NOTAS DA SEMANA – 13.08.2021

ENTREVISTA COM MÁRCIA DAUDT

1. Quem é Márcia Daudt?

Uma otimista! Que atua na área comercial desde sempre! Do início aos 18 anos como bancária, passando pelo comércio exterior, até chegar ao mercado publicitário através do Grupo RBS, onde iniciei como atendimento da área de publicidade legal e onde construí uma trajetória de 20 anos de muito aprendizado, que me conduziu à cargos de gestão que fizeram muita diferença no meu crescimento pessoal e profissional, como quando asssumi a sucursal RBS no Vale do Sinos, assim como a gerência comercial das rádios Cidade FM e Farroupilha AM. Nesse período todo trabalhei e conheci pessoas absolutamente incríveis!

Trabalhei também na Editora Jornal Comunicações, no time comercial comandado com maestria pela minha grande amiga Neca Hickmann, e onde lançamos e conquistamos o prêmio de Veículo do Ano no Salão da Propaganda com a Revista Estilo Zaffari! Um momento muito especial!

Após a Jornal Comunicações tive minha primeira experiência no mercado de mídia OOH, na empresa ATIVA, gerenciando a equipe responsável pela comercialização  do mobiliário urbano e front-lights.

E de 2013 até 2020 tive um período profissional importantíssimo e que desenvolveu meu lado empreendedora, trabalhando junto com meu parceiro de uma vida, Gerson Vieira na empresa construída por ele há 15 anos, a GROVI OOH. Foi um ciclo de relevância fundamental na minha carreira e participar do crescimento da empresa foi gratificante.

Mas no final de 2020 a vida corporativa me puxou novamente e desde então estou atuando no comercial da Record TV RS, e está sendo outra experiência significativa.

2. O mercado te conquistou ou tu te apaixonou pela publicidade?

Ambos! O mercado publicitário é de um dinamismo instigante! Conversar diariamente com os profissionais das agências e com os clientes em busca de projetos relevantes para as marcas é instigante! E a publicidade te exige um olhar 360 que gosto muito.

3. Um momento que te marcou na tua vida profissional?

Sem dúvida foi a tomada de decisão de sair do mundo corporativo para o do empreendedorismo. Mas valeu muito!

4. Ser mãe é o melhor de tudo?

Simm!! Ser mãe é Vida!!  E ser mãe do Vinícius então é uma benção!!! Vini está com 16 anos e é um guri sensacional!!! Que me orgulho muito !!!    

LIVE GAV RS

Após as Olimpíadas 2021, onde atletas brasileiros conquistaram resultado gratificante, e com a aproximação das Paraolimpíadas, o Grupo de Atendimento de Veículos do RS (GAV-RS) convida o mercado da Comunicação a refletir sobre “Marketing Esportivo como força de marca”. O assunto será tema da próxima live da entidade, que acontece na terça-feira, dia 17, às 18h.

O objetivo do bate-papo é entender o valor do segmento esportivo enquanto cliente e investidor. Para isso, foi convidado um time muito especial, que vai dividir suas experiências com os participantes de modo a contribuir para a compreensão dos caminhos do mercado nessa área. São eles:

Beto Carvalho – Diretor Executivo de Marketing do Grêmio

Jorge Avancini – Vice-presidente de Marketing do Internacional

Gerson Silva – Gerente de Relações Institucionais da Unimed Porto Alegre

Márcio Callage – CMO da Vulcabrás

DIA 17 AGOSTO, ÀS 18H

ACOMPANHE PELO ZOOM: https://us06web.zoom.us/j/82340450482

A live conta com o apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Universidade Feevale, SBT, Sinergy e Retoques Criativos.

PREFEITURA POA

No dia 11 de agosto a agência HOC fez uma call com mais de 25 fornecedores que estão com seus trabalhos feitos e veiculados sem pagamento desde 31 de Janeiro. Nessa reunião participaram as entidades: ARP e o SINAPRO RS.

Depois de muitas reuniões com vários executivos da Prefeitura de Porto Alegre e também depois de várias alternativas criadas para solucionar o imbróglio todas elas não prosperaram e tiveram a negativa do quadro técnico da prefeitura e o conteúdo do contrato baseado na palavra “AGENCIAMENTO”, não contempla a legitimidade do mesmo, apesar de saac e empenho.

Diante do que muito foi falado e nada decidido a HOC resolveu judicializar uma ação contra a Prefeitura e recebeu apoio integral dos fornecedores.

O mercado foi prejudicado. Muito!

O medo de represália foi represado. Sem medo!

As agências, se forem unidas e desejam um mercado forte, não deveriam mais atender a Prefeitura de Porto Alegre, enquanto perdurar o caso.

A Escala, outra agência prejudicada e com vários fornecedores envolvidos, não participou da reunião.

GOVERNO GAÚCHO

A definição das agências que atenderão o Governo do Estado ainda estão sendo recursadas e o mais grave de repercussão nacional é da agência digital do norte do Brasil que se julgou discriminada pelo juri.

ABA

Na próxima quarta-feira, dia 18 de agosto, acontecerá o 9º webinar da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) com o tema “Os avanços da Aliança sem Estereótipos no Brasil”. O evento exclusivo para associados, contará com a participação de Daniele Godoy e Isabel Aquino, ambas da Aliança sem Estereótipos.

O evento será promovido pelo comitê de Branding e conteúdo da ABA, presidido por Kellen Silverio, Diretora de Marketing da Hasbro do Brasil e vice-presidido por Andre Kieling, Brand Manager da Bauducco.

A iniciativa (Unstereotype Alliance) chegou ao Brasil com apoio da ABA, Heads Propaganda, ONU Mulheres, Unilever e WFA. O lançamento regional aconteceu em fevereiro de 2019 e foi o pioneiro dentre os países da América Latina.

“A publicidade é um espelho da sociedade e um meio pelo qual marcas e empresas podem causar grande impacto no modo como as pessoas percebem o seu entorno. Por isso, quando o mercado publicitário reproduz estereótipos, está reforçando normas sociais discriminatórias. A Aliança sem Estereótipos está no Brasil há dois anos e acompanhar os avanços desse trabalho é essencial para garantirmos a evolução da discussão”, declara Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA.

Em julho de 2020, a ABA lançou o Guia para Representação Responsável de Gênero na Publicidade “, originalmente da WFA, que busca inspirar profissionais de marketing a trabalharem com menos estereótipos em suas campanhas, uma discussão que está cada vez mais ganhando relevância global, com a adesão de anunciantes associados à ABA tais como: Unilever, P&G, Mars, Diageo, J&J, Mattel, Grupo Boticário e Mastercard. Esse projeto nasceu a partir do encontro entre líderes do mercado anunciante e a ONU Mulheres, que fundaram juntos a Unstereotype Alliance. Reforçando a crença da própria ABA e WFA, de que é necessária uma agenda nova para a quebra de estereótipos prejudiciais sobre homens e mulheres na comunicação.

Acesse o guia em: https://bit.ly/3gdmbkr.

Webinar Os avanços da Aliança sem Estereótipos no Brasil

Data: 18/08/2021 – quarta-feira;
Horário: 09h0 – horário de Brasília;
Inscrições em: https://mla.bs/dceeac20
As vagas são limitadas e serão garantidas por ordem de entrada.

FEEVALE

A Universidade Feevale realizará, no dia 30 de agosto, a partir das 19h30min, o curso on-line Como construir um currículo e perfil no LinkedIn – atrativos para aumentar visibilidade e empregabilidade. A qualificação, destinada a jovens que estão entrando no mercado de trabalho e adultos com experiência profissional dos 25 aos 50 anos, tem como objetivo proporcionar uma mentoria completa para a construção de um currículo atrativo, um discurso profissional e um bom perfil no LinkedIn.   

O encontro virtual será ministrado por Marina Quaglio, fundadora e CEO da DTFlex- Design Tático de Carreira. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.feevale.br/cursoseeventos, onde, também, podem ser obtidas mais informações, como investimento e programa de ensino.   

HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

Pausado em decorrência da pandemia, o Projeto SIM,  desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde, foi retomado nesta quarta-feira (11). Tendo a capital gaúcha uma das maiores taxas de detecção de sífilis do Brasil — 166 contaminados para cada grupo de 100 mil habitantes — e os maiores índices de sífilis congênita no país, o projeto tem como objetivo identificar os principais fatores associados ao aumento de casos da doença. 

A pesquisa, realizada pela instituição gaúcha por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), está fazendo a coleta de informações baseadas em dois enfoques: diagnóstico e monitoramento do tratamento. Na primeira etapa, o objetivo é estimar a proporção de casos de sífilis não diagnosticados na população e avaliar estratégias para ampliação dos exames. Na etapa de monitoramento, o foco é identificar lacunas no tratamento usual no SUS e avaliar a efetividade de diferentes estratégias de enfrentamento da doença.

A abordagem de voluntários para a pesquisa acontece em um dos pontos de maior circulação de Porto Alegre: o Largo Glênio Peres. A unidade móvel onde são realizados exames gratuitos para o diagnóstico de sífilis, HIV e hepatite funciona diariamente, das 9h às 18h. Quem aceita participar do estudo recebe o resultado na hora e as pessoas que testam positivo para sífilis são incluídas no protocolo e encaminhadas para monitoramento e tratamento, recebendo já a primeira dose da medicação no local.

 Tecnologia aliada no enfrentamento à sífilis

Além da estrutura da unidade móvel, o projeto SIM agora conta com uma novidade tecnológica para aumentar a adesão ao tratamento: um aplicativo game de celular com informações essenciais sobre o paciente e esclarecimentos das principais dúvidas sobre a doença. De acordo com a responsável técnica pelo Projeto SIM, Eliana Wendland “não há informações prévias da utilização de um aplicativo de celular para reunir informações de tratamento da sífilis”.

Os pacientes com resultado positivo são divididos em três grupos de acompanhamento: pelo aplicativo de celular, por contato telefônico e pelo protocolo atual, que é a indicação do tratamento com orientação de retorno para novas doses de medicação e monitoramento nas unidades de saúde. “Esperamos, também, que o aplicativo novo nos ajude a avaliar qual das diferentes medidas de monitoramento está sendo mais eficaz para aumentar a aderência ao tratamento”, explica a médica e pesquisadora. A ideia é identificar a eficácia desses métodos.

O aplicativo SIM! pode ser baixado na Google Play Store. Em breve também estará disponível para download no sistema IOS.

O Projeto SIM antes da pandemia

Iniciado um pouco antes dos registros dos primeiros casos de COVID-19 no Rio Grande do Sul, o piloto do Projeto SIM, que tem o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, foi executado durante apenas dois dias em Porto Alegre e testou 68 pessoas. Quatorze (20,6%) tiveram teste reagente para sífilis, 1 para hepatite B, 3 para hepatite C e 1 para HIV. Dos 14 com testes positivos para sífilis, 8 fizeram exames confirmatórios. Os dados foram utilizados na produção de um artigo com análise sobre o impacto da pandemia no projeto de pesquisa. “Concluímos que o desenvolvimento do estudo foi impactado negativamente, na medida em que precisávamos manter esta unidade de teste ativa para obter os resultados desejados inicialmente”, explicou Eliana.

SBT

Em julho de 2021, o SBT em Porto Alegre garantiu a vice-liderança na média das 24 hrs. A emissora marcou 3,1 pontos, contra 2,8 da terceira colocada e 13,1 da primeira. No período matutino, no ar das 6h às 12h, o SBT manteve-se na vice-liderança com 2,1 pontos, contra 1,9 da terceira colocada e 8,5 da primeira. Já no período da tarde, a emissora cravou 3,2 pontos.

Na faixa noturna, o SBT marcou 4,9 pontos. A emissora gaúcha permanece na vice-liderança na faixa horária da madrugada, das 24h às 30h. Nesta faixa, obteve 2,2 pontos, contra 0,6 da terceira colocada e 6,9 da primeira. Vale lembrar que nas 24 hrs, em julho de 2021, a emissora atingiu 2,6 milhões de telespectadores.

Confira abaixo o desempenho dos programas locais:

-O Anonymus Gourmet garantiu a vice-liderança isolada com 3,0 pontos, contra 1,3 da terceira colocada e 17,3 da primeira. O programa alcançou 331 mil telespectadores no mês de julho.

– O Masbah! se manteve na vice-liderança com 2,5 pontos. O programa atingiu, em julho, 311 mil telespectadores.

– SBT Rio Grande 2ª edição cravou 3,9 pontos em audiência. Em julho, alcançou 618 mil telespectadores.

– O SBT Rio Grande, no mês de julho, obteve 2,4 pontos de audiência. No mês em questão, alcançou 902 mil telespectadores.

MASBAH!

O “Masbah!” deste sábado, 14 de agosto, sobe a Serra Gaúcha e conhece um museu só para tirar selfies, em Gramado. Considerado o único do tipo na América Latina, o local abriga cenários diferentes e coloridos para a galera tirar fotos e arrasar nas redes sociais. Em clima divertido e descontraído, a apresentadora Brunna Colossi chama um criador de conteúdo para dar dicas de fotografia e ainda convida um casal para viver um dia como celebridade do meio digital.

O programa também entrevista Brisa Star, cantora mineira de 13 anos que ganhou a Internet recentemente com suas músicas de forró super originais e cheias de dancinhas. A guria de Ibiaí, cidade no interior de Minas Gerais, conta os bastidores do começo de sua carreira e é desafiada a acertar o significado de palavras e termos super comuns no Rio Grande do Sul.

Já pensou em misturar sushi e churrasco? Essa combinação “polêmica” virou prato de um restaurante da capital gaúcha e o “Masbah!” chamou o Guri de Uruguaiana para descobrir se peixe cru combina com carne.

Além disso, no programa do “Anonymus Gourmet”, é dia de preparar as receitas “Frango dos Deuses” e “Cappuccino do Anonymus”.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir das 12h, e o “Anonymus Gourmet”, logo após, no SBT do Rio Grande do Sul.

40 ANOS SBT

No ano em que completa 40 anos de história, o SBT inicia sua quarta década com investimentos na grade de programação, por meio de um elenco diversificado, contratações de peso, novas atrações, realities, a retomada de seu departamento de esportes e uma forte presença em todas as plataformas digitais, como Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitch, Twitter e Youtube. Tudo isso sempre alicerçado nos pilares que regem a marca: informação, diversão e família. Para comemorar essa importante data, confira algumas novidades que você precisa saber sobre o SBT, em 2021:

1.     A começar pelo investimento da emissora na programação esportiva, com a aquisição dos direitos de transmissão dos principais torneios de futebol nacionais e internacionais, entre eles: Conmebol Libertadores; Conmebol Copa América; Copa do Nordeste; UEFA Champions League e UEFA Europa League. Téo José destaca-se à frente das narrações dos campeonatos, Mauro Beting como comentarista e Nadine Bastos nas análises de arbitragem;

2.     Ainda no pilar esportivo, o Arena SBT tornou-se o novo hábito semanal do telespectador apaixonado por esportes, revigorando a tradição do canal, sob comando de Benjamin Back, Cicinho, Emerson Sheik e Mano. Já nas manhãs de domingo, o SBT Sports, com Luiz Alano, chega para fidelizar o público com a nova casa do futebol. A atração tem espaço para todas as modalidades esportivas, com reportagens e entrevistas exclusivas, além, é claro, da rodada da semana;

3.     O Vem Pra Cá, com Patricia Abravanel e Gabriel Cartolano, mescla variedades, informações e muito bate-papo, com a participação de especialistas das mais diversas áreas e reportagens que desvendam um pouco mais sobre a imensidão do Brasil;

O horário nobre dos sábados garante a atenção de quem procura os melhores realities. O SBT disponibiliza conteúdos para aquecer os corações e o estômago também. Dá uma espiada no que chegou por aqui:

4.     Sérgio Marone procura os Mestres da Sabotagem, em um misto de game com reality, que desafia os chefs numa cozinha repleta de surpresas. É aquela competição gastronômicade tirar o fôlego;

5.     E que tal uma boa reforma? Sob o comando de Dony de Nuccio e com a execução do arquiteto Renato Mendonça, o Te Devo Essa! Brasil traz a cada episódio uma nova história, com obras repletas de valor sentimental e muita mão na massa, inclusive dos famosos, viu? As transformações são pura diversão e emoção;

6.     E não podemos deixar de falar da tenda mais doce da TV brasileira! O Bake Off Brasil chega à sua sétima temporada com Nadja Haddad, Beca Milano e Olivier Anquier, para adoçar as noites de sábado. E tem também o divertido Bake Off Brasil – A Cereja do Bolo, com os bastidores do reality “Mão na Massa” e a presença do eliminado da semana anterior;

 E o SBT está sempre ON, ligado em seu público 24 horas, 7 dias por semana. É isso mesmo, em qualquer hora ou lugar, seja no Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitch, Twitter ou Youtube, é possível encontrar conteúdos diários e exclusivos para todo o público: jovens, gamers, pessoas antenadas e até para a família relaxar no sofá.  

7.     Se o papo é com a geração Z, a TV ZYN traz uma variedade de conteúdos exclusivos, quadros fixos, games, webséries, entrevistas, bastidores com os influenciadores do momento e conta ainda com a sua primeira série original: A Fantástica Fábrica de Sonhos, com dois episódios por semana durante todo o mês de aniversário do SBT. Tudo isso com a linguagem e formatos que os zynners amam. A plataforma é comandada por Sophia Valverde e Igor Jansen, além de um time cheio de influência nas redes, com produção de conteúdo diária;

8.      O SBT Games leva informação e entretenimento especializado de videogames e esportes eletrônicos para o público jovem e jogadores veteranos. Tudo isso em uma mescla perfeita entre o novo e o nostálgico. Aqui também é a casa dos streamers, com uma programação especial de segunda a segunda e espaço para novos talentos florescerem. Todos os conteúdos são feitos de gamers para gamers;

9.     Ainda em clima de comemoração, no dia 22 de agosto estreará o “Programa Câmeras Escondidas” nas plataformas digitais do SBT! Com a apresentação de Aline Serrano e Lindezo, a atração trará conteúdos semanais nas redes sociais da emissora, com riqueza de detalhes que cercam a produção e toda a sua história nessa trajetória que completa 40 anos de exibição na televisão brasileira. A atração será temática a cada edição, abrindo cada programa com um “TOP 10 Câmeras Escondidas” especial do dia.

10.       E não poderia faltar nessa lista o SBT Vídeos, a plataforma de streaming da emissora: gratuita, intuitiva e totalmente reformulada, que concentra parte de seu conteúdo para que o público possa maratonar os programas, realities e novelas quando, onde e como quiserem. Ah, e por lá também é possível assistir o SBT ao vivo;

11.      A notícia não tem hora pra acontecer no SBT. Você consegue ficar informado 24 horas por dia, sete dias por semana com o SBT NEWS, a sua fonte segura de informação. O jornalismo do SBT, considerado o mais confiável pela população brasileira segundo a pesquisa do Instituto Reuters da Universidade de Oxford, traz toda a sua credibilidade para as plataformas digitais.  Agenda do Poder (conduzido pelo jornalista Leonardo Cavalcanti) e Poder Expresso (apresentado por Roseann Kennedy) são os primeiros programas produzidos especialmente para a audiência digital. E para os amantes do esporte, a vertical SBT Sports também não para! É notícia do universo esportivo chegando o tempo todo, em todas as plataformas;

Quem não tem saudades de grandes sucessos do SBT?

12.       Em setembro vem aí o novo Show do Milhão, que será apresentado por Celso Portiolli, com cenário totalmente reformulado, dinâmico e que terá o patrocínio exclusivo da PicPay. Um excelente entretenimento nas noites de sexta-feira!

E temos novidades também em nossas emissoras regionais.

13.    O SBT Rio inaugura, no dia 19 de agosto, sua sede própria no Rio de Janeiro. Em uma área de 829,12m² totalmente modernizada, o local passa a ter um novo estúdio com vista externa para a Marina da Glória e Urca, sendo dividido em quatro sets. Além disso, câmeras com tecnologia 4K, nova infraestrutura da tecnologia da informação, fluxo de sinal realizado através de fibra ótica, investimentos em switcher, central técnica, telefonia, infraestrutura elétrica e moderno layout técnico e administrativo contemplam a área da emissora, que estará localizada na Avenida Marechal Câmara, centro do Rio de Janeiro.

Além de tudo isso, Silvio Santos voltou e já estão no ar edições inéditas do Programa Silvio Santos e do Roda a Roda Jequiti. E para celebrar os 40 anos do SBT, um programa especial, em formato de documentário, exibido na íntegra no último domingo, dia 8, narra a trajetória do animador e a criação da emissora, com depoimentos de mais de 40 personalidades que demonstram a importância da emissora e do animador para o público e a classe artística. E na semana seguinte, o SBT Brasil embarca junto nas comemorações das 4 décadas de sucesso da emissora e traz uma série de reportagens especiais que contam essa história com a participação de quem fez e faz parte da construção do canal, desde o início, com a TVS, até os dias atuais.

A Praça é Nossa se renova etraz novos personagens além da participação de comediantes de stand up . E o Programa Raul Gil traz os quadros de sucesso Crianças Curiosas e Homenagens, em programas inéditos.

Nas tardes, o atualíssimo Fofocalizando, com Chris Flores, Flor Fernandez, Ana Paula Renault e Gabriel Cartolano faz uma dobradinha de sucesso com o Casos de Família, com Christina Rocha. Tudo isso logo após o Bom Dia e Cia, ponto de encontro entre Silvia Abravanel e o público infanto-juvenil. E o The Noite com Danilo Gentili segue como o talk show de maior sucesso na TV e nas redes sociais, com entrevistas inéditas e que repercutem em todos os lugares. Para fechar a noite, Otávio Mesquita é garantia de uma madrugada divertida no Operação Mesquita.

O Programa do Ratinho estreia os quadros Mesa do Ratinho, Resposta Premiada e apresenta os sucessos musicais do momento nas edições inéditas do Boteco, sempre às quartas-feiras, e do Dez ou Mil, às segundas. E a novela Chiquititas continua arrebatando a garotada em frente à TV.

Aos domingos, a tradição mantém a proximidade do público com Celso Portiolli e o Domingo Legal, um show de brincadeiras, competições e musicais. O Passa ou Repassa atinge a liderança de audiência e o novo game Quem Arrisca Ganha Mais já é sucesso de público. Além disso, Eliana traz para as tardes o programa que tem a cara da família brasileira, mesclando emoção, diversão e atualidades. A apresentadora sai do estúdio e viaja pelo Brasil mostrando a intimidade das celebridades, e traz a nova temporada do Minha Mulher que Manda, além dos consagrados Famosos da Internet, Beleza Renovada e Rede da Fama, mantendo a vice-liderança absoluta de audiência.

Uma história inovadora e de cumplicidade com o telespectador:

Inaugurado em 19 de agosto de 1981, no exato momento da assinatura da concessão por Silvio Santos, o SBT tem em sua história uma programação popular e inovadora, consolidando-se na vice-liderança de audiência já em seu primeiro dia no ar. Popular porque aproxima-se do público através de seus comunicadores e inovadora por ter sido a única emissora de televisão que nasceu de um programa, o Programa Silvio Santos. Hoje, o SBT cobre 198 milhões de telespectadores e 69 milhões de lares. Atualmente conta com 110 emissoras em todo país, 24 horas de programação diversificada com participação em de 11% na Grande São Paulo e 10% no Brasil. O complexo do SBT tem uma área total de 230.000m² com 74.000m² de área construída. Conta com oito estúdios, somando uma área de mais de 4.400 m² e uma cidade cenográfica de 6.500 m². O SBT é referência em produções infantis e programas de auditório proporcionando o bem-estar da família.

Surpreendendo em seus primeiros anos de vida, mesclava grandes clássicos da TV com novos formatos e estrelas que nasciam no canal. O Povo na TV, Programa Raul Gil, Almoço com as Estrelas com Ayrton e Lolita Rodrigues, O Homem do Sapato Branco, com Jacinto Figueira Jr, Show Sem Limite com Jota Silvestre, Moacyr Franco Show, Dercy Gonçalves, A Maravilhosa Música Brasileira com Oswaldo Sargentelli, o humorístico Reapertura, entre outros, eram garantia de sucesso em audiência. Ao mesmo tempo, a emissora revelava comunicadores que tornaram-se estrelas da telinha: Gugu Liberato, Mara Maravilha, Christina Rocha, Luis Ricardo e Sérgio Mallandro.

A criatividade sempre se fez presente através do lançamento de programas interativos como Sessão Premiada e TV Powww, além das novelas internacionais Os Ricos Também Choram, Chispita, Cristina Bazan, Viviana em Busca do Amor, que conquistaram o público junto das produções próprias como Destino, A Força do Amor, Vida Roubada, Meus Filhos Minha Vida e Jerônimo. Mas os programas de auditório, uma escola criada por Silvio Santos, foram constantes em seu início com Viva a Noite, sob comando de Gugu Liberato, o musical Vamos Nessa, com Dudu França, Silvio Santos e Mara, e o humor de Alegria, ressaltando o viés inovador da emissora com as Câmeras Escondidas. Os seriados Chaves e Chapolin consagraram o humor simples e pueril num fenômeno absoluto de público. Mulheres antenadas e modernas comandavam Show da Tarde, deixando de lado a culinária e o artesanato e investindo em entrevistas e debates com Christina Rocha, Mara, Helô Pinheiro, Sandra Bréa e Meire Nogueira, entre outras.

A tradição em programas infantis faz parte da admiração dos pequeninos pelo canal. Bozo arrebatou o público mirim a partir do primeiro dia de exibição. O Festival Internacional da Criança, com Giovanna, revelou talentos da época. Mas foi com Show Maravilha, comandado pela baiana Mara Maravilha, que uma legião de fãs abraçou o SBT como seu canal de TV preferido, seguindo com a alegria e a molecagem de Sérgio Mallandro no Oradukapeta, Dó Ré Mi Fá Sol Lá Simony e o programa Mariane.

Na segunda metade da década, um grande investimento resulta em uma programação forte, com a chegada de Hebe Camargo, que renovou seu tradicional programa Hebe com a presença do jornalismo e convidados internacionais. Carlos Alberto de Nóbrega trouxe para o SBT o banco de seu pai, Manoel de Nóbrega, consagrando-o através do A Praça é Nossa, absoluto sucesso que se modifica constantemente, remodelando as atrações sem perder o principal: o dom de fazer rir. Jô Soares também trouxe seu sofisticado humor com Veja o Gordo e, mais uma vez, inovou no SBT com o talk show de maior repercussão da década: Jô Soares Onze e Meia.

Noticentro fixou a informação na grade nos sete primeiros anos, e em 1988, um novo modelo de jornalismo na televisão brasileira foi apresentado através do TJ Brasil, com a ancoragem e a opinião forte e contundente de Bóris Casoy. Na década de 90, o Aqui Agora também apresentou uma linguagem nova e surpreendente no telejornalismo, com reportagens que prendiam a atenção através da presença de Magdalena Bonfiglioli, Wagner Montes, João Leite Netto e Celso Russomano. Já o Jornal do SBT, inicialmente com Lillian Witte Fibe, contou também com a apresentação de Leila Cordeiro, Eliakin Araujo, Hermano Henning, Carlos Nascimento, Liliane Ventura, Analice Nicolau, Maria Cândida, Marcelo Torres, entre outros. O esporte trouxe uma equipe de peso, em épocas diferentes com Osmar de Oliveira, Emerson Leão, Jorge Kajuru, Telê Santana, Walter Abrahão, Sócrates, Juarez Soares, Luiz Ceará, Silvio Luiz, Juca Kfouri, João Rehder, Orlando Duarte, Luiz Alfredo, na cobertura de campeonatos e eventos internacionais. 

A produção de reportagens especiais teve comando de Silvia Donato em O Crime e a Lei e Fatos em Foco, em 1981. Em 1986, Goulart de Andrade chega ao SBT trazendo seu “vem comigo” no Eu Sou o Repórter e Comando da Madrugada. Roberto Cabrini chega em 1989 para comandar o departamento de esportes e matérias internacionais no Reportagem Especial. Em 1995, o SBT Repórter reúne a melhor equipe de reportagem, perdurando no premiado Conexão Repórter.

Na década de 90, o SBT investe novamente em dramaturgia sendo ovacionado com Éramos Seis, um dos maiores sucessos do gênero. Razão de Viver, Pérola Negra e Fascinação reverberam em audiência. O bate-papo jovem e direto de Serginho Groisman traz um Programa Livre nas tardes da TV. Nesta época, dois nomes de peso surgem nas telas da emissora: Eliana e Celso Portiolli. Gugu mantém a tradição nos shows de auditório com Sabadão Sertanejo e o variado Domingo Legal, fenômeno de audiência nas tardes de domingo. A Escolinha do Golias era pura gargalhada com Ronald Golias, Nair Bello, Consuelo Leandro e Carlos Alberto de Nóbrega, e no final da década, Gorete Milagres e Moacyr Franco estrelam Ô Coitado.

O Programa Silvio Santos diversifica com os mais variados gêneros de atrações através do Qual é a Música, Show de Calouros, Porta da Esperança, Roletrando, Domingo no Parque, Jogo das Famílias, O Preço Certo, Cinderela, e mantém a tradição da preferência do público lançando novas atrações como Topa Tudo por Dinheiro, Em Nome do Amor, Gol Show, Tentação e Show do Milhão, um marco na carreira do animador. Em 1993 os jurados mais queridos do Brasil se revezam no comando do Novo Show de Calouros, com Sonia Lima, Flor, Leão Lobo, Décio Piccinini, Elke Maravilha, Pedro de Lara e Wagner Montes.

Em 1996 o SBT amplia sua capacidade operacional com a inauguração do Centro de Televisão Anhanguera, ou Complexo Anhanguera, reunindo toda a produção em um único espaço (encerrando as atividades nas sedes Vila Guilherme, Sumaré, Camarés, Teatro Silvio Santos e a antiga Unidade Anhanguera). No ano seguinte, uma parceria inédita da TV apresenta Chiquititas, novela infanto-juvenil que revelou inúmeros talentos da dramaturgia. Marilia Gabriela chega para comandar First Class e depois o SBT Repórter, estreando em 1998 seu bate-papo dominical no De Frente com Gabi. A trilogia de Thalia, revelada pelo SBT em 1992 pela novela Quinze Anos, têm êxito com Maria Mercedes, Marimar e Maria do Bairro. Sem deixar de lembrar de Gaby Spanic em A Usurpadora, exibida aqui em 1999.

No final da década, o apresentador Ratinho chega ao SBT trazendo seu show de variedades com humor, reportagens e prestação de serviços. O Programa do Ratinho é sinônimo de alegria com um elenco bem-humorado. Destacam-se também o polêmico Márcia, com Márcia Goldschimidt, os divertidos Fantasia e Alô Christina, o humorístico Fala Dercy, o último programa de Dercy Gonçalves na TV, e Canta Dança Minha Gente, uma danceteria sob o alto astral de Carla Perez. Após atuar nas Câmeras Escondidas, Celso Portiolli estreia como apresentador no Passa ou Repassa, tendo comandado posteriormente diversas atrações que mostraram a versatilidade do animador como Tempo de Alegria, Curtindo uma Viagem, O Conquistador do Fim do Mundo e Código Fama.

Com atrações educativas, o Bom Dia e Companhia estreia em 1993 sob apresentação de Eliana, criando uma marca de qualidade na programação infantil da televisão. Em 1998 passa para o comando de Jackeline Petckovic. Na mesma época estreiam Casa da Angélica, o programa Sérgio Mallandro, Sessão Desenho no Sítio da Vovó e o infantil Disney Club, com a turma da TV CRUJ.

Na virada do século, as novidades não param e o SBT volta a investir pesado em dramaturgia com Pícara Sonhadora, Marisol, Canavial de Paixões e Amigas e Rivais, entre outras. Em 2001, a maior audiência de sua história, confirma o talento da emissora para a inovação, com a chegada de um novo gênero na programação: o reality Casa dos Artistas paralisa o público em frente à TV para ver Silvio Santos e os 12 participantes interagindo ao vivo.

Novas atrações rejuvenescem a cara do SBT através do Charme, de Adriane Galisteu, Casos de Família, então com Regina Volpato, Jogo Duro, com Jorge Kajuru, e Meu Cunhado, protagonizado por Moacyr Franco e Ronald Golias. Os realities permeiam a programação através de Ilha da Sedução, com Babi Xavier, Protagonistas de Novelas, Ídolos, com Beto Marden e Ligia Mendes, Casamento à Moda Antiga, Popstars, o reality que revelou os conjuntos Rouge e Broz, Supernanny, Quem Perde Ganha, e em 2009 a elegância e o talento de Isabella Fiorentino e Arlindo Grund no Esquadrão da Moda. O Bom Dia e Cia ganha a dupla mirim Priscilla Alcantara e Yudi Tamashiro como os novos amigos da garotada e logo são presenteados com a companhia de Maisa, que revela-se um novo ídolo teen. Em 2015, após outros apresentadores, Silvia Abravanel mostra seu lado criança e consolida o “Bom Dia” junto ao público.

Em 2005, Ana Paula Padrão estreia junto com o SBT Brasil que posteriormente se fortalece como um dos principais telejornais da TV sob comando de Joseval Peixoto, Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade e, atualmente, com Marcelo Torres e Marcia Dantas.

Em 2008 a emissora volta a investir em texto nacional, lançando Iris Abravanel como autora em Revelação, seguindo-se às bem-sucedidas Vende-se um Véu de Noiva e Corações Feridos, além de Amor e Revolução e Uma Rosa com Amor, de Tiago Santiago.

A dramaturgia ganha uma nova cara e Carrossel reúne a família em volta da TV, criando um novo hábito no telespectador brasileiro no horário nobre. Larissa Manoela, revelada em Corações Feridos, brilha como Maria Joaquina na novela. A sequência mantém o vigor com o remake de Chiquititas, além de Cúmplices de Um Resgate, Carinha de Anjo e As Aventuras de Poliana. Prata da casa, Christina Rocha, retorna com um novo Casos de Família.

Em 2014, o SBT retorna com a tradição criada em casa dos talk shows de fim de noite, lançada em 1981 através de Ferreira Netto, com a chegada de Danilo Gentili e sua trupe em The Noite com Danilo Gentili, o maior talk show do Brasil. Já em 2019 as tardes de sábado reúnem uma galera para assistir a um papo antenado pelo Programa da Maisa. O fim de noite é tradição em curiosidades, bom humor e audiência com Otávio Mesquita, que desde a década de 80 movimenta a madrugada com Perfil, Okay Pessoal e o atualíssimo Operação Mesquita.

Patricia Abravanel, mostrando talento nato, torna-se a nova estrela da TV nos bem-sucedidos Cante se Puder (ao lado de Márcio Ballas) e Máquina da Fama. Em 2019 conquista os sábados com Topa ou Não Topa. 

Inovando sempre e com uma visão antenada, o SBT cria uma faixa de sucesso aos sábados com os realities que divertem o Brasil: Esquadrão da Moda, e a estreia de Hell’s Kitchen, BBQ Brasil, e Bake Off Brasil. Fábrica de Casamentos surpreende o público e o mercado com um formato novo e que conquistou a audiência acompanhando a versatilidade de um elenco vitorioso: Chris Flores, Carlos Bertolazzi, Beca Milano, Lucas Anderi, Robson Jassa, Mari Dedivitis e Junior Mendes. 

Hoje, o SBT conta com uma programação diversificada e multiplataforma, sendo a única emissora a manter uma legião de fãs, os SBTistas, alcançando a maior relevância nas redes e mantendo a vice-liderança na TV. Uma tradição conquistada ao longo dos anos, galgando cada passo de uma vez num crescimento orgânico e salutar tanto para o público quanto para a TV brasileira, sendo agraciado com a companhia de quem o acompanha há 40 anos, sem deixar de conquistar o novo e inovar sempre, uma de suas marcas perante a história nesses mais de 70 anos de televisão no Brasil, do “canal da família brasileira”.

BRASIL DE IDEIAS

O Grupo VOTO trouxe à capital gaúcha o evento “Brasil de Ideias”, que reuniu autoridades e empresários no British Club para discutir os melhores caminhos para o desenvolvimento econômico da cidade. O prefeito, Sebastião Melo, e o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, foram os painelistas do ciclo de debates — conduzido pela CEO do grupo, Karim Miskulin.  A importância da convergência entre a iniciativa privada e o setor público esteve entre os temas de maior destaque. O Grupo Carrefour Brasil, um dos patrocinadores do evento, foi representado por Stéphane Engelhard, vice-presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação da empresa.

GRUPO RBS

Tóquio 2020 fez história por ser o primeiro grande evento global presencial desde o início da pandemia, com competições marcadas por superação e resiliência e com a ressignificação do espírito olímpico. E onde há história, o Grupo RBS está lá para contar aos gaúchos. Foi a partir dessa premissa que, durante aproximadamente três semanas, mais de 100 profissionais da RBS, incluindo cinco diretamente de Tóquio, mobilizaram-se em uma cobertura completa, integrada e instantânea, aproximando o Japão do Rio Grande do Sul.  

Em Tóquio e em Porto Alegre, jornalistas, colunistas e comunicadores deixaram os gaúchos informados sobre atletas, medalhas, jogos, disputas e bastidores do maior evento esportivo sediado desde a chegada da pandemia da covid-19. Para essa missão, no dia 17 de julho, embarcaram rumo ao Japão a apresentadora do Globo Esporte, Alice Bastos Neves, os comunicadores da Gaúcha Zé Alberto Andrade, André Silva e Rodrigo Oliveira, e o gerente-executivo de Esportes da RBS, Tiago Cirqueira, que, de lá, contaram histórias de gaúchos para gaúchos.   

A Gaúcha, líder de audiência na Grande Porto Alegre, foi uma das únicas emissoras de rádio do país licenciadas para a transmissão, sendo a única do sul do país. Boletins diários, transmissão de competições, programas ancorados diretamente de Tóquio e análises esportivas compuseram a programação da rádio, que somou mais de 80 horas de cobertura ao vivo sobre a Olimpíada, incluindo 26 jogos transmitidos. A emissora conversa com cerca de 57 mil ouvintes por minuto todos os dias. Além disso, os ouvintes puderam acompanhar a competição por meio da Gaúcha 2, que teve 11 edições do programa Expresso Tóquio, diário e ao vivo, com o resumo de tudo que aconteceu nos jogos.    

Entre 23 de julho e 8 de agosto, os assinantes de Zero Hora e de GZH ficaram sabendo de todos os detalhes da Olimpíada a partir de 15 cadernos especiais digitais diários, disponibilizados no início da tarde, totalizando 184 páginas de conteúdo. Além disso, em uma cobertura diária, Zero Hora somou 108 páginas dedicadas ao tema, enquanto o Diário Gaúcho totalizou 31.    

Já GZH contabilizou 650 publicações, incluindo notícias, reportagens, colunas e vídeos – uma média de 34 conteúdos por dia. Além do factual, destacam-se os especiais “Missão Tóquio”, “Superpersonagens olímpicos”, “Formato de disputa de cada esporte” e “Expresso Tóquio”. Como resultado, o conteúdo de Olimpíada obteve um total de 1,7 milhões de acessos entre site e app e a editoria de Esportes registrou um aumento de 25% de pageviews. 

Na RBS TV, os telespectadores puderam se sentir no Japão por meio de uma cobertura diária. Ao todo, as transmissões especiais de Olimpíada na RBS TV impactaram 2,6 milhões de telespectadores somente na Grande Porto Alegre. Durante a cobertura, seis a cada 10 domicílios da região que estavam assistindo TV aberta estavam sintonizados na RBS TV. Destaca-se, ainda, a partida de vôlei de praia feminino entre Brasil e Estados Unidos, no dia 30 de julho, que teve média de cerca de 515 mil telespectadores por minuto na região metropolitana e foi pico de audiência durante os jogos.  

Além da transmissão das provas, a Olimpíada foi tema dos três telejornais da emissora, junto do Globo Esporte RS, trazendo todos os detalhes da competição e também os bastidores da cobertura no outro lado do mundo, com curiosidades da cultura local. Durante todos os dias de jogos, Alice Bastos Neves entrou ao vivo nos telejornais diretamente de Tóquio 49 vezes e, ao todo, foram produzidas 46 reportagens sobre o tema. No período, destacam-se o Despertador Olímpico, que trazia diariamente atualização das notícias da cidade-sede dos jogos, e o Tique Tóquio, em que Alice Bastos Neves, motivada por referências de formato e linguagem digital, contava de forma bem-humorada o dia a dia na capital japonesa.   

Para a cobertura da Olimpíada, o Grupo RBS produziu uma campanha publicitária veiculada durante a competição. A partir da mensagem “Você merece uma baita cobertura nos Jogos Olímpicos”, a ação de comunicação evidenciou o empenho do Esporte da RBS em entregar todos os detalhes da competição para os gaúchos e contou com anúncios, filme, spots e desdobramentos em canais digitais. 

PRIMEIRA PAUTA 2021

O projeto que abre espaço para alunos de Jornalismo conhecerem a rotina de uma redação profissional e os bastidores da atuação jornalística chega a sua 12ª edição. A partir desta segunda-feira (16), o Primeira Pauta RBS já está recebendo inscrições de estudantes que querem vivenciar a experiência de acompanhar a produção de atividades jornalísticas e bater um papo com repórteres e comunicadores do Grupo RBS. O período para as inscrições vai até o dia 19 de setembro. Para participar, o estudante deve ter 18 anos ou mais e estar cursando Jornalismo no Estado. A iniciativa reforça a crença da RBS no jornalismo para conectar pessoas, gerar debates e soluções, renovar perspectivas e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade e de uma vida melhor.     

Neste ano, o projeto oferta uma vaga de estágio na RBS a um dos cinco vencedores do projeto, a partir da semana de imersão, em outubro. Outro diferencial é que, originalmente vinculado ao jornal Zero Hora, nesta edição o projeto se reinventa e ganha uma nova dimensão. Agora, o Primeira Pauta engloba outras marcas jornalísticas da RBS (GZH, Gaúcha, Zero Hora, Diário Gaúcho, RBS TV, G1 RS e Esporte) reforçando a crença da empresa em um jornalismo integrado e multiplataforma.    

–  Estamos felizes de retomar o projeto em um ano tão desafiador, mas também tão relevante para o Jornalismo. O Primeira Pauta, além de dar oportunidade a jovens talentosos, nos aproxima da comunidade gaúcha e nos ajuda a cumprir uma parte do propósito da RBS, conectando os gaúchos e contribuindo para uma vida melhor no nosso estado – destaca Andressa Xavier, editora-chefe da Gaúcha e coordenadora do projeto em 2021.     

O lançamento da 12ª edição do Primeira Pauta acontecerá um evento online e aberto ao público, na segunda-feira, às 10h, com os cinco profissionais do Grupo RBS que estiveram em Tóquio para cobertura dos Jogos Olímpicos. A apresentadora do Globo Esporte, Alice Bastos Neves, os comunicadores da Gaúcha Zé Alberto Andrade, André Silva e Rodrigo Oliveira, e o gerente-executivo de Esportes da RBS, Tiago Cirqueira vão trazer os bastidores do Jogos Olímpicos, as aprendizagens jornalísticas e as curiosidades das três semanas que estiveram no Japão. Não é necessário inscrição para participação do evento, basta acessar a transmissão no canal do YouTube do Grupo RBS.  

Além do evento de lançamento, ao longo das próximas semanas, jornalistas do Grupo RBS vão participar de palestras nos cursos de Jornalismo do Rio Grande do Sul, para falar sobre a atuação profissional e também sobre o projeto.    

O concurso acontece em três etapas. Na primeira, o candidato deve enviar um vídeo respondendo à pergunta “por que eu quero participar do projeto jornalístico Primeira Pauta RBS?”. O vídeo precisa ter entre 1 e 2 minutos e deve conter a apresentação do inscrito e a resposta. O conteúdo deverá estar disponibilizado em uma plataforma online (Youtube, Vimeo, etc.) e o candidato deve enviar o link do vídeo no formulário de inscrição. O cadastro deve acontecer em gzh.rs/primeirapautarbs.    

Serão selecionados 15 finalistas, que na segunda etapa deverão enviar um texto jornalístico até o dia 4 de outubro, que deverá ter no máximo 2700 caracteres, com espaços. O tema será livre, escolhido pelos próprios candidatos, e em formato de reportagem.    

Após o envio do texto, serão anunciados os cinco vencedores do Primeira Pauta RBS no dia 15 de outubro, por e-mail e pelos canais da RBS. Entre os dias 25 e 29 de outubro, na Semana Primeira Pauta RBS, os estudantes vão participar de bate-papos e atividades jornalísticas, de maneira online, nas redações da RBS. Ao final da semana, cada um dos cinco participantes entregará uma reportagem em texto e áudio, que será publicada em GZH e na Rádio Gaúcha, e um dos estudantes participantes será selecionado para ocupar uma vaga de estágio remunerado em um dos veículos do Grupo RBS.    

Clique aqui para ler o regulamento.  

OLÍMPIADAS TÓQUIO 2020

O adiamento para 2021 e a completa falta de público nos ginásios e arenas davam um ar um pouco nebuloso sobre como seria a Olimpíada de Tóquio, mas passados os quinze dias da maior competição esportiva do mundo, o que se viu foi uma explosão nas redes sociais e principalmente o fortalecimento dessas plataformas para engajar e aproximar o público – mesmo que tão distante fisicamente – dos atletas. Novos ídolos surgiram, esportes estreantes no universo olímpico e perfis despontaram com destaque nas últimas semanas.

Pensando nisso, a Winnin, uma martech que empodera a criatividade por meio da ciência de dados, mapeando a cultura nas redes através da inteligência artificial, realizou um levantamento que mostra o crescimento nos perfis de alguns atletas da delegação brasileira, principalmente Douglas Silva e Rayssa Leal.

O ponteiro da seleção brasileira de vôlei fez sucesso na internet graças ao engajamento nos stories do Instagram, que traziam muito conteúdo focado em três assuntos altamente relevantes para o público brasileiro na internet: esporte, bastidores e reality show. Usando e abusando desse tripé, os números do atleta decolaram: aumento de 1261.4% no seu números de seguidores no Instagram e crescimento de 2464.7% no números de likes.

E não parou por aí, além da sua página pessoal, o sucesso de Douglas também foi positivo para a Confederação Brasileira de Voleibol, que teve um aumento de 42.2% na base de seguidores do Instagram e 13.5% de aumento no número de likes das publicações.

Já quando o assunto é skate, Rayssa Leal assume o topo do pódio. A “Fadinha” teve um um aumento de 3.6% de seguidores no seu perfil do Instagram. Antes das Olimpíadas, no começo de julho, ela tinha aproximadamente 628 mil seguidores e, hoje, ela já bateu a marca de 6,7 milhões, o que significa um crescimento de cerca de 850% em apenas um mês.

Um único vídeo que a atleta de 13 anos postou no dia 25 de julho foi o oitavo vídeo com maior número de likes no mundo, com 2.4 milhões de likes e mais de 41 mil comentários.

E mais do que o perfil pessoal da skatista, o destaque que as Olimpíadas trouxe para o esporte impactou o tema como um todo. Segundo o Winnin Insights, software da Winnin, a audiência geral do tópico de Skate é 35% feminina e 65% masculina. Porém, no que se refere ao público mais jovem (13-17), percebe-se um equilíbrio no interesse da audiência.

Se esportivamente o Brasil teve o melhor desempenho na história dos Jogos Olímpicos, Tóquio 2020 também ficará como um marco no desempenho dos atletas nas redes sociais. E que venha Paris 2024!

DIGITALIZAÇÃO DO PDV

O comportamento do brasileiro nesse longo período de pandemia tem acelerado a transformação digital no varejo físico. O “novo normal” não é mais tão novo assim e já sabemos que o consumidor deseja cada vez mais uma jornada de compra que integre os ambientes on-line e off-line. Isso continua representando novos desafios para as marcas e os varejistas e o principal deles é, na retomada, atrair o consumidor que durante este período de isolamento social aprendeu e se acostumou a comprar pela internet. E é premente que as empresas repensem suas lojas, tornando-as cada vez mais digitalizadas e rentáveis.

Os empresários precisam se apropriar dos potenciais de seus pontos físicos, como a constituição de uma mídia poderosa, vertente deixada à margem por muitos anos. O momento que o shopper visita uma loja é especial e deve ser aproveitado ao máximo. Não à toa, muitos estudos comprovam o sentimento de prazer do consumidor quando ele visita um local para fazer compras. Esse é o momento com maior propensão e abertura do consumidor para conhecer novos produtos e promoções. Oferecer experiências de compra reais, em espaços físicos cada vez mais alinhados ao mundo on-off-on, tem sido o caminho escolhido por diversas companhias e que já apresentam resultados muito positivos.

De acordo com pesquisas, estima-se que, quando optam por visitarem um ponto físico, 85% dos consumidores decidem suas compras no local, e que com estímulos adequados de comunicação visual, o ticket médio pode aumentar em mais de 40%. Esses são números poderosos que confirmam a relevância das lojas físicas na decisão de compra, e com isso tornam-se, cada vez mais, um espaço poderoso para a exploração de espaços para Publicidade Digital. Um comprador vai à loja com intenção de fazer uma compra e, portanto, com maior propensão a consumir. Entre diferentes marcas, preços e opções de sortimento, ele certamente está aberto a receber comunicações neste momento. Com isso, supermercados, shopping centers e lojas de diferentes segmentos estão acelerando investimentos em tecnologia e na criação de novas experiências que tornam a visita à loja mais atrativa para os clientes. Quando elas conectam o ponto físico com o ambiente virtual, os benefícios são ainda maiores.

A digitalização de pontos nas lojas físicas traz reais oportunidades de monetização e com isso, novas receitas para o varejista. Muitas empresas já adotaram soluções digitais para publicidade de produtos e marcas no PDV. Temos bons exemplos de grandes empresas que já estão investindo nesse sentido, como a Drogaria São Paulo, o Carrefour e o Sam’s Club, entre muitas outras. Afinal, a Publicidade Digital no PDV dá uma enorme visibilidade às marcas. É certo que o brilho e as imagens em movimento que os painéis de LED atraem olhares com facilidade, garantindo maior conexão e engajamento com o público. Além disso, oferecem dinamismo e agilidade com veiculações de mensagens de diversos produtos e marcas no mesmo espaço, rentabilizando e muito o negócio. Tudo isso sem mencionar o custo-benefício: o painel de LED é um investimento único onde serão veiculados dezenas ou centenas de anúncios pagos de diversas marcas. Assim, a digitalização do PDV pode gerar um excelente aumento na receita da loja.

Em recente pesquisa divulgada pela PWC, realizada com 5.050 CEO’s de 100 países revela que a transformação digital está no topo da lista de investimentos para os próximos três anos, no Brasil 61% dos CEO’s responderam que pretendem aumentar significativamente seus investimentos e 24% revelam que vão aumentá-los.

A digitalização do PDV tem se concretizado também como prioridade na busca pelo crescimento em novos negócios e receitas nas operações. Um caminho de sucesso que envolve a utilização das melhores e mais modernas tecnologias, bem como o desenvolvimento de softwares para criação de circuitos de comunicação visual para publicidade que proporcionam interação e engajamento do consumidor no PDV e ainda possam ter repercussão nas redes sociais e outros ambientes.

Em suma, são diversão os benéficos obtidos com a Digitalização do PDV, pois além de oferecer vantagens para a própria marca, como promover produtos próprios, divulgar ofertas ou campanhas institucionais e sinalizar ou destacar áreas da loja, a digitalização do PDV também abre uma porta interessantíssima de novas receitas para o negócio do varejista: a publicidade, pois além de estimular as compras dos produtos ofertados na loja, a Publicidade Digital dentro do PDV oferece muito mais impacto, qualidade, visibilidade e resultado para as empresas fornecedoras/anunciantes.

ABAJUR PROPAGANDA

A Abajur Propaganda, agência do Grupo Silvestrin, criou e produziu um vídeo comemorativo de Dia dos Pais para a Silvestrin Frutas, principal marca do grupo. A peça apresenta um tema social em pauta no mundo todo: a questão da migração. Mas o foco é em migrações internas no Brasil. “A questão dos imigrantes ou provenientes de outros estados é muito importante, mas pouco abordada em campanhas publicitárias”, afirma o diretor de criação da Abajur, André Zambam.

O vídeo conta a história de uma família que migra para o sul do Brasil e inicialmente explora a adaptação a um novo lugar com diferentes hábitos e sotaques. As frutas são apresentadas como um elemento cultural importante para a memória e o afeto em relação ao lugar de origem. Depois, o texto utiliza uma analogia com a borboleta-monarca, espécie conhecida por percorrer grandes distâncias, para mostrar como a ação dos pais é importante para que os filhos voem cada vez mais longe, de geração em geração.

A questão da migração também está relacionada com a própria ideia de negócio da marca Silvestrin. “É uma empresa baseada no transporte, que envolve a distribuição de frutas de diferentes regiões do Brasil e do mundo”, conta o diretor administrativo Gustavo Dutra.

Além disso, a proposta criativa se aproxima da história da empresa. A matriz do Grupo Silvestrin fica em Farroupilha (RS), município formado por imigrantes vindos da Itália. A peça pode ser vista nas redes sociais da Silvestrin.

Assista o vídeo

LAGOON MARINA CLUB

Com a proposta de ter a natureza praticamente dentro de casa e o luxo de possuir marina particular, balneável e navegável, com atracadouro para barcos, ligada a uma rede hídrica de lagoas, com percurso até a praia de Torres, nasce o Lagoon Marina Club, à beira da Lagoa do Peixoto, na Costa Verde, no município gaúcho de Osório. O empreendimento, que tem à frente a incorporada RK Urbanismo, dos sócios Rogério da Rosa Ferreira e Rafael Panassolo, foi idealizado a partir das demandas de bem-estar que os tempos atuais pedem, possibilitando, desta forma, que os futuros moradores tenham contato direto com as belezas naturais deste pequeno paraíso particular.

O Lagoon Marina Club fica bem próximo ao litoral norte do RS e à BR-101, tendo a beleza do Morro da Borússia de um lado e a tranquilidade e ampla vista da lagoa de outro, contando com o verde e a água como protagonistas de um cenário paradisíaco. A completa infraestrutura de lazer do empreendimento ficará concentrada na entrada, sem interferência na parte residencial.  Possuirá segurança 24 horas e circulação organizada, com acesso separado para moradores e visitantes. Projetado com espaços para diversos tipos de eventos, esportes e diversão para todas as idades, o condomínio fechado terá ainda um Clubhouse na beira da marina, que deixará o local ainda mais atraente e aprazível.

São 85 terrenos de 481m² a 1.179 m², com opções de lotes à beira da Lagoa ou próximos à marina. Além de outra novidade que será lançada em breve: os lofts, com cerca de 122m². Contarão com 1 suíte, cozinha integrada, duas ou 3 vagas de garagem cobertas, deck privativo para marina, espera para banheira de imersão, e possibilidade de contratação de projeto de interiores com os arquitetos do Lagoon Marina Club, Silvio Ferrari e Renata Marques. O empreendimento, que tem a gestão de lançamento a cargo da 2day Consultoria, deverá ser entregue em 2023. 

BEST WORKPLACES

A cada ano que passa, a ideia de marca empregadora é mais valorizada no mercado de trabalho. Não à toa, pesquisa recém realizada pelo InfoJobs, empresa de tecnologia para recrutamentos, mostrou que 76,2% dos profissionais consultam páginas de opinião pública e redes sociais antes de se candidatar a uma vaga de emprego. É dentro desse contexto que o InfoJobs destaca as 50 melhores empresas para se trabalhar no Brasil no prêmio Best WorkPlaces, que já está em sua quarta edição. Aparecem no ranking empresas como Johnson&Johnson, SulAmérica Seguros, Magazine Luiza e Grupo Boticário.

O prêmio foi criado com o objetivo de destacar as empresas que são bem avaliadas por funcionários e ex-funcionários no Advisor, solução de Employer Branding com opiniões reais e orgânicas sobre as companhias. Desta forma, o ranking reconhece as empresas que desenvolveram no último ano o trabalho de marca empregadora, promovendo a valorização e o bem-estar dos seus funcionários.

“Acreditamos que as empresas que são escolhidas pensam de fato em ações que valorizam o capital humano, o prêmio é só um reflexo das avaliações. E é assim que conseguimos promover um ambiente corporativo onde as pessoas são o bem mais valioso”, afirma Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs. Para a executiva, reconhecer as organizações que se empenharam em manter a saúde e desenvolvimento dos profissionais, em um momento tão delicado, reforça a missão de fomentar um mercado de trabalho mais justo e com boas práticas de Employer Branding.

O ranking é dividido em nove categorias, reconhecendo cinco empresas de cada segmento de mercado, além de uma categoria exclusiva para Best CEOs e um Top10, com as marcas melhores avaliadas de todas as categorias. Realizar pesquisas de clima, avaliar a cultura organizacional, pensar em práticas voltadas para a saúde mental, valorizar os colaboradores e suas opiniões, aplicar planos de desenvolvimentos, proporcionar aos candidatos boas experiências com os processos seletivos, e aos funcionários com a rotina de trabalho, estão entre as iniciativas que fazem essas empresas serem os melhores lugares para se trabalhar.
Confira aqui a lista completa dos ganhadores.
GATILHOS MENTAIS

O neuromarketing é uma área da neurociência que relaciona os comportamentos humanos às estratégias de marketing, a fim de entender como as pessoas reagem emocionalmente ao processamento das informações no cérebro, o que ajuda as empresas a entenderem e interpretarem o comportamento dos consumidores. Segundo a teoria do marketing 3.0 e 4.0, com foco no ser humano e na mudança do mercado tradicional para o digital, essa neurociência visa justamente aprimorar técnicas e métodos que melhorem os resultados em vendas. O neuromarketing é estratégico, por exemplo, na determinação de que tipo de anúncio é mais eficaz para um público-alvo.

De acordo com o autor dinamarquês, especialista em branding, Martin Lindstrom, em aproximadamente 85% dos casos, o cérebro humano está ligado no funcionamento automático e tende a tomar decisões instantâneas. Um estudo da marca alemã Gruppe Nymphenburg comprovou essa teoria, mostrando que cerca de 50% das decisões finais de compra são feitas inconscientemente.

Você já sentiu que comprou algo apenas por impulso? Se a resposta for sim, fique tranquilo, porque a maioria dos brasileiros também age assim. Pelo menos é o que o estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta. A pesquisa revelou, em 2018, que 6 em cada 10 brasileiros compram itens não essenciais. Mas o que muitos não sabem é que os chamados gatilhos mentais estão por trás de toda essa impulsividade. Eles são as principais técnicas utilizadas no neuromarketing e o seu objetivo é despertar no cliente a necessidade de consumo.

Frases que demonstram senso de urgência, como “compre já” ou “últimas unidades”, são um dos gatilhos que despertam essa necessidade no consumidor. Até mesmo as cores escolhidas para a identidade visual de uma marca geram algum tipo de reação no público. Um bom exemplo disso é a paleta de cores do McDonald’s, que utiliza a combinação do vermelho com o amarelo para estimular o apetite.

Os gatilhos mentais podem ser despertados através dos 5 sentidos: olfato, audição, paladar, visão e tato. Quando são acionados, eles trazem sensações boas ou ruins, dependendo da lembrança que despertam e acabam influenciando as tomadas de decisões, tanto negativamente quanto positivamente. A partir desse tipo de conhecimento, as estratégias de marketing utilizadas podem despertar no cliente as partes do cérebro relacionadas às emoções, estimulando a decisão de compra.

Dessa maneira, o cérebro que, muitas vezes, age de forma automática, percebe que há uma oportunidade única de garantir um serviço ou produto em uma boa condição, e isso faz com que a compra se concretize mais rapidamente.

Existem mais de 25 gatilhos mentais que podem ser usados pelo marketing, dependendo das estratégias escolhidas.

• Escassez: é um dos gatilhos de vendas mais utilizados. Naturalmente, damos mais valor às coisas que são escassas. Pense em quantas propagandas dizem que uma promoção acontece “só até amanhã” ou é “válida até acabarem os estoques”. Pode parecer que não, mas isso mexe com nossos gatilhos. Especificamente, essa ação está relacionada ao gatilho da urgência. A estratégia da escassez vem sempre associada a bônus ou tempo limitado, o que muitas vezes influencia o consumidor a comprar por impulso.

• Urgência: como o gatilho da escassez, esse também é responsável por gerar aquela sensação de “preciso desse produto antes que acabe”. Como no gatilho anterior, usa-se muito o bônus e o tempo limitado para instigar o consumidor.

• Autoridade: esse é um dos gatilhos mentais mais poderosos e essenciais para o sucesso nas vendas. Ele se baseia na autoridade que percebemos em alguém ou em uma empresa. Esse gatilho é pautado pela credibilidade. As marcas usam palestras, apoio de especialistas, ou até mesmo conteúdos de referência para ganhar a credibilidade dos clientes.

• Reciprocidade: esse gatilho se baseia nas relações humanas. A reciprocidade na mente humana significa agradecer e retribuir algo. Por exemplo, ao oferecer um conteúdo interessante, a marca consegue que o consumidor retribua realizando seu cadastro.

• Prova social: gostamos sempre de observar o que os outros fazem, e é nisso que o gatilho da prova social é pautado. Para isso, usa-se depoimentos de clientes, referências e alguns cases de sucesso para reafirmar a qualidade de uma empresa.

LEIA MAIS

Destaque: Lições do Vale do Silício: Especialistas apontam aprendizados valiosos na terra da inovação tecnológica

Especial: Edelman Trust Barometer 2021

Artigos: José Maurício Pires Alves e David Ciancio

Charges: Confira a charge do criativo Cado Bottega

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *