NOTAS DA SEMANA–14-11-19

LEGAL! BOA!

Que fazemos?

Vamos nos reunir. Tem muita coisa para mudar.

Pegastes leve.

Tens razão!

Vou te ligar!

As respostas e indignações sobre o mercado e que ficou assim como está acima.

Conclusão:

Fica tudo como está para a felicidade de poucos uns e tristeza de muitos uns.

SAI DONADIO, ENTRA PERSIGO

Após quase quatro décadas, diretor de Mercado do Interior do Grupo RBS, Antônio Donádio, despede-se da empresa para se dedicar à família e a projetos pessoais. Um grande profissional que fez uma brilhante carreira dentro do Grupo e conviveu com as diversas gerações à frente da RBS e conhece o mercado gaúcho como ninguém.

A partir de 2020, o gerente-executivo Leonardo Persigo, que hoje é responsável pela frente de Field Marketing, assume a liderança de Mercado do Grupo RBS no Interior, com a missão de consolidar o novo modelo comercial e acelerar o processo de vendas consultivas nessa região, onde a empresa enxerga muito potencial de desenvolvimento.

COLUNA REFORÇADA

Você já leu as notas, mas a Coluna do Nenê tem muito mais conteúdo. Confira!

Tem em DESTAQUE as principais tendências do Marketing para 2020.

Em ESPECIAL tem um artigo falando sobre algoritmos e as informações sobre o mercado publicitário brasileiro publicado pelo CENP-Meios.

Tem OPINIÃO, CHARGE, ARTIGOS de Flavio Corrêa (Faveco)  e do nosso articulista Zé Maurício.

Quer saber sobre comunicação e publicidade? Leia na Coluna do Nenê.

PRIMEIRA EDIÇÃO DO SBT START

Nesta quinta-feira, 14 de novembro, o SBT promoveu a primeira edição do SBT Start, um painel de debate sobre temas como desburocratização e investimentos para startups. Diante do cenário econômico de profunda transformação, que tem acelerado a criação de novos empreendedores, essa discussão é relevante à medida que pretende fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo no Rio Grande do Sul e criar soluções reais adaptadas ao mercado e a vida das pessoas.

O evento teve a mediação de Felipe Vieira, apresentador do SBT Rio Grande 2ª Edição, interagindo e envolvendo o público convidado, formado por empreendedores, empresários, gestores públicos e lideranças de entidades e acadêmicas.

Os painelistas foram Alexandre Rovinski Almoarqueg (Coordenador do LabInova da Seplag), Eduardo Glitz (Sócio da StartSe), Francisco Hauck (Co-fundador da Fábrica do Futuro), Jorge Krug (Diretor de Tecnologia da Informação e Inovação do Banrisul), Elise Kaspary (Superintendente Executiva de Política de Crédito e Análise de Risco do Banrisul), Patrícia Pallermo (Economista-chefe da Fecomércio-RS) e Leandro de Piano (CFO da Warren Brasil).

“Vivemos um momento de grandes transformações. Nossa crença no SBT é de sermos protagonistas nesse momento, cada vez mais relevantes, co-criativos e sempre em movimento. O SBT Start é mais uma frente de aprendizado, troca e avanços que propomos ao mercado para abrir os caminhos do crescimento ao polo de startups gaúchas.”, celebra Carlos Alberto Toillier, Diretor de Mercado e Inovação do SBT no Rio Grande do Sul.

O SBT Start aconteceu em Porto Alegre, no Lounge Audio Porto na Fábrica do Futuro, às 8h30 e tem o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

GLOBO

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou na última semana a nota de crédito da Rede Globo, citando a migração de receitas com publicidade para o meio digital e o desempenho operacional do veículo no mercado externo. As informações são do site Money Times.

A empresa tem uma dívida de R$ 3,3 bilhões em títulos no mercado, sendo que alguns em moeda estrangeira. Ainda assim, a Fitch e outras agências de risco destacam que a Globo está longe de ter seu caixa comprometido e que a empresa aposta na produção de conteúdo próprio para compensar a queda na receita.

Além disso, a Fitch considera incerto que a Globo consiga usar sua posição no mercado para se beneficiar a perspectiva de recuperação da economia brasileira. Para a agência, a empresa terá dificuldades para enfrentar a contração do mercado publicitário e a diminuição na participação no mercado de TV por assinatura.

RODA VIVA IMPERDÍVEL

No centro do Roda Viva de  11/11/2019, Yuval Noah Harari, autor de Sapiens, Homo Deus e 21 Lições para o Século 21, fala sobre sua obra mas, muito especialmente, sobre a proteção de dados e essa miscelânea de informações sobre as pessoas. Liberdade de criação é importante, regulação para uso é vital.

Veja em VÍDEOS a entrevista completa. Imperdível!

RELÓGIOS DIGITAIS

Com equipamentos em Full LED e duas telas, a Sinergy Novas Mídias instalou os primeiros relógios digitais de última geração de Porto Alegre. A novidade é resultado de parceria entre a empresa com a AIRAZ, administradora dos empreendimentos imobiliários do Grupo Zaffari, e o primeiro teste já está em funcionamento no estacionamento do Bourbon Assis Brasil. Os dois relógios digitais oferecem serviços como previsão do tempo, horário, raios UV, entre outros. A novidade tem como destaque o novo software para gerenciamento de mídias da Sinergy. Totalmente flexível e inteligente, o sistema possibilita que os anunciantes possam, por exemplo, anunciar um material quando estiver calor (sorvete) e outro quando estiver frio (sopa), ou sol e chuva.

MADRUGADÃO 2019

A equipe On The Line, formada por estudantes da Universidade Feevale, foi a grande vencedora do Madrugadão 2019, que ocorreu entre a noite de sexta-feira, 9, até a manhã do sábado, 10. O evento foi promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Instituição, através da Agência Experimental de Comunicação. A edição reuniu 12 equipes de diferentes universidades do Estado para elaborar e apresentar uma campanha publicitária para um cliente real. Neste ano, o cliente foi a empresa Tintas Renner, da companhia PPG Brasil, líder em vendas no Sul do país. Na apresentação do briefing, os representantes da empresa solicitaram um reposicionamento completo da marca.

SEXTA EDIÇÃO DO AHEAD!

“As marcas estão cada vez mais interessadas em gerar conexão com os consumidores. E a experiência que elas proporcionam tem um papel fundamental para atingir esse objetivo”. Foi assim que o vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco, abriu a sexta edição do AHEAD!, que tratou sobre os desafios e as oportunidades de uma tendência cada vez mais buscada pelo mercado: a experiência de marca. Realizado nessa quarta-feira (13), o encontro reuniu profissionais do mercado da comunicação no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

A última edição do ano do programa de debates do Grupo RBS, que proporciona um espaço para a discussão de temas relevantes para o mercado, trouxe dois especialistas no tema. À frente da área de Brand Experience da Heineken, Guilherme Bailão mostrou videocases de ações como “Heineken F1 Festival – Senna Tribute” e “Amstel District”.

– Em ações como essas, temos a oportunidade de impactar o consumidor com imagem, com cheiro e, principalmente, com emoção. Para atingir conexão com o público e fazer com que ele associe momentos da vida dele com uma marca, a experiência é fundamental – apontou.

Fernanda Estrella, diretora de Marketing do Rock in Rio, agregou ao debate os conhecimentos de gestão e planejamento de comunicação do maior festival de música, entretenimento e experiência do mundo. Para ela, a emoção é o DNA do Rock in Rio – e o maior algoritmo buscado pelo megaevento desde 1985, ano em que foi criado.

– No Rock in Rio, monitoramos real time o que o público está falando durante o festival. Buscamos entender a percepção sobre as experiências que estamos oferecendo e, se preciso, temos a possibilidade de ajustar qualquer problema – disse.

GANG NO CINEMA

Durante uma semana, os cinéfilos que lotaram os cinemas para assistir ao Coringa tiveram uma surpresa. A Gang, maior marca de roupa jovem do sul do país, distribuiu cupons premiados em seis salas do estado. Os vouchers estavam escondidos em algumas poltronas. Ao todo, 32 mil pessoas foram impactadas pela ação, que esteve em 336 sessões do filme e entregou 1600 cupons com brindes, descontos e camisetas.

A M2 Multimídia, empresa responsável pelo comercial que passou nas salas de cinema antes do filme começar, também registrou as reações dos fãs. As imagens geraram um vídeo institucional da Gang que já disponível nas redes sociais e no canal do Youtube da marca.

Os brindes foram distribuídos nos cinemas do Bourbon Wallig, Barra Shopping Sul, Shopping Total, Iguatemi Porto Alegre, Iguatemi Caxias do Sul e Praia de Belas entre os dias 3 e 9 de outubro.  A ação faz parte da divulgação da linha de licenciados da Gang. Intitulada de Fandom, a coleção terá 52 modelos até o final do ano com camisetas, meias, canecas, chaveiros e squeezes dos personagens mais amados pelos brasileiros.

Veja em vídeos o comercial da ação.

JANELA ARP

Você conhece a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? As empresas brasileiras têm menos de um ano para estarem adaptadas às suas regras. A regulamentação que passa a vigorar a partir de 20 de agosto de 2020 traz mudanças importantes sobre a maneira como dados devem ser coletados, tratados e armazenados por qualquer empresa que atue no Brasil, um trabalho que consumirá tempo e investimento de todos os players. Raissa Moura, Head of Legal da InLoco University, responde todas essas perguntas no próximo Janela ARP, dia 21 de novembro, às 18h30, na sede da ARP. as vagas são limitadas, exclusivas para sócios da entidade.

ABRADI NO CENP

A Abradi (Associação Brasileira de Agentes Digitais), que representa 600 empresas desenvolvedoras de serviços digitais, inclusive agências) estará ingressando ainda neste ano para o CENP (Conselho Executivo de Normas-Padrão) após a indicação da Aner (Associação Nacional de Editores e Revistas) e da Agert (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão).

A entrada da Abradi se oficializará no dia 10 de dezembro, em reunião do conselho superior do Cenp. A Associação Brasileira de Agência de Publicidade (Abap) e a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) já adiantaram a aprovação da indicação.

Há dois meses atrás a ABMN (Associação Brasileira de Marketing & Negócios), que reúne representantes de anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação também tornou-se associada ao CENP neste ano.

TECNOLOGIA E LIBERDADE PARA CRIAR

Capacitar comunidades, clientes e indivíduos de todos os lugares e usar a tecnologia para a realização de sonhos. Com esse lema, a Dell Technologies comemora em dobro: os 20 anos de atuação no Brasil e a primeira colocação no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar, na categoria de grandes corporações.

AS AÇÕES E OS PROJETOS DA CAMPEÃ:

BNA (BLACK NETWORK ALLIANCE) – Grupo da América Latina que visa a igualdade de oportunidades, independente da cor da pele.

PRIDE- Formado para incentivar o ambiente de tolerância e respeito a diversidade de orientação de gênero.

TRUE ABILITY- Grupo  que estimula a inclusão das pessoas com deficiência.

GENNEXT_ Reúne jovens de geração Y e interessados no tema, para e discutir novas formas de trabalho que promovam a realização pessoal e profissional.

PLANT- Grupo que promove atividades com impacto positivo ao meio ambiente.

CONEXUS-  Visa conectar pessoas, independentemente de onde, quando ou como elas trabalham, criando um ambiente de trabalho colaborativo.

Ranking das Melhores Empresas para Trabalhar, na Categoria de Grandes Corporações:

1º – Dell Technologies

2º- SAP Labs

3º- John Deere Brasil

4º- Sesc RS

5º- Stihl

6º- Getnet

7º- Senac RS

8º- SLC Agrícola

9º- Lojas Lebes

10º-Stara

11º-Bruning Tecnometal

12º-Usaflex

13º-Agibank

14º-Grupo Epavi

15º-Hospital Moinhos de vento

Fonte: ZH caderno

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *