NOTAS DA SEMANA-18.12.2020

Desejo que neste NATAL toda a tristeza e todos os problemas sejam substituídos por sorrisos, gratidão, carinho e positividade.

O presente do amor. O presente da paz. O presente da felicidade. Que você ganhe todos eles e muito mais vida nesse Natal.

PARA PENSAR

A Revista Time escolheu uma foto de capa para o final de ano civil: um X vermelho aparece no ano de 2020 e abaixo está escrito:

“O pior ano de todos” É claro que isso  é um exagero. Apenas  quatro vezes no passado a revista publicou um X vermelho na capa: a morte de Hitler e Saddam Usseim enforcado e a morte dos terroristas al-Zarqawi e Bin Laden. Os críticos não gostaram, pois o titulo é negativo para os leitores e dizem que a revista não colocou X na capa de 65 milhões de mortos na segunda guerra e no ataque de 11 de setembro para não dar e criar pânico. Fica aqui para pensar!

LICITAÇÃO

A Carris está abrindo licitação para publicidade em traseiras de sua frota de ônibus. Uma licitação dependendo da oferta que não pode ser enfrentada e absorvida pelo mercado.

A prefeitura está com a licitação de abrigos na justiça, interposta por terceiros do mercado de OOH, que terminará essa judicialização  em anos. O melhor é fazer uma nova com participação de gente que entende na elaboração.

GÊNIO

O gênio, o mago dos magos ,o inventation, está comunicando ao mercado que irá voltar com tudo.

Que Deus nos proteja.

LICITAÇÕES 2

Agências insatisfeitas com o desenrolar da licitação do CREA entraram na justiça.

12 agências estarão concorrendo a uma verba de seis milhões e meio por ano do sistema Fiergs.

No sistema Fecomércio, com uma verba de quatorze milhões ano tem como novidade a escolha de uma só agência, sendo que até agora são duas.

A FENAC anulou sua licitação de comunicação

AGÊNCIAS

Cada vez mais a decisão em algumas agências está fugindo do controle e ficando nas mãos dos anunciantes, na criação, produção e veiculação.

PODCAST DA COLUNA DO NENÊ

O quarto episódio da segunda temporada do Podcast da Coluna do Nenê já foi ao ar nessa quinta-feira (17) e contou com a entrevista exclusiva de Silvio Teitelbaum.

CARTA DAS ENTIDADES

 Porto Alegre, 16 de dezembro de 2020.

Ao Sr. Claudio Gastal,

Secretário de Planejamento, Governança e Gestão

Ao Sr. Luis Lamb,

Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia

As entidades empresariais abaixo assinadas têm plena consciência deste novo estágio de casos relacionados com a COVID-19 em nosso município e Estado.

Entendemos que esse aumento está fortemente relacionado, entre outros aspectos, com o descuido da população com os protocolos de segurança, fruto do cansaço emocional que todos estamos vivendo e com as próprias incertezas de subsistência em relação à garantia de empregos no futuro.

Temos plena certeza que tão grave quanto a pandemia e a perda de inúmeras vidas, será a Pandemia Econômica em decorrência das incertezas geradas ao longo de todo este processo, causando o agravamento da situação econômica, em especial na cidade de Porto Alegre, por todas as suas características e peculiaridades, trazendo sofrimento e miséria para a sua população.

Isto posto, apoiamos, integralmente, as tratativas do Prefeito Eleito, Sr. Sebastião Melo, para que a capital do estado tenha um processo de cogestão específico, com uma bandeira própria. Isso se justifica pelo tamanho da população de Porto Alegre, sua diversidade, porte econômico e dos recursos de infraestrutura e humanos para o combate ao COVID 19. Desta forma, as autoridades municipais e estaduais podem trabalhar de forma conjunta em prol da sociedade, evitando, assim, que a coletividade sofra as consequências de eventuais conflitos e ações restritivas não condizentes com a sua capacidade de administrar esta crise sanitária.

Reforçamos que seguimos respeitando os protocolos de segurança sanitária e permanecemos com as atividades de conscientização junto aos associados e sociedade em geral para que a saúde e a economia continuem convergindo em benefício do desenvolvimento de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.

À disposição de Vossas Excelências.

Entidades signatárias:

Associação Brasileira de Shopping Centers – ABRASCE | Associação Comercial de Porto Alegre – ACPA | Associação das Empresas dos bairros Humaitá-Navegantes – AEHN | Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – ADVB/RS | Associação dos Empresários da Estação Rodoviária de Porto Alegre – AEERPA | Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos – AGEPES | Associação Gaúcha de Supermercados – AGAS | Associação Médica do RS – AMRIGS | Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL/RS | Associação dos Transportadores de Passageiros – ATPPOA | Associação da Classe Média – ACLAME |Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL POA | Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas – FENEEC | Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – FENABRAVE/RS | Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS| Grupo de Líderes Empresariais – LIDE/RS | Grupo Live Marketing RS | Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau – POACVB | Sindicado das Empresas Exibidoras do RS | Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região – SINDHA | Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul – SINEPE/RS |Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre – SINDILOJAS | Sindicato Intermunicipal das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais no Rio Grande do Sul – SECOVI/RS | Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes – SULPETRO/RS| Sociedade de Engenharia do RS – SERGS

FEEVALE

O acesso a vacinas contra o coronavírus está sendo amplamente discutido em todo o país. Um projeto de lei que está tramitando na Câmara dos Deputados, por exemplo, abre a possibilidade de Estados e municípios escolherem as vacinas, desde que apresentem eficácia e segurança, utilizando-as conforme a sua estratégia de imunização. Empresas aéreas também estão disponibilizando suas malhas de voos para transportar o material. 
Independentemente de quais vacinas serão adotadas, uma grande força-tarefa já está se formando no Brasil e a expectativa é que a população comece a ter acesso à imunização no primeiro trimestre de 2021. No Rio Grande do Sul, em especial na região do Vale do Sinos, a Universidade Feevale, que já vem realizando muitas ações junto aos municípios, inclusive testes de Covid-19, está se mobilizando para contribuir com a logística dos municípios. 
Nesta semana, o reitor Cleber Prodanov colocou a Instituição à disposição da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) para auxiliar com o armazenamento das vacinas, caso a escolhida seja a da Pfizer/BionTech, que exige conservação a -80ºC. “Essa vacina vem sendo aprovada em diversos países e a tendência é que o governo federal a utilize no Sistema Único de Saúde (SUS), mas um entrave é a questão de logística de armazenagem”, disse ele à presidente da entidade, Tânia Terezinha da Silva. 
Prodanov informou à entidade que a Feevale possui cinco freezers com temperatura ultrabaixa, onde parte do espaço pode ser alocado para armazenamento das vacinas. “A Universidade também poderá auxiliar em outras questões, como na vacinação escalonada por grupos, utilizando equipes dos cursos da área da saúde e estruturas de atendimentos dos próprios câmpus”, ressaltou, acrescentando que a região poderia, com isso, ser beneficiada em meio ao enfrentamento à pandemia.
O reitor lembra que, em situações difíceis como a da pandemia vivenciada neste ano, a Universidade Feevale sempre busca se aliar à sociedade para oferecer alternativas que contribuam com a saúde da coletividade. “Queremos, por meio da ciência e da estrutura da nossa instituição, colaborar para que tudo volte ao normal o mais rápido possível”, salienta Prodanov. 
Combate à Covid-19 
Para a presidente da Amvars, Tânia Terezinha da Silva, a Universidade Feevale tem se mostrado uma importante parceira da entidade nesse processo coletivo de combate à pandemia. “Já foi um diferencial na realização dos testes para a Covid-19, atendendo toda nossa região e agora, fazendo a frente no que diz respeito à imunização. Vejo como muito salutar essa nova parceria e nos tranquiliza saber que, quando chegar a hora de recebermos as vacinas, teremos, graças à Feevale, condições de armazená-las em um local adequado com a temperatura exigida, que é uma peculiaridade nesse caso da vacina da Covid”, enfatiza.  
“Óbvio que não sabemos o tipo de vacina que teremos e nem quando isso vai ocorrer, mas estarmos prontos e estruturados para essa nova etapa no processo de cura da pandemia é muito importante para nossa região e a Feevale tem se mostrado muito atenta e disposta em colaborar, exercendo um exemplar papel de envolvimento e comprometimento comunitário e de responsabilidade social”, complementa Tânia. 
Na opinião do pesquisador Fernando Spilki, professor do mestrado em Virologia, o ideal é que diversas opções de vacinas estejam disponíveis e sejam amplamente ofertadas. “Todavia, a logística de conservação de algumas vacinas é mais complicada em virtude do armazenamento a 80°C negativos”, explica. Os freezers de temperatura ultrabaixa da Universidade Feevale estão localizados no Laboratório de Microbiologia Molecular, no Câmpus II, em Novo Hamburgo, e no Laboratório de Saúde Única, no Feevale Techpark, em Campo Bom. 

SBT

O “Masbah!” deste sábado, 19 de dezembro, embarca em uma aventura para conhecer um casal que já visitou quase 700 cidades na América Latina dentro de uma Kombi. Acompanhados de seu cachorro, os dois estão na estrada há mais de mil dias e andaram mais de 44 mil quilômetros por diversos destinos do mundo. Em sua parada na capital gaúcha, a dupla do Por Aí de Kombi bate um papo com a apresentadora Brunna Colossi e conta os bastidores da vanlife.

Neste programa, a fofura está garantida no segundo episódio do “Meu Pet É Uma Estrela”. Os cachorrinhos do lar temporário de pets, Dog da Vez, realizam um ensaio de fotos bastante divertido, que mistura muita cor, alegria e mostra, claro, a vida dessas verdadeiras celebridades caninas.

O quadro “Panelando” entra no clima natalino contando os dias para a chegada do Papai Noel. Brunna prepara uma receita muito original do panetone, doce típico da noite de Natal. Mas, desta vez, a mistura envolve muito chocolate, brigadeiro e sorvete – algo bem diferente da receita tradicional.

Já no “Anonymus Gourmet”, os telespectadores aprendem a cozinhar “Salpicão de Frango” e “Arroz Natalino”, dois pratos especiais e práticos de serem feitos para a ceia de Natal.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir de 12h e o Anonymus Gourmet, logo após, no SBT do Rio Grande do Sul.

BATUCA

Ratificando sua expansão em 2020, a Batuca celebra três novas parcerias a partir deste mês. Com oito anos de mercado, a agência gaúcha de publicidade passa a contar com a Cooperativa Aurora, Docile e Apisul em sua carteira de clientes. Já consolidada na Serra Gaúcha, a Batuca também está ampliando a sua operação em outras regiões do Estado e na capital Porto Alegre, onde mantém um escritório desde janeiro de 2019, se fortalecendo como uma das principais agências de publicidade no Rio Grande do Sul. “A chegada de novos clientes vem ao encontro do nosso objetivo de crescimento, mas também é resultado da qualidade das nossas propostas de trabalho e da nossa entrega” comenta André Lima, CEO da agência.

Cooperativa Aurora

A Cooperativa Vinícola Aurora foi fundada em 1931, por 16 famílias associadas. Hoje, tem 1,1 mil famílias cooperadas e uma safra média de 46 milhões litros de vinho por ano. A Batuca, que já atendia duas marcas do grupo (Keep Cooler e Conde) no digital, vai fazer o trade marketing de todas as marcas da cooperativa, com estratégias, ações institucionais e promocionais com foco no PDV, equipes de venda e promotores. “Buscando uma atuação mais efetiva nos PDVs, a Aurora procurou a Batuca para alinhar a comunicação na operação do trade marketing da empresa. É uma comunicação muito focada, diferente da Publicidade e Propaganda. Com o histórico de atendimento de clientes neste tema e os cases que a agência desenvolveu, optamos por iniciar esse trabalho e trilhar um caminho que, com certeza, será um sucesso”, comenta Rodrigo Valério, Gerente de Marketing da Aurora.

Docile

Fundada em 1991 na cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul, a Docile tem, no portfólio, mais de 250 itens divididos em sete categorias: Balas de Goma, Pastilhas, Regaliz, Chicles, Balas de Gelatina, Marshmallows e Refrescos em Pó. A infraestrutura conta com dois parques fabris (Lajeado/RS e Vitória de Santo Antão/PE), que possuem uma área construída de 33,5 mil m2 e produzem mais de 2,6 milhões de quilos de guloseimas por mês, atendendo todo o mercado brasileiro e exportando para mais de 60 países. Após um quarto de século de atuação, a Docile é a maior produtora de pastilhas da América Latina e a segunda no Brasil em Balas de Goma, Gelatinas e Marshmallows.

A Batuca será responsável pelo marketing (branding e digital), endomarketing e trade, atuando como um todo dentro da empresa. “Estamos em um momento de plena expansão e consolidação da nossa marca em todo Brasil, indo em busca de mercados ainda pouco explorados por nós. Diante deste cenário, precisávamos de uma agência que fosse uma verdadeira parceira nessa jornada, ajudando estrategicamente na divulgação da nossa marca a novos clientes e consumidores. E, desde as primeiras conversas, a Batuca se mostrou muito engajada e motivada a nos ajudar nesse objetivo, transmitindo muita energia e alegria em fazer parte do nosso time. Estamos confiantes de que será uma parceria de muito sucesso”, celebra Ricardo Heineck, diretor da Docile.

Grupo Apisul

Presente em todo território nacional, com matriz em Porto Alegre, filiais comerciais nas principais cidades e equipe de campo em todo o país, a Apisul oferece serviços customizados em seguros, gerenciamento de riscos, inteligência logística, regulação de sinistros e meios de pagamento. Trabalha com o modelo de gestão completa de todas as etapas das operações de transporte. A Batuca vai atuar na estratégia on-line e offline do Grupo Apisul, comfoco em quatro empresas: Apisul, SIGhRA, Excel Reguladora e Aphicor. A comunicação institucional terá foco em fortalecimento de marca, e produtos/serviços do grupo.

“Estamos muito felizes em poder dizer que a Batuca é a nossa mais nova parceira de negócios. Neste ano, o time de Marketing do Grupo Apisul iniciou uma jornada bastante estratégica, e começamos a direcionar nossa energia para projetos voltados ao reposicionamento de marca da empresa”, explica Graciele Grando, gerente de Marketing do Grupo Apisul. “Somos muito gratos em poder contar com a expertise da Batuca para idealizarmos juntos, principalmente, nossa presença digital nas redes sociais. Esperamos poder colher muitos frutos, e que essa parceria contribua para crescermos cada vez mais”.

NOVIDADE NO MERCADO

Nasce uma empresa com uma proposta diferente neste novo momento de transição social e aceleração digital, é a NR Lidera business intelligence, uma empresa de Inteligência Empresarial, que reúne a análise de dados como pilar estratégico para fortalecer a gestão de negócios e a cultura e o desenvolvimento de pessoas e organizações.

Para os sócios Neca Hickmann e Renato Mesquita, é chegada a hora de aplicar toda a experiência de mais de 20 anos como executivos de grandes empresas com a sólida formação acadêmica em seu próprio negócio. A iniciativa foi sendo moldada ainda no ano passado, quando os publicitários foram ao mercado testar um MVP. A experiência ajudou a maturar não só o produto como o modelo de negócio da empresa. Com o advento da pandemia, novos estudos e pesquisas foram realizadas e conceitos ressignificados para este novo cenário.

Dentro desse contexto, a NR Lidera business intelligence se apresenta com um modelo de negócio estruturado em três pilares com o propósito de ajudar empresas a encontrar soluções em meio a suas competições e cenários adversos.

O primeiro pilar, Inteligência Estratégica de Dados, apresenta um método autoral, o Mídia Mix Modeling – MMM, que utiliza ferramentas livres de dados dentro do contexto da eficiência e eficácia do marketing com o foco na otimização dos investimentos em mídias ON e OFF.

De acordo com Renato Mesquita: “A lógica do pensamento por trás do Mídia Mix Modeling é encontrar e perseguir um padrão mesmo quando ele não existe num primeiro olhar. É não aceitar o conceito do acaso. É torturar os dados até que eles confessem a verdade. Vivemos num mundo não determinístico para a grande maioria dos eventos que circundam o ambiente dos negócios. Daí a importância de um método para lidar com a imprevisibilidade e com as incertezas, permitindo que as organizações sejam mais assertivas nos seus investimentos em comunicação e tomem as melhores decisões frente aos seus objetivos empresariais”.

O segundo pilar, a Consultoria em Gestão de Negócios trabalha com as melhores práticas de gestão para empresas que queiram alcançar uma vantagem competitiva no tempo e de forma sustentável. Tem como objetivo mapear, implementar processos e desenvolver soluções sólidas para o melhor desempenho e produtividade no novo ambiente de competição estabelecido pela economia digital.

O terceiro pilar, a Escola de Negócios prioriza a cultura e o desenvolvimento dos profissionais alinhados às exigências da nova economia. Apresenta uma série de produtos customizados, palestras, cursos e treinamentos em plataformas digitais e presenciais, dentro de um formato colaborativo e com a participação de parceiros estratégicos.

Para Neca Hickmann, a NR Lidera chega ao mercado com uma proposta inovadora neste momento diferente, de transição social e aceleração digital, e que exige de todos nós uma revisão do nosso papel como indivíduo, da nossa relação com o outro e na forma de fazer negócios. Depois de muitas conversas com clientes, a empresa foi pensada sob a perspectiva de fora para dentro e com o cliente no centro, focada em potencializar aquilo que realmente tem valor. O ambiente de negócios mudou muito, deixou de ser linear. E nosso objetivo é ajudar a qualificar o processo de análise de cenários e tomada de decisão para termos uma execução estratégica muito mais consistente, com resultados exponenciais.

Para conhecer a NR Lidera business intelligence e um pouco mais dos sócios, visite o site nrlidera.com e as redes sociais.

SOMMELIERS ON-LINE

Em mais uma ação de pioneirismo em nome da cultura do bom hábito de beber vinhos, a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) lança a sua primeira formação de sommelier em curso 100% on-line. A formação contará com a certificação internacional da Association de la Sommellerie Internationale (ASI) e a estreia do exclusivo kit de degustação Sommelier Experience na formação de longa duração da instituição.

O mais completo programa de educação a distância do país prevê aulas semanais durante sete meses, ministradas ao vivo, mas com a possibilidade de assistir quando quiser, pois todo o conteúdo fica gravado e à disposição dos participantes. “As várias experiências que tivemos durante o período da pandemia, iniciada pelo Movimento BellaCiao, e que culminou com o Sommelier Experience, nos deram a chancela necessária para ofertarmos aos amantes do vinho do Brasil e do mundo essa oportunidade de se tornarem sommeliers”, resume Orestes de Andrade Jr., presidente da ABS-RS.

A próxima turma, que começa em fevereiro de 2021, trará novidades importantes em seu formato, porém mantendo em sua essência a qualidade de ensino e oferta de experiências. O material em texto, imagens, áudio e vídeo é organizado e disponibilizado em uma plataforma própria para o ensino on-line. Os mais de 70 vinhos degustados são enviados diretamente para a residência dos alunos, acondicionados com segurança nas caixas do Sommelier Experience. O currículo não se limita à teoria, propondo dinâmicas práticas de degustação e serviço. Os estudantes também receberão taças próprias para a análise técnica dos produtos, fichas de degustação, régua de tonalidades do vinho, saca-rolhas e outras ferramentas essenciais para os profissionais do setor.

“Os futuros sommeliers terão uma experiência muito próxima dos tradicionais cursos presenciais que eram acolhidos nas sedes físicas das vinícolas da Serra Gaúcha e arredores. Porém, ainda que não tenham o contato físico, essa troca de impressões será possibilitada pela interatividade tão própria de nossas diferentes comunidades, sem abrir mão da exigência que temos, pois a formação só será completada se o candidato a sommelier prestar os três exames teóricos exigidos”, detalha Júlio César Kunz, diretor de ensino da ABS-RS e membro do conselho didático da ABS-Brasil.

Os encontros virtuais acontecem sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h, somando 112 horas de atividades didáticas. As atividades são ministradas por professores homologados pela ABS-Brasil, conhecidos no ramo do vinho por suas experiências nacionais e internacionais e grande conhecimento no tema. A primeira aula será no dia 25 de fevereiro e as vagas são limitadas (60). 

O programa completo e os demais detalhes do curso podem ser conferidos neste link www.absrs.com.br.

ABA

Bares e restaurantes são locais onde as pessoas se encontram, interagem, compartilham ideias, comemoram conquistas e celebram a vida. Por conta da importância econômica, social e cultural desse segmento, a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes apoia o Manifesto Bar Responsável, que vai ao encontro de seu Manual ABA de Boas Práticas e Responsabilidade pelo Fim do Assédio em Eventos, já que esses espaços costumam ter uma alta propensão de atitudes inadequadas.
O Manual ABA, lançado em fevereiro de 2020 pelo Comitê de Relações Governamentais e Comitê de Sourcing, com consultoria da ONG Think Olga e apoio da AMPRO, aborda as diversas formas de prevenção e correção a serem aplicadas por toda a cadeia de fornecedores e contratantes responsáveis pelos eventos. Já o Manifesto Bar Responsável, criado pelo Movimento Pró Bar da Diageo, associada ABA, surgiu com a proposta de que as contribuições financeiras e sociais do setor de bares e restaurantes prevaleçam em um novo e desafiador cenário imposto pela necessidade de distanciamento social. Além disso, considera esse novo panorama como uma oportunidade para ressurgir melhor, mais forte e atento às transformações e necessidades da sociedade.
Dessa forma, o Manifesto Bar Responsável propõe a construção de compromissos comuns para que bares e restaurantes possam trilhar uma jornada de retomada de suas atividades em um patamar confiável, saudável e sem excessos, dentro de um ambiente diverso e inclusivo. Algumas iniciativas são: Colocar em prática protocolos de higiene e distanciamento social; promover que o consumo de álcool seja feito com responsabilidade e moderação; incentivar a diversidade e promover a inclusão; combater o assédio e treinar e replicar boas práticas.
Primeira Reunião Aberta do Manifesto #BarResponsável

Reforçando a união e o compromisso entre a ABA e o Manifesto Bar Responsável, Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, representou a Entidade na Primeira Reunião Aberta do Manifesto #BarResponsável, realizada no último dia 10/12. O encontro visou amplificar a relevância da iniciativa e de seus pilares, com ênfase na retomada sustentável de bares e restaurantes, reforçando o compromisso do setor com questões importantes para a sociedade.
A presidente-executiva participou do painel “Pilares do Manifesto: diversidade e inclusão e combate ao assédio”, ao lado de Paula Costa, Vice-presidente de Marketing da Diageo PUB e Vice-Presidente da ABA, que foi moderadora do painel, e Caio Magri, Diretor-presidente do Instituto Ethos, e comentou sobre as diversas iniciativas e conteúdos da ABA relacionados ao combate ao assédio, destacando o “Manual ABA de Boas Práticas e Responsabilidade pelo Fim do Assédio em Eventos” e outros documentos de Boas Práticas, como o “Guia para Diversidade e Inclusão – A abordagem de um profissional de marketing”, desenvolvido pelos Comitês de Branding & Conteúdo e de Comunicação e com apoio do Grupo Croma.
“Trabalhamos de forma constante na elaboração de boas práticas de mercado para a disseminação desses conceitos, considerando os diversos âmbitos em que atuamos. Bares e grandes eventos são dois desses ambientes em que estamos constantemente presentes e ambos possuem semelhanças que foram trabalhadas com muita propriedade no Manifesto Bar Responsável. Sabemos, por exemplo, que a convivência promovida pelos bares, em última instância, pode ser entendida como eventos com características de interação social muito semelhantes aos grandes eventos que nós, profissionais de marketing, comumente promovemos ou patrocinamos por meio de nossas marcas.” comentou.
Através dessa ação, a ABA e o Manifesto Bar Responsável têm como principal objetivo combater o assédio em todas as suas formas, seja físico ou moral, vindo de qualquer pessoa, seja cliente, funcionário ou fornecedor. Além de ajudar na capacitação de colaboradores para auxiliar qualquer pessoa em uma situação de assédio e juntos promoverem um ambiente agradável e seguro.
Confira o Manual ABA de Boas Práticas e Responsabilidade pelo Fim do Assédio em Eventos completo em: www.aba.com.br ou diretamente neste link.

APPCAST

O final de 2020 se aproxima e com ele indícios de que a economia brasileira pode voltar a crescer. Especialistas afirmam que será possível criar um plano de recuperação, mas para que isso aconteça, será preciso agir de forma estratégica. Tema: Como será o amanhã? Um novo mercado para uma nova retomada. Convidados: · Teco Medina – Consultor Financeiro, Palestrante e Comentarista de Economia – Rádio CBN · Renato Meirelles – Presidente do Instituto Locomotiva Apresentação: Alexandre Luppi APPCasters: Silvio Soledade, Adão Casares e Zé Mauricio Produção, montagem e distribuição: Equipe Compasso Coolab

MELHOR COMERCIAL DO BRASIL

Neste ano, para coroar agências e anunciantes que apresentaram soluções de comunicação criativas para seus breaks comerciais em tempos de Covid-19, o SBT também resolveu criar a categoria Especial – Covid-19. Nela, os jurados elegeram “Vovlogers”, criada pela Africa, para o Itaú, como a melhor campanha do período. Nesta categoria, ao invés de uma viagem ao Festival Internacional de Criatividade de Cannes, como acontece com as outras, a marca receberá uma carga de mídia para veicular no SBT em 2021.

Vale lembrar também que essa categoria é a única que compilou campanhas de 2020. As demais foram criadas e veiculados em 2019 e, não fosse a pandemia, o resultado com os vencedores seria revelado no primeiro semestre do ano, como geralmente acontece. “Fico feliz em estarmos aqui, mesmo que virtualmente. Esse prêmio tem a premissa de fortalecer e incentivar a criatividade da publicidade brasileira, que está entre as melhores do mundo. Esse foi um ano de muitos desafios, mas olhar para essa seleção de trabalhos criativos me deixa confiante”, afirma Fred Muller, diretor de negócios e marketing do SBT. “Há 10 anos acreditamos nesse proposito de valorizar a propaganda brasileira. Queremos ressaltar o que há de melhor na nossa indústria criativa”, comenta Priscila Stoliar, head de marketing do SBT.

A lista de campanhas foi avaliada por um grupo de jurados formado por profissionais de agências e anunciantes. Foram eles Ana Castelo Branco (Y&R), Ariel Grunkraut (Burguer King), Diego Machado (AKQA), Fabio Rosinholi (Agência WE), Félix Del Valle (Ogilvy), Fernanda Romano (Havaianas), Frank Pflaumer (Nestlé), Glaucia Segatti (Lojas Riachuelo), Guilherme Jahara (Sunset), Hugo Rodrigues (WMcCann), Juliana Cury (Itaú), Leandro Ramiro Heine dos Santos (Volkswagen), Marcelo Nogueira (AlmapBBDO), Marcio Parizotto (Bradesco), Marina Daineze (Vivo), Mauricio Cavalcanti (Rái), Murilo Melo (BETC), Rafael Ziggy (DPZ&T), Saulo Rodrigues (R\GA), Sophie Schonburg (Africa) e Thais Costa (Cacau Show).

Confira os filmes vencedores:

Melhor Comercial do Brasil
“Caverna do Dragão”, criado pela DPZ&T para a Renault

Melhor Comercial Regional do Brasil
“Sons”, criada pela HOC para a Unimed

Melhor Comercial – Especial Covid-19
“Vovlogers”, criada pela Africa, para o Itáu

BAND

Band e a National Basketball Association (NBA) assinaram um contrato para estender a parceria de transmissão da liga de basquete. Pelo acordo, que vale para a temporada 2020-2021 da competição, o grupo tem direito a exibir dois jogos ao vivo por semana, além a transmissão dos playoffs e das finais.

A Band já tinha uma parceria com a NBA para a temporada 2019-2020, mas o acordo dava direito à exibição de menos jogos, o que impediu o grupo de exibir os playoffs na TV. Agora, o novo acordo contempla 50 partidas, que serão exibidas, geralmente, às quintas-feiras e aos domingos, na Band.

Na TV aberta, também serão exibidos os playoffs e as finais da temporada, que terá início no próximo dia 22.
A primeira transmissão da temporada 2020-2021 será exibida no domingo, 27, com a disputa entre Golden State Warriors e Chicago Bulls.

NATAL

O Natal se aproxima e os brasileiros já estão dando um jeitinho de se reunir com amigos e familiares neste ano, mesmo à distância. A Decode, empresa de client acquisition e dados, buscou identificar tendências nas buscas para os presentes e celebrações de fim de ano. O amigo secreto segue em alta, com aumento de 300% na busca por aplicativos para este fim em dezembro. Entre os produtos mais procurados, a tradição se mantém com bonecas Barbie, bicicletas e videogames, sendo que a categoria Calçados dessa vez destaca no topo das buscas. Ao mesmo tempo, a procura por “Papai Noel dos Correios” aumentou 525% em relação a 2019.
Entre as categorias de produtos mais procurados, Calçados ficou em primeiro lugar, tendo as sandálias Havaianas como produto em destaque. Logo em seguida, vieram Brinquedos, tendo as bonecas Barbie no topo da preferência. Eletrônicos ficou em terceiro, sendo a maior procura por Playstation4, enquanto na categoria Esporte, que ocupou a quarta posição, o maior interesse foi por bicicleta.
De acordo com os dados apurados pela Decode, as buscas para compras de Natal seguiram uma tendência parecida com as da Black Friday, com destaque para o Playstation4 e bicicleta, e tendo como novidade do crescimento da procura por calçados. “No entanto, de novembro para cá, o item de destaque na categoria mudou de tênis para sandálias, o que pode ser uma tendência para presentear, ou mesmo pela chegada do verão”, sinaliza Lucas Fontelles, Head de Consumer Insights da Decode.
Ainda sobre os festejos de fim de ano, no Twitter, 48% dos usuários aproveitaram as conversas para pedir presentes aos colegas, 37% afirmaram ter comprado presente para seus entes queridos, enquanto 11% disseram que não compraram presentes, pois não irão comemorar em família. Por fim, outros 4% compartilharam que irão fazer trabalhos voluntários neste Natal.

PLUTO TV

Na terça-feira passada (8), a Pluto TV chegou oficialmente ao Brasil, apesar do lançamento antecipado. Trata-se de uma plataforma de streaming 100% gratuita que mistura conteúdos sob demanda e canais tradicionais.

Apesar de ser um serviço de IPTV, a plataforma é mantida pela ViacomCBS, empresa dona de emissoras como MTV, Nickelodeon e Paramount. Em outras palavras, o streaming é um serviço legítimo, sustentado por anúncios em intervalos comerciais.

O catálogo é pequeno em comparação a outras plataformas de streaming, mas conta com programas interessantes. Tudo está disponível em português, e você pode assistir pelo navegador web, dispositivo Android ou iOS, Roku, Amazon Fire TVAndroid TVApple TV e Chromecast. Por enquanto, não há suporte para as smart TVs da Samsung e da LG.

O streaming possui 24 canais grátis, e contará com outros três durante o mês de dezembro, todos com conteúdo natalino. No próximo dia 18, a plataforma lançará mais três canais fixos: “Pluto TV Cine Família”, “As Pistas de Blue e Você” e “Turma da Mônica”. A plataforma promete mais de 60 canais fixos e 7.800 horas de conteúdo até o fim de 2021.

A plataforma tem séries, filmes e realities, muitos deles antigos. Os fãs de animes podem aproveitar “Naruto” e “Hunter x Hunter”, por exemplo. Caso queira relembrar os sucessos dos anos 1990, você pode escolher “CatDog” ou “Kenan e Kel”. Dentre os filmes, vale destacar “A Feiticeira”, “Star Trek” e “Sherlock Holmes”, assim como “Crô” e “PS: Eu Te Amo”.

Até o momento, a plataforma de streaming tem 24 canais permanentes. São eles:

Nick Clássico

Nick Jr. Club

Junior

Fashionbox

A Vida Moderna de Rocko

Porta dos Fundos

Anime

MTV

Cine Drama

Fail Army

Cine Terror

MTV Are You The One?

Kids

Cine Sucessos

Naruto

Filmes Ação

People Are Awesome

Cine Comédia

Natureza

The Pet Collective

Investigação

Retrô

Os Três Patetas

Séries

MARCAS

A Interbrand divulgou na tarde desta quinta-feira, 10, em evento online, o ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2020, sempre considerando na análise marcas de origem nacional e que divulguem suas informações financeiras.

O Top 5 do levantamento é ocupado, respectivamente, por Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Natura, o que demonstra um predomínio histórico de marcas de instituições financeiras e de cervejas. Exceção é a multinacional brasileira de beleza, que entra no grupo das cinco primeiras marcas mais valiosas pela primeira vez, com crescimento de 16% em seu valor, em relação ao ano passado.

Três marcas aparecem no ranking pela primeira vez: XP Inc, Drogasil e Pagseguro. Outras dezoito apresentaram variação positiva em seu valor em comparação com 2019, entre as quais a Interbrand destaca o Magalu, com 62%, crescimento mais expressivo do ranking, seguido pela Natura, com 16%, Itaú, com 11%, e Lojas Americanas, com 10%.

As 25 marcas brasileiras mais valiosas somam R$ 135 bilhões, crescimento de 4% em relação a 2019. O Top 5 representa 77% deste valor, o que segundo a Interbrand demonstra que as marcas brasileiras ainda precisam saber transformar sua força de marca em resultados financeiros. Para Beto Almeida, CEO da Interbrand, que apresentou os resultados no evento desta tarde, o levantamento este ano mostrou em destaque as marcas que mais souberam “escutar, dialogar e agir de forma decisiva”, que segundo ele estão fazendo movimentos icônicos, investindo em grandes apostas na forma de interagir com seus públicos.

E alertou ao fato de que as lições que elas estão dando este ano – experiências relevantes, propósitos inspiradores – continuam válidas para 2021, que prevê com um cenário competitivo acirrado, com consumidores sempre mais exigentes e bem informados.

O levantamento, que existe no Brasil desde 2001,  utiliza metodologia de avaliação de marca feita em parceria com a London School of Economics, que analisa performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores. Em parceria com a Provokers, a Interbrand realizou pesquisa em todo Brasil da qual participaram mil entrevistados que deram sua opinião sobre cem marcas.

Os coordenadores do estudo explicam que, neste ano, um novo critério foi considerado, o Índice de Força de Marca superior a 50%, que consolida em um único indicador a capacidade da marca em impulsionar os resultados dos negócios, além de mostrar um roteiro acionável para seu crescimento. E a Força de Marca contempla o que é necessário para construir Liderança, Engajamento e Relevância, por meio da análise de dez fatores que expressam a capacidade da marca de gerar resultados de negócios, além de direcionar ações práticas para o seu crescimento.

Vale notar que o Itaú também apareceu pela primeira vez no topo do ranking BrandZ de Marca Mais Valiosa do Brasil, feito pela Kantar. A marca permaneceu estável de 2019 para este ano, perdendo apenas 1% de valor e ficando na marca de US$ 8,2 bilhões

DOOCA COMMERCE

A Dooca Commerce, plataforma de loja virtual, cresce em ritmo acelerado e comemora a conquista histórica de 1500 clientes. Com 6 anos de mercado, a empresa atende lojistas em praticamente todos os estados do Brasil, com destaque nos segmentos de moda, informática, vinhos, sex shop e decoração.

“Nosso modelo de negócio sempre foi projetado para grande escala, permitindo que cada vez mais lojistas possam criar e gerenciar sua própria loja virtual de maneira rápida e descomplicada”, comenta Dieter Fritsch, COO e Co-Fundador da Dooca Commerce. Crescer 4 anos em 4 meses tem sido uma pauta muito discutida em palestras e eventos online de tecnologia. Empresas que ainda não atuavam no digital tiveram que se adequar rapidamente a este novo momento ou a este “novo normal”, expressão muito utilizada em 2020.

“Ficamos felizes em comemorar o crescimento da Dooca Commerce, trazendo uma solução profissional e acessível para um grande número de lojistas. Através da nossa plataforma pudemos ajudar a manter o comércio ativo, mesmo que online, e garantir a manutenção de diversos empregos em um setor muito afetado pela pandemia. Ainda temos muito espaço para crescer, 2020 foi um ano de muitos desafios e adaptação para o varejo, e mesmo com a possível e tão esperada retomada do varejo físico, as vendas online devem continuar crescendo significativamente”, complementa Dieter.

A plataforma de loja virtual da Dooca Commerce é destinada à pequenas e médias empresas, permitindo que estas gerenciem suas vendas online de forma simples e prática, oferecendo recursos que colaboram para o aumento da receita. 

AGENDA NAMASTÊ

“Quase um ano de quarentena, você olhou para dentro de ti?” É com esse questionamento que começa o mês de janeiro da Agenda Namastê 2021, um produto desenvolvido pela equipe do Namastê e pelos moradores da Comunidade Osho Rachana há pelo menos cinco anos. A agenda Namastê é uma publicação nada convencional. Dentro dela, não há linhas ou páginas usuais. Pelo segundo ano, ela foi toda ilustrada e desenhada à mão pela equipe responsável, composta por um coletivo de artistas da comunidade. 

Um dos grandes diferenciais da Agenda Namastê são suas capas e as aberturas de cada mês, verdadeiras obras de arte. A cada ano, ambas homenageiam buscadores da verdade, personalidades e pessoas que são reconhecidas por serem rebeldes, terem tido coragem de buscar sua própria verdade e terem inspirado outras pessoas por causa de suas atitudes.

Neste ano, estão na capa o cantor e compositor Raul Seixas, com o emblemático título da canção “O Dia em que a terra parou”, a pintora mexicana Frida Kahlo, o cacique Raoni, maior liderança indígena do Brasil (e que autorizou de próprio punho o uso de sua imagem na capa da agenda); a cantora Madonna, o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica e a “capa da estrela”, com a provocação “O que além das estrelas você deixou de ver?”. 

Na parte interna da agenda, na abertura dos 12 meses do ano estão retratadas a filósofa Angela Davis; o jogador de futebol Sócrates; o físico Albert Einsten; a escritora Shere Hite, autora do Relatório Hite, um profundo estudo sobre sexualidade, lançado no final dos anos 1970; o músico Roger Waters; a abolicionista Harriet Tubman, a historiadora Dora María Téllez, líder da Revolução Sandinista; os personagens das capas, entre outros.

“A agenda traz a nossa cultura, a cultura da comunidade Osho Rachana que existe há 12 anos. Ela é toda feita por nós, com um conteúdo que vivemos e acreditamos, do fundo do nosso coração, feita também para vivermos da nossa arte e do nosso trabalho. Aqui primamos pela beleza e pela vivência da sexualidade e do amor, com profundidade”, explica Prem Milan, um dos fundadores da comunidade e do Namastê.

A agenda traz um conteúdo profundo e provocador, trabalhado também pelo Namastê, o centro de terapia bioenergética e meditações ativas que existe há 23 anos em Porto Alegre. Há uma seção especial com conteúdo natural e útil sobre sexualidade, quiz do sexo, quiz da amizade, calendário lunar, planner mensal.

A agenda tem 256 páginas e mede 13 x 18 com. 

Ela pode ser comprada pelo site www.agendanamaste.com.br, pelo Instagram @agenda.namaste 

e pelo WhatsApp (51) 98355-2153 nas opções wire-o (espiral) (R$ 52,00) e brochura (R$ 60,00). 

A entrega é para todo o Brasil com adição de frete, com envio pelos Correios.

Link para mais fotos e vídeo

https://we.tl/t-3bG3M35vD4

Créditos fotos e vídeo: Comunidade Osho Rachana

ORQUESTRA VILLA-LOBOS

Na próxima sexta-feira, 18/12, às 23h59m59s, encerra-se, depois de sete meses, a campanha de financiamento coletivo https://www.catarse.me/bloco_na_rua  que possibilitou a Orquestra Villa-Lobos a retomar as atividades suspensas no início da pandemia.  Quase 450 pessoas colaboraram, possibilitando recursos de R$ 82.509,00, 150% superior à meta inicial, que vão garantir o funcionamento das oficinas nos primeiros meses do próximo ano.

Atualmente, são atendidos 150 alunos, a maioria deles participa de mais de uma oficina, totalizando 230 atendimentos online por semana. A maestrina e coordenadora da Orquestra Villa-Lobos, Cecília Rheingantz Silveira, e todos os integrantes e beneficiados pelo programa de educação musical viveram meses de angústia e incerteza a partir de abril, quando o convênio da Prefeitura de Porto Alegre com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis foi interrompido por tempo indeterminado devido ao novo coronavírus.  “No momento, aguardamos a nova administração da prefeitura municipal de Porto Alegre para realizar tratativas a respeito da retomada de convênio. Enquanto isso, em breve, anunciaremos novas formas de colaboração em nossos canais”, afirma Cecília, que, ao manifestar sua gratidão, reitera que ainda dá tempo para contribuir:

“Queridos apoiadores !!!

Foram sete meses de intensa mobilização para que a Orquestra Villa-Lobos retomasse as suas atividades pedagógicas, a base de todo o projeto. Conseguimos, graças ao apoio de centenas de pessoas, garantir a volta das oficinas em agosto, ainda que de forma online.

Estamos chegando ao final da campanha de financiamento coletivo. Mas o árduo trabalho de garantir a sustentabilidade da Orquestra segue por tempo indeterminado. Ainda precisamos de todos vocês!”

O apoio e contribuições à Orquestra podem continuarvia conta bancária. Informações e Contato: (51) 99954-8897  ou orquestravillalobos@terra.com.br

 Mais sobre a orquestra

A Orquestra Villa-Lobos é um projeto de educação musical desenvolvido desde 1992 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, na periferia de Porto Alegre (RS). Sob a regência de Cecília Rheingantz Silveira, também idealizadora e coordenadora do programa, a Orquestra lançou dois CDs (O Trenzinho do Caipira, de 2002, e Olhos Coloridos, de 2008), um livro (Orquestra Villa-Lobos – Música que Transforma, de 2012) e um DVD (Orquestra Villa-Lobos ao Vivo, de 2013). Ao longo de quase 30 anos, a Orquestra já fez mais de 1,2 mil concertos, que foram assistidos por mais de 350 mil pessoas. Além disso, o programa recebeu menções importantes de instituições ligadas à música, à cultura e à educação, se consolidando como uma das principais iniciativas da área no Brasil. Com Afrika, conquistou o Prêmio Açorianos de Música 2019-2020 na categoria Espetáculo do Ano. A divulgação ocorreu na noite do sábado, 28/11.

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Tem OPINIÃO, CHARGE do talentoso Cado Bottega e ARTIGOS: de Claudia Elisa Soares; Clemilda Thomé; Claudio Dipolitto, diretor de Inovação na ABMEN; Fernanda Nascimento, Sócia-fundadora da Stratlab; Luciano Vignoli, diretor-presidente da e21; Marcelo Trevisani, profissional nas áreas de Digital Marketing, Transformação Digital; Pupo Neto, CEO da CoSafe, plataforma digital de gestão de crises e do nosso articulista José Maurício Pires Alves.

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