NOTAS DA SEMANA – 16.07.2021

ENTREVISTA COM NORBERTO LEMOS

Quem é Norberto Lemos?

Publicitário e Empreendedor, Norberto (Beto) Lemos faz da comunicação sua forma de vida e de trabalho. Começa no estúdio fotográfico de Marcus Luconi,

A Efficace Cinema e Vídeo é um marco na trajetória de Beto. Foi um celeiro na formação prática de profissionais que perduram no mercado há mais de trinta anos. Da experiência prática junto com Beto, surgiram excepcionais diretores de cena, produtores e profissionais de atendimento.

A Efficace atuava na montagem de estruturas de televisão para campanhas eleitorais, passando pelas candidaturas de César Schirmer, a prefeito de Porto Alegre, em 1992; de Antonio Brito, em 1994 e 1998, e de Yeda Crusius

Hoje, Beto atua na Mídia OOH, com a NL Mídia.

Um dia chegastes chegando, ou foi um acaso?

Eu cheguei, mas foi um percurso longo e cultivado durante um punhado de anos. Neste tempo, fiz grandes amigos, mas uns poucos nem tanto, e é quando conheço a Esposa, a Silvia, que me deu a alegria das gêmeas, a Marina e a Carolina, que são competentes profissionais da mídia digital. São quem me impulsionam na vida e me fazem produzir e ser Feliz. Sei que a vida não é brincadeira, mas procuro levar da melhor maneira que posso, com bom humor e alto astral, tem um problema, tem também uma solução. São essas que busco.

O que mais te encanta no mercado de propaganda?

A capacidade de materializar Ideias de forma coletiva com Clientes, Agencias, Profissionais e Fornecedores para dar vida a Ações, Conceitos e ou Vendas aos Clientes e Consumidores

Duas ou quatro rodas?

Há alguns anos redescobri o prazer do Ciclismo no Mountain Bike, com os amigos do Grupo Saturday Bikers.

Pedalar é momento de felicidade pura, com companheirismo e solidariedade, a mente voa e o coração se tranquiliza, olhando e respirando a natureza. Não é à toa que endorfina e dopamina são tão benéficas.

Essa paixão pela bicicleta começou com o guri do Quarto Distrito. Meu pai, o psiquiatra Nelson Lemos, e minha mãe, a Chiquita, trouxeram ao mundo seis filhos, todos batizados com o N. Meus irmãos Newton, Neusa, Nelida, Nilson e Norma. Imagine-se hoje uma mesa com oito pessoas sentadas, comendo e todas falando ao mesmo tempo. O nosso Gueto no Quarto Distrito reunia na mesma quadra Avós, Tios e uma infinidade de Primos. Alegria de forma integral, com brincadeiras o dia inteiro na rua Marques do Alegrete. Vem daí minha paixão pelo Colorado e as idas ao Beira Rio em turmas. Sou do tempo que as torcidas no Grenal eram separadas por uma simples corda, sem atritos ou brigas, bons tempos…

GAV RS

O Grupo de Atendimento de Veículos do RS (GAV RS) promoverá no dia 19 de julho, às 18h, uma live sobre um assunto importante e atual: “Os impactos da diversidade de gerações nas organizações”. A proposta do debate é analisar as mudanças de culturas e os comportamentos organizacionais.

A convidada da ocasião é Mônica Riffel, consultora organizacional com Mais de 30 anos de mercado.

O evento contará novamente com o apoio da ARP, Feevale, SBT e Sinergy.

PREFEITUTA POA

A suspensão da prefeitura da licitação das agências baseada num parecer do Sinapro RS foi uma atitude digna e pertinente do novo secretário de comunicação social Luis Otávio. Aliás, estamos diante de um profissional que tem vontade e visão de como fazer as coisas terem um bom final.

FERNANDO SILVEIRA

O papel e desempenho discreto e objetivo do publicitário e presidente do SINAPRO RS na condução do não pagamento da Prefeitura de Porto Alegre para as agências HOC e Escala, refletindo seriamente nos fornecedores, é digno de elogios por participar efetivamente, estudando profundamente a fundo o caso, participando ao vivo em audiências com todas as partes envolvidas.

Fernando é um profissional raro que atua pelo mercado em detrimento ao “eu, selfish”. Por todos os caminhos, sem dúvida nenhuma, é um exemplo raro que devemos reconhecer.

AS 5 QUE VALEM 4

Todo o mercado não tinha dúvidas nenhuma que a HOC seria uma das agências escolhidas pelo Governo do Estado por todo o conhecimento, por toda ligação, por todo o assessoramento que prestou e presta ao governador e principalmente pela grande campanha que o elegeu, penso eu que, meritocráticamente, me parece ser muito justo. Afinal, foram demorados 30 meses para as escolhas.

Então as outras 4 agências: Centro, Escala, Matriz e Global que ficaram com uma pontuação excelente são as maiores vencedoras.

Agora é orar para não ter encrencas jurídicas, denúncias infundadas e deixar o mercado trabalhar.

UMA GRANDE PROFISSIONAL

A grande profissional Carla Golbert é a nova Diretora de Publicidade do ECOM – Escritório de Comunicação da Prefeitura de Canoas. Com recente passagem pela equipe de marketing da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Carla chega para integrar a equipe da Secretária de Comunicação Lurdes Nascimento. ” O Prefeito Jairo Jorge sempre usou muito bem a comunicação em suas administrações. É um grande desafio integrar a equipe de uma área tão sensível da prefeitura. Venho trazer minha experiência e, ao mesmo tempo, aprender coisas novas”, afirma Carla.

SBT

Na noite do último sábado, dia 10/07, o SBT exibiu, com exclusividade na TV aberta, a grande decisão da Copa América entre Brasil e Argentina, direto do Maracanã, no Rio de Janeiro, e conquistou o primeiro lugar isolado no ranking geral das audiências da Grande São Paulo.

No horário de bola em jogo, das 21h às 22h52, a vitória da Argentina sobre a seleção brasileira por 1 a 0 –  que contou com a narração de Téo José, comentários de Mauro Beting, Edmílson, análise de arbitragem de Nadine Basttos e reportagens de André Galvão e Fernanda Arantes – rendeu ao SBT 20,9 pontos de média, 34% de share e 24,6 pontos de pico, a maior média de audiência de todo o campeonato.

Índice 5% superior ao registrado pela emissora segunda colocada, que na mesma faixa horária ficou com 19,8 pontos de média com a exibição de um telejornal e uma novela. No confronto com a novela, das 21h32 às 22h52, o SBT venceu por 21,8 a 19,8.

A emissora terceira colocada registrou apenas 3,8 pontos de média.

Considerando apenas os sábados, essa foi a maior audiência desde 27/10/2001, na faixa horária, quando o SBT marcou 22,1 pontos.

Somente no horário da partida, das 21h às 22h52, o SBT alcançou 2,4 milhões de lares e 3,1 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

Outras lideranças

Além do primeiro lugar em São Paulo, principal mercado publicitário do país, o SBT também conquistou a liderança com ampla vantagem em Brasília, Recife, Manaus, Fortaleza, Goiânia, Belém, Florianópolis, Salvador e no Painel Nacional de Televisão.

Em Brasília, a transmissão da final da Copa América entre Brasil e Argentina registrou 180% mais audiência que a segunda colocada. No horário de exibição da partida, das 21h às 22h52, o SBT marcou 22 pontos de média, 41% de share e 26,3 pontos de pico. A principal concorrente marcou apenas 7,8 pontos de média e a terceira ficou com 3,6 de média.

No Recife, a transmissão do título da Copa América conquistado pela Argentina na noite do último sábado marcou 32,6 pontos de média. Índice 94% superior ao registrado pela emissora segunda colocada, que na mesma faixa horária, das 21h às 22h52, ficou com apenas 17 pontos de média com a exibição do principal telejornal e da novela do horário nobre. A emissora terceira colocada ficou com 2,6 pontos de média.

Em Manaus a liderança do SBT também foi com grande vantagem sobre a principal concorrente. No horário de bola em jogo, a exibição de Brasil e Argentina alcançou 31,8 pontos de média. Audiência 139% maior que a registrada pela emissora segunda colocada, que cravou 13,7 pontos de média. A terceira colocada registrou 4,1 pontos de média.

Em Fortaleza a vantagem sobre a segunda colocada foi de 130%. Na média geral o SBT ficou com 31 pontos contra apenas 13,7 da concorrência. A emissora terceira colocada anotou apenas 1,7 de média.

Em Goiânia o SBT alcançou o primeiro lugar isolado ao registrar 27,1 pontos de média. Audiência 125% superior à alcançada pela emissora segunda colocada, que marcou 12,4 pontos de média. A terceira colocada marcou 2,6.

Em Belém, das 21h às 22h52, o SBT marcou 24,6 pontos de média e garantiu a liderança com 24% de vantagem sobre a segunda colocada, que marcou 20,1 de média. A terceira alcançou apenas 3,8.

Em Florianópolis o SBT registrou 19,9 pontos de média e a vantagem do SBT na liderança foi de 35%. A segunda colocada registrou 14,7 e a terceira 2,9.

Em Salvador, Brasil e Argentina pela final da Copa América alcançou 19,7 pontos de média. Índice 21% superior ao registrado pela segunda colocada, que na mesma faixa de exibição ficou com 16,3. A terceira colocada marcou apenas 6,8 pontos de média.

Na média Nacional do PNT o SBT liderou com 18% de vantagem sobre a emissora segunda colocada. Na média geral a exibição de Brasil e Argentina cravou 22 pontos contra 18,9 da segunda colocada. A emissora terceira colocada registrou apenas 3,7 pontos de média.

Vice-liderança

Em Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro a diferença para a emissora primeira colocada foi muito pequena.

Em Curitiba o SBT ficou com 20,7 pontos de média contra 20,8 da primeira colocada e 4,7 da terceira.

Em Porto Alegre a diferença também foi nos décimos. 19,6 para o SBT contra 19,7 da primeira colocada. A terceira ficou com 1,2 de média.

No Rio de Janeiro a média do SBT com a transmissão do título argentino foi de 19,8 pontos contra 23,7 da emissora líder. A emissora terceira colocada registrou apenas 4 pontos.

FEEVALE

A Universidade Feevale foi uma das instituições vencedoras da edição especial do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior. Promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o concurso tem por objetivo valorizar, incentivar e fomentar os projetos desenvolvidos no âmbito da responsabilidade social. 
A comissão julgadora do concurso recebeu 87 propostas de todo o país, sendo 62 validadas. Além da Feevale, serão premiadas, em cerimônia virtual que está prevista para ocorrer às 10h do dia 17 de agosto, a Unesc (Colatina/ES), o Centro Universitário de João Pessoa (João Pessoa/PB) e o Centro Universitário Cidade Verde (Maringá/PR).  
O vídeo da Feevale foi produzido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), em parceria com a Produtora TV Feevale, e apresenta ações sociais no contexto da pandemia da Covid-19. “A Feevale está muito atenta, desde o início da pandemia, às demandas dos alunos e da comunidade, cumprindo seu papel social por meio de diferentes ações. Ficamos honrados pelo reconhecimento da atuação da Instituição”, afirma a coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária, Luciane Iwanczuk Steigleder.
Realizado desde 2007, o concurso foi adaptado a uma nova realidade nesta edição. Em tempos de pandemia, o foco deste ano foram produções que relatam as iniciativas das instituições de ensino na sua adequação ao ensino remoto; ações feitas para auxiliar professores, alunos, comunidade acadêmica e sociedade de modo geral; e cenário das instituições e os impactos da pandemia nas regiões. O principal objetivo desta edição especial foi dar visibilidade às ações e permitir a troca de ideias sobre responsabilidade social, pandemia e o papel das instituições nesse contexto. 
Diferente dos outros anos, os vídeos foram inscritos em apenas uma categoria. Os critérios para avaliação foram: adequação ao tema central; criatividade; narrativa/roteiro; edição; fotografia; e som. Outra mudança foi a aceitação de trabalhos captados por meio de smartphones e tablets. Cada vencedor receberá prêmio em dinheiro no valor de R$ 1 mil. 

FEEVALE TECHPARK

Startups gaúchas podem se inscrever, até o dia 23 de julho, para o BRDE Labs. O programa, voltado à aceleração de startups do Rio Grande do Sul, tem como foco a gestão e a estruturação das empresas, de forma a alavancar recursos futuros ou parcerias que contribuam para o seu êxito operacional. As inscrições devem ser realizadas no site conteudo.feevale.br/lp-brde-labs
Cinco empresas parceiras estão participando desta edição do BRDE Labs, na condição de âncoras: CCGL Alimentos, Coagrisol, Fida, Kalingo e Santa Casa. Elas estão contribuindo com sua experiência em identificar gargalos e propor desafios que possam ser solucionados pelas startups. As que forem selecionadas, por terem maior aderência aos desafios, serão conectadas às empresas parceiras para a aceleração. As áreas e os desafios propostos são os seguintes:
Saúde    
– Gestão e verificação de atestados de saúde e comprovantes de ausência    
– Dimensionamento de equipes de saúde, de acordo com as necessidades assistenciais de pacientes    
– Linhas de produtos educativos conscientes, de maneira que prevejam design universal e acessibilidade.    
Tecnologia da Informação    
– Soluções voltadas para gerenciamento e acompanhamento de SLA (Service Level Agreement) e equipamentos envolvidos nos serviços    
– Soluções voltadas para acesso e assinatura de termos de consentimento para paciente cirúrgico ou submetido a exames com anestesia e invasivos   
– Soluções com produtos financeiros para área do cooperativismo    
– Soluções voltadas para gerenciamento e sistematização de seguros agrícolas    
– Sistemas de controle de acesso integrado a ERP    
– Soluções fidigitais para agregar a brinquedos pedagógicos    
IoT e Indústria 4.0   
– Soluções voltadas para triagem e classificação de pacientes    
– Soluções voltadas para conciliações bancárias e cartões de crédito (backoffice) 
– Soluções para otimizar processo e sistema preditivo de falhas com base em big data analytics     
– Automação e soluções para processos de apuração de impostos federais    
– Automação e soluções para processos de rescisão contratual    
– Soluções para processos da análise de crédito   
– Dispositivos de controle para peças plásticas para implementos agrícolas    
– Soluções voltadas a treinamento coorporativo    
– Soluções voltadas para vendas, marketing e inovação utilizando big data analytics    
Agronegócio   
– Soluções e ferramentas de análise de solo de forma rápida e precisa    
– Ferramenta de monitoramento e identificação de esporos de doenças em tempo real – e/ou modelos de risco/previsão    
– Classificação de cultivos (soja, milho, trigo, canola, nabo forrageiro) por imagens de satélite ao longo da safra  
– Sistema digital de pesquisa com consumidores e produtores   
– Novos materiais para agregar qualidade a peças plásticas para implementos agrícolas    
Ambiente e sustentabilidade   
– Soluções voltadas para captação de pó para evitar escapes em ambiente fabril   
– Soluções prevendo a utilização de rejeitos de jazida calcária    
Logística    
– Soluções para controle logístico e armazenamento de sacarias e paletes de argamassa

EDITORA FEEVALE

A Editora Feevale lançou a edição inaugural da revista eletrônica Brazilian Creative Industries Journal, que está vinculada ao mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale. A publicação será semestral e pode ser acessada, gratuitamente, no site periodicos.feevale.br/seer/.
A revista, que tem como editora-chefe a professora Vanessa Amalia Dalpizol Valiati, tem como objetivo fortalecer a disseminação de pesquisas desenvolvidas nacional e internacionalmente na área das indústrias criativas. Esta edição, que tem como tema “Indústria Criativa – apontamentos interdisciplinares”, contém dez artigos que abordam um campo marcado por múltiplas abordagens e perspectivas: cidades criativas, colaboração, criatividade, inovação e tecnologia, audiovisual, música e moda.   
Para Vanessa, a Brazilian Creative Industries Journal é uma conquista para o mestrado em Indústria Criativa da Feevale. “Mesmo em tempos complicados para a ciência no país, o curso segue investindo em novos projetos e entende que o debate acadêmico, científico e interdisciplinar é o caminho a seguir”, destaca.

MULTIPLAN

Entre os dias 15 e 18 de julho, os shoppings da Multiplan no RS vão promover ofertas da tradicional Liquidação do Lápis Vermelho. Durante o período de promoção, os clientes encontrarão descontos de até 70% em roupas, calçados, tecnologia, perfumaria, acessórios, produtos para casa, entre outras categorias. 

As lojas participantes do BarraShoppingSul e do ParkShopping Canoas terão a marca do Lápis Vermelho nas vitrines. As ofertas serão omnichannel, disponíveis nos shoppings e online. No superapp Multi, será possível comprar diretamente pelo aplicativo, com a ajuda de um shopper. Na modalidade de compra online, os clientes terão frete grátis usando o código FRETELLV e as entregas são realizadas em até 2 horas. O app contará ainda com página dedicada à campanha reunindo as melhores ofertas, além de cupons com descontos presenciais.

Os clientes contam ainda com o canal de venda direta, disponível no app ou pelos sites barrashoppingsul.com.br e parkshoppingcanoas.com.br para facilitar o contato com as lojas via WhatsApp e combinar o recebimento das compras por drive-thru ou pelo delivery de cada lojista.

As promoções serão divulgadas nas redes sociais dos shoppings, do Lápis Vermelho e do Multi, além dos sites do BarraShoppingSul e do ParkShopping Canoas. Na página  liquidacaolapisvermelho.com.br, é possível selecionar o shopping desejado para consultar as promoções.  

LOJAS LEBES

A Lojas Lebes e a Bull Motors se uniram para fazer o bem! Na quinta-feira, dia 15 de julho, as empresas doaram 300 cestas básicas para a comunidade atendida pelo Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga, em Porto Alegre. 

O Centro auxilia 500 crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, e beneficia mais de 2.500 famílias do bairro, por ano, garantindo o acesso a direitos básicos através da oferta de serviços e de projetos que trabalham o resgate da cidadania.

Esta é a segunda ação solidária da rede de varejo em apenas dois meses. Em maio deste ano, a Lebes realizou a campanha “Compre e Doe” na qual entidades carentes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina receberam quase 35 mil peças de roupas da rede varejista. 

ALIVE RS

Desde o seu início, a pandemia da COVID-19 tem afetado profundamente diversos setores de nossa economia e sociedade. Uma das áreas que mais vem sofrendo com todas as mudanças impostas pelo “novo normal” é a de eventos. Com a impossibilidade de reunir grandes públicos, os diversos profissionais envolvidos na produção e realização de festas e comemorações precisaram se reinventar e encontrar formas de manter seu trabalho vivo em um momento tão delicado.

Pensando nisso e buscando formas de ajudar quem, no momento, está impossibilitado de exercer sua profissão, um grupo de mais de 200 empresas do setor de eventos se uniu para a realização de uma live beneficente. Intitulado “Alive”, o projeto reúne profissionais de todas as áreas em uma super transmissão, com 12 horas de programação cultural com shows, depoimentos e informações. O evento online acontece no domingo, 25 de julho, das 12h às 0h, através do link: www.youtube.com/alivers.

A iniciativa acontece a partir de uma força-tarefa das empresas envolvidas, com gravações acontecendo em diferentes lugares do Rio Grande do Sul. Salões, clubes e outros locais já acostumados a receberem festividades e celebrações abriram novamente suas portas para a Alive, recebendo artistas, organizadores, floristas e equipes de sonorização, luz, buffet, bar e locação de mobiliário, resultando em um dia inesquecível.

Durante a transmissão, os espectadores poderão apoiar o projeto por meio de doações. Todo o valor arrecadado durante a Alive será destinado para profissionais do setor de eventos e que estão em situação de risco. Com quantia livre, quem quiser colaborar com a ação poderá fazer sua doação através da chave PIX alivedors@gmail.com. As contribuições já podem ser feitas a partir de agora, com duração até o final da transmissão online.

Alive – Super live de arrecadação para o setor de eventos do RS

Data: Domingo, 25 de julho de 2021.

Horário: Das 12h às 0h.

Transmissão ao vivo: www.youtube.com/alivers.

Doações: alivedors@gmail.com (PIX).

Z800

Idealizado em cima do conceito de bosque vertical urbano, nasce o Z800, empreendimento residencial da construtora gaúcha AMX Property, que leva a assinatura da arquiteta Duda Kopper, acreditada, desde 2008, com o Leed Green Associate – reconhecimento que busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável. Localizado na rua Tito Lívio Zambecari, 800, no bairro Mont´Serrat, em Porto Alegre, o prédio contará com características genuínas da cartilha dos edifícios verdes, ideologia que rege o Green Building, e que significa pensar em um projeto mais amigável à comunidade, em todas suas etapas.

Assim,não será utilizada escavação profunda, somente a fundação, com a obra partindo do nível da rua. Serão preconizados iluminação natural e ventilação também natural e cruzada dos ambientes, não existindo banheiros enclausurados, pois todos terão janela para fora. Além da introdução da técnica do design biofílico, que vem para reconectar os seres humanos a elementos da natureza, mesmo em espaços pequenos, no meio urbano. O empreendimento vai dispor ainda de 130m2 de telhado verde, totalmente coberto por plantas naturais nativas, como o boldo, camomila e outras ervas medicinais; floreiras e pilares revestidos com samambaias.

MÍDIA E ESPORTES

A KPMG realizou um levantamento analisando os quatro padrões de retomada dos 40 principais setores da economia brasileira após um ano de início da pandemia da covid-19. Segundo o estudo, o setor de Mídia & Esportes manteve-se no estágio de “de transformar para reemergir”, indicando que as empresas do setor deverão se recuperar após um longo caminho, exigindo reservas de capital para resistir e transformar modelos operacionais e de negócio para emergir mais fortes e mais alinhados com as mudanças nas prioridades e nos padrões comportamentais dos consumidores pós-pandemia.
Dificuldades apontadas no relatório anterior, como a queda na receita devido à suspensão dos eventos e a mudança nas grades de programações, seguem provocando pressão para os negócios. “Neste cenário, é fundamental para o setor buscar nas tecnologias novas formas de geração de receita, uma vez que as bilheterias continuam comprometidas e sem previsão de retorno ao patamar anterior. Todos aqueles que estão mais digitais estão se beneficiando nesse período, especialmente plataformas de streaming e mídias sociais, que cresceram muito. O impacto também é grande para agências de publicidade e propaganda, que estão se reinventando diante de toda a transformação digital e, por outro lado, pela redução das verbas”, pontua o líder de mídia e esportes da KPMG no Brasil, Francisco Clemente.
Entre as tendências para o setor apontadas pela nova edição do estudo, estão a consolidação dos E-sports (competições de jogos eletrônicos organizadas entre os profissionais) como plataforma de negócios, atraindo publicidade e mídia. Outro ponto de destaque envolve o engajamento do público e as mudanças constantes na forma de comunicação, com a entrada de mais meios.
Já com relação à nova realidade do setor de Mídia & Esportes, o relatório indica quatro tópicos prioritários:
As plataformas de streaming representaram grande parte do consumo de conteúdo digital na pandemia, impulsionando o modelo de negócio chamado “assinante-bumerangue” e evidenciando a importância de valorizar a experiência do cliente
A geração de receita baseada na publicidade via streaming se mostra promissora;
O senso de coletividade e preocupação com o futuro dos consumidores, mudou a forma de comunicação;
Forte relação entre o comercio eletrônico e as mídias sociais.

ROTA DA BALEIA-FRANCA

A Praia do Rosa, em Imbituba/SC, também é atração turística no inverno devido à visita de dezenas de baleias-franca. Esse verdadeiro espetáculo da natureza pode ser apreciado a olho nu e em terra, seja da beira-mar ou sobre os morros, entre os meses de julho e novembro. A Rota da Baleia-Franca, além de trazer esperança sobre a recuperação da espécie quase extinta, movimenta o vilarejo e os negócios locais. Para Fernanda Kalil, proprietária da Hospedaria das Brisas e do restaurante Refúgio do Pescador na Praia do Rosa, a Rota é um dos momentos mais queridos do ano. “Somos agraciados com essas aparições e as respeitamos. Toda a comunidade se prepara para receber bem as gigantes e, claro, os turistas. Por aqui, todos levantam a bandeira do turismo responsável, treinamos nossos colaboradores e sensibilizamos nossos hóspedes para preservar a praia e os mares, ainda mais neste momento”, comenta a empresária. Nesta época do ano, a Hospedaria das Brisas prepara uma experiência turística única, aconchegante e com clima de serra na praia. Em seus pacotes exclusivos para temporada das baleias, oferece pratos típicos da gastronomia de inverno, como fondue especial com camarão. Trilhas guiadas sobre os morros que cercam a paradisíaca Praia do Rosa também fazem parte do passeio, possibilitando que os turistas possam ter uma visão privilegiada do show marinho sem atrapalhar as baleias em seus habitats.  A Rota da Baleia-Franca passa pelas cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba e é considerada o único destino de ecoturismo do país no qual é possível avistar os mamíferos marinhos sem que seja preciso embarcações ou equipamentos para observação. O movimento acontece nessa época do ano quando elas fogem das águas geladas da Antártica e da Patagônia e se deslocam em direção águas catarinenses, especialmente na região de Imbituba, em busca de águas mornas e calmas para dar à luz e amamentar seus filhotes. Assim, Imbituba ficou conhecida como berçário natural das baleias. Este fenômeno, inclusive, rendeu o título de Capital Nacional da Baleia-Franca. E, junto a ela, outras oito cidades formam o que se chama de Área de Proteção Ambiental (APA), com medidas que há pelo menos 20 anos visam a preservação e proteção da espécie.  As baleias-franca estão ameaçadas de extinção em mares brasileiros. A população estimada, atualmente, é de 550 indivíduos, com uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano, segundo Projeto Franca Austral (ProFranca). O turismo responsável também é um fator determinante para impedir a extinção da espécie. Sendo assim, em muitas praias, a observação das baleias-franca somente é permitida por terra, evitando que elas sejam perturbadas por embarcações.  O Brasil é considerado um dos 10 melhores países para observar os cetáceos, incluindo a baleia-franca e a baleia-jubarte, sendo Santa Catarina o local mais favorável para a observação. 
A Hospedaria das Brisas foi reconhecida com o prêmio Travellers’ Choice 2021 TripAdvisor, fazendo parte do seleto grupo dos melhores hotéis do mundo. Para receber os turistas no inverno, a charmosa pousada tem suas suítes equipadas com lareira, ar-condicionado, banho a gás e muito conforto. Localizada numa área verde, no Caminho do Rei, próximo da praia e do centrinho do Rosa, a pousada tem 17 apartamentos, sala de massagem, restaurante, amplos espaços verdes ao ar livre, sala de estar com lareira, piscina, jacuzzi aquecida ao ar livre, restaurante próprio, entre outros diferenciais. Acesse o site o Instagram e conheça a Hospedaria das Brisas e o Refúgio do Pescador: www.hospedariadasbrisas.com.br  | @hospedariadasbrisaspraiadorosa www.refugiodopescador.com.br/ | @refugiodopescadorpraiadorosa

DIA DOS PAIS

Uma pesquisa realizada pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, reuniu mais de 3.800 brasileiros de todas as regiões do País, para entender o comportamento de compra dos consumidores para o Dia dos Pais, comemorado no próximo dia 8 de agosto. O levantamento revelou que os brasileiros pretendem gastar em média R$245 com o presente dos pais, um valor de intenção de consumo superior ao apontado no estudo feito para o Dia dos Namorados que foi de R$240 e para o Dia das Mães de R$210.

A maior parte do grupo entrevistado nesta pesquisa (60%) faz compras online há mais de um ano, é mulher (67%) e com faixa etária entre 31 e 45 anos. Outro dado é que 70,5% dos participantes costumam usar o e-commerce para comprar presentes em datas comemorativas. Os resultados revelam ainda um comportamento de consumo onde quem compra online há mais tempo tende a gastar mais: R$263 será o ticket médio de gasto para quem compra na internet há mais de um ano; R$226 para compradores de 6 meses; e R$204 para quem está há menos de 6 meses comprando no universo digital.

Para o Dia dos Pais, a pesquisa revelou que 70,5% dos participantes confessaram estar indecisos sobre o que presentear e 53,7% planejam comprar algo com duas semanas ou mais de antecedência. No estudo, 60,5% dos entrevistados afirmaram considerar importante o preço acessível e a boa relação de custo-benefício na hora de buscar opções de presente, seguidos de 15% que preferem escolher algo que a pessoa deseja ganhar. O estudo também apontou os quatro principais fatores que fazem os consumidores irem às compras online, onde 66% responderam que são motivados por cupons de frete grátis; 57,1% afirmaram que são os preços baixos, 56,6% as promoções, e 54% a variedade de produtos disponíveis.

Quando questionados sobre os produtos que estão na intenção de compra para o Dia dos Pais, os entrevistados revelaram uma lista de itens preferidos: calçados (sapatos, tênis) com 16% das intenções de compra, seguidos de acessórios (relógio, carteira, óculos, boné), joias, esportes, câmeras e acessórios, eletrodomésticos, saúde e beleza, acessórios para veículo, informática, comida e bebida.

Na Shopee, por exemplo, a plataforma oferece mais de 20 categorias com produtos nacionais e internacionais reunidos em uma experiência fácil, segura e divertida com jogos e recompensas para os usuários. Para o mês de agosto, a plataforma terá a campanha 8.8 Liquidação Dia dos Pais com ofertas especiais. Seguindo o modelo das datas duplas com mais vantagens, a empresa oferecerá ainda descontos adicionais e cupom de frete grátis sem valor mínimo de compras no dia 8.8 (8 de agosto).

CONSUMO DE VINHO

O brasileiro nunca consumiu tanto vinho como neste último ano de pandemia. Em média foi consumido 2,78 litros de vinho per capita, o que representa um aumento de mais de 30%.

É o que releva um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br que reuniu dados da Abras, Ideal e Statista, sobre o consumo de vinho no Brasil e no mundo.

O consumo total foi de 501 milhões de litros (contra 383 milhões no ano anterior), um valor nunca atingido na história. Ao considerar todos os países da América Latina, o Brasil ficou só atrás da Argentina.

Do total de 83 milhões de consumidores de vinho no Brasil, 46% tomam vinho pelo menos uma vez por semana, e 53% pelo menos uma vez por mês.

O vinho tinto é o preferido dos brasileiros, com 55% da preferência. O vinho branco fica em segundo lugar, com 25%. E por fim, o vinho do tipo rosé está em terceiro lugar de preferência nacional, com 20% do total.

No caso vinho tinto, o tipo preferido dos brasileiros são os da uva Malbec, originária da França e com quase 59% do plantio mundial. Em sequência seguem os tipos Cabernet Sauvignon e Merlot, respectivamente.

Para os vinhos do tipo branco, a primeira opção é a do tipo Chardonnay, mais conhecida como a “Rainha das uvas brancas”. A uva do tipo Sauvignon Blanc e Moscato, seguem na segunda e terceira posição, respectivamente.                                                 

Aproximadamente 59% dos consumidores de vinhos no país tem mais de 35 anos. Além disso, 30% dos consumidores desta bebida, utilizam os canais digitais, como portais ou lojas online para comprar vinhos.

Os brasileiros também podem são considerados consumidores abertos à novas experiências, já que mais de 70% estão dispostos a provar novos tipos vinhos, não ficando preso só a uma marca ou subtipo de uva.

Segundo a pesquisa, no Brasil, 69% do total de vinho consumido é nacional, contra 31% importado. A alta do dólar foi um dos principais contribuidores pela queda no consumo de vinhos importados em comparação com o ano anterior.

Mais de 42% de todos os vinhos importados, são provenientes do Chile. Seguido por vinhos importados da Argentina e Portugal, com 16% e 15%, respectivamente.

O estado brasileiro que mais importou vinho, foi a Santa Catarina, com 30% da importação total. Seguindo por São Paulo em segundo, e Espírito Santo em terceiro.

O vinho mais vendido do mundo é o da marca Barefoot dos Estados Unidos. O segundo mais vendido é a Concha y Tore do Chile. E a marca Gallo, também dos Estados Unidos, segue em terceira posição.

Os Estados Unidos é o país que mais consome vinho do mundo, no total são mais de 33 milhões de hectolitros por ano, ou 13% do consumo mundial. A França e Itália seguem em segunda e terceira posição, respectivamente.

Levando em consideração o consumo per capita, a ordem muda, e a França segue na liderança, seguido por Portugal na segunda posição.

Fonte: https://www.cupomvalido.com.br/


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