Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'col_wfConfig' is marked as crashed and should be repaired in /home/colunadonene/www/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'col_wfConfig' is marked as crashed and should be repaired in /home/colunadonene/www/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'col_wfConfig' is marked as crashed and should be repaired in /home/colunadonene/www/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'col_wfConfig' is marked as crashed and should be repaired in /home/colunadonene/www/wp-includes/wp-db.php on line 2056
NOTAS DA SEMANA 20.12.2019 - Coluna do Nene

NOTAS DA SEMANA 20.12.2019

2020

O ano de 2020 chega com esperanças e crença que teremos o crescimento que o país vem pedindo. De uma maneira geral alguns desvios de conduta de atitudes umbilicais se formaram pesadamente e estão desaparecendo e tudo está mais claro e preciso, pensando mais no geral e no país. Por aqui nossas façanhas custam a deslanchar, pois carregamos vícios, atitudes e gestões erradas.

No nosso segmento de comunicação estamos cada vez mais encolhidos e restando ao mercado situações desafiadoras e mudanças gerais. Temos hoje poucos empresários de propaganda que realmente sejam pessoas de negócios, entidades que não cumprem seu papel e fazem da propaganda um brinquedo de glamour com muita burrice e vaidade, essa entidade tem um discurso que não convence ninguém a não ser um pequeno grupo (que não pensa na entidade, e sim nos seus próprios egos). Precisamos que agências unidas a grupos fortes e decisivos que formem uma conjuntura dinâmica e com muitos profissionais querendo um mercado respeitado e pujante, esse ecossistema tem que ser grande.

RECONHECIMENTO

O Festival Mundial de Publicidade de Gramado 2019 foi transferido para 2020 na cidade de Porto Alegre, na PUCRS, no início de junho, pelo fato da cidade de Gramado ter se tornado inviável financeiramente. As exigências de tecnologia são caras e astronômicas. Os tempos são outros para conseguir apoio e patrocínio. A mudança para Porto Alegre não é definitiva. 2021 e 2022 espera-se mais.

Enquanto isso, a toda poderosa que só pensa em si e nas suas coisas ignora os 50 anos de Festival, ignora o seu fundador, e está levando para Gramado a Inovation/Fic que não tem a tradição e o reconhecimento como o Festival Mundial de Publicidade. Com esta atitude confundiu os másters patrocinadores do Festival colocando em risco a realização do evento! Mas, como tem uma grife que a protege e a faz toda poderosa, o mercado constrangido acaba aceitando. Era a hora de valorizarem quem criou o festival que possui mais respeito e tradição na propaganda gaúcha.

PREFEITURA DESTRAVADA

Logo após encerrada a disputa pela conta da Prefeitura de Porto Alegre as duas agências vencedoras já estão trabalhando à todo vapor.

Foi lançado o novo posicionamento de comunicação e colocado no ar uma campanha consistente no ar contando do novo momento desta administração e mostrando os feitos realizados.

Vale conferir a série de comerciais que já estão no ar nos VÍDEOS.

CONCORRÊNCIA ACIRRADA

Aconteceu a primeira sessão de abertura dos envelopes para o edital de escolha de 3 agências para o Banrisul.

10 agências estão participando do certame pela verba de mais de R$ 70milhões em investimento.

Escala, Matriz, BriviaDez, Competence, Global, Moove, SPR, Engenho de Ideias, Centro e Human.

Vamos ver como será o andamento deste processo e quem irá vencer este duelo por um dos maiores clientes do Rio Grande do Sul.

BAIXO BARRA

Um dos pontos mais bem decorados e receptivo em termos de gastronomia, com muita diversidade, conforto e muito charme.

Realmente A entrada C do Barra Shopping dá um show de conforto e prazer de ali se deliciar em qualquer hora do dia.

Marco, Eduardo, Tania  vocês arrasaram. A Multiplan não para de investir e fazer da zona sul em torno do Templo de Consumo um dos locais mais encantadores de Porto Alegre.

MAIS E MELHOR

Para saber sobre o que acontece no mercado de comunicação do RS e do Brasil, leia a Coluna do Nene. Mas, não são só as Notas da Semana que trazem conteúdos relevantes.

Veja nos vídeos a nova campanha da Prefeitura e do Governo Federal.

Saiba sobre as Tendências do Marketing e de Mídia na sessão DESTAQUE e em ESPECIAL leia o estudo que fala da influência das crianças nas compras de supermercado e também uma matéria falando sobre a Revitalização do 4º Distrito. Tem OPINIÃO, CHARGE e ARTIGO do nosso articulista Zé Maurício.

Quer saber mais. Acompanhe aqui.

NOVA AQUISIÇÃO

Prestes a fechar o ano com ampliação na casa dos 60%, a gaúcha BriviaDez se prepara para repetir o índice em 2020. Dentro desse plano agressivo, anunciou, esta quarta-feira (18), a aquisição da A2C – maior agência full catarinense e uma das top 10 independentes do Brasil. O objetivo da ação é acelerar a expansão nacional, com destaque para São Paulo e Santa Catarina. Graças à operação de M&A, a expectativa é de que a empresa eleve em 25% o volume de clientes no próximo ano. Serão mais de 250 colaboradores em cinco sedes no país e uma no exterior.
De acordo com o CEO Marcio Coelho, a aquisição é sequência de um movimento iniciado em outubro de 2018, quando houve a fusão da Brivia com o Sistema DEZ. “Tudo isso sinaliza nossa intenção de crescer também de forma inorgânica, dentro de uma estratégia maior. No nosso mercado, tamanho importa. Crescemos para agregar valor às marcas que atendemos, ajudando principalmente a enfrentarem os desafios impostos pela transformação digital”, destaca Coelho, revelando que está com o “radar ligado” para movimentos semelhantes em 2020.
Atualmente, a BriviaDez possui cinco escritórios: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Novo Hamburgo (RS), Florianópolis (SC) e Lisboa (Portugal), com mais de 150 colaboradores. A A2C, por sua vez, está sediada em Joinville (SC) e São Paulo (SP), onde trabalham quase 100 profissionais. As operações na capital paulista passarão pelo processo de unificação, e as demais unidades serão mantidas.

CAMPANHA AGENDA POSITIVA

O governo federal, por meio da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) apresentou nessa quarta-feira, 18, sua nova campanha publicitária que pretende destacar as iniciativas realizadas, em âmbito federal, nas diferentes regiões do País.

Com o nome de Agenda Positiva, a campanha é trabalhada em duas frentes: quatro vídeos com veiculação nacional que destacam os feitos do governo do presidente Jair Bolsonaro nas áreas de infraestrutura, segurança pública, social, e economia; e 45 diferentes filmes regionais, que destacam as obras do primeiro ano de governo em cada uma dessas áreas nos 26 Estados brasileiros e Distrito Federal.

Veja um dos comerciais da campanha nos vídeos.

CURSO AUDIOVISUAL

A Universidade Feevale realizará o curso Vídeo S/A: como as organizações podem (e precisam!) se comunicar na era audiovisual, entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2020, no Câmpus II da Instituição (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). O objetivo é ensinar aos alunos maneiras de identificar linguagens audiovisuais e escolher a melhor forma para engajar o público.

As aulas, que acontecerão de quarta a sexta-feira, das 18h30min às 22h30min, serão direcionadas a estudantes, empreendedores e profissionais das áreas de Comunicação e Recursos Humanos. A qualificação será ministrada pela jornalista Bruna Vianna Lopes, que atua como Especialista Audiovisual na Sodexo, empresa multinacional francesa. Mais informações, como investimento, por exemplo, podem ser obtidas no site www.feevale.br/cursoseeventos.

ACORDO INÉDITO

O Facebook anunciou nesta quarta-feira, 18, que fechou parceria com a Band, RedeTV e SBT para a produção de programas jornalísticos exclusivos para sua plataforma de vídeos, o Watch. Segundo comunicado, o objetivo é testar novos formatos, que alcancem novas audiências, junto aos canais de TV aberta.

As emissoras serão responsáveis por todo o conteúdo editorial e trabalharão com o Facebook para entender quais são os formatos e temas que mais se encaixam e engajam audiência. Com duração de cinco a 30 minutos, os jornalísticos serão lançados nas próximas semanas.

VERÃO DA REDE PAMPA

A programação de verão da Rede Pampa promete esquentar ainda mais o veraneio dos gaúchos. A beira da praia de Capão da Canoa será o palco do Rede Pampa Summer Lounge, com atrações para públicos de todas as idades, a partir de 4 de janeiro. Já o tradicional estúdio panorâmico do grupo de comunicação seguirá localizado no endereço mais privilegiado de Atlântida, junto a SABA. Vale conferir e acompanhar.

TÁ, E DAÍ?

No intuito de contribuir com todo o seu conhecimento sobre o consumidor gaúcho para o resultado do negócio de seus clientes, o Grupo RBS realizou a última edição de 2019 do “Tá, e Daí?” nessa terça-feira (10). Desta vez, a empresa recebeu a Divine Chocolates. O encontro marcou a 13ª edição do projeto desde a sua criação, um serviço exclusivo que, a partir da metodologia de design thinking, busca entender com profundidade os desafios de negócio do cliente e criar soluções em conjunto com ele.

Apenas em 2019, o “Tá e Daí?” trabalhou em parceria com seis marcas – Andreazza, Snowland, Doctor Clin, Suvinil, Excelsior e Divine – compreendendo profundamente seus desafios e oportunidades de negócio e co-criando soluções que possam aprimorar seus resultados. Para atingir esse objetivo, mais de 30 profissionais de diversas áreas do Grupo RBS se envolvem no projeto.

NOVA DIREÇÃO

Após a WPP concluir a venda da Kantar para um fundo de investimentos chamado Bain Capital o CEO da companhia, Eric Salama, anuncia que deixará o cargo assim que for escolhido o seu sucessor.

PLIN DIGITAL

Com a intenção de mostrar a nova sede e estrutura e ao mesmo tempo confraternizar com amigos, clientes e fornecedores, Mario e Mary Peteck receberam para um churrasco, nesta quinta, muito saboroso e com espumante de fabricação própria ADOLFO LONA, que todos adoraram. Grande e bela confraternização.

O QUE TERÁ VALOR EM 2020?

Na linha do que pode rolar em 2020, três análises se destacam:

A Forbes ouviu 22 líderes de marketing nos Estados Unidos sobre o que pode acontecer no próximo ano. Entre as previsões, alguns pontos chamam a atenção:
“Irá começar um aumento expressivo das ‘dark social conversations‘, ou seja, mais pessoas estarão mudando para canais de conversa particulares”, longe dos olhares das marcas;
“Pare de encher os consumidores com conversa mole. O engajamento só funciona quando você é interessante, quando você faz conexão emocional com as pessoas”;
“Lembre-se de pensar como consumidor; se você não gosta de pop-ups e anúncios irrelevantes em mídia social paga, é provável que seu público também não”.

A Marketing Week falou com sete líderes da área no Reino Unido. Dois destaques são:
“O investimento na mídia de longo prazo parece ter recebido muita atenção e deverá voltar”;
“Agir com propósito pode resultar em uma diferença significativa e mensurável. Simplificando, vamos passar de anúncios para atos!”

O editor Russel Parsons publicou na mesma Marketing Week uma lista “do que fazer em 2020”. Três pontos se destacam:
Diga “eu sou um profissional de marketing e tenho orgulho disso”, ou seja, está na hora de se voltar a ter amor-próprio na área;
“O insight voltará a ser valorizado”;
“As equipes de marketing precisam ser mais diversificadas em termos sócio-econômicos e étnicos”.

FUTEBOL O ANO INTEIRO

A Globo tem feito um esforço grande junto a CBF para que o Campeonato Brasileiro dure o ano inteiro.

A proposta é intercalar o calendário com os campeonatos estaduais e dar prioridade nas datas mais nobres para o campeonato nacional.

Parece fazer muito sentido e valorizar os clubes e o principal campeonato do país.

CENP DIGITAL

O CTD – Comitê Técnico Digital do CENP se reuniu em novembro, para tratar da aplicabilidade da recém-aprovada Resolução 01/2019 que declara, para efeitos da legislação, como Veículos de Divulgação/Comunicação todo e qualquer ente jurídico que tenha auferido receitas decorrentes da sua capacidade de transmissão de mensagens publicitárias.

Esta demanda foi apresentada ao CTD pelo Conselho Superior uma vez que o CENP é o fórum adequado para o debate de qualquer ajuste normativo, em termos de autorregulação, que promova melhorias para o mercado brasileiro de publicidade, por reunir as representações nacionais de Anunciantes, Agências e Veículos.

Vamos ver se algo novo acontece em 2020 para resolver esse assunto.

FACEBOOK E TV

O Facebook anunciou na quarta-feira (18) que acaba de fechar uma parceria com o SBT, Band e RedeTV para a produção de programas jornalísticos no Watch (plataforma exclusiva da rede social para vídeos). As emissoras serão responsáveis por todo o conteúdo editorial e trabalharão com o Facebook para testar novos formatos, que alcancem novas audiências.

Confira os programas:

SBT:

SBT Mulher, com histórias de mulheres que estão fazendo a diferença em diversas áreas, conduzido por Rachel Sheherazade, Isabele Benito, Neila Medeiros, Thais Nunes e Simone Queiroz.

Band:

Tudorial – Luiz Megale, Carla Bigatto, Helen Braun e Caio Rocha debaterão temas escolhidos pelo público ou assuntos em alta

#Vaidaroquefalar, no qual Ana Paula Padrão conversará com um público de menos de 25 anos sobre questões do universo jovem.

RedeTV:

Histórias do Dia, em que Erica Reis contará histórias de diferentes brasileiros sob um ponto de vista social, com foco nas principais notícias e temas atuais.

TENDÊNCIAS DE MÍDIA PARA 2020

Através do estudo Media Trends & Predictions, da Kantar Ibope Media, por meio dos insights gerados por outras pesquisas da empresa ao longo do ano e com a análise de especialistas, indica os principais temas que movimentarão o mercado e suas implicações para a medição e eficiência de mídia, confira:

STREAMING – O mercado de Streaming deve permanecer em alta. Companhias locais se estruturaram para ganhar relevância no mercado, como a Globo com o Globoplay e a Record com o Play Plus.

ÁUDIO – Aumenta o interesse de profissionais de marketing investirem em publicidade de áudio, porém deve ser considerado o medo de erros no momento da compra impede que as pessoas concluam as transações. Dessa forma, para consolidar as tecnologias em áudio, os fabricantes precisarão investir em recursos técnicos para conquistar credibilidade com o consumidor.

OFFLINE – As marcas nativas digitais se interessam em construção de marca à longo prazo, e para isso devem começar a investir em ativações off-line e em novas lojas, como por exemplo as pop-ups temporárias.

COLUNA EM RECESSO

Como grande parte da nossa indústria criativa tem adotado o recesso de final de ano em suas empresas, nós vamos adotar essa prática e a próxima publicação voltará no dia 10 de janeiro de 2020.

Um abençoado Natal e que tenhamos um 2020 cheio de boas novidades.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *