NOTAS DA SEMANA – 10.09.2021

ENTREVISTA COM LÚCIA MAGGIONI

1.Quem é Lúcia Maggioni?

Sou uma pessoa que vive tudo intensamente. 57 Anos bem vividos, gaúcha nascida em Porto Alegre. Dedicação e comprometimento me definem.
Comecei a trabalhar muito jovem, aos 16 anos; meu primeiro emprego foi no Banco Mercantil do Brasil. Após fui convidada a assumir a gerência do departamento de cadastro no Banco Rural.

Queria mais, a rotina me incomodava.

Com 25 anos, minha vida deu uma reviravolta, Em 1991  fui trabalhar com o  Silvio Silva para o Grupo RBS (representante exclusivo do grupo) na região do Vale do Sinos, me identifiquei com a publicidade e acabei me apaixonando pela área, deixando para trás a rotina, pois todo dia temos novos desafios, fazer publicidade é isso: inovar e se motivar sempre.
Fazer publicidade no Vale do Sinos foi um grande desafio, pois a RBS estava encerrando suas atividades na região do Vale. Fomos abrindo novas possibilidades de negócios e isso fez com que a comunidade e o mercado publicitário nos aceitassem de braços abertos.
Fazíamos publicidade com o olhar na Região e para a região.
Essa experiência foi essencial para meu crescimento e identificação profissional. O profissional que não se identifica com as possibilidades de trabalho na sua área de atuação encontra muitas dificuldades de ascensão no meio corporativo. Cultivar um bom relacionamento entre os colegas e com os clientes é essencial para os negócios. E foi na Publicidade que fiz muitos amigos.

A palavra que me define é DEDICAÇÃO.

Dedicação ao meu trabalho porque tenho amor pelo que faço, dedicação à família porque é meu alicerce – todos os ‘’Maggioni” são muito importantes para mim – e, não menos importante, dedicação a mim mesma, pois organizo horários para me cuidar, física e mentalmente, fazer o que me deixa feliz.

Há 30 anos, trabalho com vendas e marketing. Dentre as empresas nas quais colaborei (sempre na Região do Vale do Sinos) estão o Grupo RBS, Rede Pampa e Rede Record.

Em 2013, fui convidada pelo Adauri Silveira a fazer parte do Marketing do Sport Club Internacional, (infelizmente meu pai faleceu em 2012, teria ficado muito orgulhoso) oportunidade em que trabalhei com o que gosto e com time do coração, foi uma excelente experiência.

Em 2019, por indicação do Rigoberto Gruner, assumi a gerência comercial  na Rádio 88.7 FM, líder de audiência no Vale do Sinos.  A Rádio 88.7FM é voltada para o segmento sertanejo, regional e bandas locais, onde temos uma equipe que trabalha com o máximo de engajamento, buscando união em prol de excelentes resultados todos os dias. É isso que me motiva!

2. Em tuas andanças o que mais te inspirou?

Sem sombra de dúvidas o Silvio Silva, hoje gerente Nacional da Record TV.
Trabalhamos juntos no Grupo RBS e Rede Pampa,  aprendi com ele tudo o que sei de publicidade / marketing, e principalmente como ser humano (continuo aprendendo, sempre que preciso ligo para ele – meu guru)  O bom relacionamento e dedicação  com os clientes, visão para negociação , estratégias de manutenção de contratos longínquos , e resultados são elementos que sempre me chamaram a atenção no trabalho dele. Com o Silvo não tem venda perdida. E não posso deixar de agradecer minhas irmãs  Rosa e Inês (na época trabalhavam no Grupo RBS) que me ajudaram quando comecei.

3. Te ligo, talvez ,te irritam? Preferes objetividade nas respostas, sim ou não?

Sim, gosto de tudo resolvido muito rápido! A demora me incomoda, mesmo sabendo que, às vezes, precisamos tomar decisões importantes com mais calma. Mas tem gente que exagera, hehehe!

Aqui na Rádio dizem que estou sempre ligada em 220

Vejo o “não” como possibilidade natural em qualquer proposta, mas não desisto nunca.  Estudo o cliente. Tenho empatia. Entendo quando ele não quer arriscar. Entretanto, não enxergo na negativa uma porta fechada. O produto ou o serviço ideal para cada cliente existe, meu papel é descobrir o caminho. Acredito que a ética profissional e a moral individual devem andar lado a lado no meio corporativo, sobretudo na relação “cliente-fornecedor”.


4. Sempre na escuta, ou desligas?

Estou sempre em sintonia. Não desligo nunca! Atendo clientes fora do horário e isso, para mim, não gera transtornos. Mas entendo que não é assim para todos.
Acredito muito no envolvimento afetivo com as atividades profissionais. Quanto mais entendemos do meio em que atuamos, maiores as chances de oferecermos excelência no que fazemos porque fazemos com amor.

EXPRESSO EXPOINTER 2021

As sete edições do quarto ano de cobertura diária da Expointer, a maior feira agropecuária da América Latina, foram um sucesso mais do que esperado e projetado. Neste ano de 2021 foi a 44ª edição da Feira, sendo que em 2020 ocorreu apenas virtualmente por causa da pandemia.

Desde a confirmação da realização presencial limitada a 15 mil pessoas ao dia, entre 04 e 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, lançamos o projeto para o mercado. E as reações foram variadas: muitos receberam e não acreditaram. Uns diziam que não ia se realizar a Expointer, outros – como as Agências de Publicidade – nem liam e nem respondiam. O home-office era a desculpa.

Lidar com o Agronegócio pelo viés da comunicação é muito constrangedor e desafiador. Trata-se de um segmento que sabe que tem o controle do PIB brasileiro e pressiona muito o governo com sua bancada política muito numerosa e, sim, muito influente.

Conseguimos graças ao apoio de anunciantes que acreditam em nós desde o primeiro número. Fazer sete edições de luxo de uma mídia impressa e com distribuição gratuita em vários locais e no Parque não é brincadeira! O Expresso Expointer é carinhosamente chamado de “A revista da Feira” em uma adoção natural que o próprio público reconhece e elogia.

São esses clientes anunciantes que acreditaram no nosso trabalho, que torcem por nós, que tiraram verbas e investimentos específicos para botarmos essa edição nas mãos de milhares de leitores.

A equipe de jornalismo, mesmo com protocolos rígidos e recursos restritos, conseguiu trabalhar cm segurança, testada negativa para Covid, controlando e revezando idas presenciais com entrevistas por internet e fone. Foram 4 jornalistas, 2 designers e uma produtora vivendo todos os momentos da programação oficial e mais os acontecimentos imprevistos que sempre ocorrem. As coordenadoras, Sheila Meyer e Tatiana Csordas já estão craques em se comunicar com o público da Expointer.

A Gráfica Comunicação Impressa, que rodou todas as noites e no feriado de 7 de setembro, se juntou com tudo a equipe. A logística foi incansável também fazendo testes e exigências do protocolo para garantir a entrega em, pelo menos 10 pontos diferentes dentro da Expointer.

Quer mais? Queremos, sim! Esperemos um 2022 com mais esperanças e bons negócios.

ENCERAMENTO EXPRESSO EXPOINTER 2021

As sete edições do Expresso Expointer 2021 também vão deixar uma marca na volta da feira presencial. É a marca do sucesso. Sem medo do autoelogio explícito, vale aqui esse registro. Explico: em um dos anos mais difíceis da história comercial dos meios de comunicação, a realização dessa revista com 16 páginas diárias, luxuosamente em papel couchet e colorida, merece destaque. Nossos anunciantes, alguns já presentes nos anos anteriores, confiaram. Foram 20 mil exemplares de distribuição gratuita dentro do Parque de Exposições Assis Brasil e, mesmo com restrição de público, a revista chegou a quem deveria chegar. 

Desde a confirmação da realização presencial limitada, lançamos o projeto para o mercado. E as reações foram variadas: muitos receberam e não acreditaram. Uns diziam que não ia se realizar a Expointer, outros – como as agências de publicidade – nem leram e nem responderam. O home-office era a desculpa. 

Lidar com o agronegócio pelo viés da comunicação é muito desafiador. Trata-se de um segmento que sabe que tem o controle do PIB brasileiro e pressiona muito o governo com sua bancada política muito numerosa e, sim, muito influente. Ainda assim, levar informação de qualidade no contexto da maior feira da América Latina é uma tarefa complexa. São muitas pautas, muitos temas, muitos lançamentos. 

O Expresso Expointer é carinhosamente chamado de “A revista da Feira” em uma adoção natural que o próprio público reconhece e elogia. A equipe de jornalismo, mesmo com protocolos rígidos e recursos restritos,conseguiu trabalhar com segurança, todos com teste negativo para Covid, controlando e revezando idas presenciais com entrevistas por internet e telefone. Foram 4 jornalistas, 2 designers e uma produtora-revisora vivendo todos os momentos da programação oficial e mais os acontecimentos imprevistos que sempre ocorrem. As coordenadoras, Sheila Meyer e Tatiana Csordas já estão craques em se comunicar com o público da Expointer. 

A Gráfica Comunicação Impressa, que rodou todas as noites e no feriado de 7 de setembro, juntou-se com tudo à equipe. A logística foi incansável também fazendo testes e exigências do protocolo para garantir a entrega. Quer mais? Nós queremos, sim! 

Esperemos um 2022 com mais esperançase bons negócios. 

Nenê Zimermann
Diretor Geral

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

O Secretário de Desenvolvimento e Deputado Estadual, Rodrigo Lorenzoni, por ocasião da inauguração da sede do CDL fez um discurso que é a tônica do governo atual: menos impostos, mais previdência, mais liberdade de fazer, mais economia…. E, não resolve o problema de dezenas de fornecedores pequenos que não conseguem mais produzir.

Não dá para entender mesmo. Os discursos e artigos são convincentes e maravilhosos, mas…

CONVERSA COM O SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO DA PMPA

– “Querido Nenê, tudo bem? Não estamos nos omitindo sobre a questão dos pagamentos das campanhas de 2020. Te expliquei os movimentos que estou fazendo para tentar solucionar estes problemas, sempre com muita transparência. Em breve terei novidades. Sigo debruçado sobre o assunto e não tenho me omitido.

Sobre as campanhas que estamos fazendo, não é verdade que são feitas com agência que fez campanha política. Tenho, sim, muitas criações próprias, sobretudo em relação às demandas internas. Mas aquilo que está sendo veiculado, como a mídia da vacinação, foi totalmente criada e produzida pela Escala – uma das duas agências que me atendem.

Sigo sempre a tua disposição para qualquer esclarecimento. Se tiver dúvidas, me ligue ou mande mensagem que te respondo. Grande abraço!”

O resto da conversa é sigiloso e não pode ser exposto na coluna.

Mas, de antemão, a Coluna do Nenê agradece o secretário Luiz Otávio Prestes por ter respondido a coluna do dia 03/09 e confiamos que realmente tenhamos uma solução rápida e a contento, pois essas empresas pequenas estão minguando e são muito importantes pelo seu trabalho e participação no mercado.
Essa coluna permanece aberta e alerta!

CDL POA

O CDL Porto Alegre inaugurou sua nova sede onde era o Bradesco da Praça Ruy Barbosa e Júlio de Castihos.

Um local do Centro Histórico revitalizado e que certamente irá movimentar lojistas e consumidores.

Um investimento gigante que dará muitas realizações para a nossa cidade.

GAÚCHA

Os ouvintes da Gaúcha terão ainda mais companhia no início da manhã e no período da tarde, a partir desta segunda-feira (13), quando dois nomes já conhecidos do público passam a ganhar novos espaços na programação: a data marca a estreia de Giane Guerra no time de apresentadores do Gaúcha Atualidade e de Paulo Germano no Gaúcha Mais.

Com o objetivo de valorizar temas que contribuam para o desenvolvimento do Estado e amplificar a voz de quem investe e produz no Rio Grande do Sul, Giane Guerra levará informação e debate sobre economia para o Atualidade. A jornalista ampliará o espaço que tinha no programa e participará da atração de segunda a sexta-feira, das 8h10 às 10h, ao lado de Andressa Xavier, âncora interina durante tratamento médico do Daniel Scola, e Rosane de Oliveira. 

– Vamos trazer ainda mais assuntos de economia para o programa. As pautas abordarão as necessidades, as preocupações e, claro, as oportunidades para o setor produtivo. Vou ampliar o que já busco fazer há tantos anos na RBS: mostrar como grandes assuntos econômicos afetam o dia a dia dos gaúchos – afirma Giane.

Conhecido por dar voz às notícias de Porto Alegre, Paulo Germano ganha ainda mais conexão com o público. O comunicador, que é colunista fixo do Gaúcha Mais desde que o programa foi lançado, em setembro de 2017, agora ficará no ar das 14h30 às 16h30, durante toda a atração, ao lado dos colegas Leandro Staudt e Kelly Matos.

– É uma guinada maravilhosa na minha carreira. Embora minha formação seja toda na mídia escrita, a cada dia me apaixono mais pelo ritmo e pela espontaneidade que o rádio exige. O que eu espero, ao lado de dois colegas tão talentosos, é ajudar na interpretação das notícias do dia a dia e, se as pessoas me permitirem, me aproximar ainda mais do público, porque é isso o que me realiza – destaca Paulo Germano.

GRUPO RIC

Seis marcas paranaenses, líderes em seus segmentos, são as patrocinadoras do reality show A Grande Batalha de Receitas, produção multiplataforma do Grupo RIC que estreia em 11 de setembro. São elas o SENAC PR, a fabricante de eletrodomésticos Britania, o grupo Gazin, a indústria de produtos alimentícios Zaeli, a produtora de carnes Alegra e o Verde Mais Fresh Market. Os parceiros abraçam o primeiro reality culinário cem por cento produzido pelo Grupo RIC, que também é o primeiro do país a se desdobrar em ações de divulgação e interação com o público em rádio, além de todas as demais plataformas de comunicação – emissoras de TV, revista TOPVIEW, portal RIC Mais e redes sociais.

Além de patrocinar o programa, associando suas marcas à cozinha afetiva paranaense, as empresas vão premiar os três times melhor classificados. Prestes a serem apresentadas ao público, as 12 equipes de familiares ou amigos serão formadas por três pessoas cada uma. Durante três meses, até novembro, elas vão cozinhar para um grupo de jurados, que vai escolher a melhor receita de família do Paraná.

As marcas também vão participar da infraestrutura do programa, que será gravado nas dependências do Museu Oscar Niemeyer (MON), uma escolha que também acentua a ligação com a linguagem do Paraná. A Britania vai fornecer eletrodomésticos para a cozinha, e Alegra, Zaeli e Verde Mais Fresh Market vão garantir os insumos a serem usados nas batalhas de receitas que vão animar as tardes de sábado da RIC Record TV, a partir das 13h30.

Oportunidade para o mercado

“Teremos uma produção multiplataforma, com soluções de crossmídia para os anunciantes em todos os nossos veículos, incluindo chamadas, spots, pop-ups e publieditoriais”, diz o diretor corporativo de Mercado e Soluções Integradas, Marcelo Requena. 

As entregas para os patrocinadores e anunciantes serão feitas em todas as plataformas operadas pelo Grupo RIC, conforme a linguagem de cada uma, alcançando o público de todo o Paraná, diz Requena, ao agradecer aos patrocinadores pela aposta no novo formato de conteúdo produzido pelo Grupo RIC.

“Somos o maior produtor regional de conteúdo do país, com 700 horas de produção própria por mês. E isso faz da RIC a maior afiliada da Rede Record no Brasil. Conversamos com cerca de 9 milhões de paranaenses. Somos um grupo que fala sim do Paraná, defende o Paraná, mostra o paranaense, o que é feito de bom aqui. E essa primeira edição do nosso reality gastronômico está afinada com essa estratégia”, destaca o CEO do Grupo RIC, Leonardo Petrelli.

Desafio e regionalismo

A Grande Batalha de Receitas reúne ainda uma equipe de produtores forte e engajada, além de dois apresentadores que vão liderar a interação com o público e a audiência: a jornalista Thays Beleze, uma das apresentadoras mais carismáticas e premiadas do Sul do país, e o comunicador Bruno Previdi, que traz um estilo leve e descontraído para o programa.

“Esse é um gênero de programa consolidado nas grades de programação do mundo todo. A diferença é que quem produz são as grandes cabeças de rede e grandes players do mercado. Sempre foi um desejo de Leonardo Petrelli, CEO do grupo, e a equipe aceitou o desafio”, diz Marcus Werneck, gerente Corporativo de Produção e Interfaces Multiplataforma e coordenador geral do projeto.

Ele explica, ainda, sobre a escolha do tema do novo formato: “Com a pandemia, as pessoas voltaram para a cozinha e descobriram o prazer de preparar seus próprios pratos. Houve um resgate de receitas tradicionais da família e foi nesse momento que percebemos a oportunidade. Unir as grandes paixões das pessoas: reality show e cozinhar com uma pitada de regionalismo nas receitas”.

CDL POA TALKS

Na próxima terça-feira, 14 de setembro, às 9h30min, a CDL POA e a Rede de Entidades Parceiras promovem live com Guilherme D’Masseroni, CEO e fundador da James Tip, ferramenta de inteligência artificial para gestão de estoques. O evento gratuito faz parte da série CDL POA Talks, que tem por propósito trazer conteúdos para contribuir no entendimento do cenário atual e agregar conhecimento. O objetivo da apresentação, que terá duração de 45 minutos, é mostrar alternativas para melhorar o processo de compra e a gestão de estoque, de modo a reduzir a necessidade de capital de giro aplicado.

Este será o sétimo CDL POA Talks, série de eventos virtuais que trazem os principais conteúdos sobre o cenário comercial, como o Cadastro Positivo, empreededorismo digital, recuperação de crédito e muito mais.
Sobre a Rede de Entidades Parceiras:

Composta por 140 entidades no Rio Grande do Sul e capitaneada pela CDL POA, a Rede de Entidades Parceiras oferece ao mercado empreendedor serviços da Boa Vista, empresa de inteligência de dados, que agora traz as informações do Cadastro Positivo, levando em conta os pagamentos realizados em dia para oferecer soluções ainda mais completas para ampliação da oferta de crédito com mais segurança, aumentando a rentabilidade dos negócios.

Serviço:

CDL POA Talks

Tema: Reduza a necessidade de capital de giro em seu estoque.

Data: 14 de setembro.

Horário: das 9h30min às 10h15min.

Palestrante: Guilherme D´Masseroni – CEO & Founder da James Tip. Inscrições: https://conteudo.cdlpoa.com.br/cdl-poa-talks-14-09

PRÊMIO ARI

O 1º Prêmio ARI de Assessoria de Imprensa teve como vencedora da categoria Assessor de Imprensa do Ano a jornalista Lurdes Nascimento. Os vencedores das categorias Gestão Pública foram:

– A Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul ficou com o  primeiro lugar na categoria Gestão de Comunicação Pública.

– Segundo Lugar do prêmio ARI de Assessoria de Imprensa, na categoria Gestão Pública foi para a Ascom do Tribunal Regional Eleitoral – TRE

O júri atribuiu duas menções honrosas às coordenadorias de comunicação do Grupo Hospitalar Conceição e do Hospital de Clínicas Porto Alegre.

Na categoria Gestão de Comunicação Privada os vencedores foram:

– Em primeiro lugar, a Critério –  Resultados em Opinião Pública.

– Em segundo lugar, a Core – Comunicação e Conteúdo.  

Duas menções honrosas foram conferidas aos trabalhos  inscritos pela Play Press Assessoria de Conteúdo e pela Fatto Assessoria de Comunicação Empresarial.

  “Como presidente da Associação Riograndense de Imprensa – ARI, estou extremamente satisfeito com a aceitação do novo prêmio lançado pela entidade. Entendemos que era chegado o momento de colocar em prática uma ideia discutida há muito tempo. Esse, é sem dúvida, o primeiro de muitos outros prêmios ARI de Assessoria de Imprensa. Queremos agora buscar o apoio e quem sabe já no próximo ano, colocar outras categorias nos mais diversos segmentos. Quero desde já, agradecer a todos os participantes e aqueles que foram indicados como assessores de imprensa do ano, todos profissionais do mais alto gabarito”, disse o presidente da ARI José Nunes.

Troféus e certificados serão entregues no dia 22, às 11h, na sede da ARI, em cerimônia com a presença apenas dos ganhadores  da premiação, e atendendo aos protocolos de Saúde. 

Além de representantes dos principais veículos de comunicação do Estado, o júri contou com representantes da ARP, do Conrerp e da ARI.  

COLÍRIO

Há 17 anos no mercado, a Colírio anuncia um novo momento: antes chamada Estúdio Colírio, a empresa agora passa a se apresentar apenas como Colírio, e se posiciona como uma consultoria de design estratégico com foco em projetos e clientes comprometidos com transformação e impacto positivo. O movimento, marcado pelo lançamento da sua identidade visual revisitada, reforça uma atuação que há alguns anos já vinha ganhando força em sua operação por meio da Colírio Good, divisão que antes cuidava exclusivamente de contratos com perfis de transformação e impacto positivo.

A Colírio já desenvolveu projetos para clientes como: CPFL Renováveis, Baked Potato, Dzarm, Paramount/Pingouin, Deca, Revista Vida Simples, Grupo Santista, TUCCA, Instituto Velho Amigo, The Gourmet Tea, Motorola, Grupo Iguatemi de Shopping Centers, entre outros. A decisão de reforçar o posicionamento e voltá-lo de forma mais contundente para a questão do impacto positivo aconteceu de maneira natural, como evolução de um processo iniciado anos antes. “O potencial transformador do design não pode se limitar a transformar marcas, produtos e instituições. Essa capacidade tem o poder de renovar o mundo, a sociedade e a vida das pessoas – assim como as marcas com as quais trabalhamos todos os dias. Então por que parar aí? Nosso papel é ser uma parceira no processo de encontrar os melhores caminhos para comunicar e potencializar os impactos que nossos clientes estão gerando”, afirma Teresa Guarita Grynberg, fundadora e co-CEO da Colírio.

No pacote de mudanças da Colírio, Teresa passa a dividir a cadeira de CEO com Alexandre Grynberg, sócio da empresa há cinco anos e que, nos últimos meses, passou a atuar também na operação. Teresa fica responsável pela área criativa e estratégica da consultoria, enquanto Alexandre assume a frente de negócios e gestão.

Para Alexandre, que tem no currículo passagens pela Globo, AlmapBBDO, Africa, W/Brasil entre outras agências, o design tem um enorme poder de impactar. “Desde o início da Colírio, sempre trabalhamos com o design alinhado ao impacto. Antes, esses projetos entravam pela divisão Colírio Good, por onde atendemos clientes com perfil mais diretamente ligado ao tema da transformação e, por algum tempo, esse formato deu conta do nosso desejo de atuar com esse viés. Aos poucos, surgiu a vontade de desenvolver mais e mais projetos que atendiam essa nossa vocação, então a mudança foi inevitável”, avalia.

Junto com a chegada de Alexandre à operação e a atualização da marca e do posicionamento, a Colírio comemora o novo momento já com clientes que traduzem bem esse direcionamento: o projeto de branding do Voice of the Oceans, (que inclui a nova expedição da Família Schurmann), a arquitetura de todas as marca ligadas a iniciativa Pacto Global da ONU; o rebranding do Instituto Ame a Sua Mente, focado em saúde mental, e o posicionamento da marca de moda masculina Austral, que acaba de inaugurar sua primeira loja física no Shopping Iguatemi SP.

ABA

Nesta quinta-feira, 09 de setembro de 2021, Marco Frade, Head of Media, Digital & CRM na Diageo volta a presidência do Comitê de Mídia, após 3 anos como Vice-Presidente, em apoio ao Denis Onishi, Gerente Senior de Mídia da Stellantis. Nos ultimos dois anos, Frade ocupou a posição de vice-presidente, que exercia juntamente com Gabriela Alves, Head of Media da Pepsico.

O Comitê de Mídia da ABA tem como principal missão direcionar os esforços e difundir as melhores práticastransformadoras para o marketing das empresas anunciantes, considerando a relevância da atividade de mídia. “Debater e refletir sobre temas importantes e relevantes para o mercado, dividindo conhecimento, facilitando discussões que apoiem a melhor tomada de decisões dos profissionais, é um papel muito importante do Comitê de Mídia. Tenho a honra de fazer parte deste grupo há mais de 5 anos e agora me sinto mais uma vez entusiasmado e inteiramente engajado para novamente assumir a presidência. Denis Onish deixa um belo legado, que agora tenho como missão dar continuidade a ele.”, diz Marco Frade.

Marco Frade tem MBA em Administração – Retail and Consumer Market, na USP/Esalq, e diplomas em Science Information – E-commerce and consumerism na Universidade Federal de Minas Gerais e Program on Negotiation na Harvard Law School, além de formação como Docente para Professores de Direito na Fundação Getúlio Vargas (FGV). O executivo também acumula diversificada experiência profissional, com passagem por Lew’Lara\TBWA, Brasil Telecom, Artplan, Unilever e LG, sendo atualmente Head Media, Digital & CRM para Brasil, Paraguai e Uruguai, na Diageo .

“Agradecemos ao Denis Onishi pelo trabalho de excelência e atitude sempre agregadora, demonstrados durante esses 3 anos como presidente do Comitê de Mídia, ao mesmo tempo em que damos as boas-vindas ao Marco Frade, que em já tendo sido presidente deste Comitê sempre demonstrou sua competência e comprometimento junto a este time e agora nos brindará mais uma vez com sua liderança dos projetos, insights e iniciativas relevantes para a atividade de mídia no Brasil” diz Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.

Denis Onishi, que ocupava a função desde 2019, deixa a presidência do Comitê de Mídia com significativa jornada de contribuição para o mercado, como a realização de mais de uma dezena de webinares entre 2020 e 2021. Além disso, ao longo destes dois anos, realizou uma agenda intensa como representante do Comitê com mais de 20 reuniões; representações em diversos eventos do mercado; liderança no GT1: Livre negociação e estruturas de negócios, do movimento de boas práticas do mercado publicitário brasileiro, etc. “Sou muito grato por este período que estive na presidência de Comitê de Mídia da ABA e por todas as contribuições que fizemos aos associados da ABA, mercado e aos profissionais de mídia. Devolvo agora a função a Marco Frade desejando uma excelente trajetória e na certeza de que o Comitê seguirá como um importante hub de discussão e reflexão desses temas tão essenciais para o mercado”, conclui Denis.

IAB BRASIL

Em meio à renovação dos modelos vigentes e atenta às movimentações do mercado pela melhoria e aprimoramento da autorregulamentação, o IAB Brasil, associação que representa a publicidade digital no País, lança uma nova série de materiais de referência para a operação transparente e segura na publicidade digital brasileira.

“Transparência e confiança devem ser as bases para qualquer relação e a sustentabilidade da publicidade digital depende disto. Esta é uma demanda do mercado, e o papel do IAB como associação é trazer esses parâmetros. Estes materiais são uma resposta ao nosso compromisso em apoiar o mercado em 3 frentes distintas e complementares – modelos de negócio, governança responsável e padrões técnicos – para o desenvolvimento do setor”, comenta Marco Bebiano, Presidente do IAB Brasil.

“Queremos que esses 3 documentos sirvam como referência para as relações e evolução dos modelos atuais. Em um momento onde a autorregulamentação é tão discutida, reforçamos o nosso papel como fonte agnóstica e global de padrões técnicos para o setor. Por isso os lançamos em conjunto, abertos e disponíveis em nosso site, para que possam ser consultados e ajudem a guiar desde contratos até licitações e concorrências, tudo o que envolve a publicidade digital”, completa Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Para ajudar a orientar as relações de mercado e o papel de uma governança responsável, o IAB Brasil oferece três documentos de fácil consulta e compreensão:

Minutário de boas práticas

O minutário é uma referência de utilidade prática para contratos, visando reforçar a aplicação das boas práticas técnicas e de governança responsável para a indústria. É importante observar que não existe um direcional universal, e sua aplicabilidade deve ser analisada de acordo com as necessidades das partes envolvidas e contexto da relação.

O papel do minutário é ampliar a possibilidade de conversas e acordos entre as partes, trazendo cláusulas que por muitas vezes eram esquecidas, causando ruído e dificuldades operacionais ao longo do processo. Um exemplo claro é a revisão e registro das métricas e alguns parâmetros no momento do acordo comercial.

Exemplos de cláusulas sugeridas:Brand Safety e Suitability;

Blocklists, wishlists e filtros contextuais;

Prevenção à fraude;

Proteção de dados;

Conteúdo e criação;

Identificação publicitária;

Transparência e auditoria;

Compromisso antipirataria;

Cláusulas de elasticidade à risco.

Código de boas práticas na publicidade digital

O Código apresenta diretrizes para os principais temas que regem o mercado publicitário:Compromisso ético;

Respeito à livre iniciativa e à liberdade econômica;

Conteúdo da publicidade;

Internet aberta; proteção de dados;

Proteção a marcas;

Educação e diversidade e inclusão.

Guia de Modelos de Contratação

O IAB Brasil defende a liberdade de modelos de negócio e sabe que, quando falamos de formatos de contratação no setor, existe também muita inovação e o tempo todo surgem novas alternativas. O guia é um apoio para fomentar esses processos, quanto mais conhecimento do mercado sobre modelos básicos, mais discussões e inovações tendem a acontecer.

O material apresenta alguns dos modelos mais utilizados no mercado para a contratação de agências, publishers e plataformas de mídia, como: fee, subcontratação, FTE, sucess fee, entre outros, além das definições de termos como pedido de inserção e desconto padrão.

A elaboração desses documentos levam em conta as diretrizes globais do IAB e contou com o apoio do escritório de advocacia Baptista Luz Advogados e dos Associados membros dos comitês no Brasil. Os materiais serão atualizados constantemente e servirão também como referência para o entendimento das partes de apoio envolvidas no processo de negociação e contratação.

Para conhecer os documentos, acesse o https://iabbrasil.com.br/pack-de-materiais-transparencia-e-seguranca-na-publicidade-digital/

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