NOTAS DA SEMANA – 11.06.2021

ENTREVISTA COM RIGOBERTO GRUNER

1. Quem é Rigoberto Gruner?
Nasci e vivi a maior parte da minha vida em Porto Alegre. Sou casado com a também publicitária Martha Sampaio e tenho três filhos: Ricardo, fruto do primeiro casamento, tem 33 anos, é jornalista e vive em Vancouver com a esposa, Loraine. Do relacionamento atual, tenho a Gabriela, 23 anos, formanda em Administração e Marketing pela Escola de Negócios da PUCRS, e o Pedro, 22 anos, estudante de Business na Memorial University of Newfoundland, St. John’s, Canadá. Trabalho e vivo para a família.
Comecei minha vida de estudante universitário na Faculdade de Engenharia. Logo compreendi que não era esse o meu caminho. Apesar de não ter, na família e nos relacionamentos, alguém voltado à área, fiz um novo vestibular e entrei para a escola de Publicidade e Propaganda da PUCRS, a Famecos, motivado por questões de afinidade – sempre fui um apaixonado por música, fotografia, cinema e teatro. Aquele ambiente, na época, me pareceu mais favorável e adequado ao que eu gostava e aspirava para a minha vida.
Com 20 anos, interrompi o curso para morar um tempo na Inglaterra e poder assistir aos shows de rock que eu tanto gostava e ainda gosto. Morei em Londres por um ano. Foi um período muito rico em termos de formação, experiência pessoal e de amadurecimento, principalmente, em virtude da idade que eu tinha. Além, é claro, de eu ter, entre trabalhos em hotéis e restaurantes, conseguido tempo e dinheiro para ver os shows das bandas que eu queria. Foi uma fase muito boa da minha vida.
De volta à Famecos, logo me identifiquei com a área de mídia e veículos de comunicação. Foi, então, o início da minha trajetória profissional.
Depois de um período trabalhando em agência de propaganda, fui convidado para a área comercial da antiga TV Guaíba. Alguns meses depois, fui para o escritório regional da Rede Globo onde fiquei dez anos e, na sequência, dois anos como diretor comercial na Globo Recife. Por questões pessoais, solicitei meu desligamento e retornei para o sul, onde recomecei como executivo de contas no jornal Zero Hora.
Na sequência, exerci cargos de gerência comercial nos veículos SBT e Zero Hora, e de direção comercial nos veículos TV Bandeirantes e TV Record, além de uma excelente experiência em mídia exterior no primeiro ano de existência da Exibemídia, onde contribuí para a estruturação da área comercial.
Nessa trajetória, construí relacionamentos sólidos com o mercado de veículos, agências de propaganda, clientes e com as principais lideranças locais e nacionais da comunicação. Tive a oportunidade de absorver a experiência de inúmeros profissionais com os quais trabalhei, o que muito contribuiu para a minha formação e desenvolvimento.
Alicerçado nessa bagagem – e como um eterno aprendiz que sou – comecei uma nova escola, agora, com o meio rádio. Há cerca de seis anos, conduzo uma representação comercial voltada para este meio. Hoje tenho a satisfação de trabalhar com muitas das principais emissoras de rádio do Rio Grande do Sul.
Está sendo muito gratificante, em todos os aspectos da minha vida.
Um dos grandes trunfos do meio rádio é que, além da agilidade e de trazer respostas imediatas, ele é o meio que opera com mais proximidade com os canais digitais. O rádio expande suas formas de distribuição de sinal e aumenta seu potencial de audiência valendo-se da possibilidade das plataformas digitais. Ao colocar sua programação no ar também em vídeo, está se consolidando como “televisão”. Está criando um novo hábito de consumo de informação e entretenimento. Especialmente, neste contexto de polarização de audiências e de explosão das fakenews, o rádio acrescenta à dinâmica das mídias sociais, o mérito da credibilidade.
Diante desta oportunidade, sou grato a todos os empresários e executivos das emissoras de rádio que confiaram a mim a responsabilidade de representá-los. Sou grato, acima de tudo, a todos que fizeram e fazem parte da minha caminhada.
2. Grandes e pequenos negócios – a mesma atitude sempre?
Absolutamente a mesma atitude. Não há grandes e pequenos negócios: há negócios. O que está por trás de todo bom negócio é responsabilidade com o resultado, respeito, ética e comprometimento com todas as partes envolvidas. O que é uma boa síntese da minha vida profissional.
3. Uma grande referência ou prefere seguir teus instintos?
São incontáveis as minhas grandes referências profissionais. Algumas, excelentes. Prefiro, no entanto, não citar nomes para não incorrer no erro tão natural de esquecer de alguém. Aqueles que são e sempre foram referências para mim, e lerem essa entrevista, o saberão. Mas, sim, sigo também os meus instintos. A vida ensina a importância de ouvirmos a nós mesmos. Pessoalmente, não posso deixar de citar a minha grande referência de vida, a base daquilo que sempre fui e sou: meus pais.
4. O que mais TE inspira?
O que mais me inspira é o desafio do dia seguinte. E, antes dele, a família.

GAV RS

O Grupo de Atendimento de Veículos do RS (GAV RS) promoverá no dia 28 de junho (28/06) uma live imperdível com a presença de três renomados profissionais do mercado para celebrar o Dia do Mídia e debater sobre assuntos pertinentes para profissionais do mercado que atuam nessa área e para diretores de agências de publicidade.

Os convidados serão: Renata Schenckel, Diretora de Mídia, Planejamento e Operações da Escala; Luisa Bernardes, Chief Media & Data Officer da Dentsu International Brazil; e André França, VP de Mídia e Dados da WMcCann.

Em breve será disponibilizado o link para assistir o evento online.

ICATU SEGUROS

A Icatu, empresa que atua em seguros, previdência e investimentos, se apresenta ao público com uma nova identidade visual e posicionamento, criados pela agência Greenz. O slogan da empresa, que este ano completa 30 anos, passa a ser “Vida. Pra toda vida” e as mudanças estão sendo anunciadas em campanha embalada por uma versão da canção “O que é, o que é”, de Gonzaguinha (assista ao filme abaixo).

A comunicação envolve TVs aberta e paga, mídia exterior e digital. A nova marca destaca no nome a letra T, em alusão ao compromisso de estar lado a lado com os clientes por toda vida e à tranquilidade financeira, que confere a eles mais qualidade de vida. A escolha do clássico de Gonzaguinha envelopa o conjunto de ações como uma “ode à vida”, além de retomar um sopro de esperança num momento complicado como este de pandemia.

Rafael Caetano, diretor de marketing da Icatu, destaca que as mudanças buscam expor o real propósito da companhia, de atuar para que cada brasileiro esteja bem assistido financeiramente e possa aproveitar a vida com mais qualidade. Já Fabio Meneghati, sócio e CEO da Greenz, ressalta a busca por ir além de um mero briefing de comunicação e conferir impacto positivo direto sobre o negócio do cliente.

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

Numa ação conjunta entre ARP e SINAPRO, louva-se os profissionais que se envolveram de corpo e alma, o vice-prefeito Ricardo Gomes tomou conhecimento do que está acontecendo com o não pagamento das agências e fornecedores que não são da parte da mídia tradicional.

Foi entregue ao vice-prefeito o documento com parecer técnico da própria prefeitura que deu origem a esse problema que prejudica mais de 40 fornecedores e seus profissionais do mercado.

INTERNACIONAL
Com visão comercial e captação de clientes para atuar com a marca do clube, o Sport Club Internacional de Porto Alegre chamou depois de muitos bons entrevistados a presidente da Associação Riograndense de Propaganda e cofundadora da Do It a profissional, Liana Bazanela, para ocupar o cargo de Diretora de Marketing e Comunicação na vice-presidência de Jorge Avancini.

FEEVALE

A diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Universidade Feevale Paula Casari Cundari e os professores Marcos Santuario e Luis Henrique Rauber foram convidados para integrar o Comitê Consultivo de cursos do Instituto Toulouse Lautrec, do Peru. O objetivo do comitê é realizar reuniões para verificar questões atuais dos cursos das áreas da Comunicação, como elas se refletem no Brasil e no Peru, e quais melhorias podem ser adequadas aos cursos da instituição peruana.  

A Universidade Feevale e o Instituto Toulouse Lautrec são parceiros desde 2019 e buscam promover a cooperação nas áreas de mútuo interesse, cientes de que a colaboração entre as instituições alavancará o desenvolvimento de pesquisas e outras atividades acadêmicas e culturais. Durante o biênio 2021/2023, Paula Casari Cundari integrará o comitê do curso de Comunicação Integral; já Marcos Santuario será o representante internacional do comitê dos cursos de Jornalismo e Mídias Digitais; e Luis Henrique Rauber participará do comitê do curso de Publicidade e Propaganda.  

Além disso, entre os dias 19 de junho e 10 de julho, a Universidade Feevale realizará, o curso on-line Construindo uma carreira internacional. A qualificação visa abordar a internacionalização da carreira e como obter contratos internacionais, mostrando todo o passo a passo necessário para viabilizar uma colocação no exterior. Além disso, as aulas contarão com a participação de profissionais no mercado de trabalho internacional.   

Os encontros virtuais acontecerão aos sábados, das 8h às 12h, e serão ministrados pela relações públicas graduada pela Instituição, Karina Fensterseifer, cofundadora da plataforma de internacionalização Hub55, com sede nos Estados Unidos. A qualificação é destinada a estudantes e profissionais de diversas áreas. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.feevale.br/cursoseeventos, onde, também, podem ser obtidas mais informações, como investimento e programa de ensino.

GRUPO RBS

O universo gastronômico de Destemperados conectado ao público em um novo formato, reunindo experiência, paixão por comer e beber bem e entretenimento em um só lugar. São esses os ingredientes que compõem a mais nova experiência da multiplataforma gastronômica do Grupo RBS, que, a partir desta semana, abre as portas ao público. Com patrocínio master do Santander Brasil, o Studio Destemperados está localizado no Baixo Barra, polo gastronômico no BarraShoppingSul, um dos maiores shoppings de Porto Alegre.     

Em um espaço moderno e aconchegante, o local conta com uma série de atrações, como cookshows, degustações, FoodLab, lives, biblioteca com leituras sobre gastronomia e área de descanso. O Studio servirá, também, como um local de produção de conteúdo para a marca e seus parceiros.    

– O Studio é a nossa parcela de contribuição para que cada vez mais pessoas consigam viver a gastronomia em todas as suas formas, entendendo que só ela tem o poder de mudar um momento, mudar o dia, mudar a vida das pessoas. Sempre para melhor! – afirma o sócio-fundador da marca, Diogo Carvalho.    

O espaço estende a marca Destemperados a um novo patamar de interação com seu público, vindo ao encontro do desejo de aproximar-se, ainda mais, dos apaixonados por gastronomia e expandir a experiência da marca para um novo ambiente. Com a novidade, o Destemperados passa a atuar com um modelo de negócio mais moderno, ágil e conectado às pessoas e à sua proposta de valor.    

– O Studio Destemperados será também o nosso lugar de produzir conteúdo. Ter essa proximidade com o nosso público nos possibilitará trocar ainda mais com outros apaixonados por esse universo e isso com toda certeza refletirá nas nossas pautas e produtos. E claro que estar fisicamente em um lugar com um fluxo grande de pessoas fará com que consigamos agregar mais e mais ao cenário da gastronomia. Afinal, viver a gastronomia é o que nos move – destaca Lela Zaniol, sócia-fundadora da marca.  

Inaugurado em 2019, o Baixo Barra é um polo de experiências gastronômicas exclusivas, de alta qualidade, que conta com uma série de operações de sucesso inéditas no Rio Grande do Sul, em uma arquitetura moderna, aconchegante e com ambientes amplos. Contribuindo para que o conceito do espaço de gastronomia se expanda, Destemperados levará o local para além das limitações físicas a partir de uma série de conteúdos que o público poderá conferir na multiplataforma.    

– A abertura do Studio Destemperados, no Baixo Barra, reforça nossa proposta de oferecer aos clientes uma experiência exclusiva associada à alta gastronomia. Será um espaço para gerar conteúdo e interatividade, enaltecendo a diversidade de sabores, as inúmeras possibilidades de harmonização e receitas que nossos clientes tanto apreciam – ressalta o superintendente do BarraShoppingSul, Eduardo Vitagliano.    

O local conta patrocínio master do Santander Brasil e também com patrocínio da Adega pela Vinícola Garibaldi. Durante a pandemia, o Studio Destemperados seguirá todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde, como o uso de máscaras e de álcool gel, distanciamento e a capacidade máxima de ocupação prevista. O horário de funcionamento do local é de segunda a sábado, das 10h às 22h.    

SBT

Em maio de 2021, o SBT em Porto Alegre garantiu a vice-liderança isolada na média das 24 hrs. A emissora marcou 3,2 pontos, contra 2,9 da terceira colocada e 13,1 da primeira. No período matutino, no ar das 6h às 12h, o SBT manteve-se na vice-liderança com 2,4 pontos, contra 1,8 da terceira colocada e 7,5 da primeira. Já no período da tarde, a emissora cravou 3,5 pontos.

Na faixa noturna, o SBT marcou 4,5 pontos. A emissora gaúcha permanece na vice-liderança na faixa horária da madrugada, das 24h às 30h. Nesta faixa, obteve 2,2 pontos, contra 0,6 da terceira colocada e 6,6 da primeira. Vale lembrar que nas 24 hrs, em maio de 2021, a emissora atingiu 2,6 milhões de telespectadores.

Confira abaixo o desempenho dos programas locais:

-O Anonymus Gourmet garantiu a vice-liderança isolada com 3,5 pontos, contra 1,8 da terceira colocada e 17,1 da primeira. O programa alcançou 410 mil telespectadores no mês de maio.

– O Masbah! se manteve na vice-liderança com 3,9 pontos. O programa atingiu, em maio, 432 mil telespectadores.

– SBT Rio Grande 2ª edição cresceu 2% e cravou 4,4 pontos em audiência. Em maio, alcançou 665 mil telespectadores.

– O SBT Rio Grande, no mês de maio, obteve 2,6 pontos de audiência. No mês em questão, alcançou 829 mil telespectadores.

MASBAH!

O “Masbah!” deste sábado, 12 de junho, entra no clima de Dia dos Namorados e propõe um desafio para a dupla Claus e Vanessa: um quiz de casal! E com muito amor, música boa e gastronomia. Afinal, a dupla está dedicada a um projeto de produção e delivery de pizza deles próprios. 

O programa também viaja até Morro Reuter para ajudar na colheita de lavandas! Brunna aproveita a época de outono para entender melhor o processo de produção da plantinha e ainda traz curiosidades sobre a sua utilização.

Já no quadro “Meu Xodó”, é dia de conhecer a história de um dos veleiros mais antigos de Porto Alegre, que foi construído na época da Segunda Guerra Mundial. O “Masbah!” desvenda os mistérios dessa paixão, que passou de geração para geração em uma família da capital gaúcha, e faz um passeio divertido pelas águas do Guaíba.

No programa do “Anonymus Gourmet”, é a vez do “Bolo de Ninho”, uma sobremesa prática e deliciosa para fazer no final de semana.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir das 12h, e o “Anonymus Gourmet”, logo após, no SBT do Rio Grande do Sul.

DIVINA PROVIDÊNCIA

A Rede de Saúde Divina Providência (RSDP) – formada pelosHospitais Divina Providência, Hospital Independência, Hospital Estrela, Hospital São José, Hospital Santa Isabel e mais 35 Unidades de Saúde de Atenção Primária – acaba de publicar seuRelatório 2020. São 132 páginas onde estão distribuídos temascomo Desempenho Institucional, Programas de Apoio, UnidadesAssistenciais e números muito expressivos nas áreas de educação, pesquisa e inovação.

O projeto gráfico é de autoria do publicitário Cado Bottega com a coordenação de conteúdo das jornalistas Lurdes Nascimento e Eloá Lopes da Rosa em parceria com o Dr. Mario Abílio Jaeger Neto e Renata Santos Knorst da área de comunicação e marketing da RSDP.

Ficha técnica:

Publicação: Sociedade Sulina Divina Providência

Projeto gráfico: Blend Comunicação

Design e editoração: Cado Bottega

Revisão: Press Revisão

Fotos: Jefferson Bernardes/ AgênciaPreview e arquivo RSDP

Impressão: Ideograf

DIA DOS NAMORADOS IGUATEMI

Uma história de amor sempre tem um lugar onde tudo começou. Aquele local que marca um momento especial e que se torna inesquecível para a vida toda. Essa foi a inspiração que deu origem à campanha de Dia dos Namorados do Iguatemi Porto Alegre, denominada “Amor por todos os lados”, que mostra como o shopping está presente não apenas no dia a dia das pessoas, mas que faz parte de lindos, e inusitados, encontros de amor.

Para celebrar a data, além de oferecer uma série de atrativos no mall e nas redes sociais, o Iguatemi reuniu três histórias de casais, conhecidos entre os porto-alegrenses, que tiveram o shopping como pano de fundo. A Michele e o Maurício tiveram um dos primeiros encontros no cinema, e que terminou com um jantar no shopping. Os dois são criadores de conteúdo digital e conhecidos como @maisumcasalpreto. Há 13 anos, a Maysa (@maysabonissoni) e o Edu (@eduliotti) se conheceram em um evento no Iguatemi, o Donna Fashion. De lá prá cá, eles nunca mais se desgrudaram. Já a Bibi (@bibianapetek) estava fazendo um show no shopping e a Dani (@eagoradaninha) estava lá assistindo. E assim o amor aconteceu.

Mas, se para muitos a data é focada apenas para casais, no Iguatemi é um pouco diferente. Para o Dia dos Namorados, o shopping também escolheu a história da Rafa (@rafaellabd), comediante, modelo e atriz, que é solteira e reforça a importância do amor-próprio. A Rafa se sentia insegura com o seu visual e escolheu um salão de beleza do shopping para cortar a franja, que passou a ser uma de suas marcas e fortaleceu sua autoestima. No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, data associada aos solteiros, ela fará um conteúdo especial nas redes sociais do Iguatemi.

“Neste ano, nosso foco foi apresentar histórias reais, de pessoas que demonstrem as mais variadas formas de amor e que tenham alguma ligação com o shopping. E encontramos histórias de pessoas incríveis, com momentos inesquecíveis no mall e que representam o sentido do amor por todos os lados”, reforça a gerente de Marketing do Shopping Iguatemi, Cristina Maggi.

A campanha, desenvolvida pela agência w3haus, pode ser conferida no Instagram do Iguatemi (@iguatemipoa).

DO IT

Com foco em construção de marca para startups, scale-ups e negócios que estão promovendo sua transformação digital, a DO IT, empresa de comunicação estratégica do Ecosys, passa a se definir como a primeira “BrandingTech” do mercado nacional.

A DO IT está fechando o primeiro semestre de 2021 com muitas novidades. Após 15 meses de trabalho 100% remoto, o time da empresa começa a se preparar para a retomada das atividades presenciais, agora em modelo híbrido. Juntamente com as outras cinco empresas do Ecosys – um ecossistema de startups independentes e especialistas nas diversas competências de comunicação na era pós-digital -, a DO IT vai ocupar um espaço de mais de 500 m² no Parque Tecnológico UniTec, na Unisinos Porto Alegre.

Este novo momento operacional acontece concomitantemente ao crescimento da parceria estratégica com o Sistema Unicred. Desde maio deste ano, a DO IT atua junto à instituição financeira cooperativa de forma integrada nos âmbitos nacional, regionais e locais, fazendo um trabalho de consolidação do posicionamento de comunicação da marca no mercado brasileiro.

Além dessas, outras movimentações vêm aí. A sócia-fundadora Liana Bazanela, que atualmente preside a Associação Riograndense de Propaganda (ARP), assumiu um novo desafio: ela passa a atuar como Diretora de Marketing e Comunicação do Sport Club Internacional. Para completar, a DO IT pretende anunciar, ainda no segundo semestre desse ano, novidades na estrutura que vão dar ênfase para o trabalho de mídia de performance.

“Todas essas novidades vão ao encontro do nosso posicionamento de negócio, que desde seu início se propôs a ser uma alternativa mais ágil, eficiente e atual às agências de comunicação tradicionais. Por isso, nos definimos como uma “BrandingTech”, um parceiro estratégico que ajuda empresas que estão surgindo ou passando por profundas transformações a se posicionarem de forma única, com foco em resultados práticos”, afirma Cristiano Fragoso, Head de Estratégia Criativa e sócio da DO IT ao lado de Liana e Cesar Paz.

MÍDIA DIGITAL

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS) apresentou nesta quinta-feira, 10, o projeto de lei 2.134/2021, que prevê regras de contratação de anúncios na Internet e para conteúdos impulsionados. A proposta obriga que todo tipo de publicidade contratada na Internet seja feito em conformidade com as regras tributárias e publicitárias vigentes no País. Isso cria similaridades com as publicidades veiculadas em meios de comunicação como rádio e TV, por exemplo.

Uma das obrigações previstas no texto do deputado é a de que a plataforma ou site que veicular anúncios ou comercializar espaço publicitário para difusão para usuários em meio digital, plataforma, aplicativo, game ou website próprio ou de terceiros deverá guardar, pelo prazo mínimo de cinco anos, informações como a identificação do anunciante e o recolhimento de tributos referentes à prestação do serviço. Também deverão ser guardadas as métricas e medições de alcance do anúncio, que deverão se sujeitar à auditoria independente.

As regras devem ser observadas para os anúncios veiculados para brasileiros ou estrangeiros residentes para fins fiscais no Brasil; anúncios de anunciantes brasileiros veiculados para brasileiros ou estrangeiros residentes para fins fiscais no Brasil; e anúncios veiculados em plataforma, aplicativo, game ou website de pessoa jurídica brasileira.

Informações para a RFB

Quem disponibilizar espaços para divulgação de quaisquer tipos de anúncios ou realize impulsionamento remunerado de conteúdos na Internet ou geração de tráfego, independentemente do sistema eletrônico adotado, deverá prestar informações sobre o anunciante e o anúncio para a Receita Federal do Brasil (RFB).

As obrigações que deverão ser repassadas para a RFB são:

Data de veiculação, disponibilidade ou divulgação do anúncio;

O tipo de anúncio, que pode ser veiculado, disponibilizado ou divulgado em forma de texto, áudio, imagem, vídeo ou quaisquer representações artísticas, informacionais ou interativas;

A identificação completa do anunciante e do daquele que exibir o anúncio;

O valor ou preço cobrado pela veiculação do anúncio;

A quantidade de acessos feitos ao anúncio;

A indicação do local geográfico em que se situavam as pessoas para quem os anúncios foram exibidos;

O tempo que o conteúdo permaneceu ou permanecerá disponibilizado no endereço eletrônico.

Sanções

O projeto de lei prevê sanções de R$ 5 mil para quem prestar informações fora dos prazos e de 1% da receita bruta dos valores auferidos pela veiculação de publicidade para quem prestar informações inexatas, incompletas ou incorretas ou com omissão de quais quer dado. Segundo Alceu Moreira, a proposta cria regras de transparência para este tipo de serviço.

“O presente projeto de lei prevê mecanismos jurídicos modernos de transparência com o objetivo de adaptar atividades de modelos de negócios digitais a parâmetros legais do regime jurídico nacional assegurando princípios basilares como defesa do consumidor, livre concorrência, livre iniciativa, neutralidade concorrencial do Estado, liberdade de comunicação e autodeterminação informacional”, diz o parlamentar na justificativa do projeto.

Para acessar o PL na íntegra:

LEIA MAIS

Destaque: Mapeamento traça o perfil do empreendedor brasileiro de impacto socioambiental

Especial: Setor de varejo inicia processo de retomada de crescimento, aponta KPMG

Artigos: Sérgio Lima, Ana Paula Calil e Matheus Vieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *