialbakers, o formato tem sido bastante aproveitado pelas marcas. “Oferecer às empresas a possibilidade de alavancar anúncios no formato stories não é novidade no espaço social. As marcas B2C têm aproveitado com sucesso os anúncios no Snapchat e no Instagram Stories por algum tempo. Mas os dados demográficos dos usuários do LinkedIn diferem significativamente do Snapchat ou Instagram”, comenta.
Ele ainda destaca que os usuários do LinkedIn são diferentes do público do Instagram, por exemplo. “De acordo com dados de benchmark de mídia social da Socialbakers do terceiro trimestre, os anúncios no Instagram Stories representaram cerca de 10% dos gastos com anúncios no Facebook. Mas o LinkedIn tem como alvo um grupo demográfico diferente de Snapchat e Instagram. Com uma base de usuários mais focada em B2B e uma demografia muito mais antiga do que o Snapchat ou Instagram (de acordo com o Statista no terceiro trimestre de 2020, 40% dos usuários de internet dos EUA com idade entre 46 e 55 anos usavam o LinkedIn, enquanto apenas 19% dos usuários de internet tinham idade 15 a 25 anos fizeram o mesmo), resta saber como será o desempenho dos anúncios em stories em comparação com os anúncios de feed mais tradicionais”, finaliza.

LEIA TAMBÉM

DESTAQUE: Escala promove novas diretoras como foco em ampliar atuação digital

ESPECIAL: Comunicado Fim de Ano – CDL POA

Tem OPINIÃO, CHARGE do talentoso Cado Bottega e ARTIGOS: de dreysonq82Fernando Garbarski, diretor da Impresul; Fernando Röhsig, Conselheiro de Administração Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); Natasha de Caiado Castro, CEO da Wish International; Patrícia Cândido; Sérgio Lima, publicitário; Sheila Meyer, jornalista e do nosso articulista José Maurício Pires Alves.

CENÁRIO POLÍTICO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *