NOTAS DA SEMANA – 08.10.2021

ENTREVISTA COM LAURA DAL PONT:

1 Quem é Laura Dal Pont? 

Laura é uma mulher que soube se reinventar a cada fase da vida. A criança com dificuldade de aprendizado se transformou em confiança. A filha que convivia com a rivalidade do futebol em casa se transformou em colorada. A adolescente comunicativa e social se transformou na publicitária. A menina sonhadora se transformou em independência. A estagiária insegura se transformou em uma executiva de mercado.  

2 Como o mercado e tu conviveram com esta pandemia? 

O mercado gaúcho sentiu mais do que o restante do país. E ainda sente. Lembro que já estávamos vivendo uma recessão antes da pandemia e isso nos desestabilizou. Não estávamos preparados, não que alguém estivesse, mas pela dificuldade em que vivíamos ficamos mais frágeis diante do surto. Acredito muito na superação do mercado gaúcho, somos um povo que tem em sua tradição, a luta. Eu vivi esta pandemia com muitos altos e baixos, faz parte sentir os desafios por completo. O que posso dizer é que toda experiência nos transforma e aprendi muito mais do que sou capaz com a pandemia do que sem ela.    

3 Atendimento é insistência ou paciência? Sem ter um certo ou errado, digo insistência. Insistimos todos os dias quando levantamos para trabalhar. Insistimos quando acreditamos no produto adequado ao cliente. Insistimos quando buscamos informações sobre o mercado. Insistimos todos os dias para melhor atender, seja um profissional de mídia, gestores, clientes e até a nós mesmos.  

4 Um grande momento?  

O grande momento foi quando aprendi a me reconhecer. Fiz coaching em busca de aperfeiçoamento, nem imaginava que me traria tantos benefícios. Sempre me cobrei muito e não identificava que na pratica eu tinha muito do que valorizava em outras pessoas. Esta transformação foi fundamental para a Laura profissional, filha, irmã e amiga de hoje. 

O SER
O homem se encontra no centro da criação porque compartilha com seu criador algo que nenhuma outra criatura possui, nem mesmo os anjos. Esse algo é o livre arbítrio. Gênesis – “Deus criou o homem à Sua imagem”. Apenas ao ser humano: uma mescla do físico; e do espiritual: foi dado o poder de escolha de como viver. A combinação do intelecto superior, poderes sofisticado de comunicação e livre arbítrio conferem ao ser humano um poder extraordinário. Mas, ter um grande poder implica em grande responsabilidade.

Reproduzindo a metáfora dos julgamentos na criação o uso da balança nos diz: as boas ações de uma pessoa são pesadas de um lado, as más ações do outro, e o veredicto de qual lado for mais pesado. Não se trata, portanto, apenas da quantidade de atos bons ou ruins, mas do “peso de cada um deles. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o destino do mundo não se encontra nas mãos daqueles que movem montanhas ou lideram revoluções, e sim, nos preciosos e muitas vezes anônimos atos de bondade realizados por seres humanos no seu dia a dia.

Tá dado o recado.

ZUM,ZUM,ZUM

Parem de torcer contra!

O mercado precisa!

Não compliquem!

Sejam solidários!

Podem somar muito, mas dividam um pouquinho!

REALIDADE

Pensem! Mexam-se!

Privatização da CEEE, CORSAN, SULGÁS, DETRAN e também pedida e pretendida por muitos do BANRISUL…. O mercado gaúcho de publicidade como ficará?

PREFEITURA POA

Mais de 10 Agencias entregaram envelopes para licitação da conta publicitária que irá escolher duas.

SECOM RS

Prorrogado os prazos das Agencias do Governo anterior, provavelmente não teremos resultados em 2021 da licitação

LICITAÇÃO PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

 Confira a lista de agências:

– Bistro

– Centro

– Competence

– Engenho

– Escala

– Euro

– Moove

– RS Brazil Propaganda

– SPR

A Engenho de Ideias na entrega dos envelopes e no final da ata consignou uma irregularidade da agência Competence. 

COMISSÃO JULGADORA:

Tiago Dimer e Cleiton Silva como profissionais vinculados a Prefeitura POA e Flávio Dutra não vinculado são os 3 julgadores sorteados para a licitação de agências de propaganda.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA

As doenças reumáticas acometem mais de 15 milhões de pessoas no país e podem afetar o aparelho locomotor – articulações, ossos, músculos, cartilagens, tendões e ligamentos. Ao todo, os distúrbios reumáticos compreendem cerca de 120 doenças, que, na maioria delas, se expressam por dor, inchaço e rigidez nas articulações.

 Para conscientizar a população sobre diagnóstico precoce, para melhor qualidade de vida dos pacientes e curso mais otimista das doenças, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) inicia uma campanha de atenção às doenças reumáticas, com o mote “Reumatologista. Comprometido até os ossos com seu bem estar.”

 “A campanha quer mostrar à população a importância de não perder tempo no diagnóstico e tratamento dessas enfermidades, o que implica em sofrimento e dor para o paciente. A rapidez na identificação da doença reumática é fundamental e, para isso, o papel do especialista é crucial”, diz o presidente da SBR e professor titular da Faculdade de Medicina da UFRGS, Ricardo Xavier.

Novos Conceitos – A campanha visa também desmistificar alguns conceitos erroneamente disseminadas na população, como associação com idade ou gênero: a doença reumática não afeta (somente) idosos; acomete qualquer pessoa, seja criança, jovem e adulto de qualquer idade; homens e mulheres.

Artrose, artrites, lombalgias, fibromialgia são algumas das doenças reumáticas mais frequentes. Para saber mais, acesse é e siga a SBR em suas redes sociais, @reumatologista

A campanha foi criada por KG Consultoria.

LEBES

Para celebrar os 65 anos da marca e compartilhar a emoção desta data com seus clientes, a Lojas Lebes, uma das maiores varejistas do sul do país, criou uma mega promoção de aniversário, com 3 meses de duração.

A campanha “Lebes 65 Anos. Realizando Sonhos com Você”, vai sortear 65 caminhões recheados de prêmios e, assim, realizar o sonho de muitos clientes. Afinal, este é o propósito da Lebes: Facilitar o acesso das pessoas aos seus sonhos.

E é muito fácil concorrer a um desses caminhões premiados: a cada R$ 200,00 em compras, o cliente ganha um número da sorte. Ao adquirir produtos nesse mesmo valor, pagos pelo Crediário da Lebes, recebe três números. E a cada R$ 1.500,00 em Empréstimo Pessoal, reverte em 5 números da sorte. A inscrição na promoção é automática, sendo necessário apenas que o cliente seja identificado na compra e esteja com seu cadastro Lebes atualizado. Serão mais de 20 caminhões de prêmios por mês. Consulte regulamento no site www.lebes.com.br/regulamentos.

“Olho para trás e me orgulho muito de ver quantos sonhos a Lebes já realizou. E é por isso que trabalhamos incansavelmente nesses 65 anos, pois acreditamos no poder de sonhar. 

Foi nessa trajetória séria, árdua e competente, que construímos uma empresa sólida, forte, respeitada e reconhecida no mercado nacional. Assim, a Lebes chegou até aqui, jovem, moderna e atualizada, sempre abrindo caminhos para a evolução e para os novos sonhos”, comenta Otelmo Drebes, presidente da Lebes.

A campanha “Lebes 65 Anos. Realizando Sonhos com Você”, criada internamente pelo departamento de Marketing, será divulgada em TV, rádio, jornal, no e-commerce, na revista Lebes, nas redes sociais da empresa, e nas mais de 200 lojas físicas da rede.   

SOUTH SUMMIT

“Foram muitos meses de trabalho, amarrações, parcerias. Foram muitas boas energias de um ecossistema vibrante e pujante. E o South Summit vem para Porto Alegre, para o RS, de verdade! Um dos maiores eventos de tecnologia do mundo vai acontecer no primeiro semestre de 2022 graças  à junção propositiva do Estado, município, setor de educação e iniciativa privada”, afirmou Antonio Gornatti.

Mencionando os dois executivos empreendedores  que fazem e os cumprimentando José Renato Hopf e Thiago Ribeiro pela conquista – 4 all e AIO Culture Code.

OTIMISMO
Lembrando o seu grande e maravilhoso pai, Romualdo, com o qual trabalhou durante 30 anos, Alexandre Brandão Scowronsky responsável com sua Global pelo lançamento do Golden Lake da Multiplan, demonstrou um otimismo fora do normal para o atual momento e demonstrando que as coisas estão muito boas.

ONCOCLÍNICAS RS x GRUPO RBS

A fim de alertar e incentivar a população no combate ao câncer de mama, a Oncoclínicas RS e o Hospital São Lucas da PUCRS fecharam parceria com o Grupo RBS para o patrocínio da série Vitórias. Conduzida pela jornalista e apresentadora do Globo Esporte RS Alice Bastos Neves, a iniciativa surgiu em 2020 a partir de sua experiência no tratamento contra a doença. Este ano, traz uma série com depoimentos de mulheres que encontraram no esporte a inspiração para vencer o câncer de mama.

A produção conta com cinco episódios, que serão exibidos às sextas-feiras de outubro durante o programa comandado por Alice. O objetivo da produção é transmitir a mensagem de continuidade da vida através do esporte. Além dos vídeos na RBS TV, a campanha ainda traz conteúdos editoriais na Rádio Gaúcha, no jornal Zero Hora e em GZH digital, incluindo relatos pessoais da apresentadora sobre sua experiência e cases da série exibidos no GE RS. Também serão veiculados programetes de rádio com orientações de profissionais do Centro de Oncologia do Hospital São Lucas e da Oncoclínicas RS sobre medidas importantes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

Ainda haverá conteúdos no perfil da jornalista (@alicebastosneves) para abordagem do tema, incluindo posts, stories e lives com especialistas das instituições parceiras. Ao mesmo tempo, as redes sociais do Hospital São Lucas irão trazer conteúdos associados às mesmas temáticas abordadas no programa.

A campanha Vitórias será realizada até o final do mês, em alusão ao Outubro Rosa, período de conscientização sobre a doença. Todos as peças e produções contam com a assinatura das marcas Onconclínicas RS e Hospital São Lucas da PUCRS.

Confira a agenda de lives, temas e especialistas convidados:

07/10 – “Cuidado integral e abordagem multidisciplinar no tratamento”, com a oncologista Dra. Ana Gelatti;

14/10 – “Quebrando o tabu: não ter medo de falar sobre câncer, prevenção e detecção da doença em estágio inicial”, com o oncologista Dr. Tomás Reinert;

21/10 – “Avanços no tratamento e na medicina”, com o radio-oncologista Dr. Fernando Obst;

* Transmissão a partir das 19h30 pelos perfis @alicebastonesneves, @oncoclinicaspoa e @hlspucrs no Instagram.

ABA

O mês de setembro marcou a entrada de quatro grandes empresas multinacionais ao World Federation of Advertisers’ Planet Pledge, um compromisso global para fazer de suas equipes de marketing uma força de mudança positiva tanto internamente quanto com os consumidores que compram seus produtos e serviços. Além disso, 22 associações nacionais de anunciantes – entre elas a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – se comprometeram a promover o compromisso com os anunciantes locais, destacando o papel que o marketing pode desempenhar na realização de mudanças reais e na criação de uma rede de campeões locais.

“Ao redor de todo o mundo, o mercado de comunicação e publicidade deve ser um espelho da sociedade e atualmente não existem discussões no mercado de consumo que não abordem a necessidade de uma atuação mais sustentável e responsável por parte das empresas e dos consumidores. Diante disso, a ABA sempre busca caminhos para ser um agente que se compromete a instigar e promover as análises necessárias em prol do setor e, consequentemente, da sociedade. Estar no Planet Pledge da WFA é mais uma oportunidade que nós como associação temos nesse sentido”, pontuou Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente e Cofundadora da Arca+.

Asahi Europe & International, Carlsberg Group, Ingka Holding (maior franqueado IKEA) e Pernod Ricard se juntarão aos signatários do lançamento Bayer, Danone, Diageo, Dole Packaged Foods, Mastercard, Ørsted, Reckitt, Telefónica, Tesco e Unilever, assim como L’Oréal, NatWest e PepsiCo, para usar o poder do marketing para impulsionar a ação sobre as mudanças climáticas.

Além da ABA, as associações nacionais que se inscreveram como parceiros da WFA Planet Pledge são: AAI (Irlanda), ABG (Conselho de Cooperação do Golfo), AEA (Espanha), ANFO (Noruega), APAN (Portugal), APPINA (Indonésia), BAA (Bulgária), HAA (Grécia), ISA (Índia), JAA (Japão), The Israel Marketing Association, ISBA (Reino Unido), MAA (Malásia), Marketing Finland, MASA (África do Sul), MSK (Quênia), PAS (Paquistão), Sveriges Annonsörer (Suécia), SZZV (Eslováquia), Union des marques (França) e UPA (Itália).

