NOTAS DA SEMANA – 12.11.2021

ENTREVISTA COM ANDREA CORREA

Essa é a última entrevista que essa coluna faz com os sócios do GAV RS (Grupo de Atendimento de Veículos) que muito fazem pelo mercado de comunicação gaúcho e brasileiro com seus conteúdos, conhecimento, sempre com muito profissionalismo. Sendo assim, encerro com uma grande pessoa que aprendi a admirar e respeitar.

Sei que estão faltando 2 ou 3 nomes que não aderiram a essa série de depoimentos por motivos que aqui não valem a pena colocar. Iniciaremos uma nova série com empreendedores e profissionais de marketing após o dia 20 de novembro…

1. Quem é Andrea Correa?

Gaúcha de Porto Alegre, sou casada com o João Marcelo, mãe do João Pedro, do Eduardo e da Lilo, uma linda Shih-tzu.

Formada em Publicidade e Propaganda e bacharel em Direito, tenho MBA em Gestão em Marketing e pós graduação em Inteligência Competitiva. Em 2016 e 2020 fui escolhida como Atendimento de Veículo do Ano, reconhecimento concedido pela ARP.

Adoro viajar, ler um bom livro e tomar um ótimo vinho. Sou apaixonada por cozinha japonesa, cardápio da família todas as sextas-feiras à noite. 

Iniciei minha carreira como assistente de atendimento na antiga Exitus, hoje Matriz.  Em 1996 entrei para o time comercial da Rádio Gaúcha e 10 anos depois fui para a RBS TV. Desde 2017 integro o Grupo de Contas Estratégicas fazendo o atendimento integrado buscando a melhor solução multiplataforma para os clientes.

No portfólio pessoal tenho orgulho de muitos projetos comercializados, recentemente o Break ao Vivo Black Friday da Lojas Lebes e o Vitórias e Caminhos para PUC, dois projetos que estão no ar nesse momento no Globo Esporte.

Acredito que o envolvimento com entidades e Grupos de Profissionais é uma forma de ajudar nosso mercado a crescer. Já fiz parte da diretoria da ARP, da ADVB, fui presidente do GAV e hoje mantenho minha participação no GAV como conselheira. Por sinal, tenho muito orgulho do Grupo de Atendimento de Veículos, entidade que se manteve ativa durante a pandemia trazendo conhecimento para os sócios e mostrando sua força no mercado.

2. Vives em constante busca por conhecimento, onde queres chegar?

O mundo está em constante mudança e precisamos acompanhá-lo. Nos últimos dois anos, em função das transformações digitais e da pandemia, o relógio andou mais rápido, mas a gente corre atrás. Recentemente fiz o curso Executivo de Disrrupção Digital da University of Cambridge, um aprendizado incrível e inquietante.

3. Andrea ou RBS? Ou RBS e Andrea?

Andamos juntas há 25 anos. Steve Jobs disse que “a única forma de fazer um grande trabalho é amar o que se faz” e quem me conhece sabe o amor que coloco no meu dia a dia de muitos desafios e construções de lindos projetos para os clientes. Tenho muito orgulho da minha caminhada e de tudo que conquistei até aqui.

Mas não fazemos nada sozinha, agradeço aos meus ex e atuais gestores pelos aprendizados, oportunidades e incentivos que me proporcionaram construir essa linda história. Além do trabalho, a RBS me presentou com colegas e clientes que se tornaram amigos pessoais que cultivo com muito carinho.

4. A vida como ela é?

A vida é linda, estamos aqui de passagem em constante evolução e aprendizado.

Em 2019, nosso querido filho João Pedro nos deixou. A dor da ausência física é enorme mas sabemos que ele cumpriu seu papel aqui no mundo material. Agradeço todos os dias pelos 18 anos de convívio com esse anjo que veio nos ensinar muito e continua nos ensinando. Somos uma família abençoada. Permaneço nessa caminhada com muita fé, força, resiliência, coragem, esperança, apoio da família, oração dos amigos e colegas e cuidando da minha saúde espiritual.

DEPOIS DE 10 ANOS FAMÍLIA ZIMMERMANN VOLTA A REPRESENTAR O GRUPO SINOS

A família Zimmermann comunica ao mercado que após um período de 10 anos a ARMAZÉM DE MÍDIA, empresa de representações, passa a atender todos os veículos de comunicação do GRUPO SINOS.

“É com grande satisfação que voltamos a estar juntos e, com certeza, estaremos empenhados em fazer o nosso melhor nessa operação comercial que se renova” – essa foi a declaração de Daniel Zimmermann que atua na área comercial da Armazém de Mídia.

ROBERTO PINTAÚDE

Roberto Pintaúde sempre foi intenso. Seja na vida ou na busca pelas ideias. Ideias que nunca podiam ser mornas, sem sal e sem pimenta. As ideias sempre tinham que ser ousadas, provocantes e chamar atenção. Propaganda que causava, caia na boca do povo e aparecia muito. Era nisso que ele acreditava. Criou sua agência, ajudou a formar vários criativos e fez muitas campanhas de sucesso para clientes que apostam na criatividade. Conhecer a sua história e conhecer a história de um dos protagonistas da propaganda gaúcha. O Tex, o Inter e a Ideia, as grandes paixões do Pintaúde, estão mais tristes hoje. Homenagem do CCRS ao Roberto Pintaúde. Descansa em paz.

RECURSOS
Com recursos da Competence, alegando falha na desclassificação antecipada por identificação de um dos envelopes, coloca que os outros integrantes assim o fizeram e cometeram erros mais graves. A Moove outra agência que recursou colocou com ênfase o não cumprimento dos julgadores das normas do edital e principalmente o desconhecimento dos termos nele contidos.

Os recursos são amplos e fundamentados.

Não somos a favor desse formato de quem perde não aceita, mas estamos vendo uma sucessão de erros e práticas que devem ser revistas e aprimoradas para que tenhamos resultados definitivos. Ao entrar numa licitação se mobiliza uma centena de profissionais e horas de trabalho que se empenham para vencer e estão a mercê de subjetividades e conceitos inaceitáveis.

PREFEITURA POA

A grande atuação do Secretário de Comunicação, Luiz Otávio Prates, que ao contrário do que o antecedeu, foi o grande responsável por reabilitar uma centena de fornecedores que não tinham recebido a campanha IPTU 2020. Os pagamentos estão sendo realizados e o mercado começa a girar a roda.

BRIVIA

Existe uma informação do mercado carioca de que o publicitário Gabriel Aquino está conversando com a Brivia Rio.

ESCALA

A novidade é que Gustavo Fávero passa a integrar o time da Escala, como Diretor de Novos Negócios e Marketing, a partir desta semana.

Muito sucesso nesse novo desafio!

FMP

A Fundação Escola Superior do Ministério Público mais uma vez foi agraciada com o Selo Instituição Socialmente Responsável. É a quarta edição seguida que a Instituição obtém a honraria, concedida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O selo certifica a participação na 17ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A FMP recebeu os selos pelas ações realizadas ao longo dos anos de 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021 e na edição 2021/2022. 

A certificação decorre do trabalho social junto à comunidade. Entre as ações estão: 

– Programa de bolsa socioeconômica: oferecimento de bolsas de estudos para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica;

– Convenio firmado para a concessão de bolsa de estudos de pós-graduação para 15 mil advogados. Convênio: entre FMP, ESA NACIONAL E OAB NACIONAL; 

– Projeto de extensão Migração, Identidade e Cultura que oferece oficinas de aulas para o ensino da língua portuguesa para refugiados.

O Presidente da FMP, Prof. Dr. Fábio Roque Sbardellotto, enfatiza a importância do Selo: “É a única Faculdade de Direito do Rio Grande do Sul a receber este selo quatro vezes consecutivas. Isso nos enche de alegria e confirma uma trajetória institucional comprometida com ensino jurídico de excelência para educar quem vai melhorar o mundo. O Direito é para a vida, e a responsabilidade social é um compromisso que temos permanentemente com nossos(as) alunos(as) e com toda a sociedade”. 

Conheça as ações da FMP navegando pelo site fmp.edu.br. 

FEEVALE

Candidatos de diversos municípios compareceram no vestibular do curso de Medicina da Universidade Feevale neste domingo, dia 7. Durante a manhã, foram oferecidas algumas atividades aos candidatos e seus acompanhantes, como visitação aos espaços e laboratórios da Instituição. Houve, ainda, a exibição de filmes no Salão de Atos da Universidade, para quem aguardava o término da prova. 
Foram oferecidas 81 vagas neste processo seletivo, sendo 41 para o primeiro semestre de 2022 e 40 para o segundo semestre do mesmo ano. Na hora da inscrição, os candidatos puderam escolher entre duas formas de ingresso: Redação Feevale + Prova Objetiva Feevale ou aproveitamento Redação Enem + Prova Objetiva Enem (podendo ser utilizadas as notas do período compreendido entre 2018 e 2020).  
O processo seletivo foi realizado das 12h às 17h. Na prova de redação, os candidatos tiveram que apontar, em um comentário crítico, o seu ponto de vista acerca do seguinte questionamento: Quais são as condições ambientais capazes de contribuir tanto para a saúde quanto para o adoecimento das pessoas? Já a prova objetiva conteve 60 questões, abrangendo conhecimentos das áreas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Literatura, Ciências Exatas e da Terra e Sócio-Histórica.  
Durante o vestibular, uma série de medidas de segurança para a prevenção da Covid-19 foram tomadas. Houve controle do uso de máscaras, uso de tapetes sanitizantes nas entradas dos prédios e demarcação da área de circulação, além da disponibilização de álcool gel e máscaras. O reitor Cleber Prodanov ressaltou a importância da volta das atividades presenciais nos câmpus da Universidade Feevale. “Estamos muito felizes, pois o câmpus voltou a se animar. Temos, até o final do ano, uma série de eventos, como o Mundo Feevale Way, o 13º Trame – Trabalho e Mercado e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), entre outros. Assim, podemos ver as coisas voltando a uma certa normalidade e as pessoas usufruindo e curtindo os espaços da Universidade novamente”, declara.
Candidatos na expectativa 
Após viajar 27 horas de ônibus e percorrer 1.400 quilômetros, Ana Bárbara de Castro Cruz, 18 anos, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, chegou à Universidade para realizar a prova. Ela conta que escolheu a Feevale pelas ótimas referências que a Instituição tem, além de ter uma localização próxima de Porto Alegre. Ana, com olhar de otimismo e expectativa, diz que pretende morar em Novo Hamburgo ou na capital gaúcha, caso consiga a vaga. “No início deste ano, iniciei a graduação em Odontologia na minha cidade, porém não era essa área que chamava a minha atenção. Então, tranquei a faculdade, fiz um curso preparatório e comecei a estudar para conseguir entrar para o curso de Medicina”, detalha Ana.   
A candidata Júlia Luisa dos Santos, 17 anos, de Montenegro, chegou ao câmpus acompanhada da mãe, Carla Kremer, 45 anos. Enquanto elas aguardavam a liberação do acesso às salas, aproveitaram para conhecer e aproveitar o espaço dos pergolados da Instituição, já que era a primeira vez que visitavam a Universidade. “A estrutura da Feevale é ótima, acredito que, por ser um curso novo, os laboratórios sejam de qualidade”, afirma Júlia, que tem interesse em atuar na área da Pediatria.  “Sempre estive presente em todas as fases da vida dela, dando apoio. Procuro sempre acompanhá-la para dar estrutura no que ela precisar e para que tenha um futuro grandioso”, ressalta Carla.  
Em frente à biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, Emanuele Soares, 17 anos, de São Sebastião de Caí, esperava, ansiosa, para prestar vestibular – pela primeira vez – na Universidade. “Sempre foi um sonho fazer Medicina na Feevale, desde pequena tenho esse amor pela profissão. Faço curso técnico em Enfermagem e tenho certeza de que é a área da Saúde que eu quero seguir” pontua. A mãe de Emanuele, Jociane Soares, 37 anos, acompanhou a filha para dar apoio à vestibulanda. “É o sonho da vida dela passar para Medicina, então é importante estar aqui para dar suporte para ela”, destaca Jociane.
Morador de Porto Alegre, Rodrigo Righesso, 20 anos, presta, pelo segundo ano, vestibular para Medicina na Feevale. “É uma área que me encantou e não me vejo fazendo outra coisa”, afirma.  
Gabarito e matrículas 
O gabarito já pode ser acessado em www.feevale.br/ingressomedicina. Já o resultado será publicado até as 22h da próxima quarta-feira, dia 10, no mesmo link.  As matrículas acontecerão no período de 16 a 19 de novembro, de forma on-line. As vagas serão preenchidas respeitando a ordem de classificação obtida no processo seletivo, prioritariamente para o 1º semestre; não havendo mais vagas disponíveis, serão preenchidas as vagas ofertadas para ingresso no 2º semestre do mesmo ano, entre os próximos colocados.  

FENAPRO

O FenapróUniversitário, concurso destinado a estudantes de Publicidade e Propaganda, Comunicação e Marketing de todo o Brasil, realizado há oito anos pelo Sistema SINAPRO/FENAPRO, terá mais uma edição em 2021. A iniciativa tem como objetivo descobrir talentos que ainda estão nas universidades e valorizar os profissionais da propaganda, e as inscrições já estão abertas.

“O FenapróUniversitário é um estímulo aos jovens estudantes para colocarem em prática os conhecimentos e teorias que estão aprendendo e adquirindo nas universidades, além de aproximar ainda mais o Sistema SINAPRO/FENAPRO da academia”, destaca Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.

Segundo a Presidente do Sinapro-Bahia, Vera Rocha, que está coordenando esse projeto, esta é uma iniciativa de valorização dos estudantes e uma oportunidade de conhecer o que eles pensam sobre o exercício da atividade publicitária.

Para participar desta nova edição do concurso, os estudantes devem se inscrever e criar uma campanha com o tema: “Publicidade: as novas demandas do mercado publicitário”.

Cada trabalho inscrito deverá contar com a atuação de dois estudantes – um redator e um diretor de arte -, sob a supervisão de um professor orientador, e deverá atender o briefing proposto. O concurso terá duas etapas: a estadual e nacional. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora, constituída por representantes do mercado publicitário regional e nacional, que escolherão as melhores campanhas, com base nos critérios de criatividade, originalidade, objetividade e clareza. Os primeiros colocados de cada estado participarão da grande final, cujo julgamento final e a divulgação do resultado acontecerão no dia 29 de novembro, no YouTube da Fenapro.

As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de novembro por meio do Sindicato das Agências de Propaganda do estado de residência do estudante, que deverá preencher um cadastro completo com dados pessoais (nome completo, endereço, data de nascimento, faculdade em que está matriculado, semestre, cidade/estado em que reside, telefone e e-mail). Cada Sinapro participante poderá exigir, a seu critério, o número do RA (registro do aluno) dos estudantes.

A campanha vencedora será premiada e veiculada pelo Sistema SINAPRO/FENAPRO nacionalmente no Dia Mundial da Propaganda, celebrado em 04 de dezembro. A faculdade receberá um certificado de reconhecimento pela orientação dada aos ganhadores do concurso.

“O prêmio é uma forma de estimular o conjunto de pessoas que desenvolveram a campanha, valorizando todas as frentes que envolvem o processo de criação de uma campanha publicitária, desde a criação e direção, até o planejamento, estratégia e mídia, entre outras áreas necessárias para atender às novas demandas da comunicação”, finaliza Daniel Queiroz.

ARP

Leonardo Muller, Jordana Rondon e Guilherme Sill tiveram seus trabalhos aclamados pelo mercado e pela crítica publicitária recentemente, em premiações nacionais. Os três são alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio Grande do Sul (ESPM-RS) e sócios da categoria Young da Associação Riograndense de Propaganda (ARP). Eles figuraram entre os finalistas e vencedores da Mostra Expocom e da Effie College.

Muller e Jordana participaram do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o maior do país na área, que aconteceu em outubro, em Recife-PE. Além dos debates propostos, são entregues prêmios para os estudantes dentro da Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. A dupla foi premiada na categoria Produção Publicitária Audiovisual para Internet com o trabalho “Balloons – um filme sobre as nossas cores”.

Em 2020, Muller sagrou-se Estudante do Ano, após vencer o ARP Academy ao lado do colega Guilherme Sill. Este, por sua vez, venceu no Effie College, competição inspirada no Effie Awards, onde estudantes criam e executam planos de marketing e comunicação em cima de desafios reais. O evento nasceu nos EUA e foi lançado no Brasil em 2017, também com grande sucesso.

Na edição desse ano, Sill e os colegas Gláucia Theves, Zena Baja e Carlos Miguel Garcia foram premiados com o trabalho “Flua! Descomplica a relação”, destinado ao serviço de carros por assinatura. Ele ainda acumula as conquistas do ConectARP do ano passado, na categoria ‘Serviços’, e o prêmio de Young do Ano em 2018, ambos no Salão ARP.

Para Liana Bazanela, presidente da ARP, contar com os estudantes no quadro de sócios da entidade demonstra que a associação está no caminho certo. “Desde o início de nossa gestão colocamos a aproximação com os jovens como uma de nossas prioridades. Por isso, criamos a modalidade Sócio Young e também a Diretoria Acadêmica. Se queremos transformar e melhorar a Comunicação, precisamos dar a devida atenção àqueles que são o futuro do mercado”, declarou ela.

ICATU

A pandemia chegou acelerando tendências que já estavam surgindo no campo econômico, social e comportamental e fez com que as pessoas se preocupassem ainda mais com o futuro. Para fazer uma análise completa deste atual cenário, no ‘Conversa com Especialista’ desta quinta-feira, 11 de novembro, às 11h, a Icatu recebe o professor de Finanças da FGV, Fábio Gallo. No bate-papo, ‘Megatendências Mundiais: Como devemos nos preparar?’, o professor também falará sobre o que está por vir e quais são as apostas e próximas tendências de mercado. A ideia é que o público possa ter dados e base para se planejar para esse futuro que já está em curso.

O encontro faz parte da 8ª Semana Nacional de Educação Financeira, uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que este ano conta com o tema: “Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: O PLA-POU-CRÉ e a sua saúde financeira”.

A série “Conversa com Especialista”, realizada pela Icatu desde o ano passado, tem o intuito de levar conteúdo e esclarecimentos sobre o panorama econômico de forma gratuita a todos as pessoas que buscam mais informações sobre proteção e planejamento financeiro. Para acompanhar a live ou assistir aos encontros já realizados, basta acessar o canal no Youtube da Icatu.

COCA-COLA BRASIL

Para celebrar a conexão e empatia entre as pessoas, a Coca-Cola lança hoje sua tradicional campanha de Natal. Neste ano, a campanha ressalta que a magia do Natal acontece nos momentos simples e inclusivos. Ancorada em um curta dirigido por Sam Brown, da Rogue Filmes, juntamente com dentsuMB RU, a campanha incentiva a gentileza humana, destacando a importância da solidariedade nos dias atuais. Assista aqui.

“A Coca-Cola tem uma ligação significativa com essa época do ano, o que faz com que sejamos conhecidos por muitos como ‘a marca que criou o Papai Noel’’. Desde a primeira campanha de Natal da marca, lá em 1920, até os dias de hoje, criamos campanhas que nascem de uma verdade do consumidor. Dessa vez, queremos celebrar a importância da conexão e empatia entre as pessoas”, conta Poliana Sousa, líder de Coca-Cola na América Latina. “Esta é nossa primeira campanha de Natal com a nova filosofia da marca Coca-Cola, ‘Real Magic’. Com uma mensagem simples e inspiradora de positividade e realismo, a ação visa lembrar que tudo o que precisamos para ter um Natal mágico é compartilhar momentos com a comunidade e com aqueles que amamos”, completa Manoro Arroyo, Diretor Global de Marketing da Coca-Cola.

Traduzido para o Brasil pela WMcCann, o filme será divulgado através de uma série de ativações em canais digitais, incluindo parcerias com influenciadores e estará disponível em um novo formato, com dois minutos de duração, assim como em uma série de versões mais curtas em mais de 90 mercados pelo mundo.

Sobre o curta:

O conto inspirador mostra a chegada de um garoto com sua mãe a um novo apartamento. A inexistência de uma lareira na locação mexe com os sentimentos do protagonista, que entende que a falta de uma chaminé implica na ausência da visita do Papai Noel.

Motivada pela possibilidade de um Natal incompleto, o garoto começa a construir uma chaminé com caixas de papelão. Os vizinhos, tocados pela imaginação e esforços do garoto, se juntam a ele para o ajudar a terminar a construção a tempo para o Natal.

No fim, todos se reúnem ao redor da mesa de natal e compartilham não somente de uma refeição natalina, mas também da magia em torno da comemoração.

SBT RS

A partir desta terça-feira, 09 de novembro, os moradores do Rio Grande do Sul começaram a conferir a nova campanha do SBT pelas ruas. Com o slogan “SBT. Mais perto de você”, a emissora reforça o compromisso com o entretenimento de qualidade, com a credibilidade e transparência da informação e com a vontade de estar cada vez mais próximo do gaúcho.

A campanha é estrelada pelos apresentadores Brunna Colossi, Anonymus Gourmet e Antônio Costaguta representando a linha do entretenimento e André Haar, Marcelo Chemale e Glauco Pasa do jornalismo local, já Eliana, Celso Portioli, Marcia Dantas e Luiz Alano entram como representantes para reforçar a integração e a força com a programação nacional.

O plano de mídia contempla mobiliário urbano, busdoors, frontlights, empenas, painéis digitais, telas em vagões e plataformas de trem, praças de pedágios, redes sociais e mídia on-line, além de anúncios específicos para o mercado local.

Para Gabriel Casara, Gestor Comercial do SBT no RS: “a nossa nova campanha traz as novidades na programação local aliadas aos sucessos da programação nacional. Além disso, reforçamos ainda mais a relação e a proximidade da emissora na vida dos gaúchos que se concretiza cada dia mais com a vice-liderança consolidada no estado há mais de 4 anos.”

A campanha criada pela agência WMcCann será veiculada até o final deste ano nas ruas e o público poderá se conectar com a emissora diariamente pelas redes sociais @sbtrs.

SBT RIO GRANDE

Nesta sexta-feira, 12 de novembro, o quadro “Partiu Cultura”, do SBT Rio Grande, apresenta a Overdrive Duo, uma dupla formada pelos gaúchos, de Novo Hamburgo, Evandro Tiburski e Fabi Terada. O casal vem revolucionando o mercado musical internacional. Eles criaram a sua própria forma de executar as músicas e se tornaram referência de criatividade e inovação.

Na internet, são mais de 4 bilhões de visualizações. Além disso, a Overdriver Duo já se apresentou em 14 países da América Latina e da Europa. Eles contam para Brunna Colossi que se preparam para o primeiro show com público presencial desde o início da pandemia.

O SBT Rio Grande é exibido de segunda a sexta-feira, às 11h30, com a apresentação de André Haar!

MASBAH!

O “Masbah!” deste sábado, 13 de novembro, convida o influenciador Matheus Severo para uma série de desafios e brincadeiras no estúdio! Matheus, que já andou vencendo um desafio no programa, encara provas divertidas e que podem ser feitas em casa.

O programa traz também mais uma edição do “Meu Pet é uma estrela”, aliás várias estrelas. O quadro traz uma reportagem com a jornalista Tainara Braga, que conta como é cuidar de 30 Pet’s dentro de casa. E teve até a surpresa de um bichinho que resolveu vir ao mundo bem na hora da gravação.

O “Masbah!” passou pelo centro da capital para uma visita à 67ª Feira do Livro de Porto Alegre e convidou os comediantes Carlinhos Gotta e Nelly Coelho para um desafio literário. Quem será que se saiu melhor? 

Já o programa do “Anonymus Gourmet” prepara uma receita para a turma que adora uma boa sobremesa, o Pudim Mediterrâneo.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir das 12h e o “Anonymus Gourmet”, logo após, no SBT Rio Grande do Sul. 

VICE-LIDERANÇA

Em outubro de 2021, o SBT em Porto Alegre garantiu a vice-liderança na média 24hrs. Nessa faixa, a emissora obteve um crescimento de 1% emarcou 3,3 pontos, contra 3,2 da terceira colocada e 11,7 da primeira. No período matutino, no ar das 6h às 12h, o SBT cresceu 7% e manteve-se na vice-liderança com 2,5 pontos, contra 2,4 da terceira colocada e 7,8 da primeira. Já no período da tarde, a emissora cravou 3,6 pontos com um crescimento de 7%.

Na faixa noturna, o SBT marcou 4,5 pontos. A emissora gaúcha permanece na vice-liderança na faixa horária da madrugada, das 24h às 30h. Nesta faixa, obteve 2,7 pontos, contra 0,9 da terceira colocada e 5,7 da primeira. Nesta faixa, também obteve um crescimento de 5%. Vale lembrar que nas 24 hrs, em outubro de 2021, a emissora atingiu 2,4 milhões de telespectadores.

Confira abaixo o desempenho dos programas locais:

-O Anonymus Gourmet garantiu a vice-liderança isolada com 2,9 pontos, contra 2,0 da terceira colocada e 14,9 da primeira. O programa alcançou 328 mil telespectadores no mês de outubro.

– O Masbah! se manteve na vice-liderança com 3,3 pontos, contra 2,2 da terceira colocada. O programa atingiu, em outubro, 391 mil telespectadores.

– SBT Rio Grande 2ª edição cravou 3,9 pontos em audiência. Em outubro, alcançou 715 mil telespectadores.

– O SBT Rio Grande, no mês de outubro, obteve 2,7 pontos de audiência. No mês em questão, alcançou 913 mil telespectadores.

CRITÉRIO

Dois temas que se relacionam com o core business da Critério – opinião pública e reputação – serão discutidos na quinta aula do projeto Universidade Corporativa Critério, no dia 18 de novembro, a partir das 16h. A atividade, dedicada aos colaboradores da empresa e aberta ao mercado, foi inaugurada dentro da comemoração dos dez anos da agência de comunicação, celebrados em 2021. A aula será virtual e ministrada pela cientista social e política Elis Radmann.

Idealizado pelo sócio-fundador Cleber Benvegnú, com a gestão da jornalista Roberta Schuler, o projeto foi lançado em julho, com a aula inaugural do crítico literário, escritor e professor de Literatura e Escrita Criativa, Rodrigo Gurgel. Mensalmente, o time da Critério reserva espaço na agenda de trabalho para qualificação profissional e trocas de experiências. As vagas para acadêmicos, profissionais do mercado e demais interessados ficam disponíveis por meio do contato universidade@criterio.com.br, com limitação de 15 inscritos. Com bibliografia selecionada, temas como Comunicação Corporativa e Reputação, Gestão de Stakeholders e Planejamento em Comunicação já foram discutidos no ciclo de ensino.

Elis Radmann fundou o Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) há 25 anos e tem a ciência como vocação e formação. Socióloga, obteve o bacharel em Ciências Sociais na UFPel e tem especialização em Ciência Política pela mesma universidade. Mestre em Ciência Política pela UFRGS, também é conselheira da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM) e conselheira de Desburocratização e Empreendedorismo no Governo do RS. Atualmente, coordena a execução da pesquisa EPICOVID-19 no RS. Também é colunista do portal Coletiva.net.

No encontro do dia 18 de novembro, haverá também um pocket de conteúdo relacionado ao tema. A sócia-diretora Soraia Hanna apresentará o talk “Reputação não vem de graça”. 

GRUPO RIC

Empresas, agências e profissionais de publicidade têm uma nova ferramenta para comprar mídia regional e nacional de forma inteligente, rápida e descomplicada. O Grupo RIC acaba de lançar seu novo site – o gruporic.com.br – reunindo dados sobre público, impacto na audiência e mídia kits para o anunciante fazer suas próprias simulações de compra de espaço. Desenvolvido dentro do grupo, o portal apresenta uma interface disruptiva, dinâmica e interativa, que permite autoatendimento e, se desejado, contato online com os executivos comerciais. Em breve, pequenas e médias empresas também terão a assistência da Cimtia Ads, para simular e contratar suas campanhas até pelo celular.

“Resolvemos juntar inovação com dados, apostando ainda mais em tecnologia de comunicação, e o resultado é o que eu chamo de um ‘site friendly’, que oferece a melhor experiência para o usuário. Sabemos da importância das estratégias de crossmedia e, para que elas estejam ao alcance de todos, nós descomplicamos”, conta Leonardo Petrelli, CEO do Grupo RIC. Com isso em mente, o site foi desenvolvido para que o próprio anunciante possa montar sua estratégia multiplataforma, nos canais online e offline.

Para Leonardo Petrelli, as informações detalhadas sobre programação, alcance de cada comunicador, impacto das ações de mídia no mercado e segmentações possíveis garantem resultados importantes para o anunciante. “Desejamos que as marcas sejam as protagonistas tanto na programação da RIC como da Record TV, conversando com nosso público em âmbito regional, estadual e nacional. O mesmo vale para a Jovem Pan e todas as nossas rádios e demais plataformas. Como temos diferentes produtos, conseguimos falar com todos os tipos de público, de todas as faixas de renda.”

O novo site é a mais recente inovação do maior grupo crossmedia e multiplataforma do Paraná, que está investindo fortemente no projeto RIC Tech, para impulsionar os negócios com base em inovações nas áreas de tecnologia, processos e pessoas. 

Além da ferramenta de simulação de mídias em TV, rádio, web e na plataforma crossmedia de estilo de vida TOPVIEW, o portal reúne informações robustas sobre programação e perfil do público nos diferentes veículos. O anunciante pode pesquisar sobre a programação da Rede Record e das quatro emissoras de TV do Grupo RIC – baseadas em Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo -, que produzem mais de 700 horas mensais de conteúdo, alcançando cerca de 10,5 milhões de pessoas, de todas as faixas de renda. A programação também é transmitida pela internet, possibilitando a interatividade com o público. 

O mercado também obtém no site todas as informações sobre a presença do grupo no rádio, as oportunidades de divulgação e os valores, podendo simular suas ações. Além da RIC FM Curitiba, da Igapó FM e da Folha FM em Londrina, as afiliadas da Jovem Pan em Curitiba, Cascavel e Ponta Grossa oferecem conteúdo regional, com um misto entre informação, entretenimento e música. O meio também tem forte presença nas redes sociais, garantindo a interatividade com os usuários. 

Para anunciantes do meio digital, o site apresenta as oportunidades no Portal RIC Mais, na TOPVIEW e na plataforma de influenciadores Spark, uma solução de agenciamento de influencers que desenvolve narrativas verdadeiras para as marcas. 

“O site reúne dados sobre os nossos conteúdos, sejam eles nacionais, estaduais ou hiper regionais, em todas as plataformas e dispositivos. É informação de qualidade de forma ágil e acessível”, acrescenta Marcelo Requena, diretor corporativo de Mercado do Grupo RIC. Ele destaca ainda a aba RIC Talks, um blog dedicado a divulgar notícias e eventos do setor, qualificando ainda mais a comunicação com os clientes.

PROFISSIONAIS DO ANO

O Prêmio Profissionais do Ano 2021 já tem seus finalistas selecionados. Após avaliação do júri, composto por 65 profissionais do mercado – entre eles, publicitários e criativos de agências e anunciantes -, seguem para a reta final da premiação 62 campanhas criadas por 43 agências diferentes. A relação completa de finalistas nacionais e regionais, de todas as categorias, pode ser conferida no site: https://profissionaisdoano.globo/finalistas/nacional.

Foram analisados pelo júri mais de 700 projetos inscritos, em todas as categorias do prêmio (Filme, Campanha, Integrada, Ações de Conteúdo e Valor Social). O anúncio das campanhas finalistas aconteceu na plataforma do prêmio e contou com a participação especial de Marcos Mion. Para esta edição, o Profissionais do Ano apresentou novidades: a retomada da categoria ‘Valor Social’, que reconhece campanhas de cunho social;  a inclusão de três novas subcategorias no âmbito Nacional, que valorizam formatos de vídeos curtos, de até 15 segundos, e breaks de 30 segundos; e também a introdução de filmes digitais, que este ano passaram a concorrer em todas as categorias nacionais, reforçando a visão integrada e multitela da Globo.

A abordagem da temática social na publicidade será tratada nas lives “Representatividade, diversidade e a temática social na publicidade brasileira”, e acontecerão dias 16 e 17 de novembro, às 11h. Os encontros, promovidos pelo Valor Econômico em parceria com a Globo, terão a mediação do jornalista Ricardo Lessa. No primeiro dia, Alberto Pereira Junior, head de produção e conteúdo na TRACE Brasil, e Samantha Almeida, diretora da área de Criação de Conteúdo dos Estúdios Globo, debaterão ‘Que história sua marca quer contar’, e conversarão sobre representatividade na comunicação. Já no segundo dia, Manzar Feres, diretora de Negócios em Publicidade da Globo, Mario D’Andrea, presidente da ABAP Nacional  – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, e Joanna Mendes, presidente do Clube de Criação, serão os convidados para o bate-papo “Criatividade é também sobre isso”, e falarão sobre campanhas que iluminam temáticas sociais, além de trazerem o prêmio e os insights observados a partir dos projetos inscritos nesta categoria. As lives serão transmitidas nos perfis do veículo no Youtube e no LinkedIn.

Já na plataforma Gente – um hub de conteúdo onde a Globo disponibiliza informações e insights próprios e atualizados sobre hábitos e comportamentos dos brasileiros – novos conteúdos relacionados ao prêmio também serão apresentados. Disponível por meio do link https://gente.globo.com/autor/ppa, a plataforma já disponibiliza por exemplo, o ‘Mural da Criatividade’, um espaço que reúne respostas dos jurados do Prêmio Profissionais do Ano à pergunta ‘O que ninguém nunca te contou sobre criatividade?’. Além disso, Mário D’Andrea  e Washington Olivetto produziram artigos exclusivos para o hub. O primeiro, intitulado “Lógica do Consumo”, de Mário, provoca uma reflexão sobre criatividade, imagem e som em ressonância; e o de Washington, nomeado “Insubstituível”, traz sua trajetória na publicidade conectada à história do prêmio. Para os fãs de podcast, amanhã (9), a plataforma disponibilizará mais um episódio do “Gente Conversa”,  desta vez com André Vinicius, diretor de Negócios com Agências da Globo, Luiz Sanches, CCO da AlmapBBDO e Livia Kinoshita, gerente Executiva de Marketing da Volkswagen. Com o mote ‘Quanto vale uma boa ideia?’, os executivos falarão sobre métricas, engajamento e marketing data-driven.

O Prêmio Profissionais do Ano é uma iniciativa da Globo que, há mais de 40 anos, reconhece e celebra talentos da publicidade brasileira que se reinventaram na forma de trabalhar, produzir e emocionar, e criaram campanhas de comunicação memoráveis, adaptadas às novas exigências do mercado. Os vencedores do Prêmio Profissionais do Ano 2021 serão conhecidos no próximo dia 19, às 18h, em cerimônia transmitida de forma inédita pelo Globoplay. E, no dia seguinte (20), as campanhas premiadas ganharão um espaço especial nos breaks comerciais da TV Globo.

O PATINHO FEIO VIROU O LINDO CISNE

Na próxima sexta-feira 19 de novembro, o Consorcio Muro da Mauá, formato pelas Empesas HMidia e Sinergy, entregam para Porto Alegre 750 metros do novo Muro, totalmente revitalizado.

A inspiração para este projeto, veio exatamente do Rio Guaíba e do belo pôr do sol, com infinitas variações de cores e do movimento das águas do Guaíba, formando assim o conceito e a programação visual do Muro.  

O Projeto faz parte da revitalização do Centro Histórico,  uma promessa de campanha do Prefeito Melo, em homenagem as comemoração aos 250 anos de Porto Alegre.

A proposta do Consórcio, foi  utilizar o espaço do Muro que estava a muito tempo abandonado, mudando sua cara,  trazendo história, cultura, arte, design e interatividade.

A cultura local e nossas raízes terão sempre destaque, assim como, a valorização dos artistas gaúchos e suas obras, escritores, músicos e personalidades, serão registradas durante todo o período de 24 meses de duração do termo de adoção. A parte  artística e cultural do Muro será mudada a cada três meses, com novas artes e novos registros culturais da cidade,  para que o Muro não caia na rotina do dia a dia, e sim, mostrar novas possibilidades de interatividades com o população gaúcha.

A cidade ganha um museu a céu aberto, uma galeria de arte com telas imensas, para valorizar e dar destaque as obras. A parte sustentável do Muro é composta por 24 espaços verdes, que são intercaladas com os Painéis das Empresas apoiadoras do Projeto.

A população vai poder interagir com as telas, através de Qrcode, ampliando as informações ali contidas. O Muro da Mauá, vai ser um rencontro da população com o centro da cidade.  As pessoas serão atraídos pelas belas imagens que ali estão implantadas. A cidade ganha um novo e interessante ponto turístico, que vai atrair a atenção dos gaúchos e turistas de todo o Brasil.

Esta revitalização, acontece num momento importante da cidade, além  do Muro da Mauá, da inauguração do Embarcadero e das estruturas das Orlas 1, 2 e 3. Num espaço cada vez mais  valorizado e acessado pela população, nesta área, que é a principal entrada de veículos da cidade de Porto Alegre.

O Muro que foi construído na década de 70, para proteção das cheias, ficou abandonado por décadas, chamado de Patinho feio, agora, transformamos em um lindo cisne, afirma o publicitário Alexandre Quintian Diretor da HSQ, Empresa do Grupo HMidia, um dos gestores do Muro, juntamente com João Pedro Nunes da Silveira, diretor da HMidia e Eduardo Ferreira, Diretor da Sinergy. Não temos dúvidas, que este trabalho de revitalização feito pelas nossas equipes, vai valorizar e dar credibilidade ao meio de Midia Exterior, que fica cada vez mais fortalecido com esta entrega. O novo  Muro da Mauá fica como um legado para a população de Porto Alegre. Convidamos  a todos, para acessar o site www.murodamaua.com.be e fazer um tour, para conhecer esta bela obra de arte.

Nosso sinceros agradecimento as 12 empresas parceiras, que  juntas acreditaram nesta difícil empreitada. Mas temos certeza, que o resultado final foi totalmente alcançado.

CAIS EMBARCADERO

Completando seis meses de operação, o Cais Embarcadero realiza na próxima quinta-feira, 18 de novembro, seu ato oficial de abertura. Na ocasião, comemora-se também o sucesso dos primeiros meses de funcionamento, com mais de 300 mil pessoas já tendo passado pelo local, e a abertura de diversas novas atrações. Situado entre o Lago Guaíba e o Centro Histórico, o empreendimento chegou para revitalizar e proporcionar novos usos e conveniência em um dos cartões postais de Porto Alegre.

Assinado em uma parceria entre o DC SET Group e a Tornak Holding, o Cais Embarcadero oferece opções de alimentação, conveniência, lazer, esporte, cultura, entretenimento, serviços e descanso ao ar livre. O local traz o que há de mais moderno para a capital gaúcha, mantendo a referência histórica de sua localização em uma proposta plural e multifuncional, para todas as idades.

Ocupando uma área total de 19 mil m², o Cais Embarcadero já recebeu mais de 300 mil pessoas em seus primeiros meses de soft opening, e agora realiza seu ato oficial de abertura. O espaço renova o espaço do Cais Mauá, de grande importância histórica para a capital gaúcha, proporcionando aos porto-alegrenses o reencontro com este ponto icônico da cidade com uma nova utilização. Para a concepção do projeto, que tem como conceito principal apresentar o Guaíba de uma forma inovadora a seus visitantes, foram feitas pesquisas em docas de diferentes partes do mundo, com referências vindas de lugares como Barcelona, Lisboa, Gênova e Brooklyn, em Nova York. O empreendimento é um espaço privado e aberto ao público, que oferece uma experiência com segurança e conforto. Seguindo atentos a todos os cuidados, protocolos e precauções necessárias para o momento de enfrentamento à pandemia da Covid-19 em Porto Alegre, o Cais Embarcadero conta com o selo de Turismo Responsável do Governo Estadual do Rio Grande do Sul.

Acesso ao local

O acesso ao Cais Embarcadero é realizado de três formas. Quem vai ao local de carro pode estacionar no Cais Parking, estacionamento terceirizado, que fica localizado na Av. Pres. João Goulart 97. Já para os pedestres e aqueles que chegam através de carros de aplicativo e taxi, a entrada é feita através do portão localizado na Av. Pres. João Goulart, próximo da Usina do Gasômetro e da Rua Gen. Salustiano. Além disso, é possível acessar o local de barco, mediante agendamento prédio através do aplicativo da CelebraNAU, que opera a Praça Náutica do Cais Embarcadero.

Entretenimento, descanso e serviços

Seguindo tendências mundiais, o Cais Embarcadero preparou diversos espaços de lazer e entretenimento para os visitantes. O complexo conta com o Parquinho do Cais e uma loja-conceito da Pompéia e, desde a sua abertura, tem recebido atualizações com novas atrações, incluindo a Praça Náutica da CelebraNau, prestando serviço de charter e passeios náuticos e conectando ainda mais a população ao Guaíba. Outras novidades que devem inaugurar em breve são o Multiverso Experience, a Arena Embarcadero (Beach Tennis) e o Black Entertainment, bem como o lançamento da Rádio Embarcadero.

O empreendimento conta também com uma agenda de eventos ao ar livre, como a Feira Agroecológica do Cais (toda quarta-feira, das 15h30 às 20h30) e programação sunset com DJs no palco Stella Artois. Outra novidade é a possibilidade da realização de comemorações em família no espaço infantil, com picnics no gramado da pracinha, além de uma estrutura para eventos sociais e corporativos diversos.

Alimentação

Aproveitando a posição privilegiada, de frente do Guaíba, o Cais Embarcadero conta com um variado leque gastronômico. Elas estão disponíveis em três espaços distintos do empreendimento. A Travessa Pôr do Sol, instalada à frente do Pavilhão A7 do atual Cais Mauá, abriga desde maio os restaurantes 20BARRA9, Press do Cais, Isoj, Wills Bar e Cantina Famiglia Facin.

Já a Alameda Gourmet oferece diferentes alternativas de lanches, com operações instaladas em containers. São elas: Ô Xiss, Oakberry Açaí, Just Cold Creamery, E! Sucos, Café 3 Corações, Kioske do Pirata, Deu Crepe, PL Box e a loja de conveniência da CelebraNau. Enquanto isso, o Parque do Cais oferece ainda mais opções gastronômicas, contando com a presença de Grandchurros Gourmet, Pipoca Lara Poc, Refúgio Patagônia. Em breve, Eat Kitchen, Z Café, Sole Pizzeria, também devem dar início a suas operações no Cais Embarcadero.

Marcas parceiras

A AMBEV assina alguns dos espaços de experiências espalhados pelo Cais Embarcadero, na Travessa Pôr do Sol e na área do Beach Club, somando cerca de 200 m² de áreas exclusivas da marca Stella Artois.  Nesses espaços, o público vive momentos especiais proporcionados pela marca, além de poder contemplar melhor a vista do pôr do sol. Já a Coca-Cola assina a área da Alameda Gourmet, onde funcionam oito operações, disponibilizando toda a estrutura para consumo compartilhado. Ambas as marcas ofertam também seu portfólio completo de produtos para consumo no local, buscando estar presente no cotidiano do público e reforçar vínculos com ícones da cultura regional.

O Cais Embarcadero conta também com Banrisul, Claro Brasil, 99 e Pompeia. O Banrisul é parceiro exclusivo no segmento financeiro, fornecendo meios de pagamento VERO a todas as operações do local. Na parte de telefonia e conectividade, o empreendimento conta com o apoio da Claro Brasil, que oferece seu serviço a todos os estabelecimentos no local. A marca assina também uma área localizada junto ao Parque Náutico, que proporcionará aos visitantes a experimentação de serviços de conectividade, além de ser mais um espaço de convívio e descanso. A 99 também se integra ao projeto, oferecendo mobilidade ao público que se desloca ao empreendimento através do aplicativo. Já no segmento moda, o Cais Embarcadero conta com a parceria da Pompéia em uma loja conceito.

GAMPI

Para aproximar as marcas do grupo Fröhlich, de Ivoti, dos públicos Y e Z, novas gerações que estão mudando hábitos de consumo, a Gampi Casa Criativa assume a comunicação e estratégia da companhia. O objetivo é expandir o relacionamento com novos consumidores nos canais, sem esquecer todos aqueles que já acompanham as marcas Fritz & Frida, Frily e Frillar, mostrando os extensos mix de produtos e reforçando o posicionamento da empresa.

O CEO da agência hamburguense, Maicon Dias, antecipa que o trabalho contempla o atendimento completo: planejamento de comunicação, criação, campanhas, lançamento de produtos, brand content, planos de mídia e performance digital. Além disso, também farão a comunicação institucional do grupo.

A Gampi atende a Fröhlich desde 2018, com foco na experiência do cliente B2B. A agência criou o Portal do Cliente, uma solução digital que, associada a uma estratégia de performance digital, resultou no crescimento do número de vendas da empresa no segundo trimestre de 2020. Com o início da pandemia em 2020 e uma estrutura planejada e preparada para atender os clientes de forma online, conquistaram um aumento de faturamento de 148% e a quantidade de pedidos online ampliou 95%, entre março e junho do ano passado, em comparação com o mesmo período de 2019.

“Trabalhar com uma marca de alimentos tão tradicional e que está no coração dos consumidores gaúchos é uma honra. A gente tem uma história afetiva de lembrança com muitos produtos da  empresa e com certeza todos estão com expectativa de fazer um grande trabalho. É uma aquisição de conta importante e o histórico que construímos com o portal nos últimos 4 anos contribuiu para criar sinergia que facilitará este início de trabalho. Com certeza a marca vai fazer muitas ações novas daqui pra frente, sem esquecer de tudo aquilo que ajudou a posicionar ela até hoje”, destaca Dias.

O trabalho da agência é reconhecido pela diretora da Fröhlich, Sibele Fröhlich Fuhr. “Após a nossa promissora experiência com a Gampi no desenvolvimento e implementação do projeto Portal do Cliente Fröhlich, entendemos que esse é o momento ideal para ampliar a parceria. O investimento da empresa Fröhlich em comunicação é uma constante e ao longo dos anos conseguimos construir marcas fortes que conquistaram a simpatia dos consumidores e clientes. Esse é o reflexo do nosso compromisso em oferecer sempre a melhor experiência  através da qualidade e carinho impressos no nosso trabalho. Com certeza a equipe Gampi estará 100% engajada neste propósito, comunicando e agregando ainda mais valor às marcas do grupo Fröhlich”.

CLEAR CHANNEL

Até 12 de novembro, 20 mil líderes e delegados mundiais se reunirão durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, para discutir soluções para a crise climática mundial. E para garantir que a voz da natureza seja ouvida e fazer com que a população mundial entenda o que será perdido se falharmos em proteger a natureza, a Conservação Internacional, ONG que trabalha para garantir um planeta mais saudável para todos, e a Clear Channel lançam a campanha global na mídia “Ouça-me enquanto pode”.

As telas digitais da Clear Channel em seus mercados na Europa, Américas e Ásia exibirão peças da campanha. No Brasil, poderão ser conferidas nas mídias da Clear Channel localizadas no Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Toda comunicação veiculada conta com um QRCode que, ao ser escaneado, direciona o público para um hotsite exclusivo com informações sobre o trabalho realizado pela Conservação Internacional para proteger a natureza em todo o mundo até o dia 14 deste mês. Além disso, ao acessar, o público poderá conferir “as vozes da natureza”, como da floresta amazônica, da savana africana, das montanhas do sudeste asiático, do oceano pacífico, entre outras, e contribuir com a iniciativa.

Os espaços publicitários doados permitem que a escala global atinja milhões de pessoas em todo o mundo. A ação pro-bono faz parte dos compromissos da Clear Channel em usar seus ativos, o potencial de alcance em massa e a capacidade de conectar marcas e pessoas para dar voz a algumas das questões mais urgentes do planeta, como combater as mudanças climáticas.

De acordo com a Conservação Internacional, a campanha acontece em um momento muito adequado, durante a COP26 e seguida da 15ª Conferência da ONU sobre Biodiversidade (COP15), realizada em outubro, onde mais de 3 mil entidades e governos comprometeram a investir mais para proteger a biodiversidade.

“A natureza não é apenas algo bonito de se ver e ouvir, é essencial na luta para desacelerar as mudanças climáticas, para nossa própria sobrevivência. A ciência disso é clara: se não investirmos em deter a destruição da natureza, não conseguiremos evitar a catástrofe climática. Estamos trabalhando para direcionar investimentos para a natureza em benefício das pessoas e do clima”, diz o M. Sanjayan, CEO da Conservação Internacional.

A natureza pode fornecer pelo menos 30% da ação global necessária para prevenir os impactos mais perigosos da mudança climática, de acordo com a entidade. No entanto, soluções como proteção, restauração e manejo de florestas, manguezais e turfeiras recebem menos de 3% de todo o financiamento climático global. A campanha “Ouça-me, enquanto puder” dá sequência aos premiados filmes ” A natureza está falando “, lançado em 2014, cujo slogan, “A natureza não precisa das pessoas. As pessoas precisam da natureza”, adverte que salvar a natureza é realmente salvar a nós mesmos.

Para William Eccleshare, CEO da Clear Channel Outdoor, o intuito da empresa é criar um mundo melhor por meio da utilização de suas faces publicitárias. “Estamos fazendo nossa parte por meio de dois pontos vitais. Primeiro, usando todo o potencial do meio para ampliar o alcance entre as pessoas e facilitar o debate sobre questões importantes que muitas vezes não recebem a atenção que merecem. Em segundo, estamos promovendo mudanças tangíveis na nossa operação para reduzir nosso impacto ambiental. Por exemplo, no início deste ano, desenvolvemos um protótipo de mobiliário urbano que limpa a mesma quantidade de ar que 20 árvores. Também utilizamos materiais reciclados para construir nossos abrigos de ônibus e fazer parcerias com para criar cidades mais limpas”, enfatiza.

Vale lembrar que a Clear Channel é signatária do Pacto Global da ONU e se comprometeu a ser Carbono Neutro até 2050 em todas as suas operações globais, seguindo as diretrizes previstas no Acordo de Paris. A empresa está liderando projetos e iniciativas para impulsionar a sustentabilidade em todas as suas operações de negócios e apresentará um relatório sobre seu progresso em um próximo relatório ESG.

RIVERSIDES

Após o lançamento da linha exclusiva da casa, o Black Label 92, para o delivery no jantar, oconsagrado restaurante Riversides apresenta agora um menu exclusivo para as entregas no período do almoço. A novidade gastronômica estará disponível de terça a sexta-feira das 11h30 às 14h. São cinco opções de combinados que vão de 18 a 48 peças e que tem como estrela o salmão em suas partes mais nobres e refinadas em apresentação dos clássicos japonês como Uramaki e Hossomaki Filadélfia, Gunkan Salmão, Niguiri Skin, Salmão e o exclusivo Niguiri Thai que junto com o Niguiri com farofa de gengibre, trazem uma referência à culinária tailandesa.

Os temakis também marcam presença no cardápio, entre eles estão os clássicos Filadélfia (arroz japonês, salmão, cream cheese e cebolinha), Shake (arroz japonês, salmão e cebolinha), Ebiten (arroz japonês, salmão, camarão empanado, cream cheese e cebolinha) e o especial Shake Ebiten Tobiko que além do arroz japonês, salmão, camarão empanado, cream cheese e cebolinha leva ainda ovas de Capelin. O menu apresenta ainda porções de clássicos como o Hot Filadélfia, Gunkan Salmão e Uramaki Ebiten até o exclusivo e delicioso Niguiri Shake Trufado com Tobiko.

Os sashimis são apresentados nas versões com dez lâminas de salmão que podem ainda ser selados com gergelim ou com azeite trufado. Para finalizar a sobremesa Mousse Black Label (mousse de chocolate com ganache de limão siciliano e lasca de chocolate picante). Os pratos podem ser apreciados via delivery, com abrangência a 20 bairros de Porto Alegre.

Sempre em busca de aprimoramento e excelência em bem atender, o Riversides inova nos insumos utilizados em seus combinados. Entre as novidades, uma farofa de gengibre, receita exclusiva da casa que garante sabor inigualável. Uma verdadeira experiência sensorial.

TURISMO REGENERATIVO

Em um período tão crítico de pandemia e catástrofes ambientais, a tendência de viagens se direciona para um turismo regenerativo. O conceito prevê boas práticas de sustentabilidade no segmento, com amplo envolvimento ambiental, social e de gestão, que vão desde as ações do empresário até as do viajante. No mesmo guarda-chuva do turismo sustentável, que prevê economia energética, reciclagem e reuso de água, o regenerativo se propõe a ir mais longe, trabalhando ativamente para melhorias ambientais, sociais e econômicas do destino, sendo um agente de transformação positivo na comunidade.

Hospedaria das Brisas e o turismo regenerativo

Há quase 30 anos instalados em meio à natureza da Praia do Rosa, em Imbituba/SC, a Hospedaria das Brisas e o Refúgio do Pescador, restaurante localizado dentro da pousada, levam há anos o conceito regenerativo muito a sério e inspiram a comunidade com suas boas práticas.

Fernanda Kalil, proprietária da Hospedaria das Brisas e do Refúgio do Pescador,  adotou também como compromisso na administração do negócio a forma de pensar e agir ESG, environmental, social and governance. Um conceito internacional usado para medir práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas. Segundo ela, o processo regenerativo e o ESG começaram de dentro para fora. “Primeiro olhamos para os nossos, colaboradores e comunidade, com ações de convívio e sociais, treinamentos e auxílios para estudo e bem-estar”, explicou. Por trás do atendimento acolhedor e atencioso dos estabelecimentos há uma cultura organizacional prazerosa entre a equipe, inclusão de gênero, raça e idade, e de mulheres em posição de liderança. “Após o sucesso desse processo, todos miram no mesmo propósito: viver em harmonia e em equilíbrio com o meio-ambiente, preservando-o e regenerando-o, buscando, assim, o bem-estar da comunidade, colaboradores e do hóspede”, comenta a empresária.

As boas práticas da hospedaria contemplam ações contra emissão de carbono e aquecimento global, eficiência energética, gestão de resíduos e relação humanizada com a comunidade. Dentre a iniciativa, a pousada mantém 5 hectares totalmente preservados na Praia do Rosa, onde cultiva uma horta orgânica para o preparo do café da manhã e pratos do Refúgio do Pescador. Impulsionando, assim, também, o consumo da “comida de verdade”, termo para alimentos frescos e saudáveis

sem uso de agrotóxicos e conservantes. Ainda na linha da sustentabilidade, a água da piscina é totalmente reutilizada e há coleta da água da chuva para molhar o jardim. 

Em tempos de discussões acaloradas sobre mudanças climáticas e preservação do meio ambiente, a utilização de fontes de energia limpa e renovável é essencial. Ambos estabelecimentos possuem painéis fotovoltaicos de geração de energia que contemplam toda a demanda energética de forma renovável, também são usadas lâmpadas de Led e chave economizadora de energia nos apartamentos.

Na luta da gestão de resíduos, o processo funciona com a separação correta de lixo, compostagem dos detritos orgânicos, embalagens das Amenities recicláveis, shampoos e sabonetes biodegradáveis e fossa com sistema biodigestor. Além disso, com o óleo de cozinha é produzido sabão para uso na limpeza da pousada.

Na relação humana, os estabelecimentos prezam pela transparência e respeito às leis trabalhistas, investimento em Educação e incentivos. Entre eles, subsídios para cursos universitários aos funcionários, ambiente de trabalho amigável e promoção de convívio prazeroso entre a equipe, com confraternizações semanais, inclusão de gênero, raça e idade. Também são realizadas ações semestrais no asilo de Imbituba, arrecadação e doação de agasalhos e cobertores para a comunidade carente.

HÁBITOS DE CONSUMO

Os brasileiros das classes C e D aumentaram os gastos com viagens em setembro em comparação com agosto, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. Segundo o levantamento, os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram Companhias Aéreas (13%) e Hotéis e Motéis (8%). No balanço geral, o consumo recuou 4%.

No Rio Grande do Sul, a queda no consumo foi de 5% em setembro com relação a agosto, puxado, principalmente, por Automóveis e Veículos (-23%), Telecomunicações (-14%), Serviços (-7%), Lojas de Roupas (-6%) e Rede Online (-6%). Contudo, o consumo acelerou nos setores de Companhias Aéreas (25%), Hotéis e Motéis (25%), Diversão e Entretenimento (20%), Restaurantes (3%) e Transportes (2%).

Todas as regiões registraram queda, puxadas pelo Norte (-8%) e Nordeste (-7%). O Sul recuou 4%; o Sudeste, 3%; e o Centro Oeste, 1%.

De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital, “as pessoas estão mais confortáveis e confiantes para voltarem a viajar. De fato, por conta da pandemia, muitas viagens foram adiadas e, com o avanço da vacinação e a queda no número de contaminados, é normal que a população retome as viagens e os planos que foram adiados em 2020 e primeiro semestre de 2021”, afirma ela.

Os demais setores que mostraram recuperação no consumo foram Diversão e Entretenimento (3%), Telecomunicações (2%), transporte (1%) e combustíveis (1%). Na outra ponta, os gastos que mais caíram foram Rede Online (-7%), Automóveis e Veículos (-6%), Lojas De Roupas (-5), Lojas de Artigos Diversos (-3%) e Prestadores de Serviços (-3%).

O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com Supermercados (37%), seguindo de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%).

Em setembro, 84% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a agosto e 3 pontos a mais que junho. Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores de Companhias Aéreas (24%), Hotéis e Motéis (11%), Transportes (5%) e Diversão e Entretenimento (5%).

INTENSIDADE MÁXIMA

A rede de alimentação natural e suplementos Intensidade Máxima, com origem em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, chega a Porto Alegre com a inauguração oficial, em 10 de novembro, da décima loja da rede. Seguindo o padrão da marca, a franquia da Capital segue o modelo pocket de loja e oferece uma carta de mais de 1.500 produtos de suplementação, vitaminas, minerais e os naturais como: grãos a granel, oleaginosas, frutas desidratadas e até farinhas especiais sem glúten, celíacos, vegetarianos e veganos.

A chegada a Porto Alegre é o resultado do crescimento de 20% no faturamento em 2020. O fechamento para este ano ainda não foi concluído, porém, já é possível dizer que fui superior ao passado. Além da nova loja na capital, há planos de expansão para o Vale do Taquari, Litoral Norte do RS, Sul do estado e Santa Maria já no primeiro semestre de 2022. A loja de Porto Alegre fica na Rua Silva Jardim nº 40 e funciona de segunda a sexta-feira das 09h às 18h30 e sábado das 9h às 15h.

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