NOTAS DA SEMANA – 23.07.2021

ENTREVISTA COM CLAUDIA FERREIRA PAIM

  1. Quem é Claudia Paim?

Nasci e vivo em Esteio, apesar da minha vida profissional sempre ter sido em Porto Alegre. Sou casada há 20 anos com o Luiz Paim e temos dois lindos filhos – o Arthur de 14 anos e a Alice de 7 anos.

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Unisinos, pós-graduada em Marketing pela Escola de Administração da UFRGS e curso de Gestión de La Inovación pela Universitat Ramon Llull / Barcelona, atuo há 22 anos no mercado publicitário. Minhas experiências passam por agências (Escala e Brívia/Dez), em cliente como diretora de maketing na Universidade LaSalle e em veículos de comunicação: 2017 trabalhei no Grupo Imobi e em 2019 iniciei minha carreira na Globosat, agora Globo, onde estou até hoje.

Minha vida profissional tem uma relação muito forte com o pessoal, pois em todos os lugares que passei fiz grandes amigos.

  1. Mais sim que não? Ou o mercado exige mais?

Eu sempre busco a “habilidade pra dizer mais sim do que não” como na música do Lulu Santos, mas às vezes o não é inevitável! O mercado exige muito mais e isso é ótimo! É desta forma que crescemos, aprendemos e não nos acomodamos nunca.

  1. Projetos ou mídia? OFF ou ON? Anunciante ou agência?

O mercado publicitário vem se transformando aceleradamente no mundo todo e precisamos nos adequar ao novo momento. Sobre off ou on, já está mais que comprovado que o consumo de conteúdo não se limita apenas em uma plataforma. É fundamental deixar claro que não existem mais fórmulas prontas, existem muitos caminhos que precisam ser estudados em um cenário de infinitas possibilidades. Em relação à agências e anunciantes, ambos são importantes em todo o processo e cabe a nós, veículos de comunicação, atuarmos como parceiros estratégicos.

  1. Sempre ligada? Tuas segundas são o início ou o fim?

Estou sempre ligada no 220W. Minha agenda nunca tem fim! Ao longo do dia me divido entre a pauta profissional, família, amigos e sou muito feliz assim! Apesar de estar sempre em movimento, as segundas são sempre um dia que dedico a organizar os desafios da semana.

EVENTOS

Por incrível que pareça ainda persiste a não liberação da saúde (Secretaria de Estado), para os eventos em teatros, auditórios, apesar do município de POA querer que as portas e estabelecimentos tenham abertura imediata, pois tranquilamente foram e são os mais prejudicados.

APP

A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), entidade que apoia e estimula as atividades da comunicação e auxilia no aperfeiçoamento do profissional, acaba de trazer mais uma grande conquista para as ações da diretoria de Diversidade e Inclusão: o atendimento por intérpretes de libras no site da entidade. A iniciativa, uma parceria com a ICOM, visa aumentar a facilitar a comunicação, gerando total autonomia e segurança para os surdos. O projeto já pode ser acessado no site www.appbrasil.org.br

Diariamente a APP Brasil vem criando movimentos que levantem a bandeira de pluralidade, onde o objetivo é ouvir, dar voz e transformar atitudes para todos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgados em 2020, aponta que mais de 10 milhões de pessoas têm algum problema relacionado à surdez, ou seja, 5% da população brasileira é surda e também precisam de medidas para viabilizar e melhorar a comunicação.

A parceria com o projeto ICOM traz tecnologia inovadora, facilitando a comunicação entre surdos e ouvintes, destinada a empresas, órgãos públicos e pessoas físicas. O serviço é um tradutor de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em tempo real, baseado em uma central de tradução simultânea com intérpretes profissionais disponíveis 24 horas por dia. Todas as funcionalidades do ICOM podem ser acessadas de forma simples por celulares, tablets e computadores.

“Estamos realizando grandes ações com a nossa diretoria de Diversidade e Inclusão, mas precisamos mostrar – na prática – o quanto ainda podemos evoluir, criar cada vez mais acessibilidade e dar mais força para todas as vozes”, destaca Silvio Soledade, presidente da APP Brasil. “O caminho é longo e ainda temos muitas conquistas, mas a ideia é estimular e despertar o interesse nas agências e empresas a adotarem o mesmo serviço”.

Para solicitar a tradução com um intérprete em libras, basta clicar no ícone da ICOM, no site da APP Brasil. Por meio de uma vídeo-chamada com parâmetros avançados de tecnologia, o serviço triangula a comunicação entre o intérprete, o surdo e o ouvinte. A oferta do serviço garante ao surdo o direito de ser atendido em seu próprio idioma, promovendo inclusão, respeito e cidadania.

“A parceria com APP Brasil é estratégica para a difusão dos serviços ICOM Libras entre os profissionais de propaganda, marketing e comunicação”, pontua Cid Torquato, CEO da ICOM. “Tenho certeza de que ampliaremos a oferta de recursos inclusivos para a comunidade surda depois desta ação de sensibilização junto aos associados.”

ABA

André Kieling, Brand Manager da Bauducco, assume a vice-presidência do Comitê de Branding & Conteúdo da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, presidido por Kellen Silverio, Diretora de Marketing da Hasbro do Brasil.

O Comitê de Branding & Conteúdo da ABA tem como missão elevar o nível do mercado e garantir que todo o investimento em comunicação e mídia seja traduzido em relevância para o consumidor. “Estou muito feliz em integrar o Comitê de Branding & Conteúdo da ABA e espero contribuir com iniciativas e insights de marcas, mídia e de conexões com o consumidor para estratégia positivas de comunicação”, diz André Kieling.

Formado em Business pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Master’s degree, Brand Management pela FIA – Fundação Instituto de Administração, Kieling está no cargo de Marketing Manager de Brand, Media & Insights na Bauducco há quase três anos e meio e acumula experiência de 10 anos na área, com passagens por grandes marcas, como BRF, Penalty e Dell.

“A chegada de André Kieling ao Comitê de Branding & Conteúdo da ABA vem para somar forças ao excelente trabalho que Kellen Silverio já vem fazendo. André é um excelente profissional, gerente e estrategista de marketing, comprometido com ideias inovadoras e muita vontade de contribuir para um mercado publicitário transparente, ético e pujante, tal qual o propósito da ABA, além de ter um carisma imenso. Estamos muito felizes com sua chegada ao time”, diz Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.

Os Comitês coordenados e promovidos pela ABA tratam de temas levantados, mensalmente, por seus integrantes (executivos de associadas) e pela Diretoria da entidade. As reuniões são uma rica troca de experiências, onde os participantes analisam e debatem assuntos importantes, com apresentações de cases, networking e de onde são geradas soluções de projetos ou recomendações e documentos de melhores práticas para o mercado.

Saiba mais em: https://aba.com.br/sobre-os-comites/

EVENTO

Um evento que aconteceu há mil anos atrás e que foi uma cópia do mundo inteiro que realizou pode marcar a importância de um profissional? Aliás, acho que fazendo esse “mumu” desnecessário desvalorizam a dimensão do atributo.

Mas, cada fazenda tem seu capataz e seu peão.

FEEVALE

O segundo semestre letivo na Universidade Feevale terá início no dia 2 de agosto, com retorno presencial escalonado. As aulas das disciplinas práticas e os estágios começarão presencialmente neste dia. As demais iniciarão remotamente, ou seja, no modelo on-line.   

A partir de 16 de agosto, as disciplinas teórico-práticas (aquelas que têm parte em laboratório) passarão para o formato híbrido, com parte da turma presencial e parte on-line e síncrona com o que acontece na sala de aula, que já está preparada para isso. Na semana seguinte, os grupos se invertem, ou seja, quem estava presencialmente ficará on-line e quem estava remotamente irá ao câmpus.  

No dia 23 de agosto, o modelo híbrido também passará a ser usado nas disciplinas teórico-cognitivas (aquelas que não têm carga horária prática no câmpus). Assim como nas aulas teórico-práticas, para garantir o distanciamento e o controle de ocupação do câmpus as turmas poderão ser divididas, tendo uma parte presencial e outra on-line.  

Decisão será do estudante 

A Feevale informa, no entanto, que no modelo híbrido ninguém será obrigado a voltar. Tudo será combinado com os professores nas aulas on-line anteriores. Mesmo com o avanço da vacinação, incluindo a segunda dose para muitos, a decisão de retornar será do aluno. 

E se o estudante mudar de ideia ao longo do semestre, basta combinar com o professor de cada disciplina. “Estamos preparados, com todos os protocolos de segurança, para receber os alunos de volta, mas queremos que, acima de tudo, todos se sintam bem para estudar”, afirma o reitor Cleber Prodanov, acrescentando que, se os alunos optarem por permanecer estudando a distância até o final do ano, também não haverá problema.   

A pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, destaca que o retorno presencial, para quem assim preferir, ocorrerá nas salas de aula e laboratórios, mas com um formato diferente. As mesas e cadeiras estarão distantes umas das outras, seguindo os protocolos sanitários, e os alunos que estiverem presencialmente poderão acompanhar os colegas que estarão em casa a partir dos seus equipamentos ou do computador do professor, que projetará, no quadro branco, a sala virtual do Blackboard Collaborate.

“Assim, todos os estudantes estarão presentes na mesma sala, física ou virtualmente, podendo interagir entre si e com o professor”, comenta Angelita. Ela diz, ainda, que a ferramenta permite a criação de grupos de discussão e de trabalho envolvendo tanto os alunos que estiverem fisicamente na Instituição quanto os que estiverem on-line, desde que estejam conectados no Blackboard, o que garante a interação e a aprendizagem. 

Além disso, os laboratórios da Feevale que foram virtualizados em 2020 continuarão acessíveis aos alunos, ou seja, os sistemas que estão disponíveis nos computadores da Universidade podem ser acessados virtualmente, em sua maioria, permitindo que o professor possa atender os alunos de forma presencial e, também, via Blackboard Collaborate, aqueles que estiverem acessando de casa. A Instituição também manterá o acesso a todos os laboratórios, bibliotecas virtuais e softwares que foram implementadas no ano passado, permitindo que os estudantes que optarem pelas aulas presenciais também conectem os sistemas que precisam para concluir suas produções e atividades práticas em horários fora das aulas. 

“Tivemos muitos avanços em relação às tecnologias educacionais em 2020. Vamos manter essas conquistas aos nossos estudantes e buscar ampliar, cada vez mais, o acesso às plataformas tecnológicas que qualificam o aprendizado e o desenvolvimento de competências que os diferenciam no mercado de trabalho”, ressalta a pró-reitora. 

VALORIZAÇÃO

Ricardo Silveira (Caco) que hoje é sócio do Grupo Imobi sabe valorizar e dar importância a quem já serviu esse mercado e teve uma trajetória que orgulha o mercado publicitário. Volta e meia participa e convida gente para bater um papo e almoçar com ele, como fez com a Vera Peres na terça-feira passada. Essa demonstração de carinho é um ato que poucos sabem fazer e o Caco é um fora de série nessa atitude grandiosa e bonita. Não é surpresa que sua empresa vai bem e que ele se tornou uma marca de sucesso no nosso mercado.

PAUSA
Esperando as várias construções que podem ser desenvolvidas na solução de um impasse técnico/politico essa coluna vai deixar o caso Prefeitura – agências – fornecedores na espera por um tempo determinado.

AGÊNCIA ESCALA

A supermercadista gaúcha UniSuper é o mais novo cliente da Agência Escala. Com a promessa de estar “Perto da sua casa. Perto de você”, a rede hoje está presente em 16 municípios do estado com 42 lojas. E tem conquistando novos mercados e se fortalecendo ainda mais nos que já atua.

É neste contexto que a varejista e a Escala se unem para organizar o crescimento sustentável que ainda está por vir e estreitar ainda mais a relação com o mercado gaúcho.

Fernando Picoral, Sócio-Diretor da Escala, comemora a parceria: “Percebo que o grande valor da UniSuper é selecionar e disponibilizar o melhor mix de produto, qualidade e preço competitivo para seu consumidor. O DNA da organização é entregar uma experiência de compra superior. Estamos muito contentes em fazer parte da “família UniSuper”.

O primeiro fruto desta parceria deve ser a campanha aniversário da rede que completa 21 anos em setembro.

MASBAH!

O “Masbah!”deste sábado, 24 de julho, traz o quadro “Meu Pet É Uma Estrela” com um convidado especial. Benjamim é um macaco e o maior influenciador digital da espécie no Brasil. Brunna Colossi vai conhecer os bastidores da rotina deste simpático animal silvestre e da tutora dele, que posta vídeos do dia a dia com ele nas redes sociais, fazendo muito sucesso com as publicações. 

O programa também vai até a cidade de Imigrante, no Vale do Taquari, e visita o maior cactário aberto do país. O telespectador irá acompanhar várias espécies diferentes e raras da planta encontrada no Rio Grande do Sul e ainda ganhar algumas dicas de como cuidar de cactos. No ‘Panelando’, a atração mostra uma receita que leva cheesecake, prato super popular nos Estados Unidos, e a famosa sobremesa que faz parte da mesa dos gaúchos há várias gerações, a ambrosia.

Já no programa “Anonymus Gourmet”, é dia de “Arroz de Costela”, um prato que os gaúchos vão amar e se deliciar.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir das 12h, e o “Anonymus Gourmet”, logo após, no SBT do Rio Grande do Sul.

GRUPO RBS

Até 2024, o Grupo RBS pretende investir R$ 63 milhões na modernização de seus parques tecnológicos de rádio e televisão, em desenvolvimento de produtos e em cultura digital. Parte desses recursos será aplicada ainda em 2021, em um novo ciclo de transformação dos negócios de rádio, que envolve evoluções em produto, tecnologia e posicionamento de marca.

Serão R$ 14 milhões que garantirão a modernização de toda a infraestrutura de rádio, reforçando a crença da empresa no meio, preparando a RBS para adotar novas soluções que surgem para a rádio do futuro, como transmissão em novas plataformas, novos formatos de consumo e segmentação de mídia. Desta forma, a RBS estará mais preparada para integrar suas rádios nos meios digitais às tendências do futuro – como rádio híbrida, rádio com conteúdo de vídeo e mídia programática –, além de facilitar a integração com dispositivos automotivos, assistentes digitais (Alexa, Google home etc.) e internet das coisas (IoT). Além disso, também haverá investimentos em equipamentos para as equipes de conteúdo, garantindo ainda mais mobilidade, leveza e agilidade nas coberturas de jornalismo e de entretenimento, e maior capacidade de produzir materiais on demand, como podcasts para diferentes plataformas, e de criar novas rádios digitais, mantendo a qualidade e a confiabilidade do sinal FM.

Acompanhando esse processo e em linha com a redução do consumo mundial de rádio no AM, a RBS não irá mais transmitir a programação de suas marcas nessa banda a partir do dia 31 de julho. Gaúcha e Farroupilha seguirão presentes no dia a dia dos ouvintes no digital, no FM e em outras plataformas. A decisão segue a evolução no comportamento de consumo de mídia dos gaúchos e leva em conta fatores como a qualidade de áudio e a redução na baixíssima disponibilidade de receptores para AM disponíveis no mercado. O movimento também antecipa a tendência de que o AM deixe de existir no país.

A Gaúcha, já presente no FM, única emissora de news líder no país há 75 meses, seguirá no dial 93.7 (Porto Alegre), 105.7 (Santa Maria), 102.1 (sul do Estado) e 102.7 (Serra), e de forma digital, a partir do site e do aplicativo de GZH, meios que alcançam, hoje, 92,3% do público da marca. Desse índice, 6% dos ouvintes da Gaúcha já acessam o conteúdo via GZH, e a tendência é de um aumento exponencial do consumo de áudio em digital, já que outros devices estão ganhando protagonismo (como smarthphones, tablets, notebooks e smart TVs). Segundo estudo Inside Radio 2020, realizado pela Kantar IBOPE Media, 46% dos ouvintes de rádio entrevistados ouviram serviços de streaming de áudio durante a pandemia e 25% aumentaram esse consumo.

A partir de agosto, a Gaúcha ainda terá um novo posicionamento, reforçando seu papel de marca de jornalismo forte e contundente, palco onde acontecem os principais debates e onde se manifestam as vozes que influenciam o contexto gaúcho. Também haverá novidades na programação.

Assim como a Gaúcha, a Farroupilha seguirá presente na rotina dos ouvintes de forma digital, a partir do player no site do Diário Gaúcho e do aplicativo da marca, disponível de forma gratuita em Android e IOS. Com 85 anos, a Farroupilha é uma marca importante na história do Grupo RBS e do Rio Grande do Sul. Por isso, também sua essência continuada a partir da presença do comunicador símbolo da rádio – Gugu Streit – em novos espaços da RBS. A partir de 2 de agosto, Gugu terá um espaço na rádio 92, das 5h às 8h, de segunda a sábado, no programa Bom Dia 92. Além disso, passará a participar do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV. O comunicador também levará conteúdos especiais para o Spotify, onde comandará um podcast, e segue assinando sua coluna no Diário Gaúcho.

Investimento em TV será de R$ 49 milhões

Na RBS TV essa atualização já começou. Em 2019, a empresa iniciou a atualização de equipamentos de operação e transmissão, possibilitando avanços na produção de conteúdo em todo o Rio Grande do Sul. A iniciativa permitiu um novo jeito de fazer jornalismo, mais dinâmico, ágil e flexível. O novo modelo está, agora, na etapa de digitalização de processos, com instalação de tecnologias que oportunizam aumento na qualidade das entregas, mas novidades ainda estão por vir. Ao todo, serão investidos R$ 49 milhões em quatro anos.

– Em breve, o consumidor perceberá os avanços significativos de qualidade, e os clientes terão uma gama de novas oportunidades de relacionamento com o público. Somos uma empresa de conteúdo, de jornalismo, esporte e entretenimento, e a tecnologia é o suporte para toda essa produção. Ou seja, trata-se de uma evolução na qual a tecnologia passa a estar relacionada com todas as áreas da empresa, buscando mais inteligência e competitividade. O futuro já chegou – ressalta o presidente da RBS, Claudio Toigo Filho. 

Os investimentos permitirão à RBS participar do avanço pós-TV digital HD, adotando tecnologias que facilitem personalização de conteúdo, alta qualidade e expansão de negócios – as TVs 2.5 e 3.0. A atualização possibilitará que funcionalidades características da televisão se integrem a recursos interativos digitais, como dispositivos de segunda tela, 5G, vídeo on demand, publicidade direcionada, antena interna e melhoria da qualidade de áudio e vídeo pela internet. Com a evolução dos aparelhos de televisão (smart TVs), incluindo ampla conectividade com internet, capacidade de resolução 4k e outras vantagens, a empresa tem se aprofundado nas tendências mundiais de desenvolvimento e investido sistematicamente na atualização de infraestrutura e equipamentos de operação e transmissão.

JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO

Provas diárias de persistência e bravura. Garra, determinação e foco para vencer. Espírito de coletividade, união e esperança. Essa é a essência dos gaúchos, um povo que enfrenta maratonas e que é medalhista em resiliência, superação e coragem. É para eles que, a partir desta sexta-feira (23), os veículos do Grupo RBS reunirão esforços para, de gaúcho para gaúcho, levar todos os detalhes da cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Esse é o mote da campanha lançada nesta segunda-feira (19), que marca a presença da RBS no primeiro grande evento global presencial desde o início da pandemia.    

A campanha publicitária tem como conceito “Você merece uma baita cobertura nos Jogos Olímpicos”, demonstrando o empenho dos profissionais do Esporte da RBS em trazer todos os detalhes da competição para aqueles que são o foco de todo o trabalho: os gaúchos. Fazendo referência ao já conhecido conceito da empresa, a ação traz, ainda, o conceito “A gente vive Tóquio Junto”, evidenciando o viver junto da RBS com o público em qualquer lugar, seja no Rio Grande do Sul ou do outro lado do mundo.   

A campanha conta com um filme publicitário, que estreou durante a programação da RBS TV, nesta segunda-feira (19). Com base em cenas que simbolizam o cotidiano dos gaúchos e que são provas diárias de coragem, determinação e resiliência, o filme valoriza esse povo que, diariamente, é vitorioso por seguir em frente, e que é merecedor de uma baita cobertura dos Jogos Olímpicos.    

Para contar histórias de gaúchos para gaúchos, a RBS tem cinco enviados especiais ao Japão. No último sábado, dia 17 de julho, embarcaram rumo a Tóquio a apresentadora do Globo Esporte RS, Alice Bastos Neves, os comunicadores da Gaúcha Zé Alberto Andrade, André Silva e Rodrigo Oliveira, e o gerente-executivo de Esportes da RBS, Tiago Cirqueira. Em paralelo, em Porto Alegre, cerca 100 de profissionais do Grupo RBS também estão envolvidos para levar a cobertura completa da competição para Gaúcha, RBS TV, GZH, Zero Hora, Diário Gaúcho e Atlântida.    

Até o dia 8 de agosto, os veículos estarão mobilizados para cobrir a competição. A Rádio Gaúcha é a única rede do sul do país com direitos de transmissão da Olimpíada, com programas ancorados diretamente de Tóquio e atualização em tempo real dos jogos. Em Zero Hora e GZH, os gaúchos poderão ler um caderno especial digital publicado por dia, durante toda a competição, além da cobertura factual e das análises dos colunistas. Já na RBS TV, a Olimpíada será tema dos telejornais e do Globo Esporte RS. Para saber mais detalhes da cobertura, clique aqui.    

Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, além do filme em veiculação na RBS TV, peças de comunicação da campanha vão circular nos jornais, nas rádios e sites da RBS. No digital, o público poderá conferir bastidores da cobertura direto do Japão, postagens interativas, valorização editorial, entre outros conteúdos. 

IGUATEMI

Com o intuito de trazer aos gaúchos as principais tendências da temporada de alta-costura, o Iguatemi Porto Alegre divulgou, nas redes sociais, curadoria exclusiva das fashion weeks. Em parceria com Steal The Look, plataforma de moda e beleza líder em seu segmento, sob a perspectiva de experts da área, o shopping busca aproximar o público dos maiores eventos da moda internacional e mostrar que ela pode ser acessível para todos. Por meio do Instagram, o Iguatemi oferece diversos conteúdos apresentando as tendências da temporada de Outono-Inverno 2021/2022 da Semana de Alta-Costura de Paris e da Semana de Moda Masculina de Londres, mostrando também como colocar em prática os looks das passarelas. 

Com a curadoria do Steal The Look, é possível conferir o balanço das novidades apresentadas nas fashion weeks, fotos e destaques dos desfiles, além de dicas para saber onde adquirir peças que correspondem às tendências lançadas. Para isso, a consultora de moda e fashion stylist, Roberta Weber, visitou o Iguatemi Porto Alegre para selecionar diversos produtos alinhados ao que foi apresentado nos eventos. Os posts no feed e vídeos nos stories foram publicados no perfil do @iguatemipoa, com as dicas do Steal The Look e as sugestões da influenciadora. 

Desde o início do ano, o Iguatemi vem desenvolvendo ações como esta, junto ao Steal The Look, de modo a traduzir as tendências internacionais e demonstrar ao público que a moda pode ser democrática. Em abril, o shopping divulgou nas redes cobertura especial do Oscar 2021, apresentando os destaques de moda e maquiagem no tapete vermelho; e entre fevereiro e março a parceria promoveu cobertura exclusiva em primeira mão das fashion weeks de Londres, Milão e Paris, realizada também pelo Steal The Look, juntamente com o site A Lot of Trouble. Ao longo do ano o projeto segue ocorrendo, com conteúdo pensado exclusivamente para o público do shopping. 

“Estamos muito felizes de contar com a curadoria de uma grande plataforma, que é referência neste assunto, para oferecer conteúdo relevante aos nossos consumidores. Acreditamos que a moda pode ser acessível e que possui espaço para todas e todos. Por isso, com esse projeto, buscamos aproximar os gaúchos das principais tendências das passarelas, além de seguir agregando e integrando novas marcas robustas ao nosso mix de operações de moda e beleza”, afirma a gerente de Marketing do Iguatemi Porto Alegre, Cristina Maggi. 

De modo a proporcionar experiências únicas aos clientes, cada vez mais, o shopping busca trazer marcas consagradas e exclusivas ao empreendimento. Atualmente, o Iguatemi conta com 85 operações exclusivas no estado do Rio Grande do Sul. Neste último semestre de 2021, foram inauguradas unidades das marcas internacionais Vans e Calzedonia, além das brasileiras Maria Filó e Luiza Barcelos. Para quem ainda não conferiu as novidades, é possível conhecer sob a perspectiva da Beta Weber, que visitou dez lojas do shopping para montar looks alinhados às tendências das fashion weeks. 

“Na busca por desmistificar as tendências das passarelas internacionais, nosso time de moda acompanhou as duas semanas mais importantes da Europa com um olhar para além do que estava sendo apresentado nas coleções masculina e de alta-costura, mostrando que é possível adaptá-las para o universo da mulher brasileira. A união com o shopping Iguatemi nesta ação comprova que o varejo gaúcho está cada vez mais à frente das novidades do segmento fashion, sendo destino certeiro para compras das maiores tendências da temporada”, ressalta Aline Santos, coordenadora de conteúdo do Steal The Look. 

SORRIFÁCIL

Um nome que tem entrada em todas as famílias. Assim foi anunciado o novo garoto-propaganda da Sorrifácil: o cantor Daniel. Segundo o presidente da maior rede própria de odontologia do Brasil, Everson Martins Baptista, a escolha se deu principalmente pela conexão do artista com os valores da marca e com o perfil do público atendido. 

“A gente já admirava e passou a admirar ainda mais o cantor Daniel, pela sua capacidade de conquistar sorrisos, com humildade e simplicidade”, afirmou Baptista, durante a Convenção Nacional 2021, que ocorreu neste sábado (03). 

Ao lado do vice-presidente Eduardo Verdu e do gerente de Marketing Rafael Nardi, o presidente destacou que a campanha tem inspiração nas equipes que se dedicam diariamente a proporcionar qualidade de vida aos pacientes e realizar o sonho de voltar a sorrir. 

Daniel destacou a missão da Sorrifácil, que é transformar a vida das pessoas. “A partir de hoje, estarei junto com vocês celebrando os 15 anos e conquistando ainda mais sorrisos. Fico muito orgulhoso de ter sido escolhido para viver junto esse ano de comemoração. Tenho certeza de que, assim como eu levo alegria para os meus fãs, a Sorrifácil também leva muita felicidade para as pessoas, ao proporcionar, com carinho, o acesso à odontologia de qualidade”, expressou.

A campanha, produzida pela agência WTAG, pretende elevar a Sorrifácil a um novo patamar de marca, demonstrando a dimensão da empresa. Daniel estará  presente em todos os materiais da rede, por meio de mídia offline, comerciais de televisão e ações nos canais digitais. 

AD SPEND REPORT

O investimento em publicidade deverá crescer 10,4% globalmente em 2021, de acordo com o relatório dentsu Ad Spend Report. No Brasil, o crescimento deve ser de 8,8%. O documento semestral, que combina dados de 59 mercados, prevê que serão investidos US$ 634 bilhões em todo o mundo e todas as regiões devem desfrutar de um crescimento positivo.

“Ninguém no mundo esperava por mudanças tão abruptas no comportamento do consumidor. A transformação digital foi acelerada e é fundamental compreender essa nova rotina e necessidades das pessoas assim como devemos entender os desafios das marcas”, afirma Luísa Bernardes, Chief Media e Data Officer, da dentsu International.

O relatório ainda aponta que países como Canadá, EUA, Austrália, Reino Unido e Índia estão prevendo taxas de crescimento particularmente altas em 2021 e é esperado que o crescimento exceda os níveis pré-pandêmicos em cinco dos treze principais mercados publicitários.

O declínio dos gastos em publicidade global provocado pela pandemia em 2020, provou ser menos severo do que o previsto, com algumas tendências que surgiram durante o ano passado. O aumento de 4% nos gastos com publicidade digital em 2020, deverá crescer 15,6% em 2021, para atingir US$311 bilhões, representando uma participação de 50% nos gastos globais com publicidade. As previsões para Social (23,0%), Vídeo (17,0%) e Search (16,3%), atingindo US$110,1 bilhões em 2021.

A maioria dos canais retornará ao crescimento em 2021, com exceção das mídias impressas, observando um ligeiro declínio (-4,4%) em nível global – uma vez que esse formato está adaptado também a entregas de publicidade digital. Com aumento da restrição à atividade social, o Cinema e as mídias externas, registrarão um retorno pós-impacto da pandemia, aumentando 35,1% e 14,6%, respectivamente. O rádio também verá um crescimento (10,4%) impulsionado pelo áudio e TV digitais (7,1%).

As programações ao vivo, como o Campeonato Europeu de Futebol da UEFA e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio continuam sendo eventos que garantem o crescimento nos gastos com publicidade na TV, com um aumento de 7,1% em 2021 para atingir US$188,4 bilhões. Os dados do relatório sugerem uma mudança em direção à Connected TV(CTV), que permite publicidade personalizada e a Over The Top (OTT), transmissões de vídeo feitas pela internet que não precisam de uma assinatura de tv a cabo. No momento em que a audiência está se movendo em direção ao consumo de mídia digital, significa que os gastos globais com TV permanecerão abaixo dos níveis pré-pandêmicos até além de 2022.


Olhando para as indústrias que terão crescimento nos investimentos publicitários este ano, será uma pequena surpresa que os gastos do governo continuem sendo uma área chave de crescimento, apoiando o lançamento da vacina contra a Covid-19 e outras iniciativas relacionadas. Os setores de viagens e transporte, embora ainda afetados pela incerteza do ano passado, perceberão um aumento na demanda (8,7%). Prevê-se um crescimento da mídia e entretenimento (8,9%) e um aumento da publicidade automotiva (9,5%).

“O segredo para as marcas se destacarem é manter o radar sempre ligado, prestando atenção nas necessidades e urgências do seu público. A escuta é sempre o melhor caminho.”, afirma Marcio Quartilho, Managing Director at iProspect Media Platforms & Technology EVP at dentsu international.

Em 2021, o mercado está vendo uma recuperação no crescimento (10,4%), uma melhoria (4,6% pts) em relação à previsão de janeiro. Olhando para 2022, a recuperação deverá continuar quando os investimentos forem capazes de atingir US$680 bilhões e crescer a uma taxa de 7,2%.

FERNANDO DE NORONHA

O Governo de Pernambuco anunciou novas flexibilizações de atividades no Arquipélago de Fernando de Noronha. Com o avanço do plano de convivência na ilha, bares e restaurantes podem funcionar até meia-noite. Além disso, entre 12h e 14h e entre 17h e 21h, está permitida a apresentação de música ao vivo, apenas com voz e violão. 

Assim como outros municípios do Estado, Noronha recebeu autorização para realizar eventos sociais e corporativos com capacidade limitada de 50 pessoas ou 30% da capacidade do local – o que for menor. No caso dos eventos corporativos, o limite é de 100 pessoas ou 30% da capacidade do local; prevalece o que for menor.

Para a presidente da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), Adriana Flor, a flexibilização das atividades dão esperança de dias melhores na ilha. ” Para nós que trabalhamos com bares, restaurantes e entretenimento de forma geral, as novas liberações nos trazem esperança de que estamos no caminho certo para o novo normal. Mas sabemos que ainda precisamos ter muita responsabilidade e continuarmos com os cuidados para combater o novo coronavírus”, comentou.

O artista Ricardo Dantas também comemorou as novas liberações: “Estávamos parados há meses, com todo o setor de entretenimento passando por uma grande dificuldade. Estou feliz com as novas liberações, mas, infelizmente, as medidas ainda não atendem toda a classe artística. Esperamos que isso aconteça em breve”. 

Permanece proibido a realização de festas e shows na ilha. Também continua vedado o funcionamento das atividades não essenciais no horário compreendido entre 0h e 5h.

O site da associação é o www.apfn.com.br

RÁDIO

O consumo de rádio já não se limita ao aparelho tradicional: cada vez mais digital, o meio se adaptou ao ritmo de seus ouvintes. Para aferir o consumo dessa audiência fluída, a Kantar IBOPE Media anuncia o Extended Radio, solução que possibilita a análise da audiência em emissoras ao vivo no AM/FM e online, facilitando a compressão do comportamento dos ouvintes em diferentes plataformas.

Por meio de uma interface simples e online, é possível analisar os dados de consumo tradicional e digital das emissoras em uma única plataforma, com visualização do número total de ouvintes e do tempo médio de consumo por faixas horárias, além de avaliar o desempenho da concorrência. Os dados de audiência ao vivo AM/FM são coletados pela Kantar IBOPE Media e os dados de streaming em parceria com Triton Digital e Nextdial, empresas especializadas em aferição de áudio digital.

“O rádio vem acompanhando a evolução do consumo de mídia do brasileiro há décadas. Se a atenção do consumidor está cada vez mais fragmentada em tantas mídias, é preciso entender os pontos fortes do conteúdo de áudio em seus diferentes formatos e aproveitar as oportunidades para valorizar os espaços publicitários do meio. O Extended Radio vai facilitar a compreensão desses dados com a análise integrada de um consumo que já é multimidia”, explica Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media.

CUPOM ANJO

Com propósito de auxiliar entidades sociais, que principalmente neste difícil período necessitam de ajuda financeira, em maio deste ano o aplicativo Mobo lançou em sua plataforma o chamado Cupom Anjo. Originalmente conhecido por oferecer descontos em gastronomia e lazer, o app, ciente de sua responsabilidade social, hoje possui também esta aba de cunho solidário, que inicialmente contemplou cinco instituições. Passados apenas dois meses do começo da iniciativa, já são dez estabelecimentos que podem receber doações dos usuários.

Os novos, Instituto Criança Mais Feliz; Instituto Alce; Projeto Social Tia Léia; Juntos Somos Mais Fortes e Centro Renascer da Esperança, juntam-se aos já beneficiados Spaan (Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados); ACELB (Associação de Cegos Louis Braille); Associação dos Amigos, Artesão e Pescadores da Ilha da Pintada; Projeto WimBelemDon e Associação Pata Santa. A nova aba social registrou neste curto espaço de tempo excelente aceitação e procura por parte dos usuários.

Segundo Fernanda Fröhlich, CEO da Dragon Venture Capital, empresa da qual o Mobo faz parte, o projeto contou com auxílio profissional de uma assistente social. “Pesquisamos e nos aliamos com instituições de credibilidade e trabalho reconhecido para que as pessoas possam doar com tranquilidade e ter segurança de estarem fazendo o bem a um lugar sério”, observa. Ela ainda ressalta que ver essa iniciativa acontecer está sendo uma realização para a empresa. “Queremos que esse trabalho voltado à assistência social evolua e ganhe grandes proporções, pois sabemos que juntos podemos fazer diferença para aqueles que precisam” evidencia.

Para doar, basta acessar a plataforma https://mobo.com.br/, clicar em Cupom Anjo e escolher uma das três faixas ofertadas – R$ 15,00, R$ 30,00 ou R$ 50,00 -, tendo possibilidade de baixar cupons de diferentes instituições. O valor doado pela pessoa vai diretamente para a entidade escolhida por ela, bastando seguir o passo a passo descrito no regulamento do cupom.

TECNOLOGIA

O mercado financeiro nacional vem se transformando nos últimos anos e a entrada de players digitais chacoalhou a forma de atender o cliente. A digitalização, no entanto, acelerou por conta da pandemia de covid-19. Diante das orientações de distanciamento social, serviços como cashback, PIX e QR Code se popularizaram e transformaram a forma como o brasileiro se relaciona com o dinheiro.

É o que revela a edição de julho do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela Kantar IBOPE Media. Batizado de “Smart Banking: a nova relação com o dinheiro e o saldo da inovação”, os principais insights do relatório destacam o novo comportamento do consumidor e os cuidados na hora de gastar dinheiro.

Novos comportamentos

A pandemia de Covid-19 provocou uma crise em termos sanitários e econômicos. O cenário de incertezas fez com que o brasileiro passasse a poupar mais. De acordo com a Kantar IBOPE Media, hoje 81% das pessoas gastam dinheiro com mais cuidado do que o faziam antes da pandemia. Esse tipo de comportamento apresentou um crescimento de 32% em relação aos dados de cinco anos atrás.

Outra mudança está relacionada à aplicação do dinheiro. As poupanças não são mais o principal meio de poupar dinheiro na cabeça dos investidores. Com a digitalização dos serviços bancários e o acesso facilitado a corretoras de investimento, cresceu a quantidade de pessoas que buscam alternativas e comparam as opções disponíveis no mercado. A quantidade de pessoas que declaram sempre procurar a melhor opção em serviços e aplicações cresceu 42% nos últimos cinco anos.

Esse hábito, inclusive, é mais visível entre a Geração Y (26-40 anos), uma vez que 60% das pessoas dentro dessa faixa etária estão preocupadas com suas aplicações. A Geração X (41-60 anos) e os Baby Boomers (60-75 anos) aparecem em seguida, com 56% e 49%, respectivamente. A Geração Z (18-25 anos), por sua vez, é a menos prevenida, com 48%.

Ainda dentro deste contexto, é importante destacar que o dinheiro físico está sendo usado cada vez menos, com queda de 11% em 2020. Por outro lado, as carteiras virtuais apresentaram aumento: 4,4% dos internautas que fizeram algum pagamento, declararam ter realizado a ação por aplicativos, sendo a Geração Z a mais adepta, com 7% realizando ao menos uma compra dessa forma.

Outros fatores de impacto

Nem só dinheiro movimenta o mercado financeiro. Antes de contratar um serviço, os brasileiros levam em consideração diferentes fatores. O principal deles é o atendimento prestado. Um contato mais próximo e eficiente é importante para 54% dos entrevistados pela Kantar IBOPE Media, tendo maior peso para a Geração Z (61%).

A taxa de juros, por sua vez, ocupa a segunda posição. Um banco que pratica valores amigáveis é relevante para 42% dos brasileiros. Esse fator é observado, principalmente, pela Geração X (46%).

Ainda há outros dois pontos que pesam na escolha ao fechar um negócio financeiro: a quantidade de serviços oferecidos pela internet (15%) e a recomendação de pessoas próximas (13%). Ambos são mais observados pela Geração Z, com 23% e 24%, respectivamente.

Confira mais na edição de julho do Data Stories, disponível no site da Kantar IBOPE Media.

LEIA MAIS:

Destaque: PL que muda comercialização do futebol é aprovado

Especial: Social Commerce

Artigos: José Maurício Pires Alves, Marcelo Trevisani e Claudio Bernardo

Charge: Confira a charge do criativo Cado Bottega

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *