NOTAS DA SEMANA – 26.11.2021

ENTREVISTA COM ANGÉLICA RITTER:

1. Quem é Angelica Ritter?
Jornalista, apaixonada pela comunicação e seus desafios e possibilidades. Mãe de uma menina de sete anos curiosa e criativa que me estimula sempre. Tenho uma trajetória repleta de convivências valiosas com profissionais incríveis que tento sempre reconhecer e manter pertinho, pois me ajudaram a crescer, aprender e formar um perfil que me orgulha muito hoje. Eu tenho necessidade constante de criar opções, de achar saídas e de estimular as pessoas a fazerem junto. Adoro uma aglomeração para construir e acho que reunir os profissionais mais diversificados e aparentemente incompatíveis pode dar um resultado incrível. Meu reset no final de semana é na minha casa em Picada Café. Um refúgio para buscar paz, equilíbrio e foco, mesmo que sempre on.

Atualmente, assessora do presidente da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan. Já passei, entre outros locais, pela comunicação no Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) em Porto Alegre e neste caminho acabei me apaixonando pelo saneamento e pela relevância que tem na vida da gente. Temos pouquíssimos profissionais de comunicação voltados para este segmento, mesmo o tema sendo relevante demais.

2. Noticia ou anúncio?
Aprendi a jamais subestimar. O que a gente precisa atentar é para comunicar sempre com clareza e respeito ao intelecto do público-alvo. Cada ação de comunicação tem sua importância e resultado no processo. Isso se aplica para os anúncios, notícias, estratégias no digital, ação com influenciadores e o que mais a tecnologia e a inovação nos permitirem. É uma geração de grandes mudanças. Não dá para limitar nosso poder de transformar por meio do conhecimento e da informação.

3. Jornalismo ou marketing?
Se completam. A relevância das marcas no mundo e o papel que a sociedade depositou nas ações das organizações ampliam a missão do marketing. A questão social, ambiental, enfim, de ESG, vem solidificando esta expectativa e fazendo com que o mercado de comunicação se mova rapidamente por esse caminho. Da mesma forma, o jornalismo nunca teve tantos desafios. Quando todo mundo vira produtor de conteúdo, o poder de síntese, o cuidado com a checagem das informações a compreensão para uma decodificação responsável, premissas que aprendemos nas cadeiras básicas do jornalismo, precisam ser aplicadas de forma cirúrgica.

4. A comunicação pública e suas especificidades?

Grande relevância para a transparência, mas com muitas limitações para colocar em pé. O combo de uma assessoria de comunicação no setor público frequentemente é composto por estruturas pequenas e equipes precisando de motivação. Enfrenta conflito de imagem por nítido descrédito da sociedade em relação às entregas, ao atendimento e até mesmo ao manejo dos recursos. Na Corsan, estamos vivendo este desafio de olhar para o modelo público e transformar em um modelo que atenda não só as expectativas de realidade do tempo que estamos vivendo, mas que possa alcançar algo que a população gaúcha espera por muito tempo. Olhar de forma mais sistêmica e poder ver em perspectiva o saneamento interligado com o ambiente, o turismo, a educação e a influencia direta na qualidade de vida das pessoas é algo que vai trazer um ganho importante lá na frente. É disruptivo sim, mas preserva uma marca que poderia estar com os dias contados, promoverá uma agilidade que nosso cenário exige e mantém o governo no processo. É um modelo completamente novo para nós gaúchos. Vale a pena olhar com atenção para essa mudança.

5. O lazer com muita água ou o prazer da família?
Unir os dois é o ideal. Minha filha Laura já tem a sensibilidade com relação à importância do respeito pela água. E isso é dela e da relação social (escola, família) mas é um legado também porque vivo esse tema diariamente. Então, nosso lazer muitas vezes envolve novas experiências com a água que me ajudam a ter novas referências e dão a ela a simples oportunidade de se desenvolver com diversão.

LICITAÇÃO

Recursos administrativos, justiça comum, assim está a licitação do Governo do Estado de agências de publicidade.

Dúvidas do mercado com quem desenvolver projetos…. Com quem prorrogou contratos ou com quem ganhou?

Situação muito ruim e que exige definições em tempos tão difíceis. O que não vale é fazer e decidir com dúvidas e jogar para adiante.

MÍDIAS

Quase todas as agências de publicidade do mercado gaúcho, principalmente de Porto Alegre, estão clamando por profissionais de mídia.

No momento que valorizarem melhor e dignificarem os salários talvez ao segmento tenha mais gente.

G5

Flavio Franco, um dos profissionais mais experientes e de grande conhecimento em mídia no mercado, estava conversando com o G5.

Desejamos muito sucesso!

TRISTE

Faleceu nessa semana, vitima de COVID-19, o mestre e realizador  Paulo Rogério Di Vicenzi, que era o sócio-diretor da Qualidata Pesquisas, criadora desde 1999, junto com o Jornal do Comercio, do grande sucesso “MARCAS DE QUEM DECIDE”.

ESTUPIDAMENTE ERRADO
O que estão fazendo com um dos profissionais mais brilhantes e competentes do mercado é um crime, injustiça e outros impropérios impublicáveis.

MURO DA MAUÁ

Em conexão com o que importa para os gaúchos e por acreditar no desenvolvimento da Capital e do Estado, o Grupo RBS participa da revitalização do Centro Histórico, sendo co-adotante do Muro da Mauá. Em contagem regressiva para o aniversário de 250 anos, em 26 de março de 2022, a cidade já inicia as comemorações com a inauguração do novo muro.     

A iniciativa, que é uma parceria público-privada estabelecida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o consórcio Sinergy/HMídia, marca a renovação e o cuidado com um dos locais mais emblemáticos da história da capital. O projeto, que traz cor e beleza em uma galeria a céu aberto, é um convite para a circulação e para a vida na cidade.     

Entre painéis de exposições artísticas e de áreas verdes com jardins verticais, a RBS ocupa espaço publicitário localizado próximo ao Cais Embarcadero, na Avenida Mauá, 313. Com o posicionamento institucional em um painel instagramável, a empresa está ao lado de outras oito marcas – Hospital Moinhos de Vento, Lojas Pompéia, Renner, Starbucks, Unisinos, UniRitter, Vivo e Warren.     

– Viver junto com os gaúchos é o que buscamos todos os dias. Exercer esse posicionamento na prática se dá a partir do nosso jornalismo e do nosso entretenimento, mas, também, em ações como essa. Estar junto significa participar de todos os momentos, viver o que é relevante para as nossas comunidades. Estamos muito felizes em fazer parte da realização desse sonho de revitalização do Centro Histórico da nossa Capital – destaca a gerente-executiva de Comunicação e Projetos da RBS, Caroline Torma.  

O evento de lançamento do Muro ocorre nesta sexta-feira (19), a partir das 18h30. Estarão presentes autoridades públicas, representantes de empresas e a imprensa. A partir deste momento, o local está aberto para visitação, reforçando a identidade cultural de Porto Alegre.     

GAV RS

Na quarta-feira, dia 01/12, a partir das 18:30 teremos a grande confraternização dos sócios do Grupo de Atendimento de Veículos. Vamos nessa!

UNIMED POA

Os próximos meses serão de expansão da infraestrutura da cooperativa Unimed Porto Alegre: duas unidades devem ser inauguradas até meados de 2022. A primeira abre as portas em janeiro, após investimento de cerca de R$ 4 milhões. Localizado na avenida Assis Brasil, Zona Norte de Porto Alegre, o espaço, atualmente em obras, deve ampliar o atendimento ao cliente, oferecendo salas de coleta e curvas, exames, consultórios, ambulatório de cuidados e Clínica de Vacinas.

Outro investimento da Unimed em andamento entrará em operação em julho do ano que vem. É o novo Centro de Diagnóstico Unimed, em prédio que está sendo construído na esquina da rua 24 de Outubro, com avenida Goethe, em frente ao Parcão. O valor do aporte na nova sede do bairro Moinhos de Vento não foi revelado pela cooperativa.

A construção em ponto nobre da cidade está crescendo em altura a cada dia e irá substituir a unidade vizinha, que funciona na rua Olavo Barreto Viana, agregando a ressonância magnética e uma clínica de vacinas. Também terá uma unidade de consultas com profissionais de saúde multidisciplinares, como nutricionistas e fonoaudiólogos, com medicina preventiva e consultoria em bem-estar. Neste mesmo espaço, haverá atendimento da clínica que atualmente está no Shopping Total.

ICATU

A Icatu, seguradora líder entre as independentes considerando o consolidado das suas linhas de negócio em Vida, Previdência, Capitalização e Investimentos, promoverá a Black Week – campanha nos mesmos moldes da Black Friday, de 22 a 26 de novembro. Pela primeira vez, a ação irá contemplar Vida e Previdência, reunindo benefícios para clientes e corretores.

Durante o período, todos os clientes que contratarem um Seguro de Vida ou uma Previdência Privada concorrerão a uma moto elétrica Scooter, sendo dois premiados. A cada novo certificado, será enviado um número da sorte, possibilitando mais de um número por cliente, a depender da quantidade de produtos contratados durante a vigência da promoção. Os sorteados poderão escolher entre receber a Scooter ou o valor do item como premiação.

Além da campanha para os clientes, durante o período da Black Week, todos os corretores parceiros que comercializarem Seguro de Vida Individual e Previdência Privada com Coberturas de Proteção (Risco), ganharão um percentual das vendas em pontos para resgatar prêmios na Plataforma de Campanhas da Icatu.

SBT

A final da Copa Libertadores, maior competição de clubes da América do Sul, terá, mais uma vez, cobertura exclusiva em TV aberta do SBT. O jogo entre Palmeiras e Flamengo será neste sábado, 27 de novembro de 2021, às 17h (horário de Brasília), mas, ao longo de toda a semana, os torcedores dos dois clubes e os fãs do esporte mais popular do mundo já poderão ficar por dentro desse grande duelo, com uma programação especial que a emissora preparou. 

Com produção e geração do SBT RIO, na segunda-feira (22), começou a ser exibido nas regionais do canal (Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Belém), algumas emissoras afiliadas e no SBT News e SBT Sports na internet, o programa “A Grande Final”. Até quinta-feira (25) ele acontecerá das 13h às 14h. No dia 26, véspera da partida, a atração será maior, das 13h às 15h15, enquanto no dia da decisão durará das 13h às 14h15.  

No dia da final, das 15h30 até a bola começar a rolar, Benjamim Back comandará um programa especial, trazendo tudo sobre o confronto em que os dois últimos campeões, Flamengo (2019) e Palmeiras (2020), irão em busca do tricampeonato. 

Direto do estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, Téo José será o narrador da decisão, que terá os comentários de Mauro Beting e Washington. André Galvão, Fernanda Arantes e Flavio Winicki serão os repórteres, enquanto Nadine Basttos irá analisar a arbitragem. Mauro César Pereira também fará entradas especiais na transmissão.  

Após o apito final, Benja e Luiz Alano voltam com a “Futlive” trazendo toda a repercussão do resultado, com informações diretas da equipe de profissionais que estará no Uruguai. 

E não para por aí. O SBT exibirá boletins em sua programação mostrando, direto de Montevidéu, a ida dos dois times para a capital uruguaia, a chegada dos torcedores, a preparação dos times comandados por Abel Ferreira e Renato Gaúcho e muito mais.  

A cobertura especial terá ainda diversas entradas em todos os programas do SBT, com matérias e convidados especiais, além de outras surpresas que prometem trazer muita emoção e aumentar, ainda mais a expectativa de palmeirenses e flamenguistas pela partida. 

SBT RS

Com uma entrevista com o réu Luciano Bonilha Leão para o SBT Brasil, veiculada no último sábado e no portal SBT News, o SBT deu início à cobertura especial do júri que vai decidir o futuro dos quatro réus acusados pelas 242 mortes e mais de 600 tentativas de homicídio do caso da Boate Kiss.

A produtora Ingrid Oliveira e duas equipes de reportagem, encabeçadas por Gabriela Lerina e Luciane Kohlmann, vão acompanhar diariamente a movimentação no Foro de Porto Alegre, onde ocorrerá o julgamento, a partir do dia 1º de dezembro. Depois do SBT Rio Grande, entre 13h e 14h, exibição de lives com especialistas convidados, transmitidas no SBT News, que também publicará um balanço diário na parte da noite.

A partir desta quinta-feira, 25 de novembro, o SBT Rio Grande 2ª Edição mostra depoimentos de pessoas impactadas diretamente pelo incêndio no quadro “Memórias de uma Tragédia”. A primeira a falar é Maria Aparecida Neves, mãe de Augusto Neves, que cursava Ciências da Computação e morreu na boate aos 19 anos. Ela mantém intacto o quarto do filho: “eu tenho muito medo com o tempo de esquecer”, disse. Sobreviventes e profissionais que se envolveram no resgate também serão ouvidos.

Nas redes sociais, repórteres e apresentadores do SBT que atuaram na cobertura do incêndio em 2013 vão resgatar histórias e sentimentos do trabalho jornalístico da maior tragédia do Rio Grande do Sul. “Larguei o microfone inúmeros vezes para acalentar as mães no domingo após o incêndio”, lembra a repórter Gabriela Lerina.

No total, 25 profissionais vão estar envolvidos na cobertura do júri. “É uma das maiores estruturas jornalísticas que estamos montando para a cobertura do maior julgamento da história do Rio Grande do Sul”, define Danilo Teixeira, editor regional do SBT RS.

MASBAH!

O “Masbah!” deste sábado, 27 de novembro, está em clima da grande final da Copa Libertadores que acontecerá em Montevidéu. A apresentadora Brunna Colossi recebeu uma aula particular de Beach Tennis do professor Christofer Urtassum para se preparar para o encontro com um uruguaio três vezes campeão da Libertadores: Hugo De León. O jogador, que foi campeão da Copa pelo Grêmio em 1983, contou sobre a expectativa para ver o espetáculo em seu país natal e falou também sobre o esporte que adotou aqui pelas praças de Porto Alegre. 

E com a proximidade com os hermanos uruguaios, que tal um tour gastronômico uruguaio em Porto Alegre? Na maratona, por diferentes restaurantes típicos, o “Masbah!” experimenta o exótico milkshake de alfajor, panchos, as famosas empanadas uruguaias e uma “milanesa al pan”. 

Já o programa Anonymus Gourmet está para quem gosta de risoto, com uma receita especial de um risoto de frango. E de sobremesa um delicioso sorvete de verão.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir das 12h e o “Anonymus Gourmet”, logo após, no SBT Rio Grande do Sul. 

FRUKI E GANG

Duas marcas importantes e estimadas pelo público gaúcho se unem para uma colaboração inédita no Rio Grande do Sul. A Fruki Guaraná e a Gang lançam uma coleção de roupas e acessórios que conecta a memória afetiva de Fruki Guaraná com a moda. A linha colecionável faz parte das celebrações de 50 anos da marca de refrigerantes da Bebidas Fruki, que também apresentou novidades como embalagem e conceito. 

Inspirada em uma estética urbana, com apelo retrô e informações atuais de moda, a coleção comemorativa contará com produtos icônicos da Gang como camisetas, moletom, jaqueta jeans, mochila, meia, boné e bucket hat. As estampas foram inspiradas no primeiro logo de Fruki Guaraná, com o objetivo de homenagear a marca. Com peças limitadas, a novidade chega no dia 19 de novembro em lojas selecionadas da rede no Estado e no e-commerce Gang (gang.com.br). 

“A Gang é uma empresa como a nossa, tem uma relação muito forte com o que é daqui. Por isso, nos juntamos em uma celebração de aniversário inusitada, trazendo um pouco do que cada uma tem de melhor para os nossos clientes”, afirma Aline Eggers Bagatini, diretora-presidente da empresa. “Queremos celebrar a nostalgia de Fruki Guaraná de uma maneira contemporânea, criando novas memórias afetivas com as pessoas”, completa Aline.  

Para a Gang, que também comemora 45 anos neste ano, a collab se alinhou ao propósito da marca, de estar conectada com ações inovadoras, levando até as pessoas o melhor do lifestyle jovem atual. “Quando fomos convidados a fazer essa coleção colaborativa com a Fruki pensamos que seria algo de significado emocional e impactante aos clientes. Está em nosso DNA ser uma marca conectada, que acompanha as tendências do mercado da moda e é direcionada aos jovens de todas as idades. Nada mais apropriado do que unir forças a outra marca gaúcha, reconhecida pelos seus consumidores e antenada, como a Fruki. O resultado dessa parceria só pode ser sucesso. Esperamos que todos se apaixonem por essa mistura, assim como nós”, relata a CEO da Gang, Ana Luiza Ferrão Cardoso.

PRÊMIO PROFISSIONAIS DO ANO

A publicidade é fundamental ao conectar marcas às pessoas e refletir as mudanças de comportamento da sociedade. Para acompanhar este mercado, em constante transformação, talentos da comunicação assumem o desafio de se reinventar. O Prêmio Profissionais do Ano é uma iniciativa da Globo para reconhecer estes criativos. A cerimônia de premiação da sua 43ª edição aconteceu na noite desta sexta-feira (19), de forma inédita e aberta no Globoplay, e teve apresentação de Fernanda Gentil e Taís Araújo, além da participação de outros talentos, responsáveis por revelar as campanhas e trabalhos vencedores em cada uma das categorias. O evento completo está disponível no link: https://globoplay.globo.com/premio-profissionais-do-ano/t/jZKHhmw6Gw/.

Para Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados de Publicidade Globo, o prêmio segue relevante porque acompanha as transformações do mercado e, através das campanhas, joga luz em temas relevantes para a sociedade. “Através do Profissionais do Ano valorizamos e celebramos os talentos criativos brasileiros que encaram as adversidades na comunicação com muita coragem e inovação, gerando conexão com as pessoas. A iniciativa mantém sua importância pois a reinventamos a cada ano, ajustando, por exemplo, suas categorias – como nesta edição, com a retomada da Valor Social. Além disso, valoriza uma tríade que acreditamos como sendo um princípio para o sucesso do mercado brasileiro, que é a parceria entre marcas, agências e plataformas de comunicação. É por meio do trabalho conjunto que entregamos conteúdo de qualidade para toda a audiência”, afirma.

Foram mais de 700 trabalhos inscritos, de todo o país, e após uma avaliação acurada, os 65 profissionais que compõem o júri, entre publicitários e criativos de agências e anunciantes, tomaram a sua decisão. No âmbito nacional, as campanhas ganhadoras da categoria ‘Filme’, nas subcategorias ‘Filme de até 15 segundos’, ‘Filme de 30 segundos’ e ‘Filme superior a 30 segundos’, foram anunciadas por Marcos Mion, Mariana Ximenes e Michel Gomes, e Patrícia Poeta e Manoel Soares, respectivamente. Já a apresentadora Astrid Fontenelle revelou a escolhida da categoria ‘Campanha’; e Karine Alves da categoria ‘Ações em Conteúdo’. Em ‘Integrada’, a campeã foi indicada pelos atores Ronaldo Reis e Tamara Taxman, que representam os personagens Severino e Leocácia da série Detetives do Prédio Azul, do Canal Gloob; e a vencedora de ‘Valor Social’, categoria que retorna este ano ao prêmio, foi apresentada por Pedro Bial.

Talentos que representam cada região do país apresentaram as vitoriosas da classe regional, nas categorias ‘Filme’ – sem subcategoria – e ‘Campanha’. A atriz pernambucana Arlete Salles apresentou as premiadas do Norte e Nordeste; a gaúcha Titi Muller anunciou as do Sul; o ator brasilense Welder Rodrigues revelou as do Leste-Oeste. Já as do interior do Sudeste foram comunicadas pelo jornalista paulista Milton Leite, e as da capital pela atriz carioca Vanessa Giacomo.

Amanhã (20), as campanhas premiadas no recorte nacional ganharão um espaço especial nos breaks comerciais da TV Globo. A relação completa dos trabalhos vencedores, tanto nacionais como regionais, de todas as categorias, pode ser conferida no site: https://profissionaisdoano.globo/vencedores/nacional.

“Mais uma vez, tivemos a grande honra de levar ao mercado não só uma premiação, mas também um importante reconhecimento e valorização da publicidade brasileira. Esse é um momento para celebrarmos os trabalhos vencedores e enaltecer a criatividade de todos os profissionais do mercado. São eles que buscam incessantemente as grandes ideias, aquelas que transformam os desafios das marcas em campanhas e ações memoráveis”, ressalta André Vinícius, diretor de Negócios com Agências da Globo.
O Prêmio Profissionais do Ano é realizado anualmente pela Globo desde 1978.

CENP

Caio Barsotti deixa o cargo de presidente-executivo do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) depois de 12 anos na entidade. Aprovada em assembleia extraordinária nesta quinta-feira (18), a nova governança prevê a separação entre as atividades de presidência do Conselho e presidência executiva, que até hoje eram um cargo unificado no Cenp. Então, o cargo de presidente executivo será extinto.

O presidente do Conselho será eleito pelos representantes das entidades dos setores do mercado e exercerá uma função pro bono. Um diretor executivo será contratado e se reportará ao presidente eleito, afirmou a entidade.

O principal objetivo da mudança é atrair mais participantes do mercado publicitário, dentro de uma visão ampliada, para contemplar a transformação digital e os novos modelos de negócio do setor e dar voz a todo o ecossistema da publicidade. 

No início deste ano, o Conselho já havia sinalizado uma revisão estratégica de sua atuação no mercado, ao atualizar seus estatutos para incorporar mais representantes de anunciantes em seus comitês executivos. A nova iniciativa anunciada nesta quinta está nesse contexto de reestruturação estratégica, que vem sendo conduzida com o apoio da consultoria ToF, em um trabalho de vários meses de consulta entre players do mercado.

Segundo a entidade, a transição para a nova governança será efetuada nas próximas semanas, e irá envolver todos os mantenedores, e a consultoria ToF.

ABA

A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) lançou hoje, em 23 de novembro, o Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário: Por uma Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável, um compilado de princípios e modernas técnicas que descrevem condutas e padrões de excelência na contratação e governança da publicidade, enaltecendo a liberdade de negociação, a transparência nos relacionamentos e a busca por eficiência e qualidade na prestação dos serviços, apoiando, assim, o crescimento sustentável do ecossistema publicitário.

As boas práticas exploradas no documento são resumidas em oito princípios: Livre negociação e boa-fé no relacionamento entre as partes; transparência e clareza entre as partes quanto aos processos, custos de operação e fontes de receita; justa remuneração e equilíbrio contratual, sem imposições, limitações e/ou discriminações injustificadas por qualquer das partes envolvidas; valorização da qualidade e responsividade dos parceiros, com compromisso de todos com uma mídia visível, confiável (dados) e amigável ao consumidor; investimento perene em sistemas para auditoria e medição independente do mercado, em especial da audiência; busca do brand safety e brand suitability; ética e responsabilidade no desenvolvimento e veiculação da publicidade, e compromisso maior com a sustentabilidade do ecossistema.

O lançamento do Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário: Por uma Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável aconteceu, com destaque, durante o ABA’s Day, dia promovido pela Entidade para encerrar um ano de entregas relevantes aos seus associados e ao mercado. Além do guia, a ocasião contou com a inauguração da nova sede própria da ABA; a Reunião Anual do Conselho Superior da Associação; o lançamento do livro “Reflexões – Diversidade & Inclusão”, elaborado com a parceria de Andrea Roma, da Editora Leader; e do livro “O Pulo do Gato – Governança e Compliance da ABA”.

O Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário: Por uma Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável é uma contribuição sincera da ABA ao futuro do setor, sendo resultado de centenas de convites, mais de 40 horas de trabalho voluntário e debates das mais de 80 lideranças do mercado, membros do Movimento pelas Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro. Construído em torno do diálogo e da busca pela identificação das melhores práticas no mercado de comunicação, o movimento, que resultou do convite da ABA ao mercado para o diálogo, foi sendo construído a partir de centenas de mãos voluntárias de 30 anunciantes, públicos e privados; 15 agências e grupos de comunicação, 15 veículos e plataformas e 10 entidades do mercado, que aprofundaram as discussões sobre a desafiadora empreitada de evolução setorial, contribuindo para colocar a publicidade Brasileira em níveis de eficiência e qualidade ainda mais elevados.

“A ABA se organizou, local e globalmente, em torno da identificação e descrição organizada daquilo que o mercado vem vocalizando como boas práticas para um ecossistema cada vez mais transparente, ético e justo, pois sabemos ser também nossa missão institucional sugerir caminhos para garantir a qualidade e eficiência do setor. Estamos certos de que nossa contribuição para com um mercado atualizado e cada vez mais dinâmico representa um movimento que acompanha o mundo em que vivemos, cuja velocidade de mudança e modernização seguem em ritmos acelerados”, afirma Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente e cofundadora da Arca+.

Ela acrescenta ainda que “a ABA, praticando sua vocação para o protagonismo colaborativo, mobilizou mais de 80 lideranças do mercado para construírem juntos e de modo voluntário, com alto nível de compliance e engajamento, um movimento que vai ao encontro do propósito de mobilizar o marketing para transformar negócios e sociedade”.

Frank Pflaumer, 1º vice-presidente da ABA e vice-presidente de Marketing & Comunicação da Nestlé, complementa que “o Brasil sempre foi referência no mercado publicitário mundial. Louros merecidos, que, porém, não são garantia de sucesso em um ambiente tão diverso e desafiador. E no que se tange às formas de relacionamento entre os mais diferentes atores e elos do ecossistema publicitário há um consenso geral de que evoluir é possível e preciso.”

O Movimento de Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro foi composto por quatro grandes Grupos de Trabalho (GTs) perenes que trataram, para a elaboração do Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário: Por uma Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável, dos seguintes temas: livre negociação e estruturas de negócios, boas práticas de compra e entrega de mídia, boas práticas de métricas de mídia, e relacionamento entre agências e anunciantes.

Livre negociação e estruturas de negócios

Esse grupo de trabalho, liderado por Denis Onishi, ex-presidente do Comitê de Mídia da ABA, e com suplência da Sheila Vieira, do Grupo Boticário e Presidente do Comitê de Sourcing da ABA, teve como objetivo promover discussões sobre modelos de negócios éticos, transparentes e responsáveis, em apoio à livre negociação do mercado.

“A ideia dos membros deste GT foi estudar as estruturas existentes no ecossistema publicitário, incluindo representantes dos mais diversos participantes do setor, para valorizar aquelas que propiciam modelos de transparência mais adequados a toda a cadeia de agentes do mercado.” afirma Denis Onishi.

Compra e entrega de mídia

Com a expansão do digital ao longo da última década e a expansão e surgimento de novas tecnologias, o grupo de trabalho “Boas práticas de compra e entrega de mídia” busca, a partir do diálogo entre marcas, plataformas, institutos de pesquisa e empresas de mídia, desenvolver propostas que podem beneficiar todo o mercado, oferecendo transparência nos modelos de negociação.

O grupo é liderado por Marco Frade, da Diageo e Presidente do Comitê de Mídia da ABA, e tem Flavia Molina, da Domino’s Pizza e Diretora da ABA, como suplente.

“Para a ABA, há alguns princípios importantes e que estão no dia a dia do trabalho, que tendem a avançar muito com o diagnóstico que foi desenvolvido e apresentado no paper final, como o combate às fraudes (brand safety); garantia de mídia visível (viewability), confiável e amigável ao consumidor; e a valorização de auditoria e medição do mercado.” reforça Marco Frade.

Métricas de mídia

Nesse processo de transformações constantes do mercado de mídia, identificar as melhores práticas para análise e mensuração de resultados é um dos grandes desafios da indústria de comunicação. O GT de “Boas práticas de métricas de Mídia” tem a missão de contribuir para com esse debate, provocando discussões sobre a valorização dos padrões básicos de ética e responsabilidade do mercado de maneira contínua e aplicável nas mais diversas métricas.

Liderou o GT Ivan Rysovas, do GPA, que contou com Ana Carolina, do Banco do Brasil, como suplente.

Ivan pontua que “neste GT estudou-se as possibilidades de ampliação do escopo das métricas atualmente disponíveis para todos os meios analisados, de forma que no futuro possam ser auditadas, que possuam parâmetros de aferição aceitos por todos e, além disso, que haja recorrência nas atualizações dos dados e integração de dados no Cross Media. Tudo isso traz muita transparência e eficiência para as relações” .

Relacionamento entre agências e anunciantes

Em um tempo em que as relações genuínas ganham cada vez mais valor, esse grupo de trabalho foi criado para aprofundar as interações institucionais entre as diversas áreas do ecossistema da comunicação. Tem a missão de estimular iniciativas para atualizar as boas práticas apontando os pilares de parcerias produtivas e eficientes entre clientes e agências. A partir de um olhar que analisa o sistema como um todo, os profissionais que fazem parte do GT trabalharam em ideias e projetos que possibilitem ganhos coletivos, em benefício de um mercado cada vez mais dinâmico e eficiente.

O GT é liderado por Frank Pflaumer, que tem como suplente Raquel Ogando, da BRF.

“Identificamos oportunidades que podem contribuir para otimizar investimentos, promover um ambiente de negócios livre e responsável e desenvolver estratégias que contemplem um relacionamento muito eficiente e sustentável entre os parceiros. Por isso, nosso grupo debateu com muito cuidado, principalmente, sobre cinco temas que, conforme é notório no setor, normalmente influenciam diretamente nesses aspectos citados, a saber: transparência e sustentabilidade como pilares do trabalho do GT; reflexões gerais sobre os modelos de remuneração mais eficientes; reflexões gerais sobre valor e impacto como critérios que precisam ser baseados em resultados objetivamente mensuráveis; a importância da revalorização dos agentes do mercado, especialmente agências e líderes de marketing dos anunciantes; e reflexões sobre a importância da Educação do mercado em transformação.” afirma Frank.

A ABA acentua a todo momento que o Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário: Por uma Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável não pretende personificar qualquer código autorregulamentar ou proposta de novas Normas-Padrão, mas sim abordar boas práticas voluntárias que devem ser conhecidas por todos e constantemente revisitadas, ajustadas e incrementadas, haja vista a quase diária evolução e grande dinamismo do setor, de seus agentes econômicos e das demandas de seus consumidores.

GAMPI

Lançada no início de novembro, a Sicredi Pioneira ON, primeira agência digital do Sistema Sicredi, teve sua marca desenvolvida pela Gampi Casa Criativa, de Novo Hamburgo. A novidade é um projeto da Sicredi Pioneira, com sede em Nova Petrópolis e abrangência em outros 21 municípios da Serra, Encosta da Serra e Vale do Sinos.

Para o CEO da agência, Maicon Dias, o principal desafio foi transmitir toda a essência do Sicredi e da conectividade e dinamismo do novo modelo de agência digital que seria lançado. A criação da marca e o planejamento do trabalho aconteceram ao longo do mês de outubro deste ano.

“Nosso olhar foi para o perfil do cliente que necessita de um serviço como este. O tempo é cada vez mais precioso e por isso, focamos em passar essa mensagem na comunicação. Associamos o ganho de tempo com um portfólio completo de serviços e a segurança de uma instituição financeira como o Sicredi”, destaca Dias.

Após a divulgação pelos meios digitais, o trabalho deve seguir com campanhas de reforço e ativação, para aumentar a base de clientes da Sicredi Pioneira ON. O objetivo é atrair clientes das fintechs (bancos digitais), mas que agora precisam de uma instituição financeira com soluções mais completas, sem deixar de lado o relacionamento digital e instantâneo para facilitar a sua vida e otimizar tempo.

A relação entre Gampi e Sicredi antecede o lançamento da agência virtual. A agência é responsável pelo conteúdo do canal Juntos, que promove o programa de fidelidade de algumas cooperativas do sistema. “Contribuir para este lançamento, que é inédito entre as cooperativas do Sicredi, é uma honra. Estamos participando de uma etapa importante para a Pioneira e que certamente irá inspirar muitas outras ações futuras”, complementa o CEO da Gampi.

KOH PEE PEE

Encantador e reconhecido como um dos melhores restaurantes thai do Brasil, o Koh Pee Pee, além de sua excelência em bem servir e um menu de sabores e aromas exóticos, oferece também ambientes especiais e aconchegantes para as mais diversas confraternizações. Além dos espaços da área do restaurante, que comporta celebrações minimalistas, a casa possui ainda uma área 100% privada para grupos de até 16 pessoas, no terceiro andar, e outro bastante reservado, no 2º piso.

Com uma gastronomia que é verdadeiramente uma experiência sensorial, o clima tailandês está em todos os recantos do Koh Pee Pee. Jantar neste diferenciado restaurante é uma imersão aos costumes orientais, com diversos elementos arquitetônicos que ornamentam seus ambientes, um clima único e uma culinária que remete ao enigmático país asiático. Um evento celebrado neste clima encanta todos os sentidos e emoções.

Seus pratos completam a viagem, oportunizando ao cliente degustar as principais e fidedignas receitas tailandesas, com mais de 40 variedades no menu. Ingredientes e especiarias importadas da Ásia dão o toque charmoso e magnífico às elaborações. E, para harmonizar ou mesmo anteceder às sensações possibilitadas pela gastronomia do Koh Pee Pee, a casa disponibiliza uma carta de drinks autorais que seduzem à primeira vista pela beleza e coloridos de suas produções. Alem, claro, dos sabores magníficos e pensados para agradar a diferentes paladares.

Estrategicamente localizado, no Bairro Rio Branco, no coração de Porto Alegre, o Koh Pee Pee conquista seus frequentadores há mais de três décadas, tornando-se até mesmo um ponto turístico da capital gaúcha. Sua primazia na cozinha tailandesa já lhe rendeu certificados como The Pride Of Thailand, do National Food Institute, principal entidade do setor gastronômico da Tailândia, e o selo Thai Select, concebido pelo governo tailandês. Solicita-se fazer reservas com antecipação para garantir que o evento seja realizado com todo o requinte e encanto que o consagrado restaurante oferece.

BLACK FRIDAY

A edição 2021 da Black Friday promete ser a melhor de todos os tempos . A data deve gerar 8,5 milhões de pedidos no e-commerce, com alta de 13% na comparação com 2020, segundo estudo inédito da Neotrust — uma das unidades de negócio do T.Group, ecossistema de empresas com soluções de tecnologia em toda a jornada de consumo no e-commerce digital.

Na edição deste ano, o volume de compras deve propiciar um faturamento de R$ 6,1 bilhões, o que representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Os números consideram o movimento das operações na quinta e na sexta (dias 25 e 26 de novembro neste ano).

“A Black Friday de 2020 foi a maior do varejo digital brasileiro, com 4,52 milhões de consumidores ativos e um aumento de quase 900 mil consumidores em relação ao ano anterior. Pode parecer difícil superar o recorde de 2020, mas o comportamento do varejo digital nos últimos meses mostra que o consumidor definitivamente gosta de comprar online — e isso não deve mudar, mesmo com índices de vacinação crescendo e lojas físicas abertas”, afirma o CEO da Neotrust, Fabrício Dantas.

Parte desse crescimento, de acordo com a análise da Neotrust, deve-se ao maior número de pedidos e consumidores, mas também de um aumento nos preços com valorização do dólar frente ao real e inflação.

“O salto no número de pedidos e no faturamento do primeiro e segundo trimestre de 2021, quando comparamos os trimestres dos anos anteriores, faz com que o varejo tenha altas expectativas para esse fim de ano, ainda mais quando consideramos o ticket médio de outras datas e da Black Friday”, analisa Dantas.

As trocas e devoluções devem movimentar R$ 430 milhões só por conta de produtos vendidos na Black Friday, com 467.400 trocas e devoluções. A projeção é da Aftersale — outra unidade de negócio do T.Group.

A Neotrust vai fazer um acompanhamento hora a hora da evolução das transações ao longo das 30h da Black Friday – a operação começa às 18h de quinta-feira (25 de novembro) e termina à meia-noite de sexta-feira (26 de novembro).

Os interessados em visualizá-los devem acessar o site www.blackfridayhorahora.com.br/ e preencher as informações.

Pesquisa: 59% pretendem comprar algum produto online na Black Friday 2021

A Neotrust fez uma pesquisa para sondar a expectativa dos consumidores. No levantamento foram ouvidos 2.248 brasileiros de diversos perfis de consumo e diversas regiões do País.

Dos entrevistados, 59% deles declararam que pretendem comprar algum produto online na Black Friday 2021.

Ao responder se pretendem adquirir algum produto pela via online na Black Friday 2021, 36% das pessoas responderam que a decisão de compra dependerá das vantagens oferecidas – resultado 10 pontos percentuais acima de 2020 (26%).

Quando questionados sobre qual será a maior motivação de compra, 59% das pessoas ouvidas disseram que gostam de aproveitar as promoções/preços, enquanto 30% manifestaram interesse em um produto específico. Do total, 12% apontaram outras razões.

Entre os que não pretendem fazer compras na edição 2021, 63% afirmaram não ver vantagens da Black Friday. Já 12% observaram que não encontram o produto que gostariam; 11% assinalaram que o frete é alto e 14% mencionaram outras razões.

Na pergunta “O que motivaria a comprar na Black Friday online”, 84% apontaram o preço baixo como fator, enquanto 4% disseram ser motivados por brindes e/ou promoções e iguais 4% são estimulados pela oferta de frete grátis. Do total, 8% mencionaram outros motivos.

Na pesquisa, os entrevistados destacaram quais são os focos de interesse nas compras.  Do total que pretende adquirir ao menos um produto, 49% dos consumidores devem investir em Eletrônicos, 31% em Eletrodomésticos, 27% em Moda e Acessórios, 25% em Eletroportáteis e 25% em equipamentos de Informática.

Também foram mencionados produtos em Telefonia (23,9%), Beleza e Perfumaria (23,5%), Utilidades Domésticas (18,5%), Alimentos e Bebidas (17,6%), Móveis (17,6%) e Esporte e Lazer (11,9%).
PIX deve ter crescimento em 2021

A pesquisa também fez uma sondagem sobre as formas de pagamento que poderão ser utilizadas nas compras. Dos consumidores reais entrevistados que pretendem e já planejaram gastos na Black Friday, 91% responderam que pretendem usar cartão de crédito; 25% vão usar PIX; 17%, boleto bancário; e 14%, cartão de débito.

“Desde a chegada do PIX, o brasileiro tem cada vez mais confiado nesse serviço. Os números de transações pessoais já superam os TED e DOCs, segundo dados do Banco Central. Mas quando analisamos números do e-commerce, somente 3% das transações em compras digitais aconteceram via PIX. A pesquisa aponta que esse percentual poderá ter um crescimento significativo na Black Friday, sugerindo uma confiança maior nessa forma de pagamento”, diz o CEO da Neotrust.

Frete grátis deve movimentar pelo menos 75% das compras

De acordo com projeção da Neotrust, espera-se que algo entre 75% e 80% de todas as compras pelo varejo digital aconteçam com frete gratuito. Em 2019, 63,41% das compras tiveram frete grátis. Esse número teve um incremento de 11,2 pontos percentuais em 2020, passando para 74,61%.

“O frete é – e sempre será – um dos fatores decisivos na hora da compra digital. A prova disso é que que cada vez mais há uma procura por entregas baratas ou grátis, e as regiões que historicamente deixavam de comprar por conta do período de entrega e valor do frete, só crescem com o passar do tempo”, destaca o CEO da Neotrust.

De acordo com levantamento da Neotrust, o valor do frete apresentou redução desde o começo da pandemia e em 2021 apresenta valores menores em todos os meses na comparação com  2020.
Fraudes nas operações devem aumentar 53% na Black Friday 2021

De acordo com dados da ClearSale, empresa parceira da Neotrust, a quantidade de tentativas de fraude nos dias 25/11 e 26/11, quinta-feira e sexta-feira, respectivamente, será maior que ano passado, chegando a 34 mil tentativas. Foram considerados apenas pedidos 100% analisados pela Clearsale.

“Não é um número pequeno. Significa uma variação de 52% em relação ao ano passado, quando houve 22 mil tentativas”, observa Dantas. “Por incrível que pareça, a Black Friday não é a data que mais atrai os fraudadores. É uma data que não somente o varejo, mas também os consumidores estão muito bem-preparados”, completa o CEO da Neotrust.

As datas em que os fraudadores mais atuam, segundo o relatório Mapa de Fraude da ClearSale, são no Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal. A Black Friday aparece em sexto lugar. 

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