NOTAS DA SEMANA – 19.11.2021

Hoje iniciamos a série de entrevistas com profissionais de marketing e empreendedores que fazem acontecer no mercado gaúcho.

ENTREVISTA COM FABIANA LONDERO

1- Quem é Fabiana Londero ?

Fabiana Rossignolo Londero, mulher forte, intensa e divertida é a Head de Marketing da Lojas Lebes desde 2018.  Nascida em Rosário do Sul, em abril de 1976, a ariana simpática   foi morar em Alegrete aos 10 anos, cidade que também considera como sua casa. Aos 17, foi  estudar em Porto Alegre, onde construiu a sua brilhante carreira. 

A profissional que tem 27 anos de atuação na área de comunicação é formada em RP pela Famecos, com MBA em Marketing pela ESPM, pós em Comportamento do Consumidor pela FGV, e curso em Business pela School of London.

Profissional focada e determinada, Fabi, como é chamada pelos colegas, acredita que é preciso trabalhar com amor, tesão e dedicação. Workaholic consciente, como ela própria se define, dá sempre o seu melhor em tudo aquilo que faz.

Leitora voraz e eclética, Fabi é uma mulher e uma profissional curiosa e justa, com cabeça aberta e muito talento para atuar no varejo, uma de suas grandes paixões. 

2- Fazer comunicação hoje é muito mais que ser publicitária e marketing?

Para Fabi, fazer comunicação hoje é muito mais abrangente e complexo do que anos atrás.  

Segundo a profissional, fazer Marketing hoje significa fazer também psicologia, administração, finanças e gestão de pessoas. É entender de design, publicidade, jornalismo e  RP…É estar sempre atualizada, em constante processo de desenvolvimento com foco em estratégias e olhos voltados para os resultados.

3- O antes, durante ou depois?

Os primeiros empregos da Head de Marketing da Lebes foram na área de eventos, o que proporcionou à profissional um  olhar  360º sobre todo e qualquer projeto de execução. Trabalhou na Capacitá Eventos em dois momentos, passou pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e pelo Fórum Social Mundial, atuando também na Marprom.

E depois de tantos anos fazendo eventos para o varejo, e ouvindo palestras de expoentes como Mario Sergio Cortella, Fabi se apaixonou pelo segmento. Buscou, então, uma oportunidade em uma grande empresa gaúcha. Assim entrou para a Renner onde foi analista de comunicação corporativa, coordenadora e especialista. Uma jornada de 12 anos de muito aprendizado, conquistas e ótimos relacionamentos.

Em março de 2018 passou a comandar a equipe de Marketing da Lebes, onde, atualmente, gerencia um time de 50 pessoas. Com maturidade, seriedade e ao mesmo tempo com muita alegria, Fabi é entusiasmada com o que faz. Comunicativa e extrovertida, ela adora lidar com gente, o que acredita ser um aprendizado constante. 

4- Amor, paz e família? (sua vida sem trabalho)

Quando não está no trabalho, prioriza os momentos em família e com grupos seletos de amigos. Apesar de ser extrovertida, Fabi é extremamente reservada na vida pessoal e , pasme, muitas vezes busca seu silêncio na meditação.

Em casa, Fabi adora assistir filmes e séries especialmente de suspense e terror, mas a leitura é certamente o seu maior hobby. Está sempre com um livro ou o celular na mão. Além das obras técnicas focadas na carreira, ela se interessa muito por mitologia, cultura nórdica, egípcia e hindu, africanismo e diversas outras religiões. Conhecer a história do outro é seu fascínio, especialmente do feminino.

Viajar é outra grande paixão. Sempre que pode ela e o marido, Rodrigo Machado, sócio diretor da Opinião Produtora, se programam para bater perna em algum canto do mundo. Ah! E quando sobra um tempinho, Fabi também gosta de dormir e, dorme como uma adolescente. Muito.

CHIADA
Como sempre tiveram várias chiadas a favor e contra os nomes indicados para finalistas nas categorias do prêmio do Salão ARP

“As mesmas…”

“Essa já ganhou…”

“O que foi feito…?”

“O que isso tem a ver com o mercado…?”

“Finalmente!”

Discriminação! Será…?

PRÊMIO PRESS

Mais um sucesso do grande amigo Julio Ribeiro.

ARP

Fernando Silveira inova nos nomes da ARP, trazendo profissionais com vontade de vencer e mantendo um só nome da diretoria atual. Isso é muito bom para revitalizar e perpetuar o que já vinha melhorando na associação.

SALÃO ARP

O Salão ARP 2021 se aproxima e, conhecidos os finalistas dessa edição, agora a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) divulga detalhes sobre o serviço do evento. A premiação acontece dia 6 de dezembro, no Cais Embarcadero, em Porto Alegre. A ocasião é restrita para sócios da entidade e convidados, dentre eles parceiros, apoiadores, patrocinadores e indicados a receber o prêmio, que podem adquirir seus convites a partir de segunda-feira, dia 22.

Depois de uma edição em formato phygital (um misto de estrutura física com digital) devido à pandemia do coronavírus, o Salão ARP volta a ser realizado com presença de público. O espaço, que engloba uma área de 19 mil metros quadrados, vai ser fechado exclusivamente para a ocasião. Considerado a mais nova atração gastronômica, turística e de entretenimento da capital gaúcha, o Cais Embarcadero está implantado dentro do Cais Mauá, às margens do Guaíba.

O evento está marcado para iniciar às 18h, com coquetel e premiação seguida por confraternização com serviço de gastronomia, bebidas e DJ. Os valores desse ano vão de R$ 250 a R$ 450, entre sócios e não-sócios, incluindo chopp oferecido pela patrocinadora Clear Channel (veja mais detalhes abaixo).

No intuito de valorizar o associado e dentro da proposta de exclusividade da ocasião, a ARP oferece a oportunidades de seus sócios levarem um(a) convidado(a) não-sócio(a) ao evento. O benefício também se estende aos sócios Pessoa Jurídica, que podem chamar seus colaboradores – estes últimos mediante verificação prévia junto à entidade. Os convites podem ser adquiridos na sede da associação (Rua Tobias da Silva, 120/401), das 09h às 12h e das 14h às 18h.

A ARP salienta ainda que, por se tratar de local aberto, a data do evento fica sujeita à mudança em caso de chuva. Se isso ocorrer, a premiação será automaticamente transferida para a semana seguinte, dia 13, no mesmo local e horário. Para mais informações, estão disponíveis os telefones (51) 9 9872.5567 e 3233-3354, bem como o e-mail arp@arpnet.com.br.

Finalistas

1 – Empresário ou Dirigente de Comunicação do Ano:

– Carlos Toillier (Grupo Record)

– Fábio Bernardi (HOC – House of Creativity)

– Lara Piccoli (HOC – House of Creativity)

2 – Agência de Comunicação do Ano:

– HOC – House of Creativity

– Moove

3 – Marca do Ano:

– KTO Brasil

– Lojas Lebes

– Unimed Porto Alegre

4 – Veículo do Ano:

– Grupo Imobi

– Rádio Gaúcha

– SBT-RS

5 – Influencer e/ou Creator do Ano

– Cris Silva (Grupo RBS)

– Patricia Parenza

– Vanessa Musskopf (HOC – House of Creativity)

6 – Profissional de Criação do Ano:

– Gregorio Leal (HOC – House of Creativity)

– Laura Azevedo (Moove)

– Roberto Lopes (Escala)

7 – Profissional de Atendimento e Negócios ou Gerente de Projetos do Ano:

– Andréa Monteiro (HOC – House of Creativity)

– Bárbara Pufal (Moove)

– Milene Santos (HOC – House of Creativity)

8 – Profissional de Mídia do Ano:

– Mariana Velloso (HOC – House of Creativity)

– Taila Loureiro (Moove)

– Taísa Brambila (Paim)

9 – Profissional de Planejamento do Ano:

– Alexandre Laybauer (HOC – House of Creativity)

– Eugênio Lumertz (Moove)

– Nicolás de Arriba (Paim)

10 – Profissional de Produção e/ou Finalização de Agência do Ano:

– Alessandra Santos (HOC – House of Creativity)

– Carla Bild (Moove)

– Monique Sabater (Matriz)

11 – Profissional de Atendimento de Veículo do Ano:

– Andrea Correa (Grupo RBS)

– Eduardo Rorato (Grupo Imobi)

– Mara Bussolin (SBT-RS)

12 – Profissional de Marketing de Cliente do Ano:

– Andréa Schüür (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)

– Angélica Ritter (Corsan)

– Fabiana Londero (Lojas Lebes)

13 – Produção Publicitária Eletrônica e/ou Digital:

– Cubo Filmes

– Eyxo

– Mythago Produções

14 – Produção Publicitária de Imagem Gráfica:

– Estúdio Mutante

– Impresul

– SV Digital

15 – Serviços Especializados:

– Critério – Inteligência em Conteúdo

– Instituto IPO

– Inventa Evento

16 – Young do Ano:

– Guilherme Sill (HOC – House of Creativity)

– Guilherme Valim (Sinergy)

– Luiza Cauduro (Grupo RBS)

17 – Professor do Ano:

– Alesssandro Souza (ESPM)

– Gefferson Barths (UniRitter)

– Jorge Audy (PUC-RS)

18 – Projeto do Ano:

– Destemperados, vivendo a gastronomia em 360º (Grupo RBS)

– 50/50: abrindo portas para equidade de gênero na Comunicação (UFSM/UFRGS/Unipampa)

– Cais Embarcadero (DCSET Produções)

– CREMERS: Monitoramento e Impacto de Opinião (Moove)

– Instituto Cultural Floresta: um sopro de esperança em meio à pandemia (Agência Euro)

Foi comunicado nessa semana que na edição 2021 do Salão ARP, a categoria “Agência do Ano” contará com apenas duas finalistas: HOC e Moove. A terceira indicada, agência Paim, declinou de sua participação por motivos relacionados às suas estratégias de negócio. A solicitação foi apresentada formalmente em ofício enviado para a Diretoria da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) no dia 16/11/2021.

A ARP reiterou que a saída da Paim não influencia na participação dos profissionais da agência que concorrem ao prêmio.

MOOVE

A agência publicou no seu site nesse mês de novembro apresentando seu novo Código de Cultura:

“Como é a Moove que queremos agora e para o futuro? Quais as marcas, princípios e valores básicos para serem respeitados e trilharmos esse caminho?  Foi pensando nisso que  formulamos o nosso Código de Cultura – um guia para estabelecer o modo como atuamos, os compromissos que assumimos, aquilo que somos e no que acreditamos. 

Criatividade, ética, bons relacionamentos e foco nos resultados norteiam as atividades dos mais de 50 colaboradores da Moove. Mas nada disso vai se concretizar se não tivermos uma comunicação simples e fluida, comprometida com ideias e empatia. Afinal, em um mundo em constante transformação, valores como colaboração, compartilhamento de ideias e feedback ao que foi proposto são fundamentais para fazermos entregas cada vez mais qualificadas. 

Se por um lado gostamos do ‘olho no olho’, temos na digitalização dos processos — que se intensificou com a pandemia — um importante aliado para a circulação da informação correta e necessária. Dessa forma, todos os envolvidos em um projeto estarão na mesma página para a execução do trabalho. 

O que não aceitamos: atitudes machistas, que denotem qualquer outro tipo de preconceito ou discriminação contra uma pessoa, comentários e piadas sobre origem, personalidade, corpo, rosto ou preferências de alimentação, além de mentiras ou comentários depreciativos.

O nosso Código de Cultura foi construído de forma coletiva, escrito e pensado por vários profissionais do time. Será uma bússola para nortear as ações e construir uma equipe e um dia a dia ainda melhor. Afinal, além de pautar nossa atuação e de quem trabalha conosco, acreditamos estar contribuindo para a construção de espaços mais justos, no qual a ética, a criatividade e o respeito serão  princípios compartilhados por todos.”

PAINEL RBS NOTÍCIAS

A retomada das atividades presenciais e a chegada do período de férias com aumento no índice de vacinação trazem novas perspectivas para bares, restaurantes, hotéis e outros negócios ligados ao turismo, que foram duramente impactados pela pandemia do coronavírus. O debate sobre as novas possibilidades destes setores é o tema da nona edição do Painel RBS Notícias, que será realizado na próxima quinta-feira (18), com transmissão ao vivo pelo G1 RS.  

Mediado pelo jornalista Elói Zorzetto, o bate-papo terá Claudio Souza, diretor do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur), Pedro de Alcântara Bittencourt César, coordenador Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Patricia Palermo, economista-chefe da Fecomércio-RS, e Ivone Ferraz Teixeira, Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.     

Com início às 15h, o Painel RBS Notícias pode ser acompanhado ao vivo por este link. Também é possível enviar perguntas e comentários pelo WhatsApp da RBS TV, no número (51) 99388-5555. Ou usando a hashtag #PainelRBSNoticias nas redes sociais.     

Esta será a nona edição do Painel RBS Notícias em 2021. Desde fevereiro, a iniciativa já levou ao público debates sobre agronegócio, comércio, indústria, vacinação, construção civil e educação e violência. As edições anteriores podem ser conferidas pelo público na página do G1 RS, na qual são feitas todas as transmissões do evento. 

GAÚCHA SPORTS BAR

O Gaúcha Sports Bar, primeiro bar temático esportivo de uma rádio no sul do país, retoma as atividades. A partir desta quarta-feira (17), o público poderá acompanhar transmissões de esportes e assistir a programas da Gaúcha diretamente do local, interagindo com os comunicadores do Grupo RBS. A reabertura, em conjunto com a Tornak, conta com um novo operador: agora, o local joga junto com o Brechó do Futebol, responsável por proporcionar aos torcedores gaúchos um ambiente renovado e um cardápio exclusivo. 

Quem conferir a reabertura do Gaúcha Sports Bar vai perceber um ambiente repaginado, com diversas camisetas e mantas de clubes compondo o clima do local – decoração já característica do Brechó do Futebol. Além disso, o público poderá acompanhar as partidas em alta definição a partir de mais de 15 televisores espalhados pelo local para as transmissões de jogos, vídeowall de 172 polegadas – tudo com o objetivo de aproximar a Gaúcha dos ouvintes e de proporcionar experiências ao público.   

O bar, que já era ponto de encontro dos torcedores, esteve fechado desde o início da pandemia. Mas agora, considerando o avanço da vacinação da população gaúcha e a redução dos índices de contaminação por coronavírus, o cenário é favorável para a reabertura, que será realizada com o cumprimento de todos os protocolos de segurança exigidos pelos órgãos oficiais: o local irá operar com capacidade reduzida, levando em consideração o distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas, o uso de máscara será obrigatório para entrada no estabelecimento e será disponibilizado álcool gel para os clientes. 

Para marcar a reabertura, um evento exclusivo para convidados foi realizado nessa terça-feira (16), para a transmissão do jogo entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.  

Neste primeiro momento, o Gaúcha Sports Bar pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 17h às 23h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 23h. A partir do dia 27 de novembro, o local abrirá diariamente, das 11h30 às 23h. O bar esportivo está localizado no Viva Open Mall (Av. Nilo Peçanha, 3228), e conta com a parceria de KTO e Claro. 

FMP

O novo projeto da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) já conta com 10 conteúdos exclusivos sobre o Direito. O FMP Cast tem o objetivo de expandir o debate sobre as variadas áreas do curso e, recentemente, lançou um episódio focado nas carreiras jurídicas. Em uma conversa objetiva e enriquecedora, o Professor José Antônio Reich compartilha um pouco de sua experiência em décadas de atuação no Tribunal Regional do Trabalho e na formação de alunos dentro da FMP. São dicas práticas que valem para ajudar graduandos de outros cursos, além do Direito, e trabalhadores já estabelecidos em suas profissões. O FMP Cast está disponível nas principais plataformas de streaming e pode ser acessado em www.anchor.fm/fmprs.

A propósito, as inscrições para o Vestibular segue abertas até 22 de novembro no site fmp.edu.br. A prova será no dia 24.  

SBT

Nesta sexta-feira, 19 de novembro, acontece um encontro online com as redações do SBT do sul do Brasil. O evento conta com jornalistas das redações do SBT RS, SCC de SC e Rede Massa do Paraná.

Neste primeiro encontro, os colaboradores falarão sobre os jornais locais da hora do almoço. Os temas abordados serão: assuntos populares, modo de apresentação, estratégia de audiência e frases.  

“A ideia é alinhar os trabalhos, aproximar as redações e trocar ideia sobre gestão de trabalho e estratégia de audiência. Os 3 estados têm muitos fatores em comum e são culturalmente muito semelhantes”, explica Danilo Teixeira – editor regional do SBT RS e idealizador do evento.

SBT RS

O “Na Beira do Fogo com El Topador” deste domingo, 21 de novembro, traz uma receita que vai encantar os amantes do assado: “Matambre Bovino a La Pizza”. Antonio Costaguta, o El Topador, explica a origem do corte e alguns segredos para torná-la macia e suculenta. E para degustá-la, os convidados especiais: o missioneiro Érlon Péricles e Maria Alice.

“Na Beira do Fogo com El Topador!” é exibido aos domingos, a partir das 9h30 da manhã, no SBT do RS.

LOJAS LEBES

Acompanhando o movimento de digitalização global dos últimos anos e com o desejo de estar cada vez mais próxima dos seus clientes, a Lojas Lebes, uma das maiores redes de varejo do Rio Grande do Sul, renovou a aparência e deu ainda mais vida a sua assistente virtual, a Lê.

Ela sofreu mudanças e adaptações, e renasceu como a personificação digital da Lebes, carregando em seu DNA a essência e o propósito da marca.

Com o jeito Lebes de ser, a Lê ganhou nova aparência, linguagem, atitude e ficou muito mais “sangue verde”. Além disso, deixou de ser apenas a assistente virtual e conquistou mais espaço, tornando-se a facilitadora da marca no meio digital e dando todo o suporte necessário para o atendimento ao cliente. 

Para este makeover, a Lebes realizou uma ampla pesquisa que levou em conta as expectativas e opiniões dos colaboradores e dos clientes. Assim, com base nos feedbacks e em estudos, nasceu a nova Lê: uma mulher casual, prática, batalhadora e alto astral, que valoriza suas origens e a família. Sempre simpática e incansável, a Lê tem como principal missão aproximar as pessoas dos seus sonhos.

A nova Lê ganhou vida através do trabalho do Marketing da Lojas Lebes, em parceria com a BCode, empresa focada em estratégia de marca, e com a Alopra, renomado estúdio de ilustrações e animações. Todo o processo criativo e de desenvolvimento da personagem pode ser conferido em um vídeo, já disponível nas redes sociais da marca.

“Toda essa transformação da Lê faz parte de um único movimento que estamos realizando já há alguns anos que é de nos tornarmos cada vez mais phygital e facilitarmos a vida dos nossos clientes. Queremos que cada um se sinta abraçado pela nova Lê, que estará em todos os nossos pontos de contato”, comenta OtelmoDrebes Jr., Diretor de Marketing, Vendas e Gente & Gestão da Lojas Lebes.

A partir de agora, a Lê estará presente também na revista, no site, nos canais de atendimento, no PDV, nas mídias e nos demais conteúdos promocionais e institucionais da rede de varejo.  

ESCALA

A agência Escala cria campanha de fim de ano com participação de Glória Menezes para o Grupo RBS.
A campanha versa sobre os motivos para continuarmos acreditando e apostando na Vida. E, com muita legitimidade, a Glória é a grande porta-voz desta mensagem. Ela que teve a perda recente de seu grande amor e companheiro, Tarcísio Meira, e ainda assim se mantém leve e otimista, enxergando a beleza da vida.
Glória narra o filme, que traz uma mensagem de esperança, convidando a todos para que vivam intensamente cada minuto, fazendo da vida o seu palco. Um recado fidedigno e cheio de otimismo e verdade, embalado por uma música já muito conhecida entre os gaúchos: a melodia “Vida”, que é tema das campanhas de fim de ano do Grupo RBS, em versão instrumental.
“Acredito que as pessoas tenham vivido nos últimos tempos muito fragilizadas. E, por isso, a gente sentia que precisava de uma mensagem que olhasse pra frente, positiva e sempre enaltecendo a vida. Nosso projeto de Final de Ano do Grupo RBS quer valorizar cada momento que a gente vive junto, com as pessoas que nos fazem bem. Queremos celebrar a vida”, explica Débora Masiero, Diretora de Negócios da Escala.
Roberto Lopes, Diretor de Criação da Escala, complementa: “A gente encontrou na figura da Glória Menezes, na história dela, o link perfeito para responder ao desafio que a RBS tinha nos colocado. Uma mulher valente, da nossa terra, que, apesar de ter passado por momentos complicados neste ano, quer ver a vida com bons olhos. Quer passar uma mensagem de esperança, de retomada, de amor. Cada cena foi pensada para que transmitisse toda a sensibilidade que o texto carrega. E assim chegamos nessa campanha que está nos enchendo de orgulho.”
Bárbara Fabres, Gerente de Marcas do Grupo RBS, enalteceu a valorosa contribuição da Escala como parceira do Grupo: “Uma parceira-chave para desafios de comunicação. Essa é a Escala para mim e para a nossa empresa. Com um time dedicado, competente, contributivo e resolutivo, a Escala faz a diferença no dia a dia dos nossos projetos de marca, do estratégico ao tático, trabalhando com leveza e assertividade, trazendo sempre as melhores provocações e garantindo entregas diferenciadas.”
A campanha está presente em todas as plataformas do grupo através do filme e de outras peças que irão compor uma comunicação 360o.
LINK PARA O FILME:
Youtube: https://youtu.be/ixrZePobmcQ

FEEVALE

Estudantes do Ensino Médio e pessoas que queiram se atualizar nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Química agora contam com o apoio da Universidade Feevale. A Pró-reitoria de Ensino (Proen) lançou o programa FuTUro Feevale, que disponibiliza, gratuitamente, material de estudo, que serve como fonte de conhecimento.  

A iniciativa, vinculada ao Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade (NAIA) da Feevale, pretende auxiliar vestibulandos e também a comunidade. “Pensamos nesses quase dois anos de pandemia e nas diversas dificuldades encontradas pelas pessoas, seja de acesso ou atendimento adequado”, afirmam a professora Ana Paula Ern da Silva e a coordenadora do NAIA, Patricia Mendel.    

Os materiais serão disponibilizados por meio de cursos de qualificação on-line, que são gratuitos, autoinstrucionais e contam com professores para sanar as dúvidas que surgirem. Os interessados podem se matricular em qualquer uma das quatro áreas do conhecimento ofertadas. Além disso, os participantes receberão o Cartão Comunidade, que permite a utilização da estrutura dos câmpus da Feevale para seus estudos, como biblioteca, laboratórios de informática e acesso à internet, por exemplo.  

A pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, diz que, como instituição comunitária, a Feevale busca auxiliar os estudantes que precisam concluir o Ensino Médio e aqueles que abandonaram os estudos e irão fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). “Essa demanda tornou-se crítica na pandemia, nos levando a mobilizar os recursos possíveis e ofertar, de forma gratuita, esse conteúdo para a comunidade, garantindo, ainda, o seu acesso aos espaços, internet e computadores da Universidade”, ressalta. “A situação econômica já é muito complicada, precisamos garantir que as pessoas possam concluir o Ensino Médio e continuar se profissionalizando para melhorar a sua empregabilidade e o seu futuro”, complementa. 

Ana Paula e Patricia dizem que o uso do nome FuTUro Feevale, com o ‘tu’ em destaque, é para relacionar ao protagonismo do aluno. “A ideia é fazê-lo entender: tu podes estudar apesar das dificuldades de acesso, tu podes seguir em frente, tu tens material à disposição, a Feevale está te ofertando uma possibilidade etc.”, explicam. 

Como se inscrever 

 Os estudantes e a comunidade em geral podem se inscrever, gratuitamente, pelo site www.feevale.br/programafuturo. Na página, é possível escolher os cursos e obter mais informações, como programas e ministrantes. Cada curso possui carga horária de 20h e quem obtiver a frequência mínima de 75% receberá certificação.

E21

Uma das mais tradicionais marcas de produtos Plásticos do Brasil está colocando no ar uma campanha institucional. A HERC, que possui 58 anos de mercado é a criadora da torneirinha preta de jardim e entra em uma nova fase de suas ações de marketing. 

Com mais de 450 produtos no seu portfólio, a marca estreia seu novo posicionamento ” Tá no seu dia a dia” mostrando o quanto ela está presente na vida dos consumidores brasileiros, em todos os momentos. 

A campanha entra no ar liderada por um filme que mostra uma família que cresceu e como os produtos HERC fizeram e fazem parte da história dela. Tudo isso narrado da perspectiva da clássica torneira de jardim HERC, que resiste a todo esse passar do tempo.

O filme estreia neste domingo, durante o programa Domingo Legal do SBT, a campanha também conta com peças digitais nos principais portais, além das redes sociais da própria marca. 

Toda estratégia foi criada em conjunto com a agência e21 Comunicação, responsável pelas estratégias de comunicação da HERC há 2 anos

RÁDIO GRENAL

O dia é 28 de maio de 2022, mas a direção da Rede Pampa começou a divulgação do evento apresentando ao Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, a série de ações planejadas para marcar a data.
O Presidente da Rede Pampa, Alexandre Gadret, e o Vice, Paulo Sérgio Pinto, explicaram que a Rádio Grenal terá um estúdio móvel de onde serão transmitidos programas de diferentes locais de Porto Alegre e que a emissora promoverá dezenas de blitze nas quais comunicadores e ouvintes poderão interagir através de promoções diárias, além de outras grandes novidades que serão reveladas ao passar dos próximos meses.
Luciano Hocsman agradeceu o convite para conhecer, em primeira mão, as novidades e declarou que a Federação Gaúcha de Futebol e a Rádio Grenal “estarão juntas nesta caminhada, para fazer o ano de 2022 muito especial e que sejam os primeiros 10, de muitos anos mais”.
“Fomos muito bem acolhidos pelo presidente da FGF, de quem o apoio será fundamental para a realização das ações propostas”, afirmou o Presidente da Rede Pampa, Alexandre Gadret, destacando, ainda, que a Rádio Grenal já nasceu digital, interativa, com o diferencial de ser focada no futebol, ao vivo, nas 24 horas do dia. “Nos sentimos realizados por optar por esse nicho de mercado, que não era atendido. Hoje contamos com grandes parceiros comerciais que levam suas marcas às centenas de milhares de ouvintes que nos prestigiam. E é a nossa grande audiência que faremos essa comemoração. Muitas novidades serão divulgadas, em breve, para agitar gremistas e colorados do mundo inteiro!”, finalizou Gadret.

SPR

Um passeio pelo lifestyle urbano, pela diversidade e pela riqueza multicultural das cidades. Essa é a proposta da campanha e das embalagens que a SPR criou para o lançamento do Laboratório IBASA. A nova linha de shampoos e deocolônias pets da marca de produtos veterinários é inspirada na observação da nova realidade dos pets na vida das pessoas. É fato que eles estão cada vez mais presentes nas atividades e nas rotinas das cidades. E para se comunicar e conversar com os consumidores tutores de pets, a linha foi batizada de IBASA Urban e a campanha de lançamento ganhou o conceito “Seu pet com todo estilo da cidade”.

Com o propósito de valorizar a riqueza cultural que existe na complexidade de uma cidade, a SPR criou um guarda-chuva conceitual que fala com todos os estilos, agrupando todos sob a diversidade urbana. Ilustrando um grande cenário urbano, a campanha traz familiaridade às peças e individualidade aos produtos, que estão agrupados em três diferentes fragrâncias: Dia de Aventura, Diversão no Parque e Dia de Festa. O resultado são imagens interessantes e criativas, onde qualquer um pode navegar pelos desenhos e escolher com qual personagem mais se identifica.

“Nossa estratégia foi associar o produto ao charme da cidade. Para representar esse novo lifestyle, tão diverso e cheio de possibilidades, escolhemos contar toda essa história através da ilustração e selecionamos três microcenas que conversam com a nova linha do IBASA. Seja na prática de exercícios, nos encontros sociais (e caninos) ou ao andar de carro com o pet no banco ao lado, essas imagens viraram os rótulos de cada fragrância. Assim, trouxemos personalidade à linha e ainda valorizamos o fato de ser uma edição limitada”, destaca Gustavo Ermel, diretor de estratégia e inovação da SPR.

ABA SUMMIT

A ABA realizou na quinta-feira passada, dia 11, seu último evento do ano, o ABA Summit 2021, by GoAd Media, que contou com a co-curadoria de José Saad Neto, Head of Insights da GoAd Media. Em edição 100% digital, o encontro trouxe a temática “Ressignificando o presente, construindo o futuro”, que retrata o cenário atual focado nas movimentações e ações corporativas que refletem no futuro sustentável das pessoas, economia e do planeta.

A primeira palavra foi da Presidente Executiva da ABA, Sandra Martinelli, destacando a importância do evento e o quão é relevante trazer para o ecossistema da comunicação os temas em discussão como ESG, Transformação Digital, Inovação e Diversidade.

“A agenda reflete o momento de profunda transformação da nossa indústria e sociedade, no qual temos a oportunidade de rever práticas de mercado, culturas organizacionais, reinventar modelos de negócios, estabelecer novas metas para inclusão e buscar novas formas de cocriar e inovar. Essa transformação não é fácil, porque ela é estrutural e sistêmica, mas é necessária e pede o envolvimento dos profissionais de marketig” ressaltou Martinelli.

José Saad Neto, Co-curador e Head of Insights da GoAd Media, deu iniciou a discussão do painel “Por dentro da curadoria” destacando o trabalho de curadoria, que trouxe para agenda temas de grande importância para a reflexão.

“A Goad lançou um olhar muito atento e sensível para movimentos contemporâneos, que hoje, de alguma forma, influenciam o nosso trabalho na indústria da comunicação e do marketing. Os desafios desse contexto são muitos e o marketing é peça fundamental dentro desse ecossistema, desse ambiente complexo, formado por vieses socias, econômicos, políticos e ambientais, que se entrelaçam à missão das organizações hoje. Talvez a consciência sobre o quão amplo, mutante e complexo são os desafios e essa ambiência, seja o ponto comum, mais marcante entre as empresas mais inovadoras e ágeis dos nossos tempos”, afirmou José Saad. Por meio desse olhar, ele ressaltou os quatros pilares de conteúdo da agenda ABA Summit 2021, “ESG é um verdadeiro mantra na agenda corporativa, mas que, para acontecer na prática, precisa estar atrelado à agenda de negócios”.

Responsabilidade ESG

O primeiro painel do ABA Summit 2021 teve como mediador Danilo Maeda, Head da Beon, consultor de ESG do Grupo FSB Comunicação. Danilo ressaltou que “ESG é fundamental pra conseguirmos como sociedade atingir o maior objetivo da sustentabilidade ou do desenvolvimento sustentável: garantir atender as necessidades atuais da humanidade enquanto preservamos os recursos para que as próximas gerações também cuidem das suas necessidades”.

André Zimmermann, Cofundador da Oliver, abriu o discurso destacando pontos sensíveis que permeiam o cenário atual e o que precisa ser feito para mudar o impacto negativo no futuro.

“Precisamos redefinir o que chamamos de progresso. O desafio que temos é erradicar a pobreza, atingir níveis de prosperidades para todas as pessoas e preservar os já limitados recursos naturais disponíveis. É preciso criar um ecossistema com maior equidade dos recursos naturais e ao mesmo tempo uma eficiência muito maior na forma de transformar o recurso para satisfazer as necessidades humanas”, afirmou André.

Carolina Pecorari, diretora de sustentabilidade e ESG da Ambev, destacou a importância do ESG dentro da estratégia das empresas.

“É importante termos em mente que investir em iniciativas ESG não é mais uma opção, e sim um requisito para toda sociedade. Deve ser entendido também como exigência para as empresas se desenvolverem e sobreviverem ao longo prazo. É absolutamente a coisa certa a ser feita”, afirmou Carolina.

Complementando a discussão, Eduardo Fonseca, Diretor Executivo de ESG e Assuntos Institucionais do Grupo Boticário, afirmou que acredita que “ESG é sobre sair de uma agenda de conceito e ir para uma agenda de conexão. Essa lógica de conexão é importante por uma questão simples: é a lógica que permite que os negócios sobrevivam e existiam nos próximos anos”.

Transformação Digital

O segundo painel do ABA Summit 2021 foi moderado por Jacqueline Lafloufa, jornalista, pesquisadora e curadora da GoAd Media. Jacqueline pontuou que “é importante levarmos em conta mais do que a transformação digital em si. Precisamos dar foco para a condução da cultura organizacional como um todo”.

Sarah Buchwitz, VP de marketing e comunicação da Mastercard Brasil e Conselheira da ABA, trouxe o olhar para o cenário atual de transformação e adequação das marcas e destacou o principal desafio na pandemia: “A tecnologia é importante, mas é uma ferramenta que depende dos humanos. O maior desafio das empresas é garantir a continuidade da cultura cooperativa e da cultura organizacional neste momento pandêmico, tendo a tecnologia disponível como ferramenta”.

Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, ressaltou que “um dos desafios enfrentados foi conseguir incluir, alinhar e inspirar as pessoas à distância. A manutenção da cultura corporativa se faz de interações e essas integrações digitais podem gerar maior alcance e menor profundidade. Como conseguir equilibrar esse universo com o mundo presencial é um excelente desafio que está sendo analisado.”

Marcelo Zimet, presidente da L´Oréal, também esteve presente e informou que o grande desafio para a marca foi a mudança de cenário, que aconteceu de forma muito rápida. “Como consequência desta mudança, deu-se início à utilização de ferramentas com grande velocidade, o que teve impacto direto na qualidade de vida das pessoas.”, afirmou.

Criatividade

O terceiro painel do ABA Summit 2021 teve a moderação de Renato Pezzotti, jornalista e colunista de mídia e marketing do UOL. “Os consumidores não querem mais apenas ter produtos e serviços das marcas, mas que as empresas resolvam efetivamente os problemas”, ressaltou o jornalista em sua fala.

Juliana Cury, diretora de marketing e inovação do Burger King, destacou que as iniciativas criativas estão no centro das estratégias. “Ao falar de criatividade e processo de inovação é impossível não falar sobre colaboração e cocriação. O elemento central do processo criativo bem-sucedido é a diversidade de olhares, de ideias”, analisou.

Marcia Esteves, CEO da Lew’Lara TBWA, analisou o papel das agências: “A criatividade está no nosso país, em todos os cantos, em todo e qualquer lugar. Não está apenas nas agências. A tecnologia vem transformando nossa vida, e o papel das agências continua sendo o de facilitador através de criatividade detemos”.

Já Flavio Waiteman, fundador e CCO da Tech and Soul, falou sobre cocriação e como este é um dos principais caminhos para o sucesso das marcas hoje. “Quando falo de cocriação gosto de focar na primeira sílaba, “co” e destrinchar seus significados: “co” de confiança entre agências e cliente, “co” de coragem para gerar ideias e realizá-las, e “co” de cognição, que remete à capacidade de ouvir e falar que apenas o ser humano possui. Essa é uma das principais fontes de inspiração da Tech and Soul.”, afirmou.

Diversidade e Inclusão

O quarto, e último painel do ABA Summit 2021, foi moderado por Camila Novaes, líder de inclusão e diversidade da VISA, que trouxe uma reflexão sobre os temas já discutidos e abriu o painel com um questionamento: “Quais são hoje os maiores entraves para preencher a lacuna de diversidade nas empresas?”

Daniele Mattos, Cofounder e Sócia na Indique Uma Preta, trouxe para o debate as barreiras que a comunidade negra encontra para entrar no mercado de trabalho, com base na pesquisa “Potências Invisíveis” realizada pela consultoria no ano passado. “Falta de formação e qualificação, ou seja, falta de atualização do referencial de contratação que as empresas têm para contratar pessoas negras; falta de conexão e acesso – vagas restritas a bolhas homogêneas; diversidade genérica – organização limitadas à acessibilidade; e organizações com medo de errar- empresas que não sabem comunicar diante da diversidade” enumerou Daniele.

Laura Vicentini, VP de Baby e Fem Care e líder de Equidade & Inclusão da P&G, destacou as maneiras como a empresa trabalha o tema atualmente. Laura comentou que “igualdade e inclusão é uma prioridade estratégica de nosso negócio. Ela faz parte da espinha dorsal da marca, desde as lideranças. Além das diversidades mais visíveis, entendemos que é importante perceber os diversos âmbitos das diferenças, como, por exemplo, a diversidade de pensamento, de background e de experiência.”

Mafoane Odara, Líder em Recursos Humanos (HRBP) para América Latina na Meta Diversidade, ressaltou que “diversidade, equidade e inclusão, são centrais para qualquer coisa que vamos construir para dentro das estratégias. Pensar na construção de relação é uma premissa”.

Para encerrar o painel, a moderadora Camila Novaes, trouxe como ponto reflexivo rever a lógica como vínhamos trabalhando e analisou que precisamos estar abertos para ressignificar.

Encerramento

Finalizada a programação de painéis do evento, os participantes ouviram, por meio de vídeo gravado, palavras de Marcelo Tripoli, CEO e Founder da Zmes. Marcelo comentou sobre pesquisa realizada pela agência e ressaltou dois destaques reveladores. “Mais de 50% do investimento das empresas pesquisadas já é voltada para o meio digital e 30% do investimento voltado a performance e fim de funil de vendas. Isso nos mostra que é hora de revermos nossos manuais básicos de marketing e adaptar nossa visão a este contexto.”

Nelcina Tropardi, Presidente da ABA fez o encerramento do evento ressaltando a relevância da agenda apresentada.

“Que manhã! Que evento! A nossa agenda passou pelos temas mais importantes do marketing nos tempos contemporâneos e, com isso, notamos que a ABA segue sendo o palco dessas discussões. ESG, essa sigla que vem ganhando muita importância e relevância no mundo corporativo, deve fazer parte da essência dos negócios, e dessa forma trazer valor para toda cadeia e o ecossistema no qual estamos inseridos. Sobre os pilares da transformação digital, ficou claro que, além do investimento em tecnologia, estamos transformando a cultura das marcas por meio do ser humano e de suas características únicas. Mergulhamos ainda nas práticas de cocriação de campanhas, serviços e soluções de negócios. Essa é a palavra que deve nos nortear em uma economia colaborativa. Debatemos, por fim, um dos pilares mais importantes do momento atual: a diversidade e inclusão. Se não trabalharmos com afinco nesse tema, não há como construir um futuro melhor.” Finalizou Nelcina.

CURSOS ONLINE

Uma pesquisa inédita feita pela Hotmart, empresa global de tecnologia e líder em produtos digitais, revelou que dois terços do público consumidor de cursos livres online se identificam com o gênero feminino (68%). A faixa etária predominante está entre 25 e 34 anos, os chamados Millennials (43%), seguida por usuários de 35 a 44 anos (30%), ou Baby Boomers. Ainda de acordo com o estudo, 93% pontuam que a escolha ajudou ou está ajudando em sua transição de carreira.

Elaborada em parceria com a Box1824, o estudo¹ mostra ainda que a classe B e C são as que mais se destacam frente à média brasileira, com aproximadamente 80% das respostas. A maioria dos entrevistados (72%) possui, pelo menos, o ensino superior completo. Em relação ao local, a região Sudeste do País concentra a maioria (49%), seguido pelo Nordeste (22%). Do total, 54% dos entrevistados moram em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro ou Bahia. Os principais temas dos cursos escolhidos são finanças e negócios; marketing e vendas; carreira e desenvolvimento pessoal. Juntos somam 45% das respostas, com 18%, 15% e 12%, respectivamente.

Quando questionados sobre as motivações para fazer os cursos online, em primeiro lugar está o conhecimento sobre um novo assunto/tema (44%). Algumas das motivações mais citadas também estão relacionadas a mudanças na carreira ou forma de atuação, como: aumentar a renda ou salário atual (38%); gerar nova renda/renda extra (35%), mudar de área de atuação (15%) ou ainda, trocar de carreira (9%).

Dos resultados concretos percebidos pelos compradores de cursos online na Hotmart, 85% das pessoas afirmaram que atingiram total ou parcialmente seus objetivos. Para 68% dos respondentes, foi possível alcançar pelo menos em parte os objetivos financeiros que levaram a fazer o curso. Além disso, cerca de metade declarou ter aumentado a renda depois de fazer o curso.

Sobre periodicidade, em média, os entrevistados fizeram quatro cursos online nos últimos dois anos. Além disso, 10% dos compradores dos cursos online afirmaram já ter feito, em média, sete cursos online nos últimos dois anos. “Queremos democratizar cada vez mais o conhecimento, estimulando nossos criadores de conteúdo a fornecer produtos e assuntos que interessem a todos e que ajudem as pessoas a encontrarem suas paixões, sejam elas um hobby ou uma forma de se profissionalizar ou aperfeiçoamento profissional”, ressalta a VP de Marketing da Hotmart, Nathalia Cavalieri.

GERAÇÃO Z

A Geração Z, formada por nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 e o início da década de 2010, tem demandas muito claras em relação às marcas. Segundo estudo realizado pelo Twitter no Brasil em 2021 utilizando diversos tipos de dados encontrados nas conversas e também questionários direcionados aos jovens que fazem parte da Geração Z, 85% das pessoas desta geração concordam que marcas podem e devem tomar atitudes positivas e construtivas em prol da sociedade. E, pelo que a pesquisa indica, as empresas que seguem este caminho tendem a se destacar: 55% das pessoas afirmaram confiar nas grandes marcas que se posicionam em assuntos em alta na sociedade.
Além disso, esta geração é um dos públicos com maior tempo de uso diário das plataformas, presente por uma média de 4 horas e nove minutos – período 30 minutos maior comparado aos Millennials. “As pessoas da Geração Z têm desejos e demandas diferentes das de outras gerações. Por isso, quem tiver interesse em atuar com este público precisa conhecê-lo muito bem. Como uma grande fonte de insights para o mercado, o Twitter é um local fundamental para as marcas estarem e o estudo traz ainda mais insumos para ajudá-las em suas estratégias”, explicou Camilla Guimarães, head da área de pesquisa do Twitter no Brasil.
A pesquisa apontou ainda que os chamados Gen Z têm demandas bem definidas em relação aos cuidados com a beleza e levam em consideração o posicionamento das marcas neste ramo. Para a parte deste grupo que utiliza o Twitter, os quesitos mais importantes são inclusão e diversidade e a responsabilidade ambiental assumida pelas empresas. A transparência no processo de produção dos produtos é fundamental para que esses consumidores possam confiar no discurso de responsabilidade e consciência ambiental das marcas.
Estas descobertas fazem parte de um estudo preparado pelo time de Marketing Insights & Analytics do Twitter no Brasil em 2021 para entender os comportamentos da Geração Z, a partir de dados de conversas, questionários e relatórios.

ISOJ

Através da gastronomia Nikkei com o jeito gaúcho, o ISOJ Nikkei Drinks traz ao Cais Embarcadero uma cozinha internacional e de personalidade. O menu autoral da casa é  assinado pelo reconhecido Chef peruano Carlos Paredes, apreciador da culinária sem fronteiras. Já a carta de drinks leva a assinatura do especialista em bebidas, e também peruano, Diego Valdivia. A união dos dois resultou na criação pratos, coquetéis e sobremesas que vão proporcionar ao cliente uma experiência única e uma atmosfera incrível, a vista do Guaíba, com seu belíssimo pôr-do-sol. 

Por meio do conceito de slow food, ou seja,um clima descontraído, pensado para despertar os sentidos e sensações de cada momento de seus frequentadores, o cardápio traz petiscos, entradas e pratos principais que dão destaque para os frutos do mar como camarão, lula, polvo e mariscos, que misturam-se às receitas as quais o peixe é o centro das atenções como no tradicional ceviche. As folhas verdes e as opções de  pratos com proteínas como porco, filé mignon e salmão, desafiam o paladar ao se misturar com os molhos orientais e outras iguarias. Além disso, especialidades da culinária japonesa como diferentes sashimis, sushis e niguiris especiais compõem o menu.

A identidade nikkei chega também ao mundo das sobremesas, onde clássicos ganham um traço exclusivo da casa que eleva ainda mais o sabor. O Suspiro Nikkei,  o Miso Brulée, a Chesecake de Frutas Vermelhas e o Brownie ISOJ são as opções. Com opções vegetarianas, há ainda a possibilidade de menu degustação,para aqueles que desejam provar um pouco de muitas possibilidades, menu executivo para  hora do almoço  e cardápio infantil.

Drinks autorais e clássicos

Para harmonizar com toda essa gastronomia de excelência, a exuberante carta de drinks tem à frente o Bar Manager peruano Diego Valdivia, especialista em bebidas. Entre os autorais, o pisco, bebida conhecida pelo seu consumo no Peru, é base para criações que misturam sabores como bergamota e amora no Berga Punch e Amora Punch. Já o saquê, de origem japonesa,misturado ao absinto, soda e o sabor de capim limão dão vida ao Sabsinth. No menu temos ainda os aperitivos, os refrescantes, os digestivos e os internacionais, preparados com frutas exóticas tendo como base diferentes e tradicionais bebidas alcoólicas como o gin, vermute e outras, além da carta de reconhecidos vinhos, espumantes e cervejas.

Assim nasceu o ISOJ NIKKEI DRINKS, com o propósito de ousar na técnica  Nikkei de cozinhar, imprimindo autenticidade no seu jeito de fazer. Elegante sem ser intimista, promove o bate papo entre as pessoas, oportunizando a elas curtir boa música vivendo a experiência daquele momento.

SOUL REPÚBLICA

O Soul República, lançado pela Tomasetto Engenharia, está localizado na Rua da República, nº 274, no coração da Cidade Baixa, em Porto Alegre/RS, e busca valorizar a vida em bairro. Com arrojada concepção de construção multiuso, onde as áreas coletivas e comerciais compartilham espaço com uma torre de apartamentos residenciais. O empreendimento inclui ambiente para receber os amigos no Rooftop, a união da completa infraestrutura com apartamentos que combinam estilo e funcionalidade fazem do Soul República um projeto inédito para a construtora que atuou em Porto Alegre até este lançamento, sobretudo, no segmento residencial. 

Focado em um público que deseja comprar imóveis para investir e em pessoas que apreciam uma vida facilitada pela localização privilegiada de um bairro com vida própria, que trabalham pelas redondezas ou estudam em universidades próximas, as unidades são compactas, facilitando o cotidiano dos futuros moradores. E, ao mesmo tempo, oportunizando reunião de amigos e programas gastronômicos nas áreas comuns oferecidas pelo residencial e especialmente criadas para que desfrutem do conceito de coliving. Com VGV de R$ 80 milhões, o Soul República tem projeto arquitetônico e paisagístico assinados pelo Grupo Sólido. 

Entre os diversos diferenciais delineados, o incentivo do convívio ao ar livre, privilegia, inclusive, uma área gourmet externa. Desde a calçada, com espaço aberto criado para uso público, a ideia avança até o terraço privativo, o qual possui paisagismo que permite maior sensação de bem-estar em meio à vegetação e traz o conceito de gentileza urbana. 

Empreendimento – No térreo, a escada rolante, além de ser a principal característica da fachada, leva ao boulevard gastronômico e multiuso, com recintos abertos e outros cobertos. No centro dos ambientes comuns e em frente ao espaço de lazer, foi projetada a loja de conveniência self-service, facilitando e promovendo comodidade para o dia a dia dos habitantes do local. Já as áreas sociais completas, mobiliadas e equipadas, são distribuídas no terceiro pavimento e no Rooftop, que é subdividido para criar diferentes atmosferas, fornecendo paisagismo que preza por espaços de descontração, convivência e lazer para os moradores com piscina, 3 espaços parilla, fogo de chão, lounge bar, entre outros.   O empreendimento terá 10 lojas para comércio, que compõem o open mall e ainda não estão à venda, e 132 apartamentos com 14 opções de plantas.

Ainda entre as novidades pensadas ao edifício, o Food Hall ocupa parte do térreo e todo o segundo pavimento, com mesas na área externa cobertas parcialmente. Assim, a área gourmet é configurada com dois ambientes mais privados que, ao movimentar os painéis de correr, se transformam em um único espaço. O Soul República ainda conta com coliving, delivery center para recepção de entregas, espaço fitness, lavanderia de uso coletivo e espaço fix-it (para consertos rápidos). E na empena que acompanha o acesso para o estacionamento, é explorado um mural artístico feito exclusivamente para o empreendimento.  No rooftop

Apartamentos – Os apartamentos, sendo studios ou unidades de um dormitório, têm diferentes opções de plantas que proporcionam a escolha mais adequada ao gosto de cada cliente. As unidades são integradas com o verde por meio das sacadas, e possuem área social incorporada com aberturas do piso ao teto, aumentando a espacialidade e trazendo o ambiente externo para dentro de casa. Todos serão entregues ainda com fechaduras eletrônicas, proporcionando mais segurança. Com metragens de 28 m² a 50 m², as unidades partem de R$ 310.200,00. O residencial conta também com unidades garden, consideradas um verdadeiro refúgio para o contato com a natureza dentro do coração da Cidade Baixa.  

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