NOTAS DA SEMANA – 22.10.2021

ENTREVISTA COM CARLOS TOILLIER

1. Quem é Carlos Toillier ?

Um ser humano em busca permanente pela sua melhor versão.

Publicitário, Pai e Empreendedor.

Publicitário porque amo o que eu faço e porque na Propaganda a gente reinventa a Vida todos os dias. O Pai acredito ser a minha maior realização. A Família é um dos meus Pilares, minha Filha e minha Esposa são a minha base. E Empreendedor, porque sempre vivi as Empresas por onde passei com a cultura de dono.

Se formos traçar uma timeline, comecei a trabalhar bem guri como Vendedor de Roupas nos anos 80. Cedo descobri meu instinto comercial. Sempre tive fome de gol. Dali para a Publicidade foi consequência. Comecei Redator (sou Filho de Professor de Português e amo escrever até hoje). Depois entrei na RBS como Trainee em 1993. O primeiro desafio foi superar milhares de concorrentes. E junto, uma oportunidade de ouro. Aprender a prática no olho do furacão. Marketing, Comercial, Eventos, Financeiro, OPEC da RBS TV e RBS Rádio, todas as áreas da Mídia Eletrônica. Imagine as Feras ? Zé Maurício, Alberto Freitas, Claro Gilberto Gentilini, Donádio, Jorge André, um  Time de Craques. Depois do treinamento, veio uma sequência de Rádios e Públicos diferentes como Executivo de Contas nas Rádios Cidade, Atlântida e Rádio Gaúcha. Hora de grandes Mulheres Gestoras como a Rosi Zommer, Verinha Bavaresco e Sandra Schilardi. Sou um apaixonado por Rádio até hoje. E guardo comigo a leveza e agilidade do Rádio que que já nasceu mobile e ao vivo, características que a TV  tem muito fortes hoje em dia.

Em 1997 um convite espetacular. Montar o Marketing da Diadora no Brasil. De Veículo, virei Cliente, mas sempre com a comunicação no sangue. Entram em cena o Marketing Esportivo e suas múltiplas conexões com Guga, Rolland Garros, Copa Davis, Baggio e Press-Tour pela Europa, Ulbra-Diadora, Times de Futebol, Copa do Mundo e muito mais trabalho, aprendizado e desenvolvimento. Depois de dois anos intensos, resolvi empreender e montar a Show Business, Agência de Comunicação . Mais uma mexida de lado no Balcão dos Negócios e  muito aprendizado. Já em 2000, a RBS me chama de volta e retorno pelas mãos de Jorge Dib e Renato Sirotsky para o Time do RBS Plus como Key Acount Manager do recém criado Segmento Jovem. O Plus, como ficou conhecido, acabou sendo o embrião do atual modelo empregado pela RBS de atendimento multimídia. Learning by doing, lema daquela época. Mais um momento de aceleração e crescimento aprendendo com Francisco Valim, Tigre, Eduardo Gerchman e tantos outros Feras. Aprendizado e crescimento em série com o  Planeta Atlântida e todos os Veículos do Grupo, especialmente internet, jornal e revistas, meios com os quais ainda não havia trabalhado. Por falar em Revista, em 2001 lançamos o E aí? em um projeto maravilhoso baseado na Time Out e no Guia del Ocio de Barcelona e a Revista Atlântida. Nesse mesmo ano veio a 1ª Estrela da ARP de Veículo do ano com o E Aí?

Em 2002 assumi a Gestão Comercial das Rádios Atlântida, Cidade e Itapema 102.3. Toigo (que anos depois viria a ser o CEO do Grupo),  Felipe Goron, Leandro Valentim foram meus Mestres na época.

2003/04 e 05  foram 3 anos de Gestão com as Rádios Farroupilha e Cidade. Foi hora de crescer mais, recuperar os PPR´s, lançar o Cidade Elétrica, ler muito sobre a Base da Pirâmide, Prahalad, classe C, Festa da Farroupilha e fazer 1 milhão de amigos. Poucas vezes o casamento produto e comercial deu tão certo quanto com Mauri Grando.

Em 2006 atendi o chamado do Geraldo Correa, Sílvia de Jesus e Flávio Steiner e fui aprender mais uma vez retornando ao universo da internet com o ClicRBS e o Hagah. Aprendi muito sobre o universo digital com o grande Gracioli.

Nova virada em 2007. Em uma conversa com o Luis Cruz, o famoso Luisão, o SBT me chamou para uma oportunidade de voltar à TV. Logo no início, vivemos a dor de perder o Brito e o Zé, dois Seres Humanos Fantásticos que as Famílias e os amigos perderam no trágico acidente da TAM. O Zé, José Luiz Pinto Souto, além de Professor, foi um dos melhores Vendedores que já vi na Vida. Tive a honra e o desafio de suceder meu Mestre como Gerente do Mercado Nacional do SBT . No final daquele ano, fui eleito Atendimento do Ano no Salão da Propaganda da ARP e dediquei o Prêmio a esses Caras que tanta falta fazem até hoje.

Em 2012, fui galgado a Diretor Comercial. E no final de 2017, assumi como Head da Operação no RS. Tempos intensos e de grande crescimento. Marcelo Parada, Daniel Pimentel Slavieiro (um dos melhores Caras com quem já trabalhei), Carlos Amaral, Luisinho Cardoso e Reinaldo Valdez – junto com um Time que a gente montou de tubarões com fome fizeram toda a diferença. A partir do casting local que já havia sido construído,  ampliamos as conexões para uma série de eventos como a Torcida Campeã SBT/O Bairrista na Copa de 2018, Estúdio de Inverno e Natal Luz em Gramado, Festa da Uva, Expointer e Acampamento Farroupilha. Os braços do polvo conectaram o Mercado. Consequências ? Crescimento da relevância, faturamento, rentabilidade e 2 grandes Prêmios de Veículo do ano para o SBT em 2016 e 2018 no Salão da ARP.

Mas como toda história tem um fim, março de 2020 fecha meu capítulo no SBT.

Entra em cena o Grupo Record e o Presidente Carlos Alves. Em menos de 30 dias e em plena pandemia, esse mineiro genial e com visão transformadora me contrata para mais um avanço na carreira. E cá estou desde então. Reencontrei velhos Amigos, como o grande Sílvio Silva, o Silvinho e fiz outros tantos. A Record impressiona pela estrutura. São 12 equipes de Jornalismo para dar conta de produzir 7h30 de jornalismo diariamente. Para um Fã do Localismo como o gaúcho é um espetáculo. Em 2021, além de promovermos o Natal Luz com exclusividade, trouxemos a Ana Hickmann e o Álvaro Garnero para serem, respectivamente, Madrinha e Embaixador do Natal Luz. Some a tudo isso, além do Correio do Povo (impresso e digital) e a Rádio Guaíba, o fato de sermos um Grupo Multiplataforma com Record TV, PlayPlus, Record News e Record Internacional – nos posiciona como um Hub de conexões e retorno para o Mercado.

2. Tua experiência com passagens em veículos de segmentos e programações diferentes interferiram na tua vida profissional?

Muito. E o mais interessante é que isso combina demais comigo. O mundo não vai se adaptar a gente. É nós que nos adaptamos ao mundo, já dizia Darwin na Lei das Espécies. Temos que nos recriar porque o que nos trouxe até aqui não é o que vai nos levar adiante. Em tempos de transformação digital, dados e inteligência artificial, temos que nos renovar diariamente. Quero estar no zeitgeist da minha época.

Tantos Veículos e Clientes diferentes me deram uma certa fluência em pontos antagônicos:

Dá pra dialogar com a Empresários e CEO´s com mais experiência e conversar de perto com startupeiros de 20 e poucos anos. É um pé em cada mundo.

3. O mercado responde e respeita os profissionais da área comercial?

Excelente pergunta. Eu diria que o Mercado está cada vez mais exigente com os Profissionais da Área Comercial. Aqui, ressalto o trabalho que tu (com toda a tua História) e o GAV fazem pela capacitação dos Profissionais da Área Comercial dos Grupos e Veículos de Comunicação. Hoje tudo são números, métricas, dados, ROI. Temos que estar preparados.

4. Qual o maior legado da tua vida? Formação ou a construção de um lar?

Alguma dúvida ? Certamente os dois porque eles andam juntos. Minha Família e a minha Vida Profissional nunca foram uma encruzilhada, e sim, partes do mesmo ser. E temos muito a fazer, afinal de contas, a perfeição está na busca.

Gosto muito de uma frase do Walter Longo que me inspira a ir além:

“ O grosso do dia a dia são as pendências. Porque a pendência de hoje foi a tendência de ontem. Reservo 10% do meu tempo para as tendências. Isso me ajuda para a jornada que vou ter daqui para a frente. “ Serve de modelo para o meu crescimento diário e constante.

BANRISUL

As  3 agências vencedoras da licitação do Banrisul já estão em pleno trabalho, são elas: MOOVE, MATRIZ E ESCALA.

CANOAS

Mais de 8 agências irão participar da concorrência da conta da Prefeitura de Canoas no mês de novembro. Serão escolhidas apenas duas.

SALÃO ARP

Depois de um 2020 de formato phygital (um misto de estrutura física com digital) em razão da pandemia do coronavírus, o Salão ARP volta a ser realizado com presença de público. A Associação Riograndense de Propaganda (ARP), que promove o evento, anunciou data e local onde irá acontecer a tradicional premiação da comunicação gaúcha: dia 6 de dezembro, no Cais Embarcadero, em Porto Alegre.

Como vem fazendo nos últimos anos, a ARP busca novamente se reinventar para acompanhar as mudanças do setor e do mundo. Após as adaptações do ano passado e, agora, com um percentual expressivo da população vacinada contra a Covid-19, a associação pretende retornar ao formato original do evento – não sem os devidos cuidados contra o vírus. A decisão partiu de reinvindicação do próprio mercado à entidade.

“Chegou o momento de reencontrarmos amigos e colegas, de encerrar um ano tão difícil exaltando o que ele teve de positivo na Comunicação. Afinal, a ARP é P de pessoas”, declara a presidente Liana Bazanela, que encerra quatro anos de gestão à frente da entidade. O evento será exclusivo para sócios e convidados. “Além de respeitar as medidas de prevenção do coronavírus, queremos valorizar o sócio que se manteve ao nosso lado nesse período difícil que todos enfrentam”, comenta Liana.

Como de costume, receberão a famosa “estrela da ARP”, os escolhidos nas quase 20 categorias da premiação. A novidade dessa edição será o “Projeto do Ano”, que reconhecerá o case de maior destaque em termos de inovação, criatividade, estratégia e resultados para a marca/cliente entre novembro de 2020 e outubro de 2021.

O Cais Embarcadero, que abrigará a premiação, é considerado a mais nova atração gastronômica, turística e de entretenimento da capital gaúcha. O projeto está implantado dentro do Cais Mauá, um dos principais cartões postais da cidade, junto ao Centro Histórico e nas margens do Guaíba. O espaço, que vai ser fechado exclusivamente para o evento da ARP, engloba uma área de 19 mil metros quadrados. “É hora de reencontros e novas conexões, de aliviar a saudade do olho no olho, mesmo que com a cautela acerca da saúde de todos que esses tempos exigem”, concluiu Liana. Informações como valores, horários e outras novidades serão divulgadas nas próximas semanas pela associação.

SIMERS

Temos, no médico, a razão da nossa existência. Para o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, defender esses profissionais, 24 horas por dia, é uma honra e orgulho. Para o Simers, todos os dias são dias dos médicos. Mas, neste dia 18 de outubro, exaltamos o valor desses profissionais à saúde e à vida. Parabéns a todos os médicos.

Confira o vídeo completo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=9njRczwJ6pc

NOTA DE AGRADECIMENTO

“Caras e caros jornalistas:
Minha gratidão a todos os profissionais da imprensa que manifestaram carinho, respeito e admiração pelo nosso fundador, Adelino Colombo. Vamos dar continuidade e honrar a memória do nosso líder inspirador. A empresa segue sem sua presença física, mas seus ensinamentos continuarão a nos guiar.
Durante os últimos anos, quando Seu Colombo presidiu o Conselho de Administração da empresa, o processo sucessório se consolidou. Sob minha liderança, no cargo executivo de vice-presidente, formamos um corpo diretivo robusto, com profissionais especialistas em suas áreas. Carreiras forjadas no interior da Lojas Colombo e com domínio do negócio são algumas das características que fortaleceram nossa diretoria, formada por Odair Ziero (comercial), Dirceu Baccin (administrativo), Fori Peccin (financeira), Edinara Gregolim (Crediare) e Elton Tedesco (consórcio e motos).
Este é o time que já atua no comando e que assume hoje uma nova e importante responsabilidade: perpetuar o negócio, zelando pela qualidade dos serviços e contribuindo para o desenvolvimento de nossa gente.
Reforço meu compromisso à frente da empresa: crescer de forma ordenada e solidamente, elevando a marca Colombo e garantindo nossa presença no ranking das melhores do Brasil. Temos 62 anos para honrar e muitos outros para construir.”
Eduardo Colombo
Presidente do Grupo Colombo

MASBAH!

O Masbah! deste sábado, 23 de outubro, conhece uma turma que está dando o que falar em Porto Alegre. Pelas ruas da cidade, passa uma carreta com som alto e personagens famosos dançando em cima do veículo. A apresentadora Brunna Colossi foi conhecer a ‘Carreta Balão Mágico’ e aproveitou para dançar e agitar nas ruas da capital gaúcha.

Brunna também foi conhecer a professora de dança Gabriela Ruschel e acompanhar uma aula de sapateado. Na pauta, claro, aprender a dançar os principais hits do momento.

E tem presença ilustre no Masbah!. Na verdade, um aniversariante muito especial. O boneco Ken completou 60 anos e para celebrar a data, reunimos um Ken e duas Barbies de verdade em uma comemoração com a cara deles. 

Na cozinha do programa do “Anonymus Gourmet”, é a vez de fazer um Bolo “falso e fingido” para conquistar o seu estômago.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir das 12h, e o “Anonymus Gourmet”, logo após, no SBT do Rio Grande do Sul.

ANNA QUADROS

A excelente e competente profissional que por vários anos atuou como Coordenadora de Marketing do Senac RS, está fazendo um giro completo e está atuando na Zahl investimentos, uma empresa que opera com a XP investimentos. 

Desejamos todo sucesso a Anna nessa nova fase de sua vida!

IAB BRASIL

O IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade digital no País, em parceria com a Kantar IBOPE Media, lança o estudo Digital AdSpend. A nova versão traz como destaque o fortalecimento da publicidade no digital, que teve um investimento acumulado de R$ 36,9 bilhões, considerando o ano de 2020 (R$ 23,7 Bi) e os seis primeiros meses de 2021 (R$ 13,2 Bi).

O Digital AdSpend conta com uma metodologia inédita, com captura mais abrangente, e que traz maior granularidade ao dado com análises do comportamento de setores e categorias no mesmo padrão de mercado dos demais meios. Com isso, a pesquisa traz uma visão estratégica dos investimentos em mídia digital no país, considerando visões setoriais e expectativas para os próximos meses.

“A partir deste ano, o IAB Brasil conta com a Kantar IBOPE Media como parceira na elaboração do Digital AdSpend para levar uma visão ainda mais ampla dos cenários de setores e categorias que fazem parte da publicidade digital”, explica Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil. “O estudo tem como objetivo disponibilizar informações para que o setor tome as decisões de maneira estratégica, compreendendo as atividades publicitárias com os mesmos critérios em todos os pontos de contato utilizados pelo consumidor”, complementa.

Dados 2021
Na análise comparativa de janeiro a junho de 2021 com o mesmo período de 2020, o Digital AdSpend indica que os investimentos em publicidade digital tiveram um crescimento de 25% no primeiro semestre deste ano.

Em relação à distribuição por tipo de dispositivo, mobile e desktop, os números ficaram bem próximos ao mesmo período de 2020, onde os anúncios publicados em mobile representaram 73% do share total.

Expectativa de crescimento para 2021
O IAB Brasil perguntou também para os seus associados sobre a previsão para o investimento em publicidade digital neste ano comparando a 2020 e identificaram que 79% das empresas associadas pretendem aumentar seus investimentos, outros 16% pretendem manter e apenas 5% diminuir.

Entre as empresas que pretendem aumentar, 34% aumentarão de 11% a 20% os seus investimentos e outras 32% declararam que irão potencializar o investimento entre 21% e 30%.

Dados 2020
O levantamento também revela que as compras dos anúncios em digital no ano passado foram 48% a mais em relação ao último relatório publicado pelo IAB Brasil, em 2019, com base de 2018.

Segundo o levantamento, cerca de 90% das transações de mídia digital em 2020 foram feitas de maneira automatizada, sendo 83% em plataformas self service, 4% em Programmatic Direct e 3% em Programmatic RTB (lances em tempo real). Completaram o share de modelos transacionais, as compras diretas (não automatizadas), representando 6% das transações e Adnetworks com 4%.

Outro destaque do estudo está na relação de direcionamento dos anúncios em Digital no ano de 2020, pois 73% dos investimentos foram endereçados para dispositivos móveis, sendo que as redes sociais tiveram 46% do total dos anúncios veiculados.

Os dados exclusivos também apontam que em 2020 o vídeo foi o formato líder nas redes sociais e representou mais de 80% do total da verba investida na publicidade digital, em comparação aos demais formatos de anúncios que foram 17%.

Os índices são reflexos, principalmente, do período de pandemia da Covid-19 que acelerou a adoção dos consumidores às tecnologias e plataformas digitais. De acordo com o estudo, 56% das pessoas entrevistadas afirmaram que a crise do Coronavírus fez com que elas incorporassem a tecnologia no seu dia a dia.

Setores que mais se destacaram
O Digital Adspend também analisou os números dos top 15 setores que investiram em publicidade no Digital. Em 2020 esses setores corresponderam a 94,4% da verba destinada às mídias digitais e os três anunciantes com maior participação na publicidade digital foram Serviços ao Consumidor (21,9%), Comércio (14,8%) e Financeiro e Securitário (12,2%).

MOOVE

O trânsito é um lugar onde as relações muitas vezes são extremadas por circunstâncias que fogem do controle. Porém, existe espaço para que cada um dos agentes (motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas, caminhoneiros) enxergue o outro como um igual. Despertar essa consciência e fortalecer a ideia de empatia nas relações de trânsito foram os desafios que nós, da Moove, aceitamos ao desenvolver a nova campanha do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran RS). O conceito da campanha – ‘Quando você se coloca no lugar do outro, o trânsito se torna um lugar melhor para todos’ – foi criado pela Agência Global e busca despertar nas pessoas os sentimentos de gentileza e empatia. Demos sequência ao conceito da campanha, com criação, direção e produção das peças, que reforçam que a empatia abre caminho para um trânsito mais humanizado, em que todos podem conviver com harmonia e segurança. O tom da campanha é leve e positivo, e é baseado nas relações entre os agentes do trânsito, com apelo na empatia formando uma corrente na qual as pessoas se “contaminam” pelo espírito da colaboração, do convívio e da responsabilidade. A campanha acontece durante a Semana Nacional do Trânsito, e vai veicular até o dia 29 de setembro, utilizando os meios TV, rádio e digital (Google, Facebook, Instagram, Twitter e Spotify).

IGUATEMI

Em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer no RS, o Iguatemi Porto Alegre recebe, no sábado, dia 30 de outubro, voluntárias da organização para uma iniciativa de prevenção ao câncer de mama. Em um quiosque cedido pelo empreendimento, que ficará localizado próximo à loja Zara, no 2º piso do shopping, as voluntárias da Liga distribuirão conteúdos de conscientização sobre a prevenção deste câncer, que é o mais comum entre mulheres. Informações sobre os serviços gratuitos oferecidos pela entidade e laços rosa serão distribuídos aos visitantes. A ação também foi realizada no shopping nos dias 2 e 16 de outubro, no mesmo local.

O espaço também contará com venda de produtos. Todo o valor arrecadado nestas datas será integralmente revertido para a Liga Feminina de Combate ao Câncer do RS. Máscaras, perfumadores, guarda-chuvas, ecobags e camisetas baby look alusivas à data, além de uma linha de lenços especial da Liga estão entre os itens que serão oferecidos. Também estarão disponíveis no local camisetas com desenhos exclusivos, de autoria da artista plástica Maria Tomaselli, doados à instituição.

No shopping, estão distribuídas mensagens de conscientização em alusão à campanha, reforçando a importância do autoexame, com adesivos em provadores de diversas lojas. Além disso, a árvore da Figueira foi iluminada na cor rosa, e as colunas onde ficam as APSs (autoatendimento para pagamento de estacionamento) também estão iluminadas.

PRÊMIO CABORÉ 2021

Dois parceiros do Grupo RIC, o Portal R7 e a Spark, estão entre os indicados ao Prêmio Caboré 2021, a maior premiação da indústria de comunicação no país, que está na 42ª edição. Considerado o “Oscar” do mercado, o Caboré  consagra os principais profissionais e empresas cujos trabalhos vêm se destacando nas áreas de publicidade, marketing e mídia, sobretudo neste contexto desafiador após a pandemia. 

A votação para o prêmio terá início no dia 1 de novembro, pela internet, para os assinantes do jornal Meio & Mensagem, que vão escolher entre 42 profissionais e empresas de 14 categorias. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 6 de dezembro, no Clube Monte Líbano, em São Paulo.

R7 ganha destaque combatendo a Covid-19

O Portal R7 está indicado na categoria “Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo”. O veículo se destacou com a cobertura do combate à Covid-19, a ferramenta Vacinômetro para acompanhar a vacinação pelo país, além de uma equipe de jornalistas, blogueiros e colunistas trazendo as principais notícias e bastidores da política, economia e da vida em sociedade. 

Também em 2021 estreou a redação do R7 Brasília, com mais 30 profissionais para trazer informações do que mexe com a vida do brasileiro. Notícias exclusivas dos bastidores do poder, furos de reportagem e muito mais.

Spark lidera no marketing de influência

A Spark, powerhouse de marketing de influência, está indicada ao Prêmio Caboré 2021 na categoria “Serviços de Marketing”. 

“Estamos muito orgulhosos por este reconhecimento. Obrigado ao Meio & Mensagem e a todos os líderes da indústria publicitária que nos indicaram como uma das empresas mais relevantes do Marketing brasileiro. E um agradecimento principal e mais do que especial, a todos os mais de 150 Sparkers. São 7 anos de muito trabalho, acreditando e desbravando todo o potencial que o mercado de marketing de influência tem para gerar valor a marcas e creators. Construímos um modelo operacional novo em um segmento que até pouco tempo não possuía esta visibilidade no mercado nacional. Essa indicação mostra que estamos no caminho certo”, comemora Raphael Pinho, CEO e founder da Spark. 

HOSPITAL SANTA RITA

Pode me chamar de Rosa: personalidades públicas participam de nova campanha da Santa Casa

Integrando as ações do Outubro Rosa, o Hospital Santa Rita, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, lançou no início deste mês a sua tradicional campanha sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o tema Pode me chamar de Rosa. Você muda seu nome e a prevenção pode mudar muitas histórias, a ação convida a sociedade a se engajar com a causa nas redes sociais.

A proposta é incentivar que personalidades públicas e influenciadoras digitais, em conjunto com o público, abracem a causa e utilizem os seus espaços nas redes sociais para compartilhar sobre a importância dos cuidados com a saúde. Para isso, sugere a inclusão da frase “Mas pode me chamar de Rosa” logo abaixo do nome na biografia do perfil do Instagram, chamando a atenção para o movimento. Com Patrícia Parenza como embaixadora e consultora da campanha, a direção de criação é de Cado Bottega, da Blend Comunicação, consultoria de redes e criação digital de Fabiane Echel, produção da Estação Filmes com áudio da Loop, planejamento e desdobramento online da Duo Studio Interativo e offline da equipe de Marketing da Santa Casa.

“Uma campanha que está tendo uma repercussão maravilhosa. Várias mulheres anônimas, globais e influencers, estão fazendo essa mensagem chegar mais longe. Uma imensa satisfação. É a comunicação alertando para a importância da prevenção e transformando histórias de vida. “ afirma Andrea Schuur Macagnan, gerente de comunicação e marketing da Santa Casa.

Entre as mulheres que já se engajaram pela causa está a atriz Totia Meireles, as jornalistas Sônia Bridi, repórter especial da TV Globo, Cristina Ranzolin, Kelly Matos e Sara Bodowsky, do Grupo RBS, além da própria Patrícia Parenza e da escritora Martha Medeiros. Nomes como Débora Tessler, Michelle Manfroi, Lu Gastal, Duda Buchmann, Patrícia Pontalti, Lydia Goes, Maysa Bonissoni, Clara Corleone, Patti Leivas e Mariana Weckerle também se somaram à campanha e postaram mensagens com a proposta. Confira:

Durante o mês de outubro, pode me chamar de Rosa.
Mudei o meu nome pra fazer um alerta e um lembrete a todas as mulheres: a prevenção é a melhor forma de diagnóstico precoce do câncer de mama. lembre-se que é sempre hora de cuidar do seu bem mais precioso, a saúde.

Para participar, basta utilizar a frase da campanha em um vídeo ou na legenda de uma publicação, sempre lembrando de marcar o perfil da Santa Casa nas redes sociais (@santacasapoa) e as hashtags #outubrorosa #prevenção #podemechamarderosa

ABA SUMMIT

Por meio de um olhar futurista, a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – promoverá no dia 11 de novembro, das 9h00 às 11h30, na plataforma Netshow-me, o ABA Summit 2021, evento que reúne profissionais de comunicação e marketing e trará como tema central “Ressignificando o presente, construindo o futuro” a partir de uma discussão relevante sobre a atuação do mercado e suas responsabilidades perante um futuro mais sustentável.

“O ABA Summit 2021 será sobre a construção de um futuro melhor. Compartilhando experiências do cenário atual focado nas movimentações e ações corporativas que refletem no futuro sustentável das pessoas, economia e do planeta. Não perca!”, adianta Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA.

A programação que contou com a co-curadoria de José Saad, head de insights da GoAd Media, apresenta um mosaico de temas, que serão aprofundados pelos executivos de acordo com suas expertises, como ESG, tecnologia e cultura, diversidade, cocriação e inovação e transformações.

Serviço – ABA Summit 2021

Data: 11.11.2021 – quinta-feira;
Horário: 09h, horário de Brasília;
Inscrições em: https://aba.com.br/aba-summit-2021-conheca-a-programacao-e-inscreva-se/

CENP MEIOS
Monitoramento dos investimentos em mídia no 1º semestre de 2021, realizado por 234 agencias credenciadas no CENP, publicado em setembro 2021, com valor faturado e share, respectivamente:

1 – TV Aberta …………………..3.900.407 ………52,9 %
2 – Internet………………………. 2.071.623 ………28,2 %
3 – Midia Exterior……………. 552.368 ……… 7,5 %
4 – TV por assinatura ……. 384.301………. 5,2 %
5 – Radio ………………………….. 288.229 …….. 3,9 %
6- Jornal …………………………. 138.278 ………..1,9 %
7 – Revista ……………………….. 31.249 ………..0,4 %
8 – Cinema ………………………. 18 ………… 0
TOTAL ………………………………. 7.366.563

ORQUESTRA VILLA-LOBOS

Estamos aqui para contar a vocês o que se passa com um dos projetos mais longevos e importantes de inclusão social por meio da música de Porto Alegre. A Orquestra Villa-Lobos, programa de educação musical da EMEF Heitor Villa Lobos localizada na Vila Mapa / Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, foi criada em 1992 pela professora Cecília Rheingantz Silveira e se constitui em patrimônio cultural, artístico e educacional da Capital gaúcha.

A maioria de vocês, certamente, já ouviu falar da Orquestra ou já assistiu a algum dos mais de 1.300 concertos realizados para um público superior a 350 mil pessoas em 60 cidades do Brasil e Mercosul. O projeto, resultado da iniciativa de uma servidora do município de Porto Alegre na escola pública municipal, envolve 20 educadores, a maioria deles formada no próprio projeto, atende – quando em funcionamento – mais de 300 alunos da comunidade e já recebeu 22 premiações em âmbito local, regional, nacional e internacional. 

Esta linda e importante iniciativa – pasmem – encontra-se desamparada pelo poder público municipal desde abril do ano passado. Sim, a Orquestra Villa-Lobos, uma referência de educação musical no Brasil e no mundo e que completará 30 anos em breve, está sem receber recursos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, sua mantenedora, há 19 meses.

No início da pandemia, o governo da época não renovou o convênio que financiava as oficinas de música, e todos os educadores foram dispensados. Com grande adesão da sociedade civil, arrecadamos o mínimo necessário para retomar as atividades por meio de financiamento coletivo. Na troca da gestão municipal em janeiro, apostamos que a situação seria resolvida em seguida. Assim foi a promessa. 

Mas foram nove meses de exaustivas tratativas, primeiro com a Secretaria de Educação e, mais adiante, com a Cultura e que efetivamente resultaram em nada de concreto até o momento. Por muitos meses, recebemos da iniciativa privada doações para cobrir os gastos com os educadores, sempre aguardando que, no mês seguinte, a Prefeitura resolvesse os entraves. 

Hoje, a Orquestra Villa-Lobos está com todas as atividades pedagógicas interrompidas. Já passou a hora de a mantenedora da Orquestra Villa-Lobos cumprir com o seu dever. E do cidadão porto-alegrense estar ciente do quanto a sua cidade perde com isso.

YARA

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, lança, nesta terça-feira, uma nova campanha para fortalecer sua conexão com o produtor rural, e dar ênfase ao posicionamento que tem adotado em busca de uma agricultura cada vez mais sustentável. Com o tema “Sua História é o que nos Nutre”, a proposta da marca é mostrar a vida por trás dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, por meio do depoimento de três pequenos agricultores que cultivam folhosas, morango e pastagem.

Em sincronia com o novo momento da Yara, a série retrata a estratégia da empresa em colocar o cliente no centro de todas as decisões e o avanço na agenda ESG. “Acreditamos que a criação de valor é mais forte quando conseguimos conectar as perspectivas das pessoas, do planeta e da prosperidade do negócio. E os vídeos trazem um olhar emocional e verdadeiro ao retratar que a integração entre esses pontos é simples e possível”, afirma a diretora de Marketing da Yara, Lucied Marques. “É por meio de histórias reais que vamos mostrar como temos nutrido um futuro alimentar positivo para o clima, ao lado do agricultor brasileiro”, completa.

As três peças, assinadas pela agência DZ Estúdio, foram criadas para os meios digitais e estarão nas redes sociais da Yara (Youtube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter), além de ganharem espaço no Canal Rural, portal de notícias especializado do setor a partir de 17 de outubro, quando é celebrado o Dia da Agricultura.

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