NOTAS DA SEMANA – 19.02.2021

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM MARCELO PACHECO

Coluna do Nenê – Como é deixar a Vice-Presidência de um grupo e ser unanimidade do mercado em critério, relacionamento e, acima de tudo, conhecimento e ética?

Marcelo Pacheco – Amo o Rio Grande do Sul, amo a RBS, amo esse estado e adorei trabalhar nesse mercado que tenho um super carinho, além disso adorei contribuir para a continuidade do mercado e para ele ser mais forte. Meu coração vai estar sempre aqui e a minha nova função na Warner Media tem muito a ver com o que eu fiz trabalhando na RBS, pois sabemos que a RBS é uma baita escola que ensina a gente em muitas coisas.

Coluna do Nenê – A Warner Media apresentará uma nova postura já analisada por ti?

Marcelo Pacheco – Muito do que eles viram de valor para me levar para lá foi o trabalho que a gente realizou na RBS que é um trabalho realmente diferenciado.

Coluna do Nenê – É um desafio muito grande?

Marcelo Pacheco – É um desafio enorme e eu vou ter responsabilidades pelas operações no Brasil e muitas coisas que estão acontecendo na América Latina que eu vou ajudar, então é uma responsabilidade que vai além do território nacional, e a gente tem o lançamento da plataforma do HBO MAX que já foi lançada nos Estados Unidos e que será lançada aqui no Brasil em junho. Realmente, tem muita coisa acontecendo e num mercado em pura transformação que é onde está o desafio. Fazer coisas diferentes.

JULIA FABRA ESTÁ NA JC COMUNICAÇÕES

Julia Fabra está de volta como Executiva de Contas na JC Comunicações exercendo a função de relacionamento com alguns veículos de comunicação.

Uma profissional exemplar com mais de 10 anos de carreira na área comercial focada no digital e agora retoma ao mercado com esse grande desafio para consolidar grandes marcas no mercado gaúcho.

Atualmente também é Diretora Digital do Grupo de Atendimento de veículos de Comunicação o GAV RS e possui em seu currículo Pós-graduação em inovação estratégica na ESPM.

FMP

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FMP DIREITO PARA A VIDA

ABA

A Associação Brasileira de Anunciantes comunicou o seu afastamento de sócia do CENP, para esse colunista isso pode representar uma discordância em relação às normas do CENP que permitem a bonificação por volume.

BANDEIRANTES

As emissoras de rádio AM e FM da Band aumentaram suas potências com novos transmissores. A TV Band será o grande destaque em esportes de automobilismo transmitindo a Fórmula 1, Fórmula Indie e Stock Car.

SBT

O Masbah desse sábado traz um tipo de atividade bastante desafiadora, que trabalha uma parte diferente do corpo: O CÉREBRO.

FEEVALE

A Diretoria de Inovação da Universidade Feevale realizará, na próxima semana, a Pitch Night Esteio, evento que visa à atração de empreendedores da cidade. O evento acontece no dia 25, quinta-feira, às 18h30min, voltado para futuros empreendedores esteienses, que realizarão a pré-incubação na unidade do Feevale Techpark no município. O evento acontecerá de forma on-line, e as inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, no site www.feevale.br/pitch.
 
Podem participar da Pitch Night Esteio pessoas interessadas em viabilizar seus negócios. Cada grupo tem seis minutos para expor suas ideias para uma banca avaliadora, em formato de pitch. Os selecionados assinarão contrato de pré-incubação e participarão de assessorias individuais, que abordarão cinco eixos (tecnologia, gestão, empreendedorismo, marketing e finanças). A Universidade Feevale auxiliará na elaboração de planos de ação dos empreendedores, possibilitando o desenvolvimento dinâmico e ágil de produtos, serviços e tecnologias, visando à solução de problemas reais encontrados no mercado.
 
O evento será conduzido pelo coordenador do Feevale Techpark, juntamente com assessores e mentores do parque. Haverá um representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Esteio na banca.
 
Serviço:
Pitch Night Esteio
Dia: 25 de fevereiro, às 18h30min
Inscrições: até 22 de fevereiro
Site: www.feevale.br/pitch

CURSO APP

Um curso desenvolvido com base na troca de informação com diversos profissionais que, como você, precisam conquistar clientes e gerar novos negócios. Por isso, é um guia prático para orientar seu trabalho, seja numa agência de propaganda, na área comercial de um veículo de comunicação ou produtora.

Objetivo do curso:
Ajudar você a entender as etapas de um trabalho de prospecção, desde a conquista de um novo cliente ao desenvolvimento de um novo negócio.
Se você precisa vender um serviço e/ou sua empresa, nós vamos habilitá-lo a comandar este processo e aplicar um plano de operação de imediato no seu ramo de atuação.

Reginaldo Andrade
Publicitário com mais de 30 anos de atuação na área comercial em veículos de comunicação, tendo trabalhado com televisão aberta, paytv, internet, jornal, rádio, revista e eventos, em empresas e agências de publicidade, dentre elas, Turner Brasil / Warnermedia, UOL, Editora Globo e Editora Abril.

Adão Casares
Papai da Nathália e do Bruno, apaixonado por arte urbana, grafites, intervenção urbana e pets.
Presente no mercado publicitário há mais de 30 anos na área de mídia e atendimento, atuou nas agências: Lew Lara|TBWA, Grey Brasil, Fischer, Justus, AlmapBBDO, W/McCann, entre outras.
Diretor de Comunicação da APP Brasil (Associação dos Profissionais Publicitários), foi professor de Mídia da Escola Superior de Propaganda e Marketing, durante 6 anos.
Atualmente, desenvolve trabalho de prospecção para o Grupo Webgui Marketing Digital e mentoria para gestão de negócios, marketing e mercado na agência Pressing360 Digital.

EXIBE MÍDIA FIRMA PARCERIA COM LAMARCA 3

Acordo entre as maiores empresas de mídia em ônibus do RS e de SP abre possibilidade de exposição das marcas gaúchas no mercado paulista a custos competitivos.

Uma recente parceria entre as empresas Exibe Mídia, de Porto Alegre (RS), e Lamarca 3, de São Paulo (SP), abre novo espaço para a divulgação de marcas do mercado gaúcho nas mídias em ônibus de São Paulo. Segundo Ricardo Piccoli, CEO da Exibe Mídia, qualidade e credibilidade são as maiores preocupações de ambas as empresas. “Por isso, não tenho dúvidas de que essa parceria não só dará certo, mas será um sucesso”. Essa é a mesma expectativa do diretor da Lamarca3, Rogério Lamarca. “A parceria com a Exibe Mídia vem reforçar nossa estratégia de prestar um melhor atendimento ao mercado gaúcho, considerando a sinergia das empresas, tem tudo para atingir excelentes resultados”, garante ele.
 
Piccoli afirma que o mercado de OOH (mídia out of home) vem crescendo muito nos últimos anos, ficando atrás apenas do digital em taxa de crescimento. “A mídia em ônibus é um dos formatos desse meio que mais tem penetração, o que é fato comprovado pelas pesquisas de mercado. Agora, as marcas gaúchas têm mais uma opção de mídia em SP, com um custo muito competitivo quando comparado com outros meios e formatos ofertados no Centro do país”, conclui.

RODRIGO DE AVILA

Nossas orações estão voltadas para o pronto restabelecimento de Rodrigo De Avila, Gerente de Marketing do Banrisul que sofreu um grave acidente de bicicleta.

TENDÊNCIAS DE VENDAS NO VAREJO

O varejo sempre foi um dos segmentos que mais cresceu no Brasil. Em contrapartida, a pandemia do Covid-19 trouxe grandes danos econômicos nesse setor que se viu na obrigação de buscar alternativas cabíveis para continuar com as portas abertas.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mesmo que de forma tímida o cenário é bastante positivo, em especial, para o varejo restrito, onde a expectativa de aumento está na casa dos 3,9%.

Avanços tecnológicos, metodologias para aproximar as marcas com seus clientes, converter vendas, e integrar o varejo físico com o online, são algumas formas interessantes que podem ajudar o varejo nesse processo. Abaixo, listo algumas prováveis tendências e o que especialistas do segmento dizem a respeito:

  1. Cliente no centro do negócio
    2021, será o ano da experiência do cliente e mais do que nunca as marcas terão que colocá-los no centro do negócio como principal pilar para conseguir crescer. De acordo com Gisele Paula, CEO e fundadora do Instituto Cliente Feliz, que tem como objetivo aplicar soluções e metodologias para melhorar a experiência de empresas com seus clientes, customer experience (CX) será essencial, porém ainda muitas companhias ainda não conseguem atraí-los da forma correta.

“O grande desafio da atualidade está relacionado ao encantamento das marcas com seus clientes. Infelizmente hoje muitas delas se preocupam somente com os produtos ou descontos que vão oferecer, mas esquecem que se a entrega não for bem feita, dentro do prazo previsto, com uma comunicação constante, transparente e com preços justos, há grandes chances desse consumidor não voltar a comprar . E a insatisfação bloqueia a recomendação pelo serviço ou produto”, explica.

  1. Conversão de venda aliada à tecnologias
    Para Marcos Trinca, Head de XR da More Than Real , startup brasileira referência global no desenvolvimento de experiências de realidade aumentada e visão computacional, o uso de tecnologias como de realidade aumentada, por exemplo, pode ser a peça-chave tanto para o varejo físico quanto o online para criar ações e converter vendas por meio de engajamento e customer experience. “A realidade aumentada é muito versátil e é essencial para estimular as vendas, aproximar e engajar o público com as marcas. Ela permite que os consumidores visualizem seus produtos de forma super realista, quase que física, o que contribui para uma maior certeza e clareza do que se está adquirindo.

3.Integração do varejo físico e digital
Os consumidores esperam uma experiência fluida, sem atrito, com muitos dispositivos conectados. Além disso, buscam a conveniência e um ambiente em que as compras sejam totalmente personalizadas. Dessa maneira, as marcas precisarão investir em experiências de compra imersivas e interativas para conquistar o engajamento desses clientes ávidos por inovações tecnológicas e comodidade. “Esta tendência se traduzirá em ambientes de varejo omnicanais, com e-commerce, chatbots, smartphones, equipamentos domésticos conectados e lojas físicas interativas e altamente envolventes, afinal, cliente enxerga marca e não canal”, afirma Danilo Nascimento, CRO da Propz, startup que utiliza inteligência artificial e big data para monitorar o comportamento do consumidor em tempo real e de forma automatizada.

  1. Live Commerce
    As vendas por meio desta estratégia eliminam a fricção entre o entretenimento e a compra, tornando o processo mais fluido e rápido. Além de reduzir o atrito, já que as compras podem ser finalizadas pela mesma plataforma com apenas um clique. “As marcas têm buscado novas maneiras de gerar maior conexão e engajamento com o público. Isso porque, assim se agrega valor à experiência e torna a jornada de compra única. O Live Commerce abraça todas essas características e vem como uma tendência forte para 2021”, afirma Mateus Magno, CRO da Sambatech e da Samba Digital, empresa focada em transformação digital, inovação e com soluções para live commerce.
  2. Vendas no mundo digital cada vez mais evidentes
    Integrar uma marca a todos os meios digitais se tornou uma prática indispensável para comerciantes que possuem lojas físicas e querem continuar operando, além de atrair e fidelizar clientes. Por conta disso, existem hoje diversas ferramentas que deixam os processos de venda mais assertivos. “As redes sociais e as lojas online foram as principais estratégias utilizadas pelas marcas para manter as lojas ativas e um bom relacionamento com o seu público. Diante desse cenário, pudemos perceber que a digitalização dos negócios se consolidou com uma nova tendência no setor varejista”, afirma Jefferson Araújo, CEO da Showkase , empresa que oferece aos empresários uma plataforma completa que simplifica o processo de digitalização dos negócios.

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