NOTAS DA SEMANA – 15.10.2021

ENTREVISTA COM STELA SULZBACH

1. Quem é Stela Sulzbach?

Profissionalmente uma publicitária que entrou na faculdade pensando em jornalismo mas que foi conhecendo e se envolvendo com a publicidade. Formada em Comunicação pela UFRGS (PP, RP e jornalismo). No último ano da faculdade fui convidada pela colega Marília Bressani para trabalhar como auxiliar de mídia na agência Mensagem. Dali segui alguns anos como mídia na Circus, Ideia e Marca. Além da Marília, trabalhei com o Amauri Dornelles, Ana Flora e Adilson Moreira, mídias que muito me ensinaram. O convite para a área de atendimento de veículos veio da Sandra Vieira da Cunha, do Grupo de Jornais do Interior (hoje Grupo de Diários). Uma experiência profissional onde realmente me encontrei. Como atendimento tive oportunidade de conhecer diferentes negócios, trabalhar com vários segmentos, ter uma visão ampla do mercado. No caminho de atendimento passei pela Rede Pampa, Bandeirantes, Expansão, Pereira de Souza, Starter (conheces Nenê?!) e Rádio Antena 1 (onde estou). Participo do GAV (Grupo de Atendimento de Veículos) onde a troca de experiência e conhecer os colegas de profissão muito me acrescenta.

2. O tempo e a experiência te fazem ter resultados mais positivos?

O tempo e a experiência fazem ter mais segurança e conhecimento. E conhecimento para entender que sempre precisamos estar aprendendo. Esta maturidade foi e está sendo importante principalmente no meio desta pandemia. Mudou completamente a maneira como trabalhamos e nos relacionamos. Tudo muito difícil, mas a experiência mostra que é o momento de buscar novos caminhos, fortalecer as antigas relações, agir sem perder a cabeça no meio das dificuldades apresentadas. Isto está fazendo com que eu consiga ir em frente no trabalho, alavancando negócios com antigos e novos clientes, gerando resultados positivos. 

3. O mercado de clientes anunciantes está em que estágio?

O mercado de clientes anunciantes está num momento de retomada. Uma retomada lenta, recuperando e buscando se estruturar, mesmo com todas as condições adversas desta pandemia. Os anunciantes estão negociando mais diretamente, focando em oportunidades que os coloquem novamente “nos trilhos” com investimentos muito bem pensados e calculados. Nesse momento está acontecendo uma maior aproximação cliente/veículo.

4. Família e trabalho andam juntos?

Sim, família e trabalho andam juntos. Sou casada com o Mauro, meu namorado desde os tempos de faculdade. Ele acompanhou de perto todo meu caminho profissional. Muitas vezes me dando carona para eventos (rsrsrs…), apoiando em momentos difíceis (tiveram demissões e tristezas) e vibrando com as conquistas. Tenho dois filhos, Lucas e Paula. O Lucas era pequeno quando estive na 104, ele entrava no carro e pedia para ligar na rádio. A Paula tinha uma bicicletinha vermelha que ganhou na festa de fim de ano da Bandeirantes, foi um brinquedo que ela curtiu muito. Na época que trabalhei na Rede Pampa tive momentos marcantes onde o apoio da empresa, colegas e direção, foi muito especial para minha vida pessoal: nascimento da Paula e oito meses depois cirurgia de coração do Lucas. Agora os filhos já adultos, mas se pedem o carro emprestado tem de ir ouvindo a Antena 1 (rsrsrs…). Do trabalho e relacionamento com as agências de propaganda tenho pessoas que fazem parte da minha vida, que se tornaram também amigas do Mauro e dos meus filhos.

FALECIMENTO

Essa coluna manifesta seu pesar pela passagem do grande comandante e fundador das Lojas Colombo, Adelino Colombo, que faleceu hoje aos 90 anos de idade.

TRISTE

Faleceu nessa quinta-feira Paulo Acom que tinha sob seu comando a Agência Merplan onde atendia por muitos anos a conta com dedicação exclusiva  da Jimo.

VICIO PANDÊMICO

O não atendimento, nem pelas redes sociais e muito menos por telefone é uma constante inadequada e viciada. Por outro lado os atendimentos de veículos que cada vez mais estão aprimorados e preparados tem que se virar como polvos para fazer propostas instantâneas sem hora e tempo definidos.

POR QUE?

A definição foi publicada, exigia presteza e pagamento imediato. Parou, por que? A cobrança não para!

FMP

Mais uma novidade na Fundação Escola Superior do Ministério Público: foi lançada nessa quarta-feira (13/10) a Editora da FMP. O propósito é fomentar a pesquisa acadêmica e jurídica entre professores e alunos. Os livros estarão disponíveis para download gratuito, o que reforça o compromisso da FMP com responsabilidade social.

A Editora da FMP é certificada pela Associação Brasileira de Editores Científicos e Associação Brasileira das Editoras Universitária. O material gratuito pode ser acessado no site fmp.edu.br. Lá também estão disponíveis todas as informações sobre os curso de Pós-graduação da Melhor Faculdade Privada de Direito do Sul do Brasil.

MOOVE

A publicitária e sócia da Moove Luana Rodrigues assume uma nova função na agência e passa a atuar como Chief Operating Officer (COO ou diretora de Operações), sendo o braço direito do CEO da empresa, Gabriel M. Fuscaldo. Ela terá sob seu comando as áreas de Mídia, Relacionamento e Negócios, Criação, Produção, Núcleo de Dados e Performance e Gestão de Recursos Humanos. Acompanhará todas etapas dos processos, desde a entrada de novos clientes, a gestão de cronogramas até as entregas previstas. Até agora, a publicitária atuou como Head de Relacionamento e Negócios.

“A operação tem que estar muito alinhada ao conceito da Moove, de criar novas conexões. Com agilidade e gestão, nosso desafio é gerar resultados ainda melhores tanto para os clientes quanto para a empresa”, ressalta a publicitária.

O COO planeja, direciona e constantemente avalia os objetivos e as iniciativas da organização com base em suas operações. “Todas as empresas querem uma operação cada vez mais fluida, para que os clientes sejam bem atendidos. Nos últimos anos, desenvolvemos essa agilidade, eliminamos pontos desnecessários e fortalecemos os essenciais, e a Luana é a grande líder por trás disso. A recente formação pela USP, com seu MBA em Gestão de Projetos, colaborou muito com as nossas práticas de gerenciamento de projetos de marketing, comunicação e publicidade”, explica Gabriel.

Perfil

Luana Rodrigues é graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Tem pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e MBA em Gerenciamento de Projetos, pela Universidade de São Paulo (USP/Esalq). Há 14 anos, atua na Moove e, desde 2018, é sócia da agência. Luana teve ainda passagens pelas agências E21 e Duplo. Atuou como executiva de contas como as da AES Sul, Votorantim Cimentos, Burger King, Sescoop/RS, Governo do Estado do RS, Assembleia Legislativa do RS e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, entre outras. Integra o PMI (Project Management Institute).

PANVEL

Entre os dias 19 e 31 de outubro será realizada mais uma edição do Porto Alegre em Cena. E a Panvel Farmácias, novamente, é uma das principais patrocinadoras do tradicional circuito de teatro, que este ano terá programação híbrida com atividades presenciais e virtuais em diferentes pontos da Capital gaúcha, todas gratuitas. A renovação da parceria destaca o engajamento da marca para a promoção da arte e da cultura, especialmente como ferramentas de inclusão social.

“Apoiar o Porto Alegre em Cena, que está entre os mais importantes movimentos artísticos do país, é motivo de muito orgulho para nós. Entendemos a iniciativa como uma forma legítima de contribuir para a educação da sociedade”, destaca o Presidente do Grupo Dimed, Julio Mottin Neto. 

A história da relação entre a rede gaúcha e o festival é marcada pela entrega do Destaque Panvel. Lançada em 2009, a iniciativa foi criada a fim de reconhecer pessoas, empresas e organizações que atuam com dedicação e comprometimento para transformar a vida das pessoas através da cultura. Em sua última edição, a homenagem foi entregue ao Pertence Cultural, entidade voltada ao público com deficiência física, sensorial e intelectual que apresentou no festival a peça Todo Mundo tem um Sonho. A obra acaba de virar documentário lançado pela própria organização, projeto que também conta com o apoio da Panvel.

Este ano, a organização do festival e a empresa preparam a Noite Panvel, que contará com uma apresentação especial para o penúltimo dia do circuito (30/10). A atração será a peça Fantasmagoria nº2, do diretor Felipe Hirsch e o coletivo Ultralíricos. A obra irá estimular os sentidos da plateia para resgatar memórias do Theatro São Pedro e da cidade de Porto Alegre, utilizando uma composição de expressões corporais, sons e imagens. A apresentação ocorrerá a partir das 21h, no próprio Theatro São Pedro.

Além de atrações locais, a 28ª edição do festival contará com grupos nacionais e internacionais através de oficinas, mostras, espetáculos e exposições. Um dos principais temas deste ano será a construção do futuro e maneiras de defender a vida. O propósito do festival em reconhecer talentos e promover a cultura de forma democrática à população está alinhado ao posicionamento de promoção de causas sociais da Panvel. 

BRIVIA

A Vibra acaba de fazer uma mudança significativa no seu time de agências. A Brivia se junta ao grupo e assume a comunicação de relacionamento com clientes da Vibra, sendo responsável pela gestão de  CRM e dos canais digitais da companhia, incluindo a marca institucional Vibra e as marcas Postos Petrobras, BR Mania, BR Aviation, Lubrax e Premmia, o programa de fidelidade dos postos. O objetivo será impulsionar a aquisição e fidelização de clientes.

“A Brivia chega para se juntar a um time de sucesso, o nosso dream team de agências. Temos o objetivo de utilizar todo o potencial dessas marcas para renovar e aprofundar a relação com os consumidores. É uma nova parceira para apoiar a companhia em sua trajetória de se tornar referência em geração de valor. É uma grande responsabilidade, mas também uma tarefa extremamente recompensadora”, afirma Leo Burgos, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da BR Distribuidora.

A Vibra é uma das maiores companhias do Brasil em faturamento, com atuação em todas as regiões e listagem na B3. Recentemente, a empresa anunciou seu reposicionamento para se tornar uma empresa de energia, privilegiando a transição energética e rumo a uma economia de baixo carbono. “Essa é uma conquista importante para nós, tanto pela representatividade do negócio como por seu momento desafiador e histórico, que envolve uma nova marca e um novo posicionamento”, avalia o Chief Business Officer (CBO) da Brivia, Vinícius Lobato.

“Cremos na nossa capacidade de construção de valor e resposta aos desafios da Vibra, pois estamos habituados a operar contextos de transformação neste porte de companhia e com as complexidades disciplinares que envolvem tecnologia, comunicação, gestão de dados, performance, loyalties, entre outras frentes”, complementa o CBO da Brivia, que possui em sua carteira marcas como Petrobras, Banco do Brasil, Vivo e O Boticário.

A gestão de campanhas e CRM, segundo Lobato, é uma pauta estratégica para a Vibra e ganha ainda mais atenção neste último trimestre. É quando o Premmia, programa de fidelidade dos Postos Petrobras, executa sua maior e mais importante campanha do ano, envolvendo milhares de consumidores da marca e pontos de venda em todo o país.

SPARK

A Spark, powerhouse de marketing de influência, vai reunir pela primeira vez os principais mercados locais do país para falar sobre a importância do marketing de influência e levar conhecimento da disciplina para as praças onde estão as 9 afiliadas da powerhouse espalhadas pelo Brasil. O webinar “Marketing de influência: a bola da vez” acontece no próximo dia 19 de outubro e vai, reforçar o potencial das redes sociais na estratégia de comunicação, abordando como as marcas podem potencializar suas divulgações de produtos e serviços com o uso de criadores de conteúdo como parte de suas ações.
Segundo o Influencer Marketing Hub, cerca de US$ 13,8 bilhões é o valor estimado para 2021 para os influenciadores, e segundo o Ibope, cerca de 50% das pessoas sofrem influência direta de uma celebridade digital e acabam consumindo os produtos indicados por eles.
A respeito do consumo de marcas locais, um estudo realizado pela Toluna em parceria com a Local revela que 75% dos consumidores se mostram propensos a adquirir itens de fabricantes e empresas locais. Ainda de acordo com o estudo, as pessoas estão abertas a conhecer novas marcas, 84% dos entrevistados gostariam de experimentar produtos que não conheciam.

