NOTAS DA SEMANA – 29.10.2021

ENTREVISTA COM ANA PAIXÃO

1.Quem é Ana Paixão?

A Ana Paixão é uma sagitariana ,  caçula de uma família de quatro irmão, criada no Bom Fim,  cria da Famecos e mãe da Victoria. Nasci Ana Regina Carvalho Paixão Côrtes,  aí me dei conta quando fazia profissionalizante de Publicidade Propaganda no Colégio Julio de Castilhos – sim, tomei o gostinho ainda adolescente pela Publicidade,  que tinha muita preguiça de falar todo meu nome,  aí e surgiu a Ana Paixão, simples e objetiva. Como muitos sabem sou filha do tradicionalista Paixão Côrtes, uma pessoa pública, com um carisma enorme e que vivia na midia, e eu saí ao contrário, sempre fui uma pessoa bem tímida,  discreta em relação a minha vida pessoal. Tive um grande exemplo de superação dentro de casa, minha mãe Marlene Carvalho, uma mulher excepcional que sempre me mostrou que não tem jogo perdido, que temos que ter sempre a cabeça erguida mirando pra frente pra alcançar nossos objetivos, não importa o quanto a gente tropece. E olha que tive vários tropeços!!!

E na caminhada da minha vida tive muitas realizações com certeza.  A maior de todas se chama Victoria, uma filha que veio sem planejamento mas que foi muito amada desde o primeiro dia que eu e Bira descobrimos que iríamos ser pais. Assim como ela nada  mais foi planejado, foi acontecendo e tansformando meu caminho. Conquistas enormes, mas perdas muito tristes que me mostraram que não temos nada de certo nas mãos, que temos que viver o aqui e o agora,  dando muito valor pra família e amigos.

O estranho  é que nunca pensei que pela minha timidez teria perfil para ser  Atendimento de Veículo. Tudo iniciou em 97 na  Rádio Capital,  meio sem saber o que ia fazer mas abraçando a oportunidade e aí não parei mais,  veio  Rádio Princesa, Rádio Gaúcha,  Rádio Band FM, Rádio Antena 1, Grupo Bandeirantes, RBS TV e Rádio Antena 1 novamente onde retornei há 9 anos. E ao longo desta minha jornada profissisonal de 34 anos tive a honra de trabalhar com tanta gente que me ajudou, me deu oportunidades e me apoiou que seria difícil de nominar todos,  foi tanta gente bacana, parcerias com chefes e colegas.  Tive a sorte de ter encontrado  pessoas maravilhosas que passaram a fazer parte da minha vida.

Pisquei e quando vi se passaram muitos anos! Mas a certeza de que escolhi a profissão certa permaneceu durante todo este tempo. Rica não fiquei com certeza,  mas Deus me deu a benção de sempre fazer aquilo que gosto,  convivendo com gente que admiro.

Acredito que tenha muito ainda a aprender nesta jornada, agora aproveitando pra trocar experiências e me atualizando com a Victoria que se formou em Publicidade, é muito bacana poder fazer esta troca profissional com ela!!!   

2.Como é nesse momento dirigir um veículo que tem sua base em SP?

A Radio Antena 1 sempre creditou confiança aos gestores dos escritórios nas praças que atua e aqui não é diferente. A facilidade é que minha relação com a Diretoria vem de longo tempo então eles sempre me deram muita tranquilidade para trabalhar.  Claro que temos processos internos que dependem de SP,  mas isso não afeta o mercado local porque já estamos acostumados. Somos 24 emissoras no Brasil sendo 7 próprias, então este formato de gestão em distanciamento está no DNA da Rádio.

3.Como te sentes sendo presidente do gav?

Está sendo uma experiencia muito gratificante. Minha indicação partiu da diretoria anterior que sugeriu meu nome para esta gestão, me deixando muito confiante pois daria sequencia ao trabalho que já vinha  sendo feito há  muito tempo.  Tudo é uma construção continua de várias pessoas que passaram pelo GAV  com um objetivo comum de fortalecer nossa profissão.  Apesar desta gestão ter começado no meio da pandemia,  conseguimos realizar muitas coisas ao longo de 2020 e 2021, aumentando numero de socios, fazendo Lives prestigidas e reconhecidas pelo mercado. Isso porque todo o trabalho do  GAV é feito por  várias cabeças e  mãos, todos são muito atuantes, participativos e motivados.  Só tenho a agradecer ao  grupo e aos sócios que acreditam e prestigiam o GAV.

4.Dá para ser feliz nesse momento?

Nene, sou por natureza uma pessoa positiva, herdei da minha mãe esta característica!! Estes últimos anos,  de uma forma geral, foram muito difíceis pra todos, eu pessoalmente tive a perda da minha mãe que mexeu muito comigo,  mas mesmo assim agradeço a Deus pela minha vida, minha filha, minha familia e amigos.  A maturidade nos mostra que não precisamos de muita coisa para nos tornar uma pessoa feliz, claro que com um bom vinho tudo fica mais leve…..

O BOM FILHO…

Carla Azevedo que voltou do Rio de Janeiro e foi para a Competence, está de volta a Paim. Carla está muito feliz e já está “a mil”.

CONSÓRCIO
Três grandes e potentes empresas do sul do Brasil se uniram e fizeram a melhor proposta para administrar e comercializar a mídia do Trensurb. Vencidos os trâmites burocráticos, será anunciado oficialmente para o mercado.

CIRCLE

Formado por Alexandre, Nicolas Skowronsky e Livia Menegat surgiu a Rede Circle que é uma rede de talentos independentes da economia criativa. Uma resposta para a Open Talent Economy. O propósito da plataforma é acelerar a conexão das empresas em uma rede super confiável de talentos que são acionados de maneira plug and play.

FMP

A Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS alcançou mais um importante reconhecimento nessa semana. Pelo terceiro ano consecutivo, a FMP foi avaliada com 5 estrelas no Guia da Faculdade do Estadão 2021. A Instituição segue sendo a única faculdade de Direito do Rio Grande do Sul e a única faculdade de Direito privada do Sul do País a receber nota máxima.  

Além disso, é a única instituição particular de Ensino Superior em Direito do Rio Grande do Sul a ter o Selo OAB Recomenda por duas edições consecutivas. A FMP obteve, em 2020, a maior taxa de aprovação média do Exame da OAB entre as instituições privadas do Estado, ficando, também, em 11º lugar no ranking nacional. Os estudantes obtiveram o melhor resultado no último ENADE entre as instituições particulares gaúchas.  As inscrições para o próximo vestibular da FMP, no dia 24 de novembro, estão abertas no site fmp.edu.br.  

SINERGY

Fruto da união da Sinergy, empresa líder em mobiliário urbano no Sul, e a Favretto, uma referência em painéis no mercado nacional, a ELOOH inicia operação como uma potência regional no segmento de mídia exterior – maior canal de consumo para exposição de informações e divulgação nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, segundo o último levantamento do Mídia Dados, que é publicado pelo Grupo de Mídia de São Paulo. Assume posição entre as maiores do país e tem meta de ultrapassar 50% de share nos mercados locais, ampliando em 40% a sua presença no mercado nacional, em dois anos.

Com sede em São Paulo, a ELOOH conta com portfólio multiplataforma – mobiliário urbano, bancas de led, relógios de ruas, painéis, formatos especiais, bus ads, e presença em transportes e aeroportos.  É a única do país com ativos digitais de mídia exterior nos três estados do Sul. Possui inventário composto por mais de 5 mil faces, totalizando cerca de 100 mil² de espaços publicitários, que geram acima de 150 milhões de impactos potenciais por semana.

A nova empresa será liderada pelos sócios Eduardo Ferreira, presidente-fundador da Sinergy, e Janete e Juracy Favretto, sócios da Favretto, que formam o conselho, e a publicitária Luciana Schwartz, que assume como CEO da operação, depois de uma trajetória de sucesso à frente da área de mídia de grandes agências, entre as quais estão VMLY&R, Wunderman, AlmapBBDO. Juntas, Favretto e Sinergy possuem uma carteira de clientes com centenas de anunciantes, entre grandes marcas globais, nacionais e regionais. 

O empresário Eduardo Ferreira explica que a ELOOH se tornou possível graças às sinergias das duas empresas, que detêm profundo conhecimento da alma das ruas, acumulado ao longo de mais de 40 anos de atuação em OOH, somado aos constantes investimentos em inovação e com desenvolvimento de ativos exclusivos. “O resultado dessa nossa união oferece ao mercado um inventário imbatível em termos de possibilidades para os potenciais clientes. Além da maior cobertura nos três estados, vamos contar com o talento estratégico da Luciana Schwartz e equipe que, em parceria com os nossos clientes, vão buscar as melhores práticas e soluções de mídia, conectando marcas com a audiência desejada, na hora certa”, comenta o empresário.

Os sócios Janete e Juracy Favretto acrescentam que as duas empresas são comprometidas com metas de sustentabilidade – reciclagem, redução de emissão de carbono e o respeito à diversidades, estão entre as prioridades – e com o embelezamento dos espaços públicos nas cidades, com arquitetura e paisagismo.

“Uma honra e um grande desafio integrar o time Elooh, fruto da união de duas empresas referências em mídia exterior no Sul, em um momento tão importante para o segmento de OOH que, além de ter se consolidado junto ao digital como o maior meio de consumo de mídia do país, está em plena expansão com digitalização de ativos e geração de dados para potencializar ainda mais seu impacto no dia a dia das marcas”, acrescenta Luciana Schwartz.

MASBAH!

O “Masbah!” deste sábado, 30 de outubro, está em clima de Halloween. Para começar, a apresentadora Brunna Colossi foi até o centro de Porto Alegre, à noite, para fazer um passeio pelos lugares com fama de mal assombrados na capital gaúcha.

E para quem está buscando uma maquiagem única para alguma festa no dia 31, o “Masbah!” foi conversar com a maquiadora Mariana Capelão, que vai dar dicas de como arrasar no look.

E ainda, a comediante Carol Delgado vai encarar uma série de desafios em uma gincana bem divertida.

Já  na cozinha do programa do“Anonymus Gourmet”, é a vez de fazer uma folha crocante e um delicioso fubá de festa.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir das 12h, e o “Anonymus Gourmet”, logo após, no SBT do Rio Grande do Sul.

ARQUITETOS VOLUNTÁRIOS

Vamos encerrar a semana com essa notícia incrível!
Os Arquitetos Voluntários estão entre os 3 finalistas na categoria EMERGÊNCIA SANITÁRIA do PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL 2021 | Resposta à COVID-19, uma correalização da Folha de S. Paulo e Fundação Schwab, uma das comunidades irmãs do Fórum Econômico Mundial.

O prêmio é o maior da América Latina e nesta edição está focado no enfrentamento à pandemia.

Estamos muito felizes em dividir essa conquista com todos que nos apoiaram até aqui tornando possível nosso trabalho.

Para votar no nosso coletivo, clique aqui: http://www.folha.com/escolhadoleitor_2021

GLOBO UPFRONT

Nos últimos anos a Globo se transformou. Hoje, a empresa é um ecossistema multiplataforma que, para entregar o melhor conteúdo para o público e as melhores soluções para as marcas, conjuga o alcance da TV aberta, a segmentação da TV por assinatura, a experiência do streaming e a capilaridade das plataformas digitais. Enquanto consumidor e parceiros comerciais vivem suas jornadas, a Globo cria os melhores encontros e pontos de contato entre os dois.

Nos dias 27 e 28 de outubro, a Globo apresenta ao mercado, durante o Upfront 2022, novas possibilidades para apoiar esses encontros para o próximo ano. O evento, direcionado a agências de publicidade e anunciantes, reúne, virtualmente, mais de 50 talentos e executivos de negócios para apresentação das possibilidades comerciais, inovações em formatos e novidades na programação.

Parte da rotina dos brasileiros, a empresa registra números impressionantes: oito em cada 10 pessoas consomem seus conteúdos na TV aberta, TV por assinatura ou no digital. O Globoplay, por sua vez, é o streaming brasileiro que mais cresce no país, com 185 milhões de visualizações por mês. É com essa relevância que a Globo se apresenta como oportunidade para as marcas abarcarem suas mensagens em conteúdos que de fato engajam e estimulam conversas com os consumidores.

O Upfront é o primeiro encontro da Globo com o mercado após o lançamento da campanha “Do Plim Ao Play”, que representa o seu novo posicionamento de marca. Fundamentado neste o conceito, o evento explora a relevância da Globo em conteúdo, onde apresenta novidades em programação; conhecimento, com as inovações em formatos, serviços e ferramentas; e oportunidades, afinal, as soluções são pensadas para os desafios dos clientes.

Programação

Mais de 50 talentos Globo se reúnem a executivos de negócios durante os dois dias do Upfront 2022. No dia 27, ancorado do estúdio do ‘Domingão com Huck’ – o apresentador, aliás, abre o evento ao lado de Manzar Feres – os convidados podem assistir a novidades das diversas verticais de conteúdo da empresa, em seus diversos canais e plataformas. São realities, dramaturgia, programas de variedades, esportes, jornalismo. E em encontros inusitados. Se é na bancada do ‘Jornal Nacional’ que William Bonner é visto todos os dias, desta vez ele aparece no estúdio da GloboNews, ao lado de Maria Beltrão, Leilane Neubarth e Maju Coutinho. Ana Clara e Camilla de Lucas se unem a Marcos Mion para conhecer a casa do ‘Túnel do Amor’, novidade do Multishow. Fabio Porchat bate um papo com Tadeu Schimidt, novo apresentador do BBB. Fernanda Gentil se encontra com Cauã Reymond, Lilia Cabral e Dira Paes para uma conversa sobre novelas, entre outras surpresas.

No segundo dia, 28, os participantes tem uma imersão completa nos produtos publicitários, com detalhes das soluções e oportunidades em oito frentes temáticas: digital first, variedades, dramaturgia, jornalismo, gastronomia, esporte, música e regional. O Upfront é também palco para uma conversa sobre dados e tecnologia, para que o mercado conheça ainda mais a capacidade da Globo em agregar valor às ações dos anunciantes por meio de seu conhecimento profundo do consumidor.

No site do evento estará disponível, gratuitamente por 30 dias após o Upfront, um hub de conteúdo on demand com capacitações e conteúdos acerca de temas como onboarding de dados da Globo, mesa de perfomance, performance crossmedia, TV conectada, entre outros. 

GRUPO RBS

Buscando reforçar o posicionamento de mercado e apresentar o seu diferencial, o Grupo RBS marcou presença no Marketing Network Brasil (MNB). Com o tema “A nova jornada do CMO”, o evento reuniu executivos de Marketing de importantes empresas nacionais em um hotel localizado no Costão do Santinho, em Floripa. As atividades se estenderam entre os dias 21 e 24, estimulando a troca de experiências entre os participantes.  

A programação contou com palestras, jantares e atividades de lazer. Entre elas, uma palestra mediada por representantes da RBS. Na oportunidade, o comunicador Luciano Potter compartilhou como a conexão com os gaúchos está aliada a uma camada de inteligência de dados e pode multiplicar os resultados de marcas no sul do Brasil. O gerente de Mercado, Marcos Rossetto, e a diretora-executiva da área, Patrícia Fraga, também participaram do momento, ressaltando o empenho do Grupo RBS em ser um parceiro de negócios relevantes que gera valor e resultado.  

– Para a RBS, participar do MNB é uma oportunidade maravilhosa de conexão com o mercado e de muito aprendizado com as diferentes indústrias que participam desse evento tão especial. A edição de 2021 certamente foi histórica, por marcar esta retomada pós-pandemia e celebrar a importância do relacionamento presencial nos nossos negócios – destaca Patrícia Fraga.  

Além dos conteúdos, a empresa contribuiu para o evento com o Parador RBS – espaço montado no jardim do hotel, com ativações que aproximaram os convidados à cultura e a gastronomia do Rio Grande do Sul. Promovido pelo Meio&Mensagem, o Marketing Network Brasil é um dos mais relevantes encontros de heads de marketing do mercado brasileiro e reúne um grupo seleto de convidados a cada ano. 

FEIRA DO LIVRO

A Praça da Alfândega, em Porto Alegre, volta a abrigar a tradicional Feira do Livro a partir desta sexta-feira (29), após a edição de 2020 ter sido realizada totalmente online em razão da pandemia. Com atividades presenciais e virtuais, o evento é destaque na agenda cultural do Estado. Buscando valorizar a programação e pautar temáticas importantes para os gaúchos, os veículos do Grupo RBS farão uma cobertura especial.  

Até o dia 15 de novembro, data de encerramento, os leitores de GZH, Zero Hora e Diário Gaúcho poderão acompanhar conteúdos sobre as principais sessões de autógrafos, espaços infantis e movimentações na praça. O caderno Fíndi, da Superedição de 30 e 31 de outubro, apresentará um guia especial decomo aproveitar a feira, com eventos, atrações digitais e dicas de livros do patrono, Fabrício Carpinejar.   

Na RBS TV, desde a última segunda-feira, o Bom Dia Rio Grande vem levando ao ar escritores que terão livros lançados na feira. A cobertura será diária nos telejornais, com conteúdos especiais nesta sexta-feira. No Jornal do Almoço, além de uma entrevista com o patrono e uma reportagem especial, repórteres darão dicas de leitura para o público. Já a rádio Gaúcha incluirá boletins informativos ao longo da sua programação, além de entrevistas com personagens da feira. 

Com o tema “Para ler um mundo novo”, o evento conta com a participação de 56 expositores. As atividades online serão produzidas em um estúdio instalado no prédio do Memorial do RS, localizado na própria praça, e transmitidas pela plataforma digital da feira.  

SPR

Se tem algo que une todos os médicos é o amor pela vida.” Esse é o conceito que norteia a campanha que a SPR assina para o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) homenagear o Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro. Além de parabenizar esses profissionais no seu dia, a agência criou uma estratégia de comunicação que evidencia um ponto em comum entre os médicos: a valorização da vida.

Composta por anúncio veiculado em jornais, outdoor, front, mídia digital, spot, filme e outras peças, a campanha mostra que a valorização da vida é um interesse em comum para toda a classe médica e a comunidade científica.

“O desafio da SPR enquanto agência que atua com inteligência estratégica, ousadia e criatividade ao desenvolver essa campanha para o Cremers, entidade de extrema relevância e forte atuação dentro e fora da comunidade médica do Rio Grande do Sul, foi encontrar uma forma de homenagear os médicos e ao mesmo tempo evidenciar a união da classe”, afirma a diretora de operações Giorgia Antunes Lorenz.

MULTIPLAN

A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou, nesta quarta-feira (27/10), os resultados do terceiro trimestre de 2021 (3T21) com avanços positivos nos desempenhos financeiro e operacional. Desde setembro, todos os shoppings da Companhia operaram em 100% do horário de funcionamento regular e, mesmo com restrições relativas a distanciamento social, as Vendas nas Mesmas Lojas (SSS na sigla em inglês) no trimestre foram 1,5% acima dos níveis de 2019. As vendas totais nos primeiros 25 dias de outubro de 2021 superaram as do mesmo período de 2019 em 9,7%.

As vendas dos lojistas dos shoppings da Multiplan alcançaram R﹩ 3,7 bilhões no 3T21, o equivalente a 98,3% do 3T19 e 168,3% do 3T20. Oito shopping centers da Companhia superaram os níveis de vendas de 2019. O VillageMall, beneficiado por suas lojas de artigos de luxo, apresentou o maior crescimento percentual em relação ao 3T19 (+26,3%) e alta de 70,1% frente ao 3T20. O BarraShopping, que completou 40 anos nesta semana, também se destacou, com aumento de 3,3% sobre o 3T19 e 28,9% em relação ao 3T20. O fluxo de veículos no período atingiu 80,4% dos níveis do 3T19.

A troca de mix foi de 2,3% da ABL total administrada no 3T21, com 132 lojas e mais de 18 mil metros quadrados locados, desconsiderando a locação do ParkJacarepaguá. A taxa de ocupação alcançou 95,2%, com crescimento de 66 p.b., o maior avanço trimestral desde o 3T12, reforçando a qualidade do portfólio da Multiplan e a demanda dos lojistas por seus shoppings. O segmento de Artigos do Lar & Escritório apresentou o maior aumento de ABL no 3T21, com quase 40% locados para lojistas tipicamente online .

Recorde de receita de locação e menor inadimplência em dois anos

A receita de locação de shoppings atingiu R﹩ 290,7 milhões no 3T21, o maior valor já registrado para um terceiro trimestre, resultando em um aumento de 19,7% em relação ao 3T19 e de 115,5% sobre o 3T20. Dezessete shoppings apresentaram valores de receita de locação superiores aos níveis do 3T19. O crescimento do aluguel foi beneficiado pelo maior número de horas de operação (98,7% do horário regular) em comparação ao 3T20 (51,7%) e redução de custos condominiais, gerando maior valor agregado ao lojista. No 3T21, a Companhia apresentou a menor taxa de inadimplência líquida desde o início da pandemia (3,9%), 177 p.b. abaixo do trimestre anterior. A Multiplan seguiu apoiando seus lojistas, oferecendo concessões de aluguel em análise caso a caso – considerando as restrições distintas de cada ativo, bem como os impactos variáveis sobre as diferentes atividades.

O EBITDA atingiu R﹩ 216,1 milhões no 3T21, queda de 69,3% em relação ao 3T20, beneficiado pela venda da Diamond Tower, em julho de 2020. Excluindo a venda da Diamond Tower, o EBITDA no 3T21 teria um aumento de 37,9% em relação ao 3T20. Na comparação com o 3T19, o EBITDA foi 8,1% inferior, principalmente devido ao efeito da linearidade negativa no 3T21, uma vez que as condições especiais do período de Covid-19 continuam a ser amortizadas. O EBITDA excluindo o efeito da linearidade alcançou R﹩ 237,7 milhões no 3T21, 6,1% acima do 3T19 (também excluindo o efeito da linearidade).

O Lucro Líquido totalizou R﹩ 99,4 milhões no trimestre, reduzindo 82,5% em relação ao 3T20, e dobrando em relação ao 3T20 se excluir a venda da Diamond Tower em julho de 2020. Comparado ao 3T19, o Lucro Líquido foi 18,2% inferior, principalmente devido às maiores despesas com projetos (+182,1%) e Imposto de Renda e Contribuição Social (+257,3%) devido à contabilização da provisão de Juros Sobre Capital Próprio somente no 3T19.

No 3T21, o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) ficou acima dos níveis de 2019: totalizou R﹩176,7 milhões, aumento de 2,6% em relação ao 3T19, com margem de 54,8%, sendo um marco importante para a Companhia, impulsionado pelo aumento de 13,1% na receita total de locação e na melhora de R﹩16,9 milhões no resultado financeiro.

O número de investidores pessoa física continuou a crescer no 3T21 em relação ao trimestre anterior, atingindo 51.814 pessoas físicas: um crescimento de 29,3% em relação a junho de 2021 e de 140,7% em relação a setembro de 2020. Em outubro de 2021, investidores pessoa física se tornara os maiores acionistas do free float da Companhia. Ainda em outubro, a Multiplan pagou Juros sobre Capital Próprio, aprovados pelo Conselho de Administração em dezembro de 2020, no valor total bruto de R﹩ 270 milhões.

ParkJacarepaguá com 95% da ABL locados

O mais recente projeto da Multiplan, o ParkJacarepaguá no Rio de Janeiro, será aberto ao público em novembro e conta com mais de 95% de sua ABL locados. O novo shopping é o projeto mais sustentável da Companhia e vai contribuir para a geração de mais de 4 mil empregos diretos.

Outros novos projetos estão previstos no horizonte de investimentos da Multiplan: as expansões do ParkShoppingBarigüi e do DiamondMall, e o Golden Lake – maior projeto multiúso do banco de terrenos da Companhia, com 250 mil metros quadrados de área privativa. O Golden Lake será desenvolvido em fases e a primeira delas, o Lake Victoria, foi lançada em outubro com VGV potencial de cerca de R﹩ 500 milhões. Até 25 de outubro, 31 unidades foram vendidas, o que equivale a 34% dos 34 mil m² de área privativa do Lake Victoria e correspondem a R﹩ 162 milhões em vendas.

GRUPO DIMED

O Grupo Dimed, uma das maiores empresas do varejo farmacêutico do país e referência na região Sul, prevê dobrar o faturamento até 2025, quando comparado com 2020. O anúncio foi feito hoje (26) ao mercado durante o Panvel Day, o primeiro evento já realizado pela companhia, que está à frente da rede de farmácias Panvel, distribuidora de medicamentos Dimed e laboratório Lifar.

A empresa continuará reforçando sua presença na região Sul, onde já tem forte alcance, com planos de expansão em outros estados. Os investimentos em ecossistemas de saúde e de inovação, em tecnologia e no aperfeiçoamento constante dos canais digitais, além da consolidação da estratégia de ESG, estão entre os pilares de crescimento.

“Temos a consistência e disciplina estratégica que precisamos para dobrar o nosso negócio até 2025 e continuar cumprindo rigorosamente e de forma sustentável os nossos objetivos. Nossa visão é sempre de longo prazo”, afirmou o CEO do Grupo Dimed, Julio Mottin Neto. Em 2020, a receita bruta do grupo atingiu R﹩ 2,9 bilhões, a projeção é de que este número alcance R﹩ 3,5 bilhões ao final de 2021 e chegue a R﹩ 6 bilhões em 2025. As vendas no varejo registraram crescimento de 28,9% no segundo trimestre deste ano.

De acordo com Julio Mottin Neto, o que a empresa faz está embasado no objetivo de tratar o cliente como único, economizar o tempo dele e gerar valor em absolutamente todos os pontos de contato com a marca.

Com previsão de chegar a 525 lojas até dezembro, a empresa estima chegar a 800 lojas em 2025, considerando o fortalecimento da presença das farmácias Panvel nos três estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e o avanço no mercado de São Paulo. “Não queremos ser os maiores: nossa ambição sempre foi a de sermos os melhores e mais consistentes do nosso mercado”, destacou Julio Mottin Neto.

Nova marca e estratégia ESG

Para consolidar essa nova fase, a partir de janeiro de 2022, o Grupo Dimed assume a marca Grupo Panvel. “A marca corporativa é nova, mas o que ela representa, todos conhecemos bem: consistência, ética, trabalho em equipe, desenvolvimento de pessoas, agilidade, comprometimento com resultado e uma entrega de excelência”, disse Julio Mottin Neto.

O Panvel Day também deu lugar às ações ESG, desenvolvidas ao longo da história da Panvel. O CEO destacou que a empresa foi pioneira na implementação de energia renovável, com cinco plantas de energia fotovoltaica na Região Sul, que abastecem mais de 40% das lojas de rua da rede Panvel. A previsão é chegar a 100% destas lojas abastecidas com esta fonte de energia até o final de 2022.

Pela plataforma Todos Bem, foram definidos 14 compromissos e 30 metas da companhia até 2026, entre eles a redução do impacto ambiental das operações e ser referência em saúde, cuidado e bem-estar no varejo farmacêutico. A diversidade é outro indicador relevante: mulheres ocupam 30% dos cargos de direção e uma indicação ao Conselho de Administração. Na Região Sul, 20% das lideranças são negras e pardas. “Isso já é um diferencial em comparação a outras empresas do nosso porte. Mas queremos avançar ainda mais”, ressaltou Julio Mottin Neto.

PANVEL

O Grupo Dimed anuncia Priscila Franzeck Barbosa como a nova gerente Executiva de Marketing e Comunicação da companhia. Master em Economia Comportamental pela ESPM-SP, a publicitária chega com o desafio de cuidar das marcas Panvel Farmácias, Laboratório Lifar e Distribuidora de Medicamentos Dimed.

Priscila destaca que o crescimento exponencial da Panvel em valor e relevância no mercado, especialmente por se tratar de uma lovemark gaúcha, reforça a dimensão de seu novo desafio. “Conectar pessoas a marcas é algo que envolve principalmente afeto e cuidado. E quando estamos falando sobre uma marca que tem em seu propósito cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, no contexto em que estamos e olhando para o futuro, tudo faz ainda mais sentido. É um orgulho imenso poder fazer parte desta missão.”

Priscila deixa o Grupo RBS após três anos, onde atuava como Gerente de Comunicação. A profissional ainda conta com passagens em outras grandes corporações, como os grupos Vonpar/Coca-Cola e Zaffari, além das agências DCS e F/Nazca.

A nova gestora assume a posição até então ocupada por Karla Amaral, a quem o Grupo Dimed agradece a contribuição e empenho durante a sua passagem pela empresa.

IGUATEMI

Agora, o Iguatemi Porto Alegre conta com tradução para Libras do conteúdo do site do shopping, bem como audiodescrição. Dessa forma, o Iguatemi busca tornar o portal mais acessível e inclusivo para pessoas com deficiência visual e auditiva, que, em sua maioria, não são alfabetizadas em línguas escritas. O serviço é realizado pela Hand Talk, plataforma que traduz automaticamente para Libras conteúdos na web, com o apoio da Maya, intérprete 3D responsável por apresentar o conteúdo. Basta acessar https://www.iguatemiportoalegre.com.br para conferir a novidade.

Além da ferramenta implementada no site, o Iguatemi vem desenvolvendo diversas iniciativas para garantir a acessibilidade aos clientes e visitantes. Em fevereiro, foi inaugurado terminal de autoatendimento para empréstimo de equipamentos de acessibilidade no shopping, serviço voltado especialmente para pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção. Além dos pontos já existentes com o apoio de funcionários, passou a funcionar junto ao acesso A1 do empreendimento a estação, que opera na modalidade de autoatendimento. O terminal fica no 1º piso, próximo à Renner, e oferece quatro aparelhos, sendo uma cadeira de rodas e três scooters, que podem ser retirados para uso pelos visitantes por meio do aplicativo do Iguatemi, de forma gratuita.

Em abril, as publicações nas redes sociais do shopping passaram a contar com mecanismos como a hashtag #PraTodosVerem, indicando aos usuários que, a partir daquele ponto, haverá descrição de imagens, facilitando assim o acesso às publicações para clientes com deficiência visual, que usam leitores de tela, por exemplo. “Estas ações fazem parte de um conjunto de iniciativas que o shopping tem desenvolvido para garantir a inclusão de todos os públicos aos serviços do empreendimento, inclusive quando se trata dos meios digitais. Dessa forma, buscamos manter nosso compromisso de promover a melhor experiência aos nossos clientes, garantindo acessibilidade e independência para todos”, destaca a gerente geral do Iguatemi Porto Alegre, Nailê Santos.

BRIVIA

Considerado o maior evento de transformação digital do planeta, o Web Summit 2021 contará com uma missão empresarial para conectar empresários brasileiros ao ecossistema de tecnologia e inovação. Organizada pela Brivia, a ação já tem a participação confirmada de representantes do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE). Além delas, dezenas de outras marcas brasileiras e europeias participarão da programação.

Em um cenário de retomada pós-pandemia e de novas possibilidades trazidas pela tecnologia, serão mais de 500 conferencistas no congresso, que ocorre entre os dias 1º e 4 de novembro em Lisboa. Conectando CEOs, executivos, líderes e fundadores de startups, o encontro promoverá debates e diversas atividades sobre tecnologia, nova economia e o futuro dos negócios. 

A Missão Brivia Web Summit, no entanto, não se limitará ao evento. Entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro, haverá atividades como uma visita técnica ao Oceanário de Lisboa e palestras da Brivia e do IBGC. Além disso, o grupo visitará diversos pontos do hub do ecossistema de inovação português e participará de eventos de networking e integração. A agenda está aberta a todos os interessados.

Na oportunidade, também será lançado o livro “O depois de amanhã dos negócios: transformação digital para administradores”, do Grupo de Excelência em Inteligência Competitiva (GEIC) do CRA-SP. Com realização da Brivia, a obra reúne ensaios de executivos e especialistas no tema, trazendo um ponto de vista prático para os negócios.

Inspiração para negócios

Esta edição representará o retorno do formato presencial do Web Summit — que, em 2020, foi realizada de maneira virtual. Na capital portuguesa, estarão grandes nomes como Tim Berners-Lee (inventor da world wide web), Werner Vogels (CTO da Amazon), Biz Stone (um dos fundadores do Twitter) e Jen Wong (COO da Reddit).

Para o CEO da Brivia, Marcio Coelho, a Web Summit reúne um ecossistema de inovação que inspira marcas e negócios na sua relação com as pessoas. “Essa edição será ainda mais instigante, pois veremos como a sociedade está vislumbrando esse mundo pós-pandêmico, em que a transformação digital tornou-se ainda mais central”, aponta.

CENP

Nova rodada da pesquisa VanPro, lançada no final de setembro, confirma fortes sinais de reação, já apontados pelos números do CENP-Meios do 1º semestre, que mostrou um crescimento no investimento publicitário via agências de 28% em relação ao mesmo período de 2020.

Iniciativa do sistema Sinapro/Fenapro, a VanPro ouviu quase trezentas agências em todo o país; 39% delas responderam ter aumentado os seus faturamentos no 3º trimestre, enquanto 30% permaneceram nos mesmos patamares.

Estes números são maiores do que os observados no 2º trimestre, quando 62% das agências responderam ter conseguido manter ou ultrapassar o faturamento, na comparação com o mesmo período no ano passado. “A retomada é crescente e está em consonância com o crescimento apontado pelo CENP-Meios”, disse Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, ao Meio&Mensagem.

FRUKI GUARANÁ

O Fruki Guaraná, refrigerante da Bebidas Fruki, de Lajeado (RS), completa 50 anos cheio de gás e com a liderança de vendas no mercado gaúcho. Para celebrar a data, os clientes e consumidores estão sendo impactados com nova embalagem, apresentada em uma campanha que tem como tema O Sabor de Estar Junto. “O mercado evoluiu com apresentações de embalagens mais modernas e atrativas. Sentimos a necessidade de continuar agregando valor à marca Fruki Guaraná, mantendo sua essência”, explica Júlio Eggers, diretor administrativo e de marketing da empresa. 

Segundo Thita Kraemer, sócia-diretora da Bendito Design, empresa responsável pelo desenvolvimento da nova embalagem que está chegando ao mercado, houve um cuidado muito especial para ressaltar o fato de ser uma marca próxima dos consumidores, de fazer parte do dia a dia e dos momentos de alegria. “Nosso trabalho foi deixar o que importa, o significado de encontro e união”, explica.  

E esse DNA foi o que inspirou o conceito, O Sabor de Estar Junto da campanha, destacando a participação do Fruki Guaraná nos melhores momentos, criando memórias afetivas nos consumidores ao longo dos 50 anos de história. “Para a campanha, pensamos justamente nisso, em como é gostosa a sensação de estarmos celebrando junto com as pessoas. É um conceito que explica muito o que a Bebidas Fruki construiu ao longo do tempo e quer manter”, ressalta Eggers.  

A campanha comemorativa de aniversário conta com modelos e com dois influenciadores digitais jovens, os irmãos Matheus Severo (@teteusevero) e Nathália Severo (@nathsevero). A ideia, segundo Eggers, foi também trazer um pouco do mundo do digital para marcar a data. “Somos uma empresa em constante movimento, que olha para o futuro, e Fruki Guaraná é nosso carro-chefe. Ele conquistou a liderança do mercado por ser tão apreciado pelos gaúchos, e esse carinho pela marca vai passando de geração em geração. Então queremos acompanhar nossos consumidores e estar cada vez mais junto deles”, diz. 

Um pouco de história

É impossível falar da Bebidas Fruki e de Fruki Guaraná sem falar de Nelson Eggers, hoje presidente do Conselho Consultivo da empresa e criador da marca Fruki. Ele recorda que em 1971, no mesmo ano em que a empresa foi transferida para Lajeado, chegou à fórmula do guaraná, que é a mesma até hoje. Para os próximos 50 anos, a empresa tem grandes objetivos, conquistando o paladar e a preferência dos consumidores a nível nacional.

E a Bebidas Fruki não parou de inovar ao longo dos anos. Durante a pandemia, ainda em 2020, foi pioneira no mercado no lançamento do MiniFruki Guaraná, embalagem de 200ml na versão zero. A versão mini fez sucesso absoluto e reforçou a estratégia da marca de acompanhar a evolução do consumidor. Há cerca de quatro anos, a Fruki iniciou as vendas para o mercado de Santa Catarina e, atualmente, Fruki Guaraná se destaca em vendas também entre os consumidores catarinenses.

Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=cPZUN7vacGs

PSORÍASE

A Psoríase Brasil, associação nacional de pacientes com doença psoriásica, organiza seu 1º Fórum Internacional de Psoríase no qual serão abordadas terapias existentes, políticas públicas já conquistadas e os tratamentos à doença que estão em desenvolvimento em nível mundial. O Fórum, que ocorre no sábado, 30/10, pela manhã e à tarde, faz parte das programações da ONG pelo Dia Mundial da Psoríase (29/10).  Este ano os pacientes têm muito a celebrar: a obrigatoriedade de fornecimento de sete medicamentos imunobiológicos pelos planos privados de saúde e as perspectivas de tratamentos ainda mais eficazes a essa doença crônica, inflamatória e autoimune que atinge cerca de 2% da população mundial. Em outubro, fecham os seis meses que os planos tinham de tempo máximo para se adaptar e oferecer tal tratamento aos pacientes de psoríase que pagam convênio privado.

As terapias imunobiológicas são as mais modernas, atualmente, no tratamento à doença. De alto custo, esses medicamentos são produzidos a partir de células vivas cultivadas em laboratório e agem diretamente sobre as moléculas inflamatórias que causam a psoríase, atingindo o alvo da doença. Pelo SUS, tais medicamentos foram incorporados em 2019 e, pela rede pública de saúde, além dos biológicos, os pacientes contam também com medicamentos sistêmicos, pomadas e fototerapia. Nos planos privados, eles tornaram-se medicamentos de disponibilização obrigatória este ano pela Resolução Normativa nº 465/2021, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “Desde 2019, o panorama de acesso aos tratamentos para psoríase no Brasil vem em progressiva tendência de melhora. É de fato um cenário muito otimista que temos hoje em nosso país para o portador de doença psoriásica, que não deve enfrentar mais dificuldades no acesso ao seu tratamento. Muito mais há de vir!”, comemora a dermatologista Clarrisa Prati, secretária-geral da Secção RS da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A Dra. Jaquelini Barboza, dermatologista que participa do Conselho Internacional de Psoríase e palestrará no Fórum, lembra que a imunodermatologia é uma revolução à qualidade de vida do paciente que, hoje, pode ter até 100% do controle de sua doença. “O futuro do tratamento da psoríase, a médio prazo, será individualizado e baseado no típico específico de psoríase do paciente. Se espera ter biomarcadores, saber através de exame de sangue a cascata da psoríase, conseguindo, assim, bloqueá-la de forma efetiva e segura. E a curto prazo também é maravilhosa, pois temos novas medicações chegando no Brasil, inclusive à psoríase infantil”, explica.   

O 1º Fórum Internacional de Psoríase terá programação direcionada a profissionais de saúde e outra para o público em geral. “Desafios, avanços e futuro no tratamento à psoríase”, que ocorre das 10h às 12h, é focado à área médica. Já à tarde, das 14h às 16h, “Conquistas e desafios dos pacientes com psoríase na Ibero-América”, é voltado aos pacientes. Inscrições gratuitas no site da entidade: www.psoriasebrasil.org.br. Participam médicos brasileiros que são referência no tema, além de dois especialistas internacionais que compartilharão com o público experiências de Portugal e da Colômbia.

BLACK FRIDAY

A 12ª edição da Black Friday no Brasil está próxima. A data, que neste ano ocorrerá em 26 de novembro, é muito aguardada pelos consumidores, uma vez que é possível encontrar uma série de produtos com descontos tanto em lojas físicas como em digitais. A popularidade cada vez maior, inclusive, tem feito com que as marcas gastem mais com campanhas publicitárias, ao ponto de transformar o período em um dos picos de investimento publicitário do ano.

A edição de outubro do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela Kantar IBOPE Media, chamado de “AD to cart: a publicidade na Black Friday” traz dados sobre como funciona a compra de propaganda nessa época.


Panorama da Black Friday

A Kantar IBOPE Media estudou o comportamento dos players de mercado na última edição da Black Friday. A partir destes dados, descobriu que 10% de toda a mídia adquirida em 2020 estava concentrada em novembro.

Ao comparar a compra de espaços publicitários entre janeiro e outubro do ano passado com os gastos em novembro, é possível ver um salto de 43%, atingindo um patamar aproximado de R$ 358 milhões. O número supera o investimento feito em dezembro, tradicionalmente considerado como o “mês das festas”.

A razão para o crescimento está no novo comportamento do consumidor. Com a pandemia de Covid-19, os brasileiros passaram a ter mais familiaridade com o e-commerce. Isso fez com que as empresas criassem grandes expectativas sobre o volume de vendas durante o evento.

De forma geral, os varejistas que mais investiram em publicidade para a Black Friday foram Amazon, Casas Bahia, Lojas Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre. Ao que tudo indica, os cinco continuam apostando no sucesso da data. Isso porque, neste ano, iniciaram tais comunicações já em outubro. As campanhas vão desde contagens regressivas até dicas de planejamento.

Quando o assunto é segmento, os setores que mais elevaram a compra de mídia no mês da Black Friday foram telecomunicação (alta de 51%), turismo (41%) e comércio (16%).

Plataformas preferidas

A Black Friday ainda apresenta um fenômeno em relação às plataformas. Entre janeiro e outubro, as marcas costumam investir mais no meio digital. Em média, 59% da verba é voltada para esse canal. Já em novembro, é a televisão quem recebe a maior fatia, com 58% dos investimentos.

Isso ocorre porque a Black Friday é considerada um evento de massa. Sendo assim, as companhias optam por se comunicar em canais que têm alto grau de alcance e que podem ser explorados por diversos segmentos.

É válido destacar que estes movimentos das marcas ao longo do ano demonstram que, mais do que nunca, analisar e compreender o comportamento do mercado pode gerar insights valiosos, práticos e com aderência ao negócio.

Confira mais informações sobre publicidade na Black Friday na edição de outubro do Data Stories. O conteúdo está disponível no site da Kantar IBOPE Media: https://my.visme.co/view/01p39pm9-data-stories-ed-15-ad-to-cart-a-publicidade-na-black-friday.

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