NOTAS DA SEMANA – 09.04.2021

ENTREVISTA COM LUIS GRISÓLIO

1. Quem é Luis Grisólio?

Nasci em São Paulo – Capital há 57 anos, casado com a Silvana há 33 anos pai do Leandro, do Caio e da Deborah.  Minha carreira começou na agência Norton de São Paulo, como checking de outdoor, mas no comercial começou em 1986 quando entrei no Grupo SIMA, um dos maiores Representante de Veículos de Comunicação, ganhador do Caboré em 1998 no segmento Serviços Especializados (o único representante premiado), e foi para abrir o escritório do Grupo SIMA no Rio Grande do Sul que cheguei a Porto Alegre, em maio de 1996, onde fiquei até dezembro de 1999.  

Em 2000 tive uma rápida passagem na Zigon/Caras até ser convidado a assumir a Gerência Comercial do Correio do Povo, na época comandado pela família Ribeiro e emfevereiro de 2007, após a compra da Caldas Junior pelo Grupo Record, assumi a Diretoria de Operações (Mercado Leitor e Industrial).

Em janeiro de 2011, aceitei o convite do Grupo Bandeirantes de Comunicação, para a implantação do jornal Metro em Porto Alegre, um projeto mundial e maravilhoso e que foi consagrado pelo Prêmio da ARP como Veículo de Comunicação no ano de 2012 e 2013 e o Colunista RS, em 2013, como melhor Veículo Impresso.

Retornei ao Correio do Povo em 2015 para assumir à inédita Diretoria de Novos Negócios, e em junho de 2017 foi convidado a assumir a Diretoria Comercial da Rádio Guaíba onde me encontro atualmente.

2. Ser representante ou veiculo?

Representante ou Veículo, que dúvida cruel porque ambos têm seus prós e contra, mas não vou ficar em cima do muro, ser Representante é desafiador porque você lida com “vários chefes” cada um com suas necessidades e você tem que ser um grande mediador, um grande negociador e deve ter o conhecimento geral de vários tipos de veículos de comunicação para levar aos clientes e às agências as informações corretas, e também os Representantes de Veículos tem mais ética, conversam mais, trocam informações, ou seja, são menos predatórios. Lembro que criamos o GRAVE – Grupo de Representantes de Veículos, com o saudoso Curi como presidente, e na diretoria Nenê, a Solange, o Júlio, o Fernando, o Eduardo, eu e vários outros que não recordo, para trocarmos informações e podermos discutir as éticas e condutas do mercado. Esse grupo foi a centelha para hoje termos o GAV.

3. Como enfrentar um mercado predador?

Nenê estou fazendo cursos intensivos no Animal Planet para descobrir como pensam os predadores. Brincadeiras à parte, nosso mercado está muito complicado mesmo, não estamos nos valorizando perante aos clientes e estamos negociando muito mal, posso dar como exemplo a nossa Jornada Esportiva, não é porque não viajamos mais para fazer as transmissões que nosso custo mensal ficou menor, continuamos a ter que pagar pelo ppv e continuam os dissídios da categoria, aliás, cabe um comentário aqui, bem antes da pandemia que já tinham veículos nacionais fazendo tubo, a transmissão nos estúdios, e não me lembro dos clientes negociarem redução do investimento. Hoje o mercado não diferencia mais por veículo de comunicação, negocia por verba e às vezes a concorrência é tão predatória que o investimento em rádio fica mais caro que TV. Vamos ver como isso vai acabar, mas acho que não muito bem, poucos vão conseguir se sustentar, o tempo dirá.

4 Paulista ou Gaúcho?

Gaulista ou Pauliúcho!!. Sou palmeirense e sócio colorado, fui o responsável por montar o primeiro Galpão Nativista de um veículo de comunicação no Parque da Harmonia durante a Semana Farroupilha de 2003, e o galpão está de pé até hoje. Me pilcho, tomo chimarrão, adoro fazer churrasco e modéstia a parte asso muito bem. Aquerenciei-me em Porto Alegre, e em julho de 2018 fiquei muito honrado com o título de Cidadão de Porto Alegre. Nunca esqueci minhas raízes, continuo com o sotaque do “orra meu”, mas amo Porto Alegre e o Rio Grande do Sul.

FRASE

Las diferencias nos enriquecen. Respeto nos une

LIVE GAV RS

Nesta quinta-feira (8) rolou um encontro com o professor da Feevale, Luís Henrique Rauber, e com a diretora de Mídia da W3Haus, Patricia Angeletti, para falar sobre o tema:

A Mídia Digital é o único caminho para os clientes no meio desta pandemia?

A realização foi uma parceria com o Clube de Criação (CC-RS), a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e a Universidade Feevale, e aborda assunto muito relevante para o momento que vivemos.

Você perdeu?

Não se preocupe! Aqui está o link para assistir a live agora mesmo:

https://www.facebook.com/gavrs2019/videos/199465668352298/

FEEVALE

Estão abertas as inscrições para o III Cidi – Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares: comunicação digital e futuros possíveisIV Congresso de Indústria CriativaV Seminário Internacional de Diversidade Cultural e Inclusão Social; e, também, a primeira Mostra Técnica Artística e Cultural. Os eventos, que serão realizados nos dias 20 e 21 de maio, acontecerão na modalidade on-line e as inscrições poderão ser feitas até o dia 19 de maio, pelo site www.feevale.br/cidi2021. A data limite para submissão de trabalhos é 15 de abril e dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail cursoseeventos@feevale.br.   

O objetivo do Cidi é promover um espaço de reflexão interdisciplinar sobre o desenvolvimento da pesquisa científica na mediação das relações sociais e contará com a participação dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) e convidados internacionais. Já a Mostra Técnica, Artística e Cultural é parte integrante do III Cidi e tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica as diversas formas de expressão técnicas, artísticas e culturais desenvolvidas por estudantes e egressos dos Programas de Pós-Graduação. Nessa edição, os trabalhos encaminhados deverão ser em forma de vídeo e serão disponibilizados no canal do Mestrado Profissional em Indústria Criativa. Interessados em participar e em obter mais informações podem mandar e-mail para cursoseeventos@feevale.br

SBT

SBT anunciou, na noite desta terça-feira, 6, a conclusão da aquisição dos direitos de transmissão da Champions League na TV Aberta. No início de março, já havia sido divulgada a notícia de que a proposta da emissora e também a da WarnerMedia, que havia feito uma oferta para manter o torneio de futebol em sua grade, tinham sido as vencedoras nas negociações.

O contrato firmado pelo SBT vale para as temporadas de 2021 (que terá início em agosto deste ano) até a de 2024.

Com o acordo, o SBT amplia o projeto do Futebol em sua programação, que foi retomado no ano passado com a aquisição dos direitos da Copa Libertadores da América para a TV Aberta. Agora, com a Champions League, o grupo de mídia passa a deter em sua grade as principais competições dos continentes sul-americano e europeu.

No comunicado, o SBT afirma que a chegada da Champions League reforça a crença da emissora de que o futebol é o esporte mais popular do País e destaca que a emissora continuará investindo na estratégia de consolidar esse gênero na programação, levando os melhores campeonatos às suas telas, com a missão e o compromisso de atender às expectativas dos espectadores e do mercado publicitário.

Na TV por assinatura, a Champions League permanecerá na WarnerMedia. A história do grupo com a competição começou em 2015, quando o Esporte Interativo – que na época havia sido adquirido pela Turner – exibiu pela primeira vez o torneio depois de ter conquistado os direitos, com exclusividade, para a TV por assinatura. Com o fim da marca Esporte Interativo na TV linear, a Champions passou a ser exibida no canal TNT. Em janeiro deste ano, a marca Esporte Interativo deixou de ser utilizada pelo grupo, dando lugar à TNT Sports e à plataforma de streaming Estádio TNT Sports.

Até a temporada deste ano, os direitos da Champions League eram divididos com o Facebook, que eram proprietários da transmissão da competição na categoria equivalente à TV Aberta.

MASBAH!

O “Masbah!” deste sábado, 10 de abril, aprende a fazer os desafios de dança e as coreografias que estão bombando e conquistando a galera na Internet. Ao som dos maiores sucessos musicais do momento, a apresentadora Brunna Colossi conversa com uma influenciadora digital gaúcha que é dançarina e ensina como praticar os passinhos mais populares das redes sociais.

O programa também traz um bate-papo muito animado com o duo Anavitória, que lançou recentemente o terceiro álbum musical e um hit em parceria com a artista Rita Lee. Além disso, as cantoras e compositoras do Tocantins participam de uma brincadeira bem descontraída: elas tentam adivinhar as mímicas feitas por Brunna sobre os principais ditados populares do Brasil.

O Masbah! ainda conhece o museu com o maior acervo egípcio da América Latina, que abriga esculturas de múmias, pirâmides, sarcófagos, hieróglifos e muito mais. Nesta aventura ao Egito Antigo, o programa desvenda os mais de três milênios de história da civilização do norte da África, que chama a atenção pela grandeza das suas construções arquitetônicas e pelos mistérios criados em torno de sua arte e cultura.

No programa do “Anonymus Gourmet”, é dia da receita “Torta Bacana”, um doce diferente e delicioso para aproveitar o final de semana com a família.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir das 12h, e o “Anonymus Gourmet”, logo após, no SBT do Rio Grande do Sul.

E21

O ano de 2021 deveria, por motivos numericamente óbvios, ser especial para a e21. Não por acaso, a agência lançou uma campanha na virada de janeiro, autoproclamando-se a “Agência do Ano”. Mas, muito mais que uma brincadeira com a coincidência numérica, a e21 está levando muito a sério esse momento mercadológico, considerando as dificuldades impostas pela crise de saúde mundial como um verdadeiro ponto de mutação na vida empresarial.

“O ano de 2021 começou forte por aqui. Mesmo com o agravamento da pandemia, ou até mesmo por causa dele, muitas empresas estão vivendo verdadeiros Momentos de Transformação. E isso é uma grande oportunidade para nós.” – Comenta Fabiano Del Rey – Diretor-Comercial da R.O.C. – Result Oriented Consultancy – braço de consultoria empresarial da e21.

A agência está desenvolvendo diversos projetos estratégicos importantíssimos para empresas como a TANAC (Branding estratégico); HUSQVARNA (Lançamento de produtos); MASSEY (Lançamento de Produtos e Institucional); YARA (Mais de 15 campanhas de diferentes cultivos); HARD (Reposicionamento da marca) entre outros, em vários segmentos de mercado.

Isso, aliado a conquistas estratégicas de clientes como a já citada TUPER e21 – Design da marca e campanha de 50 anos; MINIMUNDO – Branding Estratégico; TDV/SEPTODONT- Reflexão Estratégica e Branding; GDM-DONMARIO SEMENTES – Campanha Digital para o lançamento do app MANEJO CERTO; CCGL – Projeto de Produto; fizeram a e21 crescer cerca de 22% no primeiro trimestre.

“É bem importante, pois o primeiro trimestre do ano passado não foi afetado pela pandemia. Ou seja, crescemos sobre uma base forte. Isso nos dá segurança para atingirmos nosso objetivo anual que é crescermos 26%.” – Afirma Ubiratan Fontoura – Sócio-Diretor Comercial da e21.

A agência também está redesenhando suas operações, gerando novos produtos e trazendo tecnologia para a realidade dos clientes através de alianças com parceiros estratégicos importantes. Segundo Luciano Vignoli, Diretor-Presidente da e21, a empresa está redefinindo sua oferta, honrando seu DNA de ser um parceiro de negócios de seus clientes.

“Somos – como definição – uma empresa de estratégia criativa que busca a transformação de realidade dos clientes. E, como o momento exige, estamos nós mesmos em processo de transformação. Investindo fortemente em plataformas tecnológicas tanto para análise de dados quanto para ganhos de produtividade interna. Estamos ampliando o leque de parceiros com soluções de marketing com base em tecnologia para levarmos aos clientes. Estamos comercialmente bastante atuantes, buscando novos clientes e projetos. Isso tudo, mais a coesão do time em torno de um propósito claro de negócios tem nos possibilitado antever um ano diferenciado em crescimento relativo e resultados.” – finaliza Luciano.

MARCAS DE QUEM DECIDE 2021

Chegando à 23ª edição, a pesquisa Marcas de Quem Decide é reconhecida no mercado gaúcho como um instrumento fundamental de dados, ideias e reflexões que auxilia as empresas durante o ano todo. Assim como o nascer do sol, a edição de 2021 simboliza a reinvenção das marcas e o início de um novo tempo para a nossa economia. Realizada pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Qualidata, a pesquisa é a única que mede tanto a lembrança, quanto a preferência, de um público seleto: gestores de negócios e altos executivos do Rio Grande do Sul. Com isso, apresenta o panorama completo das marcas que estão na mente e no coração do público em 71 setores da economia e 4 categorias especiais (Proatividade na Pandemia, Grande Marca Gaúcha do Ano, Marca Gaúcha Ambiental e Marca Gaúcha Inovadora).”O Marcas de Quem Decide é um estudo amplo e abrangente das melhores marcas do RS, que vêm inovando e transformando o mercado”, afirma o diretor de Operações do JC, Giovanni Tumelero. Estar entre os líderes é um grande reconhecimento, especialmente no momento em que vivemos. Evento Online (15 de abril) Este ano o evento será realizado em formato digital, direto do Estúdio Marcas, às 9h, no próximo dia 15 de abril. Será transmitido através do Youtube e indexado em uma pagina exclusiva dentro do Jornal do Comércio, que permitirá maior interação entre os convidados. Um novo evento, inovador e conectado com os tempos atuais. Vamos celebrar as marcas gaúchas em segurança, com a mesma alegria e emoção dos últimos 23 anos. No dia e horário do evento, basta acessar este link para participar: bit.ly/MarcasDeQuemDecide2021. Indicamos já salvar o link nos FAVORITOS do seu computador ou celular, para não perder. 

GRUPO RBS

Não é de hoje que o jornalismo tem um papel fundamental na sociedade. Mas, desde o início da pandemia de coronavírus, a importância de levar informação certificada, ágil e útil às pessoas passou a ter ainda mais valor, contribuindo diretamente no combate da crise. Ciente de que informar é relevante e, mais do que nunca, de que “informar é dar voz à esperança”, o Grupo RBS preparou uma série de ações para reconhecer e agradecer a atuação dos colegas de dentro e fora da empresa neste 7 de abril, data em que é celebrado o Dia do Jornalista.

A homenagem foi publicada nos jornais da RBS por meio de um anúncio publicitário que agradece os profissionais por toda a entrega e dedicação, mesmo com todas as adversidades deste momento. A iniciativa teve desdobramento nas redes sociais da empresa e também foi compartilhada com o mercado e com as redações do Grupo RBS.

Ainda nesta quarta-feira (7), representantes de veículos, entidades, universidades e poder público foram impactados pela ação por meio de uma carta digital assinada pelo presidente da RBS, Claudio Toigo Filho, como forma de agradecimento e reconhecimento por todo o trabalho desempenhado até aqui. – Acreditamos fortemente na comunicação como atividade capaz de transformar positivamente a realidade. E é isso o que os jornalistas fazem, diariamente, quando colocam luz nos fatos, contribuem para o debate, nos trazem soluções e renovam nossas perspectivas. Afinal, mais do que nunca, como diz o conceito dessa campanha, informar é dar voz à esperança – destaca Toigo.

REDES SOCIAIS

A Kantar IBOPE Media acaba de divulgar um infográfico sobre o desempenho das atividades publicitárias em redes sociais em 2020. Os setores que mais investiram em paid social foram Serviços ao Consumidor, com 19% do total, Comércio e Telecomunicações – ambos com 15% -, Finanças e Seguros, com 13%; e Eletrônica e Informática com 8%.

Entre as marcas, os maiores investimentos foram feitos por plataformas de streaming de vídeo, que buscaram apresentar ou consolidar suas ofertas, e por instituições financeiras. Em primeiro lugar ficou o Disney+, seguido por Itaú, Santander, Netflix e Bradesco.

Os dados são do Advertising Insights, a solução global de monitoramento publicitário da Kantar. Com uma metodologia única no Brasil, estruturas de classificação já conhecidas e amplamente utilizadas pelo mercado e um histórico de mais de três anos de dados, a solução permite o monitoramento de impressões, investimento e criativos, com possibilidade de customização por tipo de usuário. Confira o infográfico completo no site da Kantar IBOPE Media.

BAND

O Grupo Bandeirantes de Comunicação lançou, no início do mês de março, a campanha “Band contra a Fome – Abrace essa ideia”. Todos os veículos, incluindo TV’s, rádios e canais digitais, estarão envolvidos na ação. Por causa das restrições de circulação para conter a disseminação do Coronavírus, as doações serão online, intermediadas por instituições que são referência em trabalhos sociais. No Rio Grande do Sul, a BANDRS vai apoiar as ações do Mesa Brasil Sesc, programa desenvolvido desde 2003 pela Fecomércio-RS/Sesc que atua como uma rede de solidariedade para integrar doadores, instituições sociais e voluntários e ajudar a combater o desperdício de alimentos e melhorar a qualidade nutricional da população atendida. 

O Programa Mesa Brasil atua em todos os Estados do Brasil, mas no Rio Grande do Sul, é desenvolvido em sete unidades do Sesc: Comunidade (Porto Alegre), Rio Grande, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Ijuí, Lajeado e Erechim, que atendem também a diversos municípios das suas regiões. Os alimentos recebidos pelo programa são doados por empresas, produtores e pela comunidade em geral, que pode participar de campanhas realizadas pelo Sesc/RS e parceiros ou fazer contribuições em dinheiro por transferência eletrônica, Pix e depósito bancário. Além de dispor de nutricionistas para verificar se os produtos estão próprios para consumo, o projeto faz toda a logística de distribuição para as entidades sociais e acompanha as instituições cadastradas, oferecendo cursos sobre como manipular, preparar e conservar os alimentos.

Em 2020, o programa Mesa Brasil Sesc distribuiu mais de 2.384 toneladas de alimentos no Rio Grande do Sul, beneficiando 141.957 pessoas atendidas por 941 entidades. Chegar a esse cenário foi possível graças a 571 empresas doadoras e parceiros. No período, também foram distribuídas mais de 104 mil unidades de produtos de higiene e limpeza. “É uma satisfação para a BAND no Rio Grande do Sul estar ao lado e auxiliar a divulgar as ações do Mesa Brasil. Queremos ajudar quem mais precisa nessa hora e o Sesc/RS faz um trabalho que leva o alimento para quem tem fome.”, diz Leonardo Meneghetti, Diretor-Geral da BANDRS. A divulgação acontece em todos os veículos do Grupo no Estado, nos programas da BAND TV, na Rádio Bandeirantes e na BANDNEWS FM, além dos canais digitais. As informações de como doar estão no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil. E para mais informações sobre a Campanha BAND CONTRA FOME – ABRACE ESSA IDEIA no BANDRS@BAND.COM.BR e também www.band.uol.com.br/band-contra-a-fome. Até o momento já foram arrecadadas mais de seis mil toneladas de alimentos em todo o país.

24: NEWS JOVEM PAN

Dando continuidade a sua história familiar, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho (Tutinha), está levando o Grupo Jovem Pan, do qual é CEO, para a televisão com a estreia do canal 24: News Jovem Pan em maio. O canal de notícias 24h que estará disponível na parabólica, em pacotes de TV por assinatura em negociação, no YouTube, na Fire TV, da Amazon, na Pluto TV, da ViacomCBS, e na Panflix (streaming do Grupo Jovem Pan). “Vai ser um canal novo para competir com a BandNews, Record News, CNN, Globo”, diz Tutinha.

A programação será composta por noticiário ao vivo: 16h de programas novos e 8 horas de programas já realizados pela empresa com visual e vinhetas repaginados, como Jornal da Manhã, 3 em 1, Pânico, que são sucessos de público. De acordo com o executivo, os conteúdos exibidos pelo grupo geram audiência até maior do que canais de televisão lineares. Para o novo projeto, a Jovem Pan montou dois estúdios digitais — agora tem seis — e contratou o jornalista Humberto Candil para tocar o projeto.

Para Tutinha, o lançamento é uma volta do negócio da família na mídia onde ele começou. “A nossa história é ligada com televisão. Meu avô era o dono da Record e perdeu a televisão. Nem sei como uma pessoa perde uma TV. Aí meu pai comprou a Jovem Pan dos irmãos, mas meu pai é um homem de televisão. Ele fez o Show do Dia 7, festivais, Esta Noite se Improvisa, Família Trapo. Então, está no sangue. Desde pequeno eu acompanhava meu pai e trabalhei com direção de TV, trabalhava muito com o Niltron Travesso. Minha história é ligada com TV, então eu sinto que eu estou revivendo um pouco a história da minha família”, declara.

Para arcar com o lançamento, a empresa está comercializando dez cotas fundadoras. As dez marcas vão se beneficiar de um preço de aquisição mais baixo e uma peça publicitária por hora durante um ano. Cinco cotas já estão fechadas. As demais estão em negociação. “Como é mais um investimento gigante, vamos lançar dez cotas fundadoras por um preço bem acessível para começarmos o negócio. Fizemos com um preço melhor para colocar o projeto de pé. Vai ser algo apetitoso para o cliente”, afirma o executivo.

O Grupo Jovem Pan busca monetizar com a nova propriedade e diz que, para isso, deve criar audiência e estabelecer uma maior presença multiplataforma. De acordo com Tutinha, a empresa quer se firmar como um canal de TV e de internet.

SOUL BRANDING

Um pássaro na entrada de seu ninho representa o elemento central da identidade visual da Forma Legno, nova empresa de móveis planejados em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. A marca, desenvolvida pela agência de comunicação Soul Branding e desenhada em Londres (Reino Unido) pelo seu diretor de criação, Tiago Zilli, retirou da capacidade construtiva das aves – como o operário joão-de-barro, que constrói sua própria morada – a ideia para mostrar como os ambientes que as cercam podem ser transformados em espaços duráveis e repletos de personalidade.

As ideias de atemporalidade, personalidade e minimalismo fundamentam os conceitos da marca. Elas estão presentes nas características estéticas de todos os produtos, nos materiais de qualidade utilizados e no tratamento único a cada cliente. “São conceitos presentes na natureza, onde nada é supérfluo e tudo possui função”, diz o diretor de Arte da agência, Mateus Loreto.

Os ninhos dos pássaros refletem a resistência e a funcionalidade com design minimalista. São construções inteligentes, criadas com materiais encontrados no meio em que vivem, empregando princípios arquitetônicos como a análise dos fenômenos climáticos e o posicionamento geográfico da sua morada. Para condensar tudo isso, a equipe da Soul Branding trabalhou a logotipia da empresa com curvas e simetria a partir de círculos, desenhando um pássaro e seu ninho. “O pássaro é feito em uma linha só e, por mais que seja feito por círculos, ele ainda é livre e tem sua casa com ele”, diz Loreto.

Construção conceitual

O trabalho da agência durou cerca de dois meses e foi totalmente pensado para um público exigente com um estilo de vida contemporâneo. A proposta sintetizava a qualidade e o design de peças com ótimo custo benefício, de acordo com as percepções dos idealizadores da Forma Legno. As cores definidas, chumbo e vermelho, representam ao mesmo tempo a elegância sóbria dos móveis e o dinamismo da empresa.

Todo o processo de criação da marca foi acompanhado pela Soul Branding. “Participamos da construção para tangibilizar todo sonho em algo físico. O nosso trabalho começou quando a empresa era ainda um embrião. A construção da marca foi um momento norteador, que personificou um sonho, o projeto de seus fundadores”, diz Loreto. Um momento marcante na história de 12 anos da agência, que já desenvolveu e criou mais de 100 marcas.

CROSS MÍDIA

A Kantar e o Ipsos fecharam contrato na Holanda para entregar a primeira solução mundial completa de medição cross mídia. Trabalhando em parceria com a Nationaal Media Onderzoek (NMO), que representa os interesses da Indústria de Mídia holandesa, esta solução é o primeiro programa de medição de audiência verdadeiramente integrado do mundo. Ao combinar dados de audiência (seja de visualização, escuta, busca ou leitura) em um sistema único e integrado, serão fornecidos insights mais profundos para entender os hábitos dos holandeses – promovendo análises cada vez mais ricas dos padrões de mercado em cada mídia. A nova abordagem possibilitará que anunciantes e agências otimizem o desempenho de canais de mídia, tanto isolados quanto combinados, em uma campanha cross mídia.

A Kantar e o Ipsos foram selecionados após um competitivo processo de licitação para colaborar e desenhar um único sistema de medição integrado. A solução completa de medição de audiência se tornará a mais avançada do mundo quando for lançada, ainda este ano. E marca o maior passo já dado em direção a uma visualização total do consumo de audiência de mídia, permitindo que anunciantes entendam melhor seus consumidores, melhorem o direcionamento de mensagens de suas marcas e determinem como a mídia impulsiona as decisões de compra – tudo maximizando o ROI e entregando os componentes essenciais para planejamento e avaliação cross mídia.

Sobre o anúncio, Johan Smit, Diretor do Nationaal Media Onderzoek (NMO), comentou: “O anúncio marca um excitante novo capítulo na pesquisa de audiência na Holanda. A Kantar e o Ipsos sugeriram uma abordagem forte e eficiente com um design que vai nos permitir entregar medição completa de audiência de mídia ao mercado holandês. Juntos materializamos nossa visão de uma solução cross mídia que fornece insights mais profundos sobre o comportamento de mídia da população holandesa.”

O anúncio gerou uma reação positiva da indústria publicitária da Holanda. Harry Dekker, Diretor de Mídia da Unilever, afirmou: “Estamos convencidos de que os desenvolvimentos no consumo de mídia, combinados com as rápidas mudanças da indústria de mídia, criam uma necessidade urgente de mudança de paradigma sobre como a mídia está sendo planejada e avaliada. Esta abordagem conjunta na Holanda nos permitirá planejar e otimizar holisticamente nossos investimentos em mídia, com base em bancos de dados confiáveis e relevantes.”

Já para Serge Lupas, Presidente Global da Divisão de Mídia da Kantar, “o anúncio é um passo gigante para transformar em realidade uma moeda única de mercado cross mídia. Estamos orgulhosos de co-liderar o desenvolvimento desta avançada solução que alavanca tecnologia de ponta e a capacidade de Data Science. Entregaremos uma solução de medição integrada que fornece os elementos essenciais para planejamento, compra e avaliação de conteúdo e publicidade cross mídia.”

Liz Landy, Chefe Global de Medição de Audiência do Ipsos, completou: “As pessoas falam em medição cross mídiahá muito tempo. Mas até agora a conversa tinha ido muito mais longe do que a caminhada. Os comitês de clientes da indústria holandesa (do inglês JIC, joint industry commitee), tiveram sucesso onde muitos falharam ao superar as muitas barreiras para entregar esta visualização, que vai medir a mídia da forma como os consumidores e anunciantes a veem e a usam – independentemente de plataformas ou tipos de mídia. Esperamos ansiosamente entregar os primeiros resultados; este projeto será realmente um divisor de águas.”

100 SITES MAIS PESQUISADOS

Durante a pandemia mudamos o nosso comportamento como usuários online, já que passamos a fazer a maioria de nossas interações pela internet. Pensando nesse momento pelo qual estamos passando, a Semrush, uma plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online e marketing de conteúdo, fez um levantamento para entender quais os 100 sites mais acessados nesse ano de 2021. E a melhor parte: esse documento será atualizado mensalmente, para acompanhar as mudanças que o mercado tem feito durante esse ano.

O ranking com os primeiros 5 domínios mais buscados pelos brasileiros durante fevereiro de 2021 é encabeçado pelo google.com com mais de 4 bilhões de buscas. O segundo lugar fica para globo.com com mais de 1436 milhões de acessos, o domínio da emissora também engloba o jornal, o streaming, o portal de notícias e os diversos sites dos programas de entretenimento.

Em terceiro lugar temos o uol.com.br com 999 milhões de acessos, sendo um dos portais mais procurados em busca de conteúdo, pois faz um jornalismo de apuração e oferece matérias de entretenimento, esportes e bem-estar. Em quarto lugar temos a rede social Facebook com mais de 906 milhões de visitas . E por fim, em quinto lugar ficou a plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube com mais de 802 milhões de acessos no site.

Confira o Top 5 sites mais buscados:

1. google.com: 4 bilhões
2. globo.com: 1436 milhões
3. uol.com.br : 999 milhões
4. facebook.com: 906 milhões
5. youtube.com: 802 milhões

* Buscas online em fevereiro de 2021 no Brasil

“A análise dos sites mais acessados mostra como usamos a internet para basicamente informação, entretenimento e consumo. A grande questão é que muitas buscas dos usuários podem ser específicas sobre assuntos de nicho. E responder essa intenção de informação do usuário é um bom caminho para gerar mais tráfego em qualquer site. Basta entender o que ele busca”, comenta Erich Casagrande, gerente de marketing Brasil da Semrush.

Além dos 5 mais visitados, o levantamento da Semrush mostrou que o comportamento de busca na pandemia também trouxe um diferencial: sites de governos estaduais recebendo usuários em busca de informações confiáveis sobre o Covid-19. O site do Governo estadual de São Paulo é o mais bem colocado em sexto lugar com mais de 780 milhões de buscas. Além desse, outros que receberam destaque foram os dos estados de Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, Goiás e Ceará que figuram no top 50 de buscas em fevereiro.

Além da busca por conteúdo de qualidade, uma das maiores distrações nesse momento têm sido as redes sociais. Além do Facebook, que já apareceu aqui em quinto lugar, outra rede muito buscada é a outra do grupo de Mark Zuckerberg, o Instagram, com mais de 307 milhões em 11º lugar. Outra muito buscada é o Twitter que somou mais de 134 milhões e ficou em 18º lugar no ranking de mais buscados em fevereiro.

Para conferir a lista completa com os 100 sites mais visitados no Brasil no mês de fevereiro, visite o site: http://pt.semrush.com/blog/top-100-sites-mais-visitados/* *Alguns sites mencionados na lista acima podem apresentar conteúdo adulto.

LICITAÇÕES

Nova Lei de Licitações (Nº.14.133/21).

Estabelece regras gerais para licitações e contratos das administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados e dos Municípios. Substituirá, em um prazo de dois anos, a antiga lei de licitações (lei 8.666/1993) e a lei do pregão (lei 10.520/2002), assim como o Regime Diferenciado de Contratações (lei 12.462/11).

Uma das novidades é a importância dos programas de integridade. No link um guia sobre a integridade: https://lnkd.in/dXW5dAG

INSPIRAÇÃO

O bairro nova-iorquino TriBeCa, um dos epicentros de moda e design de NY, é inspiração de um novo empreendimento em Porto Alegre, o Tribeca Residences. O padrão arquitetônico contemporâneo baseado nas edificações do pulsante local, tal como seus conceitos e tecnologia dão o tom norte-americano no novo residencial. Localizado em área privilegiada de Porto Alegre, no Bairro Mont’Serrat (Rua Artur Rocha, 530), o prédio é a nova aposta da Tomasetto Engenharia, no momento em fase de pré-lançamento, com gestão da 2day Consultoria.  O Grupo Sólido, à frente do projeto, foi in loco buscar tais características para concepção da edificação, de alto padrão. Alguns dos conceitos trazidos de NY para o projeto foram o estilo minimalista industrial, gentileza urbana e sustentabilidade, walkability (caminhabilidade do pedestre), artístico, com uma Gallery Hall, além de espaços compartilhados descolados e inovadores.

O empreendimento

Idealizado no estilo minimalista, um dos conceitos trazidos para o Tribeca Residences, o da gentileza urbana, pode ser visto logo no acesso externo do empreendimento. Conforme destacam os sócios-diretores do Grupo Sólido, Luiz Antônio Gomes Camargo e Juliano Trindade Souto, a ideia é valorizar o pedestre criando um jardim totalmente integrado ao passeio: um estar com banco de madeira embaixo de uma árvore. “Um verdadeiro convite de descanso na sombra para quem circula no bairro”, evidenciam.

O empreendimento também valoriza a questão de walkability ou “caminhabilidade”, alcançando pontuação 94 pelo site internacional www.walkscore.com/score/, que avalia as facilidades de deslocamento a pé da vizinhança. Este conceito ganha força na busca de cidades mais sustentáveis focadas nas pessoas e na facilidade para caminhar pelo ambiente urbano, complementando o conceito de gentileza urbana do empreendimento.

Totalmente inspirado nas construções industriais de TriBeCa, a obra, de fachada nada monótona, receberá revestimento de pastilhas de tijolo, laje em concreto aparente, além das variações de aberturas e escalonamento na volumetria. “Nessa pluralidade encontram-se breezes metálicos deslizantes que não só trazem conforto para o usuário, como são uma peça de interação com a próxima composição arquitetônica”, explica Camargo.  

Além de todos esses recintos diferenciados, na entrada do prédio, em torre única de dez andares, o projeto conta ainda com ambiente do Gallery Hall, o qual o usuário é transportado para dentro de uma galeria de arte, onde estarão expostas elegantes obras, com curadoria a definir. “O empreendimento no Mont’Serrat se inspira num bairro com história, mas que olha para o futuro quando cria conveniências da vida moderna, como delivery center e espera para carregamento de carro elétrico, entre outros”, ressaltaram os sócios-diretores do Grupo Sólido. 

Ambientes internos

Já nos ambientes internos, o empreendimento conta com vários espaços pensados para uma vida contemporânea dinâmica. Entre eles, Laundry and fix it (lavanderia e espaço com ferramentas e utensílios compartilhados para pequenos consertos); Conference Room (local para realização de pequena reunião de trabalho ou uma call, por exemplo); Lower Balcony ( terraço para momentos informais de happy hour); Delivery Center  (espaço com acesso externo exclusivo para o entregador, onde as encomendas são entregues e armazenadas adequadamente mesmo que precisem ser refrigeradas); e Rooftop (espaço no topo do edifício com área gourmet/bar totalmente integrada a um terraço com espelho d’água e vista).

TriBeCa em NY

Conforme salientaram Camargo e Souto, Nova York é um lugar que sempre trouxe a eles inúmeras inspirações, mas o bairro de TriBeCa acabou inspirando-os ainda mais quando visitaram o local e vivenciaram o que já conheciam sobre a localidade, que basicamente era um distrito industrial com diversos armazéns e que se transformou num dos pontos mais descolados e valorizados de ManHattan. “Um local pujante, com inúmeros artistas, galerias de arte, restaurantes, rooftops, entre outras atrações”, comentou Souto. No bairro, conforme observou Camargo, houve infinitos retrofits, onde edificações industriais se tornaram lofts. “Mas, além disso, também surgiram novos prédios como o edifício Tribeca Rogue, que trouxe inspiração quando recriou o charme das construções da do século XIX, com boa arquitetura e inovação”, explicou.

MERCADO FINANCEIRO

O Brasil movimentou R$2 trilhões em transações com cartões de crédito, débito e pré-pagos em 2020, com 23,3 bilhões de transações, segundo levantamento da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Para Lucas Montanini, CEO da LiveOn Solutions (https://liveonbaas.com), empresa especializada em bases tecnológicas para novos bancos, incluindo a gestão de cartões de crédito e débito, as últimas decisões do Banco Central e a pandemia impulsionaram o uso do dinheiro digital – e esse cenário tende a crescer.

“A modernização do Sistema Financeiro Nacional, que o Banco Central vem realizando nos últimos anos, tem como objetivo intensificar as transações virtuais. Um exemplo disso é o Pix, que chegou em novembro e já foi utilizado em mais de 286 milhões de operações. Outro fator é que a pandemia também colaborou com esse cenário: com o isolamento social, as compras online tiveram alta e, consequentemente, os meios de pagamento digitais também”, pondera o especialista.

Desde 2020, mais de 60 novos bancos digitais e fintechs aderiram à infraestrutura tecnológica criada pela LiveOn Solutions para a prestação de seus serviços. No comparativo de junho a dezembro, o volume de transações online em sua plataforma cresceu de R$ 150 mil para R$ 200 milhões. “Estamos vendo um crescimento em cadeia, e quem ganha é o consumidor final, que está tendo acesso a uma gama de inovações com custos menores e poderá escolher a melhor prestação de serviço que atenderá às suas necessidades”, detalha Montanini..

A LiveOn oferece estruturas com instruções e padrões de software, também conhecidas como APIs, especialmente pensadas para serviços financeiros. Entre os recursos estão: gestão de contas para pessoas físicas e jurídicas, transações por meio de Pix e TED, boletos de recarga e/ou cobrança, administração de cartões de crédito pré-pagos e de débito (físicos ou digitais), plataforma de crédito pessoal e para pessoa jurídica, seguros, entre outros recursos.

“Hoje, nós temos como objetivo oferecer estrutura tecnológica e consultoria de negócios para novos bancos, fintechs e wallets que desejam acompanhar as oportunidades que estão surgindo com a modernização do Sistema Financeiro Nacional”, conclui Lucas.

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