“Essa é a primeira vez que iremos realizar um webinar com foco nos mercados regionais, reiterando o crescimento do marketing de influência para todos os tipos de clientes e segmentos, além do aumento de criadores de conteúdo local.  Hoje, existem influenciadores digitais com essa capilaridade e se tornam essenciais para as estratégias das marcas”, explica Rafael Coca, COO e founder da Spark. Atualmente, a Spark possui 9 afiliadas – Rio Grande do Sul , Paraná, Espírito Santo,  Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Sergipe e Ceará – das quais, na maioria delas, mantém uma parceria de negócios com grandes grupos locais que envolve desde a implantação do formato até a plataforma tecnológica para criação e gestão de campanhas digitais com influenciadores.

Para participar, acesse createspark.com.br/webinar e faça sua inscrição gratuita. O webinar acontecerá no próximo dia 19 de outubro, às 10h, no YouTube da Spark.

SPR

A SPR acaba de completar 24 anos de atuação no mercado da comunicação, figurando entre as principais e mais atuantes agências da região Sul do país. A celebração do aniversário é embalada pelo otimismo que se desenha no cenário econômico nacional com o avanço da vacinação da população, provocando impactos diretos na retomada das atividades e dos negócios. O ano de 2021 tem sido bastante positivo para a SPR, com a chegada de novos clientes e a conquista de importantes projetos, o que deve consolidar um crescimento de 30% projetado para 2021 em relação ao último ano, com possibilidade, inclusive, de superar essa meta.

“O ano começou bem e estamos numa crescente com o fechamento de importantes contratos com marcas de projeção nacional e até internacional. Também sentimos um crescimento nos negócios dos clientes, que estão aumentando os investimentos. Esse cenário positivo nos indica um ano promissor e com grandes possibilidades de atingir nossas metas e até mesmo superá-las”, comemora a diretora administrativo-financeira Gabriela Weyh Torres, que divide o comando do time da SPR com os sócios Gustavo Ermel, diretor de estratégia e inovação, e Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo.

Na modalidade full agency, já se juntaram ao portfólio de clientes da SPR neste ano as contas da Unique Rubber Technologies e da Tipler, marcas gaúchas posicionadas entre os principais players brasileiros e das Américas na indústria da borracha e recapagem de pneus; e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), bastante atuante dentro e fora da comunidade médica do Rio Grande do Sul.

A agência celebra, ainda, a conquista de novos e desafiadores projetos para clientes como: o Hospital Mãe de Deus, referência em atendimento médico-hospitalar no Rio Grande do Sul; a fintech Appmax, startup gaúcha provedora de soluções com foco em potencializar o resultado de e-commerces e negócios digitais; a Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, presente em mais de 120 países e integrante das Empresas Randon; a Piccadilly, uma das principais empresas calçadistas do Brasil;  a Prat-K, entre as líderes nacionais em soluções inteligentes em organização de ambientes; a Stella, especialista em soluções para iluminação com tecnologia LED e na área de decoração; e a Dentalshop, especializada na comercialização de produtos odontológicos nacionalmente reconhecida com 25 anos de mercado; entre outros.

Além disso, o retorno dos eventos presenciais como a Expointer e as feiras realizadas pela Fenac Experiências Conectam, como a Feipet e a Feira da Loucura por Sapatos, também sinalizam bons ventos para a agência, que teve dois clientes – IBASA e SENAR-RS – participando da Expointer, além de assinar a comunicação de todos os eventos realizados na Fenac.

GAMPI

Para marcar o lançamento da Refúgio, nova linha de móveis com conceito orgânico, coletivo e contemporâneo da Dü Design, a agência Gampi Casa Criativa desenvolveu uma campanha focada em conteúdos para Instagram e Youtube, mas também com eventos voltados a arquitetos, projetistas e decoradores, que são considerados influenciadores de compra. De acordo com o CEO da agência, Maicon Dias, o objetivo é criar ações que gerem engajamento e maior conhecimento do DNA da marca, além de mostrar os novos produtos.

A nova coleção, que conta com 16 novos produtos, tem como destaque o sofá Paraty, pensado para se adaptar ao espaço que ocupa, possibilitando o manejo das suas peças, de acordo com a necessidade do ambiente. As diferentes combinações são o ponto forte da proposta. Suas curvas suaves e o espaldar frente e verso contemplam conforto e versatilidade. O catálogo conta ainda com cadeiras, poltronas, mesas, puffs e espelhos que utilizam como matéria-prima a Uva-do-Japão, árvore intrusa no bioma do Sul do país.

“Iniciamos nosso trabalho com a Dü Design em 2018, no surgimento da marca. Por utilizar uma planta que prejudica o ecossistema local como principal elemento de seu processo produtivo, entendemos que a marca é um agente de mudança na flora local. A poda desta árvore permite que a mata nativa volte a crescer. Entendemos que essa questão é muito importante para o posicionamento da marca. A relação forte da Dü Design com a natureza é um dos valores da empresa”, explica Maicon Dias, que acrescenta outras características da comunicação da marca, como a geração Z e novas tendências de consumo. “Esta coleção vai para o mercado três anos após o lançamento da primeira. Parece muito tempo, mas na verdade reforça os conceitos do negócios sobre significar melhor o consumo”.

A Refúgio começou a ser elaborada ano passado, entre a Dü Design, a Plataforma4 (hub colaborativo de designers) e a designer Rejane Carvalho. Já a campanha, planejada no início de 2021, foi recém lançada. Os vídeos foram produzidos em um espaço da própria empresa, retratando diversos momentos do ano nas residências, de forma acolhedora. 

O conceito da Dü Design considera três elementos: orgânico, por trazer sua preocupação com o meio ambiente e elementos da natureza; coletivo, pois o processo de concepção é feito a partir de contribuições diversas; e contemporâneo, visto que é um produto moderno, com design voltado para o público A+.  Em apenas três anos, a empresa já está presente em oito estados brasileiros, somando 20 cidades. Além disso, também comercializa seus produtos em outros cinco países. 

Confira aqui o vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=lSlteRfjbR0.

Demais conteúdos estão disponíveis nos canais da Dü Design: @dudesign_br

Ficha técnica:

Cliente: Dü Design

Campanha: Coleção Refúgio

Diretor de Criação: Minwer Mahfuz Daqawiya

Head de Redação: Pablo Wazlawick

Atendimento: Ioná Moser

Planejamento: Maicon Dias

Produção: Marcos Moraes

Redação: Carol Staudt

Direção de arte: Kamilla Rodrigues

Produção de vídeo: Recstory

Diretor de cena: Mauricio Brenner

Diretor de fotografia: Augusto Zirbes

Assistente de câmera: Guilherme Leopoldo

SOLAR DOS PAMPAS

A Flex Construtora e Incorporadora lança em Guaíba/RS o Solar dos Pampas Condomínio Clube. Com investimento na casa dos R$ 30 milhões, contará com13pavimentos, totalizando 208 unidades, divididas em duas torres.O novo empreendimento, considerado uma inovação na cidade, que tem como costume habitações horizontais, foi pensado para ressaltar as tradições do RS, algo inédito, com projeto de interiores assinado pelo escritório Carbonera Arquitetos.

Todas as áreas de lazer serão entregues equipadas e mobiliadas com peças e adornos voltados ao tradicionalismo. O conceito dessa infra de lazer remete à conexão da cultura gaúcha com a memória afetiva das pessoas, inclusive por Guaíba ser o berço da Revolução Farroupilha. Assim, foram utilizados elementos que trazem à lembrança do público jovem, que é o alvo do empreendimento.

Na academia, a frase TE PUXA TCHÊ será escrita em uma das paredes, fazendo uma ligação da linguagem do gaúcho com a prática de exercícios físicos. No salão de festas, essa memória afetiva do tradicionalismo gaúcho será retratada nos lustres com design de roda de carroça, bem como nos materiais couro e madeira, utilizado em poltronas de design moderno. Já no salão gourmet, acima da bancada foi projetado um pendente como se fosse um caibro (estrutura rústica de base do telhado), além das mesas e cadeiras em madeira de tábua também rústica. E na parte externa do prédio o fogo de chão, com bancos de madeira em volta, para que as pessoas se reúnam e aproveitem o local.

Além de infraestrutura inigualável dos edifícios existentes em Guaíba, o Solar dos Pampas terá segurança controlada própria de um condomínio fechado. Seu projeto foi conceituado com a estrutura de clube para proporcionar qualidade de vida aos moradores em seu dia a dia. Também fazem parte do complexo espaço kids, piscinas adulto e infantil, playground e área pet. Do alto do prédio, cujo nome foi escolhido justamente pela vista privilegiada de 360º, seus habitantes poderão contemplar a encantadora visão da amplitude das planícies gaúchas, além da própria Guaíba e região.

Com uma pegada de sustentabilidade, e pensando no lazer em contato com a natureza, o condomínio contará ainda com horta, pomar e bicicletário. Tudo pensado minuciosamente para que os condôminos possam desfrutar com a família e amigos de momentos memoráveis. Outro diferencial do Solar dos Pampas são as duas opções de plantas dos apartamentos com aproximadamente 50,00 m², todos com sacada e churrasqueira nas unidades, além da possibilidade de apartamento Garden. O projeto é assinado pela OSPA arquitetura.

O valor por unidade parte de R$ 220.575,45, tendo a possibilidade de 100% de financiamento. A localização do futuro edifício também é privilegiada, e ficará numa zona central da cidade, próximo ao Fórum, em frente à loja da Havan, e perto de outras alternativas de comércio e serviços. O Solar dos Pampas será construído na Avenida Lourival Luiz da Cunha (já em fase de duplicação), junto à Avenida Nestor de Moura Jardim, onde em breve será feita nova rótula, principal vetor de desenvolvimento da região, e acesso fácil à BR116. A construção deverá gerar mil postos de trabalho, que serão rotativos durante os 24 meses da obra. As vagas serão geradas a partir de serviços da construção civil como pintura, fundação, esquadrias, alvenaria, concretagem, acabamentos, revestimentos, entre outros. A edificação está em fase de fundação e a previsão de entrega é dezembro de 2023.

A primeira fase do empreendimento, lançado em julho deste ano, já conta com mais de 70% de comercialização. O lançamento da segunda etapa está previsto ainda para 2021. Conforme avalia Matheus Oliveira, sócio-diretor da empresa, a facilidade de acesso através da Nova Ponte do Guaíba, o fim do pedágio e o catamarã estão acelerando vertiginosamente o desenvolvimento da cidade, com valorização acima da média do mercado. “Guaíba usa muito bem sua orla, boa parte dela revitalizada, entregando qualidade de vida e segurança em viver”, destaca ele.

A Central de Vendas está disponível para visitação do apartamento decorado e das imagens dos projetos das áreas de infra de lazer. Muito em breve também estará chegando ao Plantão de Vendas a maquete das torres. O espaço está aberto diariamente, inclusive aos finais de semana, das 9h às 18h. 

Guaíba Berço da Revolução Farroupilha

Foi de Guaíba, Distrito das Pedras Brancas na época, que saíram os 60 farrapos determinados a tomar Porto Alegre na noite de 19 para 20 de setembro de 1835, pelo comando de Bento Gonçalves, Gomes Jardim, Onofre Pires e outros líderes. A Revolução Farroupilha começou debaixo do famoso cipreste – local hoje identificado pelo Marco Farroupilha e ponto turístico – na fazenda de Gomes Jardim.

O título “Guaíba Berço da Revolução Farroupilha” surgiu só na década de 1960. Em comemoração ao 20 de setembro daquele ano, um Centro de Tradições Gaúchas de Porto Alegre chamado Maragato, com sede provisória em Guaíba, participou do desfile de cavalarianos carregando uma faixa com estes dizeres, homenageando o município. 

Outras informações do Solar dos Pampas pelos contatos: 51-98551-5441, 51-34911017, contato@flexinc.com.br, site www.flexinc.com.br/solardospampas ou @flexconstrutora no Instagram.

FEBRABAN

A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) lança hoje (13) em redes de TVs abertas e fechadas sua campanha de marketing para alertar e orientar a população a se prevenir de fraudes intitulada Pare & Pense #Pode ser Golpe. A campanha, criada pela agência iD\TBWA, trará informações e dicas para que clientes bancários se protejam de golpes aplicados por criminosos atualmente, como o do falso motoboy, da troca de cartão, de pedidos de dinheiro pelo WhatsApp e da falsa central ou do falso funcionário de banco.

Os filmes poderão ser vistos a partir de hoje nos intervalos comerciais da TV Globo, GloboNews, CNN, Record, SBT, Band e Rede TV, e ações de merchandising em programas como Encontro com Fátima Bernardes, Programa do Ratinho, Cidade Alerta, Brasil Urgente, Hoje em Dia, Os Donos da Bola, A Tarde é Sua e Encrenca.

Com uma paródia da música “Pare”, de Zezé Di Camargo e Luciano, a campanha joga luz para um assunto sério em tom leve, apresentando três versões de peças para a TV: uma com dicas para golpes em geral, outra para alertar sobre golpes que usam o aplicativo de mensagens WhatsApp e uma terceira versão que abordará o golpe da Falsa Central Telefônica de bancos.

“Pare! Até quando você vai cair nesses golpes na vida? Pare! Sua grana e sua senha jamais podem ser divididas. Tem malandro de olho na gente. Se pedir dinheiro, diga não. Então, pare! Não dê mole para ladrão”, diz um dos trechos da peça publicitária .

“Esta campanha é um bom exemplo de como o marketing pode ser corretamente usado para levar informação importante às pessoas e garantir a segurança dos clientes, que sempre foi prioridade do setor bancário, tanto que os bancos investem cerca de R$ 2,5 bilhões por ano em cibersegurança”, diz Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN. “Trabalhamos há décadas para garantir a tranquilidade dos nossos clientes em suas transações financeiras cotidianas e estamos lançando mais uma campanha massiva, desta vez para conscientização e orientação da população a se prevenir contra fraudes”, complementa.

Além dos filmes, a campanha contará com spots de rádio e materiais Out of Home e peças digitais exclusivas para WhastApp, Linkedin, YouTube, Instagram e Facebook.

A estratégia também contempla a participação de influencers que darão dicas antifraudes em suas redes sociais, como Preta Gil, GKay, Majur, Leo Santana, Gabi Versani, Felipe Roque, Blog da Cora, Vó da Pomba, e ainda estará presente em páginas de conteúdo digital no Instagram que contam com milhões de seguidores.

“Nosso objetivo foi criar uma campanha de grande escala para levar informação para toda a população sobre como se prevenir de golpes e fraudes que tanto dão dor de cabeça e trazem prejuízos financeiros”, afirma Madalena Nader, que assumiu recentemente a Gerência Executiva de Marketing da FEBRABAN. Ela lembra que a pesquisa Radar FEBRABAN de setembro revelou que 95% dos entrevistados que receberam informações de prevenção a golpes afirmaram que o material foi importante para prevenção ou para sua atitude diante tentativas de fraudes. “Isso mostra a importância das ações de conscientização”, complementa .

Adicionalmente, a campanha Pare & Pense #Pode ser Golpe está disponível no site https://antifraudes.febraban.org.br/ com a listagem dos golpes mais aplicados no Brasil e dicas de como preveni-los (leia mais abaixo). E ainda estará nas redes sociais da FEBRABAN, bem como dos bancos associados.

“Como os golpes afetam brasileiros de todas as idades e classes sociais, escolhemos um hit dos anos 90, que toca as pessoas mais velhas, e adaptamos para a temática atual das fraudes, com muito humor”, diz Lucio Caramori, diretor de criação da iD\TBWA.

BLACK FRIDAY

Uma das grandes apostas do varejo para alavancar vendas anualmente, a Black Friday deste ano se aproxima. A data acontece em novembro, no dia 26, e, como todos os anos, promete ser a mais rentável para diversos setores. No ano passado, a pandemia alterou o cenário dando mais força ao e-commerce e, neste ano, a mudança de canais de compra ainda permanece forte. Segundo pesquisa da Conversion, agência especializada na ferramenta de search engine optimization (SEO), que ouviu 400 brasileiros, mostrou que 62,96% pretendem comprar online, contra 75,3% em 2020 devido ao medo do contágio pelo coronavírus. Ainda, a intenção de compra para o ano passado era de 76,5%, resultado que tem expectativa de aumento para 87,75%. 

Essa questão permanece forte mesmo após a flexibilização de medidas de isolamento e contenção considerável da crise em relação ao ano passado. A escolha dos consumidores pode ser justificada, segundo a Conversion, pela comodidade e facilidade de adquirir produtos sem sair de casa. Dos que optarão pelo comércio eletrônico, lojas virtuais (56,98%) e apps (14,81%) são alternativas. Contudo, um obstáculo considerável para a prática é o receio de fraudes, em que 80,63% dos respondentes apontaram ter algum. A confiabilidade aumentou, ainda que pouco: em 2020, esse número era de 84,6%. Além disso, a pandemia ainda guia algumas decisões do público. A pesquisa viu que 55,56% pretendem comprar produtos para prevenir o coronavírus. 

Outro ponto interessante identificado pelo estudo foi o fato de que mais da metade dos respondentes (52%) disseram que a busca no Google é importante na decisão de compra. A Conversion destaca que a busca orgânica é o segundo maior canal de tráfego do comércio eletrônico brasileiro, perdendo apenas para o acesso direto e estando a frente da mídia paga. 

Os lojistas podem aguardar os consumidores antes da famosa sexta-feira de descontos, uma vez que 72,65% dos entrevistados afirmam que já querem comprar produtos assim que os descontos começarem a surgir, enquanto apenas 27% comprarão, de fato, apenas em 26 de novembro.

Entre os fatores levados em consideração pelos consumidores para escolher onde fazer compras, o preço do produto aparece em primeiro lugar, com 83,48% das respostas. Em seguida, estão o nível de conhecimento da loja (54,7%), ter selos de segurança (38,18%), ter boa avaliação no ReclameAqui (37,89%) e depoimentos de outros clientes (35,9%). Além disso, como já é esperado pelo teor do evento, 77% disseram que os preços mais baixos são o maior motivador das compras feitas na Black Friday, acompanhados de necessidades e do recebimento do 13° salário. 

Destacando-se no e-commerce, o top 3 empresas preferidas dos consumidores é composto pela Americanas (17,67%), Magazine Luiza (14,9%) e Amazon (11,98%). A Conversion chama a atenção para o fato de que, ainda que o maior do país seja o Mercado Livre em termos comerciais, este aparece com 9,68% do favoritismo, aparecendo em quinto lugar depois de Casas Bahia. Entre as demais marcas citadas pela amostra, estão AliExpress, Submarino, Extra, Ponto e Dafiti.

Com o Natal se aproximando, boa parte dos indivíduos — 86,04% deles — pretendem aproveitar a Black Friday para comprar os presentes da data festiva.  Entre as categorias que lideram a intenção de compra, os celulares e eletrônicos lideram a lista, com 66,67% das respostas. O resultado de 2021 contrasta com o ano anterior, em que eletrônicos e eletrodomésticos apareciam em primeiro lugar — hoje ocupando a segunda posição, com 60,68%. Na sequência, estão moda & acessórios (47,58%), calçados (40,46%), casa & móveis (25,93%) e cosméticos (23,36%).

Por fim, o levantamento relembrou a decisão que algumas marcas tomaram, em 2020, de substituir o termo “Black Friday” por outros, alegando cunho racista. Players como o Natura, Boticário, Adidas e Lojas Americanas aderiram a outros termos, como Red Friday e Beauty Friday. Contudo, o mesmo pensamento não apareceu entre os 400 consumidores consultados pela Conversion: 92,31% não acreditam que o termo seja racista.

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