NOTAS DA SEMANA – 10.12.2021

ENTREVISTA COM FERNANDO SILVEIRA

1. Quem é Fernando Silveira?

Simples, próximo e atento ao conjunto acima de tudo.

Tímido por natureza, tive que batalhar desde cedo contra a incapacidade de comunicação. Talvez, isso explique estar na área.
Nasci em São Luiz Gonzaga, mas costumo dizer que sou de Santa Rosa, onde verdadeiramente fiz amigos naquele belo estágio de vida que é a adolescência. Entretanto, estou há mais tempo em Porto Alegre do que em qualquer outro lugar, mesmo após viver uma experiência bacana em Florianópolis, inclusive quando fui professor universitário na Unisul, lembrança que gosto de cultivar. Aliás, comecei a trabalhar, oficialmente, com 14 anos e sempre fui movido pelo desafio da independência. Resolvi começar a faculdade de engenharia civil, onde encontrei um professor que, com muito bom humor, disse: – cara, acho que deveria buscar teu caminho na Famecos. Entrei no mercado publicitário pela Martins & Andrade, passei pela Símbolo, vivi um período muito bacana na ArtplanSul (Prime), conheci a vida como ela é na WG/Stalimir e acho que ajudei na Quadra. Depois disso, participei do começo da Integrada, onde sigo nessa batalha empreendedora há 21 anos.

Tive ótimos colegas e alguns excelentes mentores (e naquele tempo não se falava em mentoria). A publicidade e propaganda tem esse viés: é preciso ter curiosidade e paciência para aprender mais sobre os clientes do que sobre sua própria carreira. Gosto de trabalhar entendendo para atender.

Estou no mercado desde o início dos Anos 90, mas sigo com os mesmos desconfortos que percebi lá no início e também boa parte dos sonhos a realizar. Não sei se sou persistente ou apenas gosto do que faço, mas tenho convicção que enfrentei todas as etapas e aprendi muito em cada uma delas.

2. Empresas e entidades?

Vivo o SINAPRO-RS desde o final de 2014.

No primeiro momento, atuando na diretoria, mesmo desconfiado, fui trabalhando e entendendo a importância da organização, da busca coletiva. Não tem a ver com protecionismo ou reservas de mercado, mas sobre entender e buscar soluções empresariais. Após 8 anos, sendo 6 na presidência (meu segundo mandato encerrará em dezembro), aprendi que o primeiro sinal para que se entenda a importância de determinadas áreas de atuação é avaliar o quanto profissionais e empresas daquele setor estão organizados. Jamais defender o indefensável, mas nunca aceitar discursos vazios ou interesseiros minando a sua área profissional. Durante este período na entidade, participei de discussões importantes para ter a convicção que tenho hoje: adequação. Sim, as agências estão se adequando e encontrando seu relevante espaço. Não será como foi nos anos 70, 80 ou 90, mas passa longe de ser como os “arautos do conhecimento” gargantearam disparando salivas venenosas sobre o futuro das agências.

3. Como entender e valorizar o mercado?

Acho que antes de mais nada, precisamos compreender que o sentido da palavra “mercado” passa diretamente pelos entendimento de aceitação, respeito e transformação. Quando se dá valor e notoriedade apenas quando há resultado financeiro, ignoramos a importância de uma economia ativa em todas as suas engrenagens e, por óbvio, sucumbimos coletivamente assistindo apenas alguns  sucessos. Veja bem: quando um setor é lembrado apenas pelo conhecimento de uma, duas ou três marcas e seu ecossistema conta com, sei lá, 500 empresas, por exemplo, estamos diante de um funil muito apertado e pouco operante. Quando começamos a conversar no GMPA – Grupo das Médias e Pequenas Agências; tínhamos esse norte, mas talvez com pouco foco. Com empresários como o Cristiano Medisch, Jairo Medeiros, o Daniel Oliveira, o Rodrigo Rey, o Caco Birnfeld, o Max Rathke, entre outros, realizamos vários encontros a partir de 2012 e trocamos muita informação e sabíamos que a transformação das agências seria definitiva, porém ainda olhávamos para o mercado buscando soluções para o futuro, atentos ao passado. Tenho certeza que, de certa forma, todos evoluímos. Eu aprendi, disso tudo, que valorizar o mercado pensando na importância transformadora e, principalmente, no respeito entre os players é o maior ganho que as entidades podem oferecer. Valorizar não é dizer que é forte ou importante, mas dar atenção aos pontos vitais do negócio.

4. Esportes, lazer e família?

Família em primeiro lugar.
Nada mais incrível do que ter filhos.
Nada mais sensacional do que acompanhar as fases.
Certa vez, num perfil, disse que “Família é Tudo” e, desde então, uso como um norteador. Aliás, família e esporte andam par e passo na minha vida. Acredito muito na educação plena, com educação moral visando o respeito e o entendimento de vida, que vem principalmente de casa e das experiências sociais, a educação de conteúdo, onde a escola tem seu espaço transformador e o esporte, que ensina muito sobre superação, equipe, respeito e saúde. Acho que consigo passar bem aos meus filhos, pois ambos tem uma vida bem intensa nesses aspectos.

GRUPO RBS

Após 24 anos de uma reconhecida carreira no Grupo RBS, a partir de 2022, Tulio Milman deixará suas funções editoriais e, posteriormente, passará a contribuir na frente de relacionamento institucional da empresa. Em paralelo, o jornalista também se dedicará a outros projetos pessoais.

Tulio deixará de assinar a coluna Informe Especial, em Zero Hora, que passará a ser conduzida pela jornalista Juliana Bublitz, além da liderança da editoria de Opinião do jornal, que ficará com a editora-chefe do veículo, Dione Kuhn. Também se desvinculará dos comentários no Jornal do Almoço, na RBS TV.

Juliana é mestre em Desenvolvimento Regional e doutora em História Social. Começou a carreira em Zero Hora em 1999, na função de auxiliar de redação. Como repórter especial de GZH, Zero Hora e Rádio Gaúcha, participou de coberturas marcantes na história do país, como o incêndio na boate Kiss e, mais recentemente, a cobertura da tragédia de Brumadinho.

Focada em promover um diálogo cada vez mais próximo e frequente com os diversos setores da sociedade e da economia do Rio Grande do Sul, a RBS está intensificando iniciativas que atendam à pluralidade do público gaúcho, impulsionando e valorizando cada vez mais temas que contribuam para o desenvolvimento do Estado e promovendo o relacionamento contínuo com o setor produtivo. A partir da crença no jornalismo profissional, a empresa quer ser a arena onde as vozes relevantes do Estado debatam e discutam perspectivas para o Rio Grande do Sul.

– Estou extremamente motivado e grato pela possibilidade de contribuir em uma área tão importante e que faz parte do DNA da RBS, que é a conexão com a sociedade gaúcha. De certa forma, é uma continuidade, em outro patamar, do que venho fazendo ao longo da minha trajetória profissional – destaca Tulio.

RBS TV

A temporada especial de Natal do “Posso Entrar?”, programa da RBS TV, chega nas casas das famílias como um presente, recheado de alegria e alto-astral. Comandado pela apresentadora Cris Silva, a atração conta a história de três figuras que são dignas de serem chamadas de Papai e Mamãe Noel. Serão três episódios, contados diretamente de Canela, na Serra Gaúcha, que vão ao ar nos dias 11, 18 e 25 de dezembro.    

O primeiro irá exibir a trajetória do Caco, um ex-caminhoneiro que não mede esforços para ajudar quem precisa. Já no segundo, a convidada é a Sheila, uma mulher batalhadora que encontrou na solidariedade um motivo a mais para sorrir. Para fechar o especial,será apresentada a história da Liliane, uma assistente social especialista em transformar a vida das pessoas por meio da reciclagem. Dessa forma, ela ajuda tanto as mulheres do bairro Liberdade, em Esteio, quanto o meio ambiente.    

– Queremos entregar para o público alegria e diversão com um programa leve e especial. Produzimos a temporada com bom-humor e alto-astral, então nosso desejo é que os episódios sejam um verdadeiro presente aos nossos telespectadores. É uma honra ter parceiros que acreditam no projeto, no programa e nas histórias – destaca Cris.    

A temporada também vai contar com quadros especiais de natal. No “Ho Ho Ho, Posso Perguntar?”, o programa percorreu as ruas de Canela, na Serra Gaúcha, para ouvir relatos de Natal. Ainda terá o “Socorro, o Papai Noel chegou”, com micos de Natal de famosos, e o quadro de humor “Cartinha da Verdade”, no qual o bom velhinho ficará encarregado de responder perguntas curiosas, além da tradicional “Live da Cris”.     

Lebes, Excelsior, Bettanin e Banrisul/Vero são os patrocinadores que acompanham a temporada juntamente com a cidade de Canela, que compõe a cota anfitriã da atração. Este ano, a terceira temporada foi apresentada em maio, e agora terá a segunda edição de natal do “Posso Entrar?”, que vai ao ar na RBS TV, às 14h, após o Jornal Hoje. 

PANVEL

Para muitas pessoas, o Natal de 2021 terá um significado diferente, de reencontro com a família e com os amigos. O sentimento de gratidão de vivenciar momentos felizes e voltar a estar junto norteou a estratégia de Natal da Panvel.  A empresa criou uma série opções de kits para toda a família com embalagens temáticas que prometem rechear e enfeitar as árvores de Natal e que transforma a rede em destino para a compra de presentes, na loja e nos canais digitais com entrega em uma hora, adicionando a conveniência ao conforto do cliente na correria do fim do ano.

A estratégia de comunicação 360º dá vida e protagonismo aos presentes de Natal da Panvel e resgata um dos grandes ativos da sua marca, a música “Quero Panvel, Papai Noel”. Criada pela HOC em parceria com Marcelo Pires, a campanha veicula nos três estados do Sul e em São Paulo. Além do filme de 30’’, que será veiculado em TV aberta e canais digitais, terá desdobramentos em conteúdo e influenciadores, rádios, revistas, jornais, PDV e muito mais.

“Os encontros familiares ganharam nova importância depois de tanto distanciamento, e o Natal poderá ser a primeira oportunidade de reencontro. Transformar a Panvel em destino para a troca de presentes, resgatando um ativo de grande valor da marca, como é Quero Panvel Papai Noel, nos dá a certeza de que reiniciamos um momento importante de conexão da marca com as pessoas” afirma a Gerente Executiva de Marketing da Panvel, Priscila Barbosa.  

Os kits presenteáveis com a marca Panvel entregam afeto. Embalagens coloridas e marcantes embrulham diversas opções de sabonetes, kits de ritual da sorte, cremes e aromatizadores da linha Panvel Casa. Os preços acessíveis das opções facilitam presentear todas as pessoas que celebrarão juntas essa data tão especial.

FMP

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), única instituição de ensino no Rio Grande do Sul com Graduação em Direito 5 estrelas no Guia da Faculdade do Jornal O Estado de São Paulo, está com as inscrições abertas para o vestibular de verão até a próxima segunda-feira, dia 13 de dezembro. A prova acontecerá no dia seguinte, dia 14, terça-feira, das 19h às 22h, em formato online. O candidato irá receber todas as orientações via e-mail para realização do teste. O conteúdo da prova será dividido em: Português, Conhecimentos Gerais e Redação. A divulgação dos aprovados está prevista para o dia 15 de dezembro, quarta-feira, no site da FMP. A matrícula e a entrega da documentação são feitas online. A FMP, que recebeu a nota máxima no Guia da Faculdade pelo terceiro ano consecutivo, figura entre as 12 melhores no ensino de Direito no Brasil.
Mais informações sobre o vestibular: https://fmp.edu.br/vestibular/

SBT GAMES

De todo o universo gamer, os jogos mais jogados são os casuais. Além da diversidade de gêneros, podem ser acessados online pelo celular e outros devices a qualquer hora e lugar. Muitos não se dão conta, mas é quase impossível encontrar quem não se entregue a um bom joguinho de celular ou até mesmo o velho “paciência” do computador. Agora, esse universo de jogadores tem o parceiro ideal. Trata-se da plataforma GG-Games Grátis do SBT Games, que fez parceria com a Azerion – multinacional holandesa de entretenimento digital com negócios nas áreas de games, vídeos digitais e mídia – para o desenvolvimento do projeto, que será lançado dia 8 de dezembro (quarta-feira).

O GG – Game Grátis do SBT Games já conta com mais de cem jogos para todas as idades e gostos, divididos em sete categorias: Puzzle, Esportes, Corrida, Hypercasual, Multiplayer, Aventura e Ação. Um acervo que reúne desde clássicos, como Sudoku, Solitaire e Caça-Palavras, a títulos inspirados em sucessos da cultura pop, como Among Us e a série sensação do momento Round 6. Para amantes de jogos antigos, uma das categorias, a Hypercasual, traz, entre outros, alguns títulos nostálgicos da Atari, como Centipide e Asteroids.

Para Willian Pesenti, diretor do SBT Games, esse modelo foi pensado para atender o perfil do telespectador da emissora que, dentro de sua programação, já encontra muita diversão, pois o entretenimento está no DNA do SBT. Os jogos já agitam a audiência na programação televisiva e, agora, são elevados a um novo patamar com a plataforma no ambiente digital. “O SBT Games foi criado tendo como base o perfil de nosso telespectador. Assim, há games para quem prefere clássicos ou uma boa aventura, bem como para os que curtem acelerar pelas pistas de corrida e, até mesmo, para aqueles que gostam de reunir os amigos em uma jogatina multiplayer“, diz Pesenti.

Segundo Leandro Veríssimo, country manager da Azerion para o Brasil, a curadoria da página é feita em conjunto pela empresa e a área de games do SBT. A Azerion, além de disponibilizar os jogos e desenvolver a plataforma no modelo white label, totalmente customizável, fará mensalmente a atualização da plataforma e será responsável pela sua monetização. Os jogos são compatíveis com qualquer dispositivo, podendo ser acessado por tablets, smartphones e computadores, sem necessidade de download para começar a diversão.

O GG-Games Grátis do SBT Games será atualizado mensalmente com dezenas de novos títulos. O catálogo de games é parte do inventário do Game Distribution, plataforma de games da Azerion, com mais de 16 mil jogos.

“Esse é um projeto white label, desenvolvido especificamente para o SBT, com total identificação com as características da emissora para, consequentemente, atender as expectativas de seu público. Por meio da publicidade programática, monetizamos o espaço e criamos uma frente de negócios para o cliente, bem como remuneramos os desenvolvedores dos games“, ressalta Veríssimo.

Segundo ele, esse modelo é similar ao Playtime, projeto da Azerion com John de Mol, o dono da Endemol, produtora holandesa de televisão, especializada em reality shows, com a diferença de que, lá, é preciso fazer uma assinatura, enquanto, aqui, o acesso aos jogos é 100% gratuito. “O SBT é dono da marca e cuida do relacionamento com a audiência e nós da manutenção e monetização. Para o SBT Games, por exemplo, esse tipo de parceria possibilita também alcançar novos usuários, aumentar o engajamento com a marca e ter um fluxo de receita adicional com relatórios em tempo real”, conclui o executivo da Azerion.

MASBAH!

O “Masbah!” deste sábado, 11 de dezembro, vai dar um passeio pelo céu de Porto Alegre. A bordo de um pequeno avião que partiu do Aeroclube do Rio Grande do Sul, que fica no bairro Belém Novo, a apresentadora Brunna Colossi curtiu uma experiência única que sobrevoa por pontos turísticos da zona sul da capital.

O programa também foi acompanhar a amazona Victoria Prates, dona do Davvero Mapocho, cavalo que está com ela há 3 anos participando das provas de salto da categoria 1.20m. Victoria fala sobre o relacionamento que tem com o animal, da ansiedade que um evento de grande porte gera nos dois e como eles se preparam para a prova. 

E para abrir o apetite, o “Masbah!” foi experimentar um pizza diferente. Ela é conhecida pelo estilo “Detroit”, caracterizada por ser retangular com uma crosta espessa e crocante. 

O Anonymus Gourmet já está em clima de festas de final de ano e neste sábado, traz um casamento perfeito entre morango e chantili em uma “Torta da Virada”. 

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir das 12h e o “Anonymus Gourmet”, logo após, no SBT Rio Grande do Sul. 

SPR

A nova linha de prateleiras da Prat-k, entre os principais players brasileiros no desenvolvimento de soluções inteligentes para organização de ambientes, ganhou o nome Duetto e campanha de lançamento assinados pela SPR. O nome criado pela agência para o lançamento da Prat-k remete ao diferencial inédito que o produto oferece aos consumidores: a possibilidade de utilizar duas cores para compor as prateleiras. Duetto reforça essa intenção e o diferencial exclusivo da nova linha.

Para reforçar esse diferencial do produto, a campanha ganhou o conceito “Um é pouco, dois é bom, 21 combinações de cores é demais” e tem todas as suas peças (vídeo, catálogo, expositor, folheto e wobbler) inspiradas no movimento artístico da Pop Art – o que confere uma profusão divertida de cores na comunicação do lançamento da nova linha de prateleiras.

“Com estratégia pautada pela criatividade e ousadia, criamos um conceito que instiga e, ao mesmo tempo, apresenta o grande diferencial da linha, que é a combinação ousada e harmoniosa de cores”, pontua Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo da SPR.

UM NOVO JEITO DE FAZER E CONSUMIR TV

Ao longo de décadas foram debatidas inúmeras teorias sobre o futuro dos meios de comunicação e também sobre a forma de consumo de conteúdos e publicidade. Recentemente, com a mudança de comportamento provocada pela pandemia, as pessoas ficaram mais tempo dentro de suas casas, seja trabalhando, estudando ou buscando informação e entretenimento. Diante dessa situação, as plataformas de streaming se popularizaram e consolidaram como mercado estratégico para o público e marcas.

Nesse cenário atual, a Soul TV surgiu pensando no futuro do meio TV, marcado pelo movimento de ascensão das Smart TVs e por essa nova forma como o público consome conteúdos audiovisuais. A operação da plataforma começa com 126 canais e mais de 140 mil usuários cadastrados, unindo em uma única interface possibilidades de entretenimento com canais abertos, por assinatura e pay-per-view (filmes, shows, eventos e cursos), combinando transmissão linear ou por vídeos on demand, bem como recursos de social TV, Live Commerce, T-Commerce e compra diretamente nos canais. Oferece também oportunidades de negócios para os mais diversos produtores de conteúdo que sonham em viabilizar um canal de TV.

A plataforma Soul TV está presente em 196 países, sua utilização é gratuita, sendo que o usuário pode fazer download do aplicativo em sua Smart TV (Samsung ou LG) e celular (Android e IOS) de forma prática e acessível. “Hoje, o telespectador busca interatividade e grande diversificação de conteúdo e a Soul TV apresenta a melhor integração entre audiência, conteúdo, publicidade e consumo”, ressalta, Ricardo Godoy, CEO da plataforma. “Os produtores de conteúdo podem viabilizar um canal de TV via Soul TV. As TVs abertas ou por assinatura, influenciadores, produtoras, publishers, empresas de todos os segmentos, clubes de futebol, associações culturais e esportivas, entre outras organizações, podem viabilizar seus canais com facilidades nunca antes disponíveis. A Soul TV é como um YouTube dos canais de TV. Por muito tempo, excelentes criadores de conteúdo, com ótimos projetos de programação, ficaram à margem por conta das regulamentações e alto custo para colocar de pé um canal de TV convencional. Agora, eles podem estar dentro da nossa plataforma”.

Dentre as opções do menu de canais que a plataforma disponibiliza ao público, o UMiss, que foi lançado recentemente, tem atraído a atenção da audiência e das marcas com seu conceito, formatos comerciais e produtos audiovisuais.

Em agosto de 2021, o publicitário Carlos Totti assumiu a Direção do canal UMiss, que tem como foco dar espaço para conteúdos como beleza, moda, estética, bem-estar, saúde, comportamento e, principalmente, concursos de beleza pautados pela contemporaneidade. O objetivo do canal é levar ao telespectador muita informação, conteúdos especiais, entretenimento e os bastidores do universo das misses.

Entre as primeiras novidades do canal UMiss, através de um trabalho construído em parceria com a Organização do Miss Universo Brasil, foi criada a série especial “Behind the Crown”, que misturou formato de reality show e documentário, trazendo em 11 episódios conteúdos exclusivos dos bastidores do concurso nacional, que neste ano aconteceu dentro de um navio durante um cruzeiro temático.

O público teve a oportunidade de acompanhar tudo o que aconteceu durante os dias de confinamento do mais conhecido e assistido concurso de beleza do país, reunindo um elenco de belas e preparadas candidatas que disputam a coroa para ser a representante nacional no Miss Universo. Atualmente os episódios continuam disponíveis para consumo no formato on demand.

O canal UMiss exibiu o programa da grande final do concurso “Miss Universo Brasil 2021”, gravado dentro do teatro do navio, onde mostrou para milhares de pessoas a vitória da cearense, Teresa Santos. Assim como, disponibilizou uma nova série intitulada “Jornada Miss”, que em dois episódios especiais mostrou a preparação da representante brasileira para o Miss Universo.

Grandes marcas nacionais foram parceiras nesses projetos e tiveram espaços de visibilidade em diversos formatos. Além das entregas tradicionais de TV, como inserção de comercial do cliente no break, vinheta de oferecimento, insert de selo com a logomarca no programa, citação no roteiro dos apresentadores, outras formas de exposição foram muito utilizadas. Os patrocinadores realizaram ações de branded content, onde seus produtos e serviços foram inseridos dentro dos conteúdos da série e do programa da final do Miss Universo Brasil, fazendo parte do contexto, sendo manuseados ou citados pelas candidatas. Além de terem ações de merchandising especiais com gravações exclusivas de clipes e audiovisuais que puderam utilizar em suas redes sociais corporativas e foram disseminados nas redes das representantes de cada Estado, gerando assim, uma capilaridade de visibilidade em todas regiões do Brasil e até mesmo fora das fronteiras.    

Alguns clientes experimentaram a opção de T-Commerce no UMiss, que gerou anúncios clicáveis durante a exibição da programação do canal, possibilitando dessa forma que o público pudesse clicar e ser direcionado diretamente para a página de venda do produto que era divulgado no site da empresa.

O mercado da beleza causa interesse naturalmente, são inúmeros produtos e serviços que fazem parte desse segmento. Mas, no caso da possibilidade de gerar conteúdo através do universo das misses, isso torna-se exponencial. As participantes do concurso são mulheres contemporâneas, que falam a linguagem desse tempo, advindas de todas regiões do país, estudantes universitárias ou inseridas no mercado de trabalho, influenciadoras digitais e de comportamento. Cada uma delas com um tipo de talento, que porventura, poderá ser utilizado para criação de projetos e produtos do canal, possibilitando visibilidade em suas carreiras e o desenvolvimento de uma nova linguagem, um jeito de contar histórias ou de colocar marcas na vitrine. 

Em poucos meses na gestão, Carlos Totti lançou os primeiros produtos, iniciou as parcerias comerciais e a apresentação do canal UMiss para o mercado. O plano é que a partir de 2022 possa consolidar o conceito do canal, expandir as relações comerciais, lançar novos programas e criar produtos diferenciados, com extrema qualidade, que poderão assistidos de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Tudo isso com uma linguagem interativa e com possibilidades inovadoras para que os parceiros possam divulgar suas marcas e produtos nesse espaço de streaming.

O canal que atualmente dá visibilidade para o universo das misses e concursos de beleza, tem como objetivo ampliar sua diversidade de conteúdos, criando programas que tratem de moda, mercado da beleza, bem estar, qualidade de vida, turismo, cultura e comportamento. Tudo isso através da criação de programas próprios ou abrindo espaço para veiculação de produtos audiovisuais de qualidade com parcerias sólidas. 

“O mercado de streaming está crescendo aceleradamente. O canal UMiss pode ser acessado facilmente pelo público e ainda oferece a oportunidade de muitos formatos. Por exemplo, o programa pode ser exibido dentro do horário programado no canal ou ainda ficar disponível na galeria de vídeos para ser consumido on demand. Temos também a opção pay per view para casos em que seja do interesse dos parceiros envolvidos”, complementa Carlos Totti. “Estamos começando uma operação, testando caminhos e possibilidades. As ideias são pulsantes, a criatividade é necessária e a vontade de inovar está no DNA do negócio. Queremos construir uma nova forma de produção audiovisual, explorar a interatividade, estabelecer formatos comerciais instigantes, levar resultado para as empresas parceiras, entreter o público e ocupar um novo espaço no mercado”.

CARÍSSIMO VERÍSSIMO

Aos 85 anos (celebrados em 26/9), LFV ganha uma grandiosa exposição nacional de caricaturas, algo inédito no gênero, o equivalente a um salão de humor. O evento reúne trabalhos de 86 artistas gráficos e visuais do Rio e São Paulo, Salvador e Curi- tiba, Belo Horizonte e Florianópolis, Porto Alegre e de dezenas de outras cidades em vários estados.
Metade deles, por pura admiração, já havia caricaturado LFV, e publicado seus desenhos na imprensa ou revistas, em livros ou na internet. Alguns presentearam LFV com originais, como Angeli e os irmãos Chico e Paulo Caruso. Além deles, se desta- cam na expo a arte dos mestres da caricatura, como Baptistão, CAu Gomez, Cavalcante, Dalcio, Fernandes e Lula Palomanes.
O público vai se divertir ou se encantar com as visões veríssimas de Adão, Benett, Bruno Ortiz, Cado, Canini (participação póstuma), Edgar Vasques, Jaca, Joaquim da Fonseca, Jota Camelo, Laerte, Lipe, Maumau, Pablito, Rodrigo Rosa, Santiago e todos os demais – (confira a lista completa dos talentos expostos na página 2 deste release) Focados na cara ou na figura de LFV, o elenco inteiro brinda o autor de mais de 80 livros com desenhos de todos os estilos, formas e técnicas. Essa imensa e admirável galeria os leitores e os admiradores de LFV vão poder curtir (ao vivo e a cores e também em p&b) na expo Caríssimo Verissimo. A expo, que estará montada ao ar livre por três dias, se compõe de 24 grandes banners instalados sob o caramanchão da Praça João Paulo I, no bairro Santana (ver endereço no Serviço). As exibições diárias vão das 12 às 19h. Vá de máscara, ria e sorria com os olhos. Ca- paz do homenageado aparecer.
Este evento é uma iniciativa cultural do Espaço Amelie do Baden Cafés Especiais para homenagear Luis Fernando Verissimo por toda a cultura que nos legou até agora. Porque o perfil do Espaço Amelie é todo cultural, desde o ambiente aberto às artes, como lançamentos de livros, exposições e outras manifestações criativas. Aos poucos o Espaço Amelie do Baden Cafés Especiais se insere no cenário cultural da cidade.

De veteranos a novatos, dos mais famosos aos menos conhe- cidos, dos profissionais aos amadores, dos premiadíssimos em salões aos que recém começam a concorrer, dos que atuam na imprensa aos que se expressam nas redes. Todos toparam homenagear LFV com traços e tintas, canetas e lápis, carvão e photoshop, talento e imaginação. São caricaturistas, cartunis- tas e chargistas, quadrinistas e ilustradores, designers e artistas visuais. São os pares de LFV nas artes gráficas. Fãs de carteirinha do aniversariante mais bem humorado do país.

iPLACE

A iPlace – maior revendedora premium da Apple no Brasil, está com uma iniciativa especial neste Natal. São descontos em equipamentos de áudio, acessórios, além de toda linha Apple e a ação especial de Buyback junto ao Banco Bradesco.

A campanha estará em vigor nesse mês até o Natal,, contando novamente com a parceria do Bradesco. O parcelamento poderá ser feito em até 24x em todos os produtos das lojas físicas e no e-commerce da marca.

Os clientes contam com o programa Buyback, onde terão até 50% de desconto na compra dos novos modelos de iPhones utilizando o seu usado como entrada no pagamento. E no Natal, o Buyback iPlace terá descontos especiais que podem chegar a até 50% através dos cartões de crédito Bradesco, nas lojas físicas.

De acordo com Andrei Seger, Vice-Presidente da iPlace, “a chegada do mês de dezembro à iPlace é vista com muito otimismo, pois será o momento ideal para os consumidores de alta tecnologia realizarem a compra de dispositivos móveis e acessórios, além de contar com os serviços de assistência técnica, seguro e garantia estendida.”

“Durante a campanha de Natal, nossa parceria com o Banco Bradesco se fortalece ainda mais. Os clientes Bradesco poderão adquirir o novo iPhone com facilidades de pagamento de até 24x e ainda receber descontos na entrega do iPhone usado. Queremos oferecer grandes ofertas mas, mais do que nunca, oferecer uma experiência de compra completa e acessível para nossos clientes” revela Matheus Mundstock, diretor da iPlace.

Outro grande diferencial da iPlace é o atendimento customizado para empresas contando com especialistas neste segmento para avaliar e facilitar as necessidades específicas, com um mix de produtos Apple, além das inúmeras soluções diferenciadas que a iPlace possui em seu portfólio com soluções corporativas diferenciadas.

PUBLICIDADE RESPONSÁVEL

Liderados pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), mais 23 associações se uniram para lançar a quarta fase da campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, que conta mais uma vez com o apoio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON.

Uma série de 10 posts serão postados nas redes sociais e plataformas digitais de todas as entidades, com textos que trazem orientações sobre publicidade no ambiente digital inspiradas nas orientações do Conar – Conselho de Autorregulamentação Publicitária.

“Ampliamos o escopo esse ano, pois o lançamento do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar chegou como conteúdo importante para todo o mercado de marketing e comunicação. Os posts da campanha trazem um QR code que direciona para as informações completas do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais, no site do Conar”, comenta Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes.

Nesta campanha, dez perguntas são respondidas. A primeira delas é: “Nas plataformas digitais, o que é publicidade por influenciador para o Conselho de Autorregulamentação Publicitária – Conar)?, passando por “No caso de campanha nas plataformas digitais, quais são as hashtags mais recomendadas?”, e finalizando com “Segundo o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, como deve ser a participação de crianças e adolescentes em campanhas de comunicação?”

“Antes de lançarmos a campanha, também editamos uma cartilha mais voltada ao mundo digital”, comentou Marici Ferreira, presidente da Abral – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens.

Lançada em setembro de 2020, a primeira etapa da campanha “Com publicidade responsável não se brinca” foi preparada para o Dia das Crianças. A série foi aberta com exemplos práticos de como aplicar as orientações do Conar no desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias. Um dos seus resultados foi o destaque na mídia e nos canais da WFA – World Federation of Advertisers – organização global que é a voz dos profissionais de marketing em todo o mundo e da qual a ABA é afiliada.

O objetivo das campanhas é de orientar o mercado publicitário sobre as melhores práticas, lembrando sempre que qualquer comunicação publicitária deve estar claramente identificada, sendo vetado o merchandising dirigido à criança.

O Brasil atualmente está sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, composto por 22 normas que regem o tema, mais do que o Reino Unido, com 16 normas, e os Estados Unidos, com 15. A Constituição Federal aborda o tema em sua redação e, de forma ainda mais detalhada, o tipo de comunicação é objeto de regulação descrita no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Além do apoio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON, as seguintes 25 Entidades assinam a campanha:

1. ABA – Associação Brasileira de Anunciantes
2. ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade
3. ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas
4. ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
5. ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão
6. ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos
7. ABOOH – Associação Brasileira Mídia Out Of Home
8. ABP – Associação Brasileira de Propaganda
9. ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação
10. ABRADI – Associação Brasileira de Agentes Digitais
11. ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens
12. ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos
13. ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil
14. Adibra – Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil
15. AMPRO – Associação de Marketing Promocional
16. ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas
17. ANJ – Associação Nacional de Jornais.
18. APP – Associação dos Profissionais de Propaganda
19. CNCOM – Confederação Nacional da Comunicação Social
20. FENAERT – Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão
21. FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda
22. IAB – Interactive Advertising Bureau
23. IVC – Instituto Verificador de Comunicação
24. Instituto Palavra Aberta
25. SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

THERA SANTORINI

Lançado no primeiro semestre de 2021, o Thera Santorini é o primeiro condomínio vertical estilo resort da praia de Xangri-lá. Para driblar a alta dos insumos de construção e se adequar a economia atual, a DeMello Incorporações passou a oferecer, na segunda fase das obras do empreendimento, apartamentos no formato estúdio e com preços que agora partem de R$ 253 mil. Além disso, a empresa está oferecendo financiamento direto em até 100 vezes, o que daria pouco mais de oito anos. Na primeira fase da obra, lançada em Janeiro deste ano, o projeto recebia apenas apartamentos de 2 e 3 dormitórios com valores que partiam de R$ 340 mil até R$ 535 mil. Localizado no Km 27 da Estrada do Mar, o empreendimento está instalado dentro do Bairro Planejado Santorini.

“O alto custo dos insumos tem sim impactado diretamente nos preços de vendas das unidades. Por isso, criamos a possibilidade de financiamentos direto para diluir esses valores, além da diminuição das taxas cobradas em financiamentos bancários”, destaca José Pedro Gomes, gerente executivo da DeMello. Com a pandemia, o movimento de migração para moradias fixas no litoral cresceu de uma forma bastante expressiva e “unidades menores e mais baratas ajudam aqueles que querem fazer investimentos ou morar no litoral, mas não tem como investir em imóveis de valor elevado”, conclui o gerente destacando ainda a estrutura, o conforto e a qualidade de vida que o bairro planejado proporciona.

A primeira fase da obra, com a construção de 60 apartamentos, termina em maio de 2023, já a segunda fase, que teve início em novembro deste ano, termina em dezembro de 2023. Com VGV estimado em R$ 45.500.000,00, o empreendimento gerará aproximadamente 1.125 empregos diretos e indiretos, além de movimentar mais mil corretores da região com a comercialização das unidades.

Infraestrutura

Apresentando uma arquitetura contemporânea com fachada de pele de vidro, núcleo de elevadores envidraçados e plantas modernas com ótimas opções de personalização, o Thera Santorini, que encontra-se dentro do Bairro Planejado Santorini, se destaca ao falar sobre disrupção no alto padrão da arquitetura e engenharia civil com o seu conceito de resort. O condomínio vertical possui duas torres e um total de 120 unidades residenciais com sacada, churrasqueira e vaga de garagem. Além disso, possui ainda todas as facilidades das áreas 

comuns, como brinquedoteca, PET wash, bicicletário, espaço fitness, piscina com prainha, deck e muito mais. O escritório de arquitetura do Grupo Sólido projetou o Bairro Planejado Santorini, com labirintos, cestas de basquete em árvores, uma área de mais de 30.000m² de preservação permanente e diversos outros espaços inusitados que ficam a apenas 3 minutos da praia.

PRÊMIO CABORÉ 2021

Os vencedores da 42ª edição do Prêmio Caboré, principal premiação da indústria de comunicação brasileira, foram revelados ontem (06), durante cerimônia que aconteceu no Clube Monte Líbano, em São Paulo. Mais uma vez, o evento, promovido pelo Meio & Mensagem, reconheceu os 42 profissionais e empresas de comunicação, mídia e marketing que se destacaram ao longo do ano e 14 deles levaram para casa da famosa coruja, animal que simboliza o troféu.

A lista de vencedores foi marcada pela representatividade e inovação da indústria de comunicação. O prêmio de melhor Agência de Comunicação foi para a Publicis, que neste ano completou 25 anos. A Vivo levou o troféu na categoria Anunciante. Porta dos Fundos e TikTok também foram premiados nas categorias Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo e Veículo de Comunicação – Plataforma de Mídia, respectivamente.

Já entre os profissionais Sergio Gordilho, copresidente da agência Africa, foi o vencedor e levou o prêmio na categoria Dirigente da Indústria da Comunicação. Manzar Feres (Profissional de Veículo) e Samantha Almeida (Profissional de Comunicação), ambas da Globo, foram homenageadas e levaram o caboré. Poliana Souza (Coca-Cola), Mariana Sá (WMcCann), Fernanda Tedde (ALMAPBBDO), entre outros, também levaram a coruja.

Vale lembrar que os vencedores foram escolhidos em votação aberta aos assinantes do Meio & Mensagem e auditada pela PWC. Os três indicados em cada categoria do prêmio são selecionados pelos editores do Meio & Mensagem, após um processo de consulta a líderes do mercado e análises editoriais das trajetórias e fatos recentes envolvendo profissionais e empresas dos segmentos contemplados.

GAMPI

Responsável por reciclar 10 mil toneladas de plásticos flexíveis anualmente, a Plastiweber é pioneira no Brasil e lidera uma mudança de comportamento em grandes empresas nacionais, alinhada aos movimentos globais em prol da sustentabilidade. Com sede na cidade de Feliz/RS, a empresa acaba de lançar a campanha “Plastiweber, a gente transforma o mundo”, com assinatura da Gampi Casa Criativa, de Novo Hamburgo.

“O objetivo desta campanha é convidar todo mundo para deixar marcas mais positivas no nosso planeta. Para que a economia circular funcione, precisamos que todas as pessoas envolvidas, tanto no processo produtivo quanto no consumo e descarte, tenham consciência e façam a sua parte”, explica o CEO da Gampi, Maicon Dias.

A Plastiweber é reconhecida nacional e internacionalmente por suas soluções de embalagens flexíveis circulares pós-consumo até 100% recicladas, tendo recebido 4 grandes prêmios em 2021 por suas criações. “Tivemos que criar tecnologia e melhorar os nossos processos, mas sabíamos que este mercado ficaria atrativo para as marcas, que em algum momento seriam cobradas sobre a sua responsabilidade social. Hoje, não temos mais começo, meio e fim. Tudo é circular.”, destaca Moisés Weber, diretor da Plastiweber.

A campanha já está no ar no perfil da empresa @plastiweber e no Youtube. E contará ainda com peças em diversas outras mídias e muitas outras ações que reforçarão este posicionamento.

EDITORA TRÊS

A Editora Três, que publica as revistas IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Dinheiro Rural e os sites de Menu, Planeta e IstoÉ Gente, vai leiloar o galpão industrial da sua antiga gráfica, na cidade de Cajamar (SP). O imóvel tem 129,7 mil metros quadrados e o lance mínimo será de R$ 40,4 milhões. Fontes do setor acreditam que a unidade deve ter bastante demanda, pois fica numa região muito procurada por varejistas e centros de distribuição do comércio eletrônico. O certame está marcado para dia 13, e será realizado pela Megaleilões.

Perrengue. A venda do ativo servirá para levantar recursos para a Editora Três pagar credores. A companhia entrou em recuperação judicial no ano passado, após acumular dívidas de R$ 263,8 milhões, afetada pela queda da tiragem de seus veículos impressos e de anunciantes, combinada com os efeitos negativos provocados pela pandemia.

Funcionários. Da dívida total do grupo, R$ 41,8 milhões são passivos trabalhistas e outros R$ 215,6 milhões são dívidas com bancos e fornecedores, principalmente. O dinheiro do galpão irá, especificamente, para o pagamento dos credores trabalhistas e equiparados no processo.

Reincidente. O plano de quitação foi reapresentado em maio e prevê a venda também da sede da companhia, na região da Lapa (zona oeste de São Paulo), além de marcas, softwares e licenças. Uma alienação completa do grupo não está descartada.

Posicionamento. A Editora Três informou, via advogados, que apoia a venda do galpão da antiga gráfica e acredita no sucesso do leilão, que é uma etapa importante em seu compromisso de pagar credores e de reorganizar suas operações. A empresa é assessorada pelo escritório Loureiro, Cione, Simionato e Carvalho Advogados (LCSC Advogados) e tem como administrador judicial a Rv3 Consultores. O caso corre na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo.

Reincidente. Esta é a segunda vez que a companhia entra em recuperação judicial. A primeira vez foi em 2007. O grupo foi fundado em 1973 pela família Alzugaray (que segue no comando) como uma distribuidora de publicações diversas e ao longo dos anos seguintes passou a ter revistas próprias.

NATAL

Com a chegada do mês de dezembro, os consumidores já pensam nos produtos que pretendem comprar para o Natal. E as intenções de compra em 2021 revelam que a data será impulsionada pelo otimismo trazido pela possibilidade de reunir amigos e familiares depois de quase dois anos de pandemia. De acordo com uma pesquisa do Google, realizada com 800 brasileiros entre 20 e 22 de novembro, 45% dos entrevistados afirmam querer comprar comidas natalinas típicas, 31% planejam comprar presentes de Natal e 23% querem roupas e/ou sapatos novos. Além disso, eles são seguidos por 21% que irão comprar materiais para decoração, 19% que pretendem comprar bebidas e outros 13% que vão adquirir itens para servir.

Ainda segundo o estudo do Google, para 42% dos entrevistados o clima de recomeço deve tornar a celebração do Natal mais especial. Nesse mesmo sentido, outros 50% afirmaram que irão celebrar a data em 2021, sendo que apenas 17% declararam que não vão comemorar a festividade.

E com taxas cada vez mais altas de vacinados, o cenário vai favorecer os tão esperados encontros com maior sensação de segurança. No levantamento on-line do Google, 18% disseram que irão celebrar o Natal deste ano com mais pessoas do que no ano passado e 16% vão aproveitar para reencontrar pessoas que não viam há muito tempo. Quanto à quantidade de pessoa que vão reunir para celebrar, 32% planejam em fazer isso com 5 a 10 pessoas, seguidos por 21% que o farão com até 4, 15% que se reunirão com mais de 15, 11% que pretendem o fazer com 11 a 15 e 6% que vão celebrar com apenas uma ou duas pessoas. A jornada de compras para a data, que tem início na busca por produtos e categorias de interesse, acontece até um mês antes do Natal para 19% dos brasileiros ouvidos no estudo do Google. Outros 22% dos entrevistados disseram iniciar esse processo até 15 dias antes e 25% afirmaram fazer isso uma semana antes, além dos que aguardam até os últimos momentos, com 23% começando pesquisas na véspera e 10% no dia da própria celebração.

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