“Para nós é extremamente importante estar ao lado de outras associações tão relevantes ao redor do mundo para discutir e ajudar a promover um comportamento mais sustentável da sociedade. Somos 22 associações e devemos olhar para as particularidades de nossos países e saber explorar de forma efetiva as potencialidades locais que os líderes de marketing podem e devem incentivar para promover esse desempenho cada vez mais responsável do mercado de comunicação. A reunião de todas essas nações representa uma força muito grande para o setor e para a promoção da sustentabilidade”, analisou Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.

O Pledge foi lançado na Semana Global de Marketing da WFA em abril deste ano e procura encontrar um papel claro para o marketing como uma força positiva para a mudança ambiental, incentivando as CMOs a agir em quatro áreas-chave:

1. Comprometer-se a ser um campeão da campanha global Race to Zero tanto internamente dentro de suas organizações quanto incentivando sua cadeia de fornecimento de marketing a fazer o mesmo;

2. Ampliar a capacidade das organizações de marketing para liderar a ação climática, fornecendo ferramentas e orientação para seus marqueteiros e agências;

3. Aproveitar o poder de suas comunicações de marketing para impulsionar comportamentos de consumo mais sustentáveis; e

4. Reforçar um ambiente de marketing de confiança, onde as alegações de sustentabilidade possam ser facilmente fundamentadas para que os consumidores possam confiar nas mensagens de marketing que lhes são apresentadas ao procurarem alinhar seu próprio consumo com seus valores.

O progresso em todos esses objetivos será relatado anualmente pela WFA. A WFA também trabalhará com órgãos de padrões publicitários em todo o mundo e outras partes interessadas relevantes, a fim de fornecer orientações ao setor que preservem a confiança na linguagem evolutiva das reivindicações ambientais de uma forma que permita aos consumidores fazer escolhas sustentáveis com confiança.

O compromisso é projetado para ampliar os esforços existentes e direcionar os membros da WFA e seus parceiros agregando. Além disso, ele introduz novas ações que os líderes de marketing podem iniciar e defender, desempenhando assim um papel distinto em apoio à transição para a rede zero.

“Estou encantado que estas quatro empresas e tantos de nossos parceiros de associação nacionais tenham aderido ao Planet Pledge. À luz do recente relatório do IPCC da ONU, que põe a nu o desafio da mudança climática, é vital que nossos membros se comprometam não apenas a reduzir seu impacto, mas também a educar os consumidores sobre como eles podem ter um impacto também. Enfrentar a mudança climática pode parecer complexo, mas as equipes de marketing têm as habilidades necessárias para facilitar a compreensão de como todos podem fazer uma diferença real. Aderir ao WFA Planet Pledge é uma séria declaração de intenções; esperamos que mais marcas se inscrevam no futuro e vejam como os marqueteiros podem assumir a liderança para enfrentar o desafio mais premente do mundo”, disse Stephan Loerke, CEO da WFA.

GLOBO

Como representar a relevância de uma empresa que se transforma para estar ainda mais próxima, contando histórias que geram conversa em todas as telas, e que conecta marcas e milhões de pessoas todos os dias? Uma empresa que é janela do que acontece no mundo e espelho de quem se vê refletido em seu conteúdo? E que está na tela da TV e do celular, mas também inspira meme, vira bordão, é campeã de trending topic nas redes sociais? Como falar sobre a evolução desta Globo que está em todo lugar, de um jeito como nunca se viu?

A resposta está em uma série de assinaturas dinâmicas que fazem parte da nova campanha de marca da Globo, lançada hoje, 6 de outubro, no palco do Maximidia – um dos maiores eventos do setor. Em uma representação do seu programa no GNT, o apresentador Fabio Porchat conversou com Manzar Feres, diretora de Negócios da Globo, Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo, e Eco Moliterno, CCO da Accenture Interactive, que assina a direção criativa da campanha, sobre os desafios da empresa em meio a tantas transformações do mercado e dos bastidores do desenvolvimento do projeto.

“O que estamos vendo é a disrupção de um ambiente de mídia em que a convergência entre os meios será cada vez mais fluida. Isso traz uma grande oportunidade para a Globo, uma empresa que sempre esteve na vanguarda da tecnologia e da produção de conteúdo, e para as marcas que nos acompanham em toda a jornada do consumidor – mais de 100 milhões de pessoas que nos assistem na TV aberta, na TV por assinatura, que consomem nossos conteúdos no streaming e no digital”, reforça Manzar Feres, diretora de Negócios da Globo.

Principal lançamento da marca neste ano, o projeto prevê uma comunicação dirigida para mercado publicitário e público externo, além de iniciativas de fomento ao setor. O desafio de representar a marca e seu portfólio de canais lineares e produtos digitais, em um contexto em que dados, tecnologia e conteúdo são os principais pilares do negócio, foi o pontapé inicial para o projeto.

“A gente precisava encontrar uma forma de falar sobre a relevância do nosso ecossistema e do nosso conteúdo, trazendo tudo aquilo que somos hoje: uma empresa que tem o consumidor no centro, que está em todo lugar e que tem um conjunto de marcas que fazem a diferença na vida das pessoas”, define Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo. “Ao mesmo tempo, uma Globo capaz de reverberar não só seus conteúdos, mas também daqueles que estão com a gente em todo lugar. Essa convergência traz um enorme potencial. Por isso, mais do que apresentar, queremos nos reapresentar ao mercado.”

Da proposta de se ‘reapresentar’ ao mercado surgiu o vídeo manifesto, protagonizado pelo humorista Paulo Vieria, que compõe o enxoval criado para o lançamento da campanha, que terá ainda anúncios de mídia impressa, teaser com Tatá Werneck e um hub de conteúdo com infográficos e cases da marca, hospedado na plataforma Gente.

Vídeo manifesto: https://youtu.be/ZiIBlrZcrHQ

Plataforma Gente: https://gente.globo.com/infografico-pesquisa-globo-relevancia-onde-voce-quiser/?staging=1

Teaser: https://youtu.be/YfouyUQyXV8   


O efeito Globo: o que acontece aqui, reverbera em todo lugar.

Para o desafio de ressignificar a percepção de uma marca que foi símbolo da TV aberta no Brasil, e que hoje conta em seu portfólio com canais por assinatura, plataforma de streaming e produtos digitais, a Globo contou com a parceria da Accenture Interactive. De um processo de cocriação que reuniu equipes de criação, planejamento e marketing das empresas, surgiu o conceito que irá nortear o desenvolvimento de todas as fases da campanha: o da reverberação.

“Só de mostrar o símbolo da Globo, as pessoas já sabem de que empresa estamos falando. Isso é o que toda marca ambiciona no mundo. E o conceito dela é muito simples: é o mundo transmitido em uma tela para o mundo. O que propomos é ampliar esse significado, mostrando que o que acontece no mundo, passa na Globo e vai pra todo lugar”, explica Eco Moliterno, CCO da Accenture Interactive.

Para ilustrar graficamente o novo conceito, foi criado o que ficou conhecido internamente como o ‘efeito Globo’. Uma alusão ao efeito da ressonância, que representa uma Globo pulsante, que reverbera para além de si, indo além de suas próprias fronteiras. Mais ainda, uma empresa que tem conteúdo para todos, em todos os lugares. Que alcança 96% dos domicílios com seus canais lineares e que é consumida por 81% dos usuários brasileiros na internet.

Do PNT ao TT. Do plim ao play. Dos fãs aos followers.

Da audiência nacional aos recordes nas redes sociais. Do conteúdo que se assiste na TV aberta e na TV por assinatura ao portfólio completo de canais Globo no streaming. Das tardes de domingo com o Huck ao melhor do filme com o incrível Hulk. Do melhor do esporte ao melhor da gastronomia: só a Globo oferece uma experiência multitela, acessível a qualquer hora, de qualquer lugar, e individualizada, graças ao investimento em tecnologia para ampliar o seu conhecimento e o relacionamento com o consumidor. Desta forma, sendo nacional e ao mesmo tempo individual, a Globo se mantém relevante e gera conversas que vão além de suas próprias plataformas. Para as marcas, um olhar integrado sobre indicadores específicos dos setores para ampliar a eficiência do investimento em mídia.

“Hoje, a Globo tem uma estratégia única de dados e faz uso de algoritmos sofisticados para se relacionar com as mais de 110 milhões de pessoas que estão em nosso Globo ID. Nesse contexto, temos capacidade para gerar inúmeros insights que nos ajudam no desenvolvimento de formatos publicitários customizados e inovadores, criados com base no perfil do público desejado, a fim de entregarmos visibilidade, credibilidade e engajamento, amplificando os resultados para nossos parceiros”, reitera Manzar.

Os números comprovam a relevância em todo lugar. No último BBB, os participantes do programa saíram, juntos, com mais de 124 milhões de novos seguidores. Quando o apresentador Marcos Mion anunciou sua ida para a Globo, as pesquisas pelo seu nome cresceram 1.300%. Os conteúdos de vídeo da Globo são responsáveis por 90% dos tweets no Brasil.

“Quando nos debruçamos sobre tantas informações que ilustram a relevância e a presença dessa marca na vida de todos nós, entendemos que havia ali uma oportunidade para explorar, de diversas formas e por meio de diversas peças, o conceito dessa Globo que reverbera, que transborda, que vai além. Por isso, faz todo sentido que a gente abuse dessas oportunidades, trazendo diversidade na assinatura, nas peças, na linguagem e na comunicação com todos os públicos que queremos falar”, explica Ricardo Moyano, diretor de Criação da Globo.

Entre as peças que foram desenvolvidas pela criação da Globo estão os teasers com a locução de Tatá Werneck. Em uma narração acelerada irreverente, característica de uma de suas personagens, a humorista conta em tom divertido sobre o ecossistema de marcas da Globo. “Me deram 30 segundos pra explicar o que mudou na Globo. Globo é uma coisa e TV Globo é outra, tá? A TV Globo é da Globo. Mas a Globo não é só TV Globo.”, brinca.

Gente: plataforma reúne informações sobre relevância da Globo

O que acontece na Globo, não fica só na Globo. A frase descrita na plataforma Gente é uma síntese da força do conteúdo que gera relevância em todo lugar. Em uma série de infográficos que ilustram dados como os destacados abaixo, o público e o mercado publicitário poderão ter acesso às informações que comprovam que o conteúdo da Globo transborda para todas as telas, todas as conversas, indo muito além do universo Globo, e se tornam parte da vida das pessoas. 

·         8 em cada 10 brasileiros consomem conteúdo Globo na TV aberta, na TV por assinatura ou no digital.

·         Na TV aberta 96% da população assistiu à TV Globo no primeiro semestre de 2021.

·         Na TV por assinatura 94% dos brasileiros foram alcançados durante o mesmo período deste ano.

·         No digital 81% dos internautas do país estão no digital Globo (+102 mm de usuários únicos).

·         Mais de 10 milhões de downloads no Cartola FC, o maior fantasy game de futebol do mundo.

·         450% de aumento no consumo dos podcasts Globo em 2020, se comparado ao ano de 2019.

·         Globoplay o maior streaming brasileiro, com mais de 185 milhões de visualizações por mês.

·         Mais de 130 milhões de produtos vendidos em mais de 100 parcerias de licenciamento

Nos próximos meses, a Globo dará sequência às outras etapas do projeto, que inclui uma campanha direcionada para o público final.

GOLDEN LAKE

O novo bairro privativo Golden Lake, da Multiplan, será um ícone no segmento de luxo do mercado brasileiro, e já está mudando a paisagem da Zona Sul.

Com as obras de infraestrutura internas concluídas, e com um estande inovador, o Golden Hall, a Multiplan faz o lançamento oficial do empreendimento no momento em que os porto-alegrenses vibram com o Orla do Guaíba revitalizada. O empreendimento lança um novo estilo de vida na cidade e agrega valor à região, com a atração de novos serviços e investimentos para o local. 

Inspirado no condomínio Golden Green, na Barra da Tijuca do Rio de Janeiro, considerado até hoje como o empreendimento mais luxuoso da cidade, também com a assinatura Multiplan, o Golden Lake vai proporcionar aos gaúchos um novo life style, aliando segurança, bem-estar, comodidade e com todas as 18 torres com vista perene para o cartão postal de Porto Alegre: o Guaíba e seu espetacular pôr do sol.

Localizado a 10 minutos do Centro e a 15 minutos do Bairro Moinhos de Vento, integrado ao BarraShoppingSul e debruçado sobre o Guaíba, o novo bairro privativo está sendo implantado em uma área de 163 mil m², com 7 condomínios. Cada um deles tem sua estrutura própria e completa de lazer, e todos estão interligados a uma inédita área de esportes, relaxamento e entretenimento, proporcionando um estilo de vida de bairro e adaptado ao cotidiano contemporâneo, tendo a segurança e o conforto como valores primordiais.

Com urbanização planejada, onde a área livre representa 90% do total do terreno, paisagismo exuberante e cerca de 1,3 km de ciclovias e pistas de caminhada, o bairro terá em seu coração o Main Lake, um dos maiores lagos artificias balneáveis do país, com 5 mil m² e tecnologia revolucionária. É lá que os moradores poderão praticar esportes náuticos como caiaque e stand up.

Beach Club terá uma praia que recria um cenário tropical e uma raia olímpica de 50 metros. O clube contará com 4 quadras esportivas e várias áreas de convívio ao ar livre, como churrasqueiras coletivas, espaço fogo e lounge para festas com deck e integrado a um amplo gramado. Um night club e um restaurante sofisticados também integram o espaço.

Crianças e adolescentes do bairro Golden Lake poderão se encontrar no Golden Park, com parque infantil e gramado, além de 3 quadras de tênis e um bangalô debruçado sobre o Main Lake.

Outro espaço de destaque no bairro será o Wellness Center. Com uma arquitetura arrojada e moderna, abrigará um spa com piscina terapêutica, saunas, salas de repouso e massagem. Para relaxar a céu aberto, haverá um deck sobre o Main Lake.  Piscina coberta e climatizada com 3 raias de 25 metros, amplo fitness center, bar, central de apoio náutico e um centro de estética complementam a infraestrutura de saúde e relax do local.

Assinam os projetos Arquitetônico e de Landscape os escritórios de Alexandre Feu Rosa e Benedito Abbud, respectivamente.

Além de agregar beleza e sofisticação à paisagem de Porto Alegre, o Golden Lake contribuirá com o desenvolvimento da região e da cidade por meio da realização de obras e de benfeitorias previstas nas contrapartidas do empreendimento, que somarão R$ 170 milhões em recursos aplicados ao longo da sua construção, incluída uma relevante revitalização da Orla.

Sua construção, que será realizada em etapas, deverá gerar 3 mil empregos diretos e indiretos durante as obras de cada fase. Atualmente, cerca de 100 profissionais estão envolvidos no desenvolvimento do empreendimento. Desde 2009, quando foi realizada a aquisição da área, já foram investidos R$ 200 milhões.

O primeiro dos 7 condomínios a ser lançado e construído será o Lake Victoria.  São 4 torres e um total de 94 unidades, de 299 a 543 m² de área privativa, e Valor Geral de Vendas (VGV) de cerca de R$ 500 milhões. Todos os apartamentos têm vista para o Guaíba, quatro suítes, lareira e espaços gourmet internos e nas varandas.

Uma das inovações para o mercado local são as 4 penthouses, sendo uma delas com mais de 800 m² distribuídos em dois andares, vista panorâmica, pé-direito duplo na sala e um terraço com piscina e deck molhado, sauna, área gourmet, lareira e arquitetura que valoriza a iluminação natural. O vasto cardápio de ambientes nas áreas comuns permite que os moradores desfrutem de piscina climatizada de 40 metros, piscinas infantil e para adolescentes independentes, fitness center, deck para yoga, pet place, spa com saunas, piscina de relaxamento e sala de massagem, beauty center, espaço gourmet com lounge fogo, playgrounds ao ar livre, brinquedoteca, salão de festas infantil, espaço teen e sala de reuniões.

O Golden Lake coroa uma nova fase da cidade, consolidando o novo eixo de crescimento de Porto Alegre. Estamos trazendo uma proposta única de viver os prazeres de um bairro de alto padrão com infraestrutura, segurança e localização exclusiva, em frente à parte mais nobre da Orla de Porto Alegre e integrado ao BarraShoppingSul, assim como fizemos com o Barra Golden Green no Rio de Janeiro“, afirma o presidente da Multiplan, José Isaac Peres.

O lançamento oficial do empreendimento reflete o empenho da Multiplan ao longo de 12 anos, desde quando firmamos a aquisição da área. Sempre acreditamos muito no sucesso do Golden Lake, que vai presentear os gaúchos com um estilo de vida totalmente inédito e diferenciado, além de comprometido com a sustentabilidade. Para que os clientes possam desfrutar desde já dessa experiência, construímos um estande de vendas único na cidade, repleto de tecnologia e atrações exclusivas,” afirma o Vice-Presidente de Desenvolvimento Imobiliário da Multiplan, Marcello Kaminitz Barnes.   

O empreendimento chega num momento muito especial para a cidade, em que a revitalização da Orla do Guaíba, tão esperada pelos gaúchos, está se tornando realidade. A pandemia também acelerou a busca de morar com mais prazer, com mais opções para unir o trabalho e o lazer”, afirma o Diretor Imobiliário da Regional Sul da Multiplan, Bruno Becker Vanuzzi.

Atualmente, a obra está na fase de final de infraestrutura do bairro. A empresa está replicando na operação todos os rigorosos protocolos de saúde de prevenção à COVID-19 adotados nos seus shoppings, que têm sido uma referência e uma preocupação permanente da Multiplan.

Quanto à sustentabilidade, o projeto está sendo certificado com o selo EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies), que é oferecido pelo International Finance Corporation (IFC) para o Lake Victoria, e que atesta a economia de 20% nos recursos hídricos e energéticos.

O modelo de construção sustentável do Golden Lake inclui reaproveitamento de materiais, preservação de árvores e animais, e geração mínima de resíduos sólidos. Grande parte do material proveniente das antigas construções, que pertenciam ao Jockey Club, foi reaproveitada. A madeira das cocheiras foi reciclada e transformada em biomassa para geração de energia. Cinco mil blocos de granito foram integralmente reutilizados. Todo o metal e o PVC dos encanamentos e calhas foi doado para reciclagem.

O paisagismo foi projetado com priorização de espécies nativas e transplante dos espécimes locais. São 351 novas árvores de grande porte plantadas e 192 árvores transplantadas, entre elas figueiras, palmeiras e jacarandás. Todas as rótulas do viário serão arborizadas com árvores transplantadas do local. O composto orgânico utilizado é oriundo do próprio terreno e o material de aterros é oriundo de jazidas licenciadas. Os ninhos de quero-quero e sabiá-laranjeira foram transplantados e mantidos até que houvesse a maturação dos filhotes.

Outra iniciativa sustentável é o princípio da não geração de resíduos sólidos. Todo resíduo de demolição e construção é classificado previamente antes da destinação final e enviado para reciclagem integral. 

Golden Hall

Com forte presença na Avenida Diário de Notícias, o Golden Hall é o ponto de acolhimento e show room dos que vão conhecer este grandioso empreendimento. Desenhado para proporcionar uma “Golden Experience”, com 1,1 mil m², logo no seu acesso tem um pequeno lago cristalino que nos dá uma ideia do que virá a ser o Main Lake, o grande lago que dará vida ao empreendimento.

No seu interior, um amplo salão abriga as maquetes do bairro e do Lake Victoria e diversos backlights com todas as informações do projeto. Dois painéis de LED, sendo um externo de 30 m², exibem vídeos que mostram um pouco do lifestyle de morar no Golden Lake.

O atendimento aos clientes será feito em salas individuais que têm ao fundo a vista do bairro em implantação. O Golden Hall também apresenta um apartamento decorado de 328 m² para que os clientes possam sentir como será morar em uma das torres do Lake Victoria.

Com tecnologia inédita no mercado imobiliário, os visitantes poderão realizar um passeio completo pelas principais atrações do bairro e pelo Lake Victoria, através de óculos de realidade virtual 3D / 360º, numa experiência imersiva única.

Um dos grandes diferenciais na Golden Experience é o passeio em carrinhos de golfe pelas vias arborizadas do bairro, já finalizadas.

A Multiplan também trará opções variadas da alta gastronomia ao Golden Hall, valorizando o estilo de vida ao mesmo tempo despojado e sofisticado da Zona Sul. Passeios de veleiro para admirar o pôr do sol também farão parte da programação exclusiva para clientes. 

Com a proposta de mostrar esse novo conceito de morar no primeiro bairro privativo de alto padrão em Porto Alegre, a campanha de lançamento, assinada pela agência Global, vai trazer a influenciadora gaúcha Claudia Bartelle como protagonista de um filme de grande produção que será veiculado em canais de TV aberta e fechada. A campanha também será desdobrada para mídia externa, mídia digital e grande mídia.

Acesse o link para ver o vídeo da campanha de lançamento do Golden Lake: https://www.youtube.com/watch?v=p8QQr2tAaRo.

FEEVALE

A doutoranda Marina Mentz, bolsista do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, é uma das pesquisadoras latino-americanas selecionadas para a 8ª Escuela de Verano Alaic, evento de formação continuada da Asociación Latino-americana de Investigadores de Comunicación (Alaic), que reúne estudantes e professores para cursos, palestras, reuniões de orientação e debates. A doutoranda é jornalista formada pela Universidade Feevale e há dez anos faz parte do grupo Criança na Mídia, sob orientação da professora Saraí Patrícia Schmidt, doutora em Educação, onde pesquisa a violência contra crianças no jornalismo on-line. 

Dos 59 pós-graduandos escolhidos pela comissão científica da Alaic, Marina é a única pesquisadora gaúcha selecionada junto a outros pesquisadores do Brasil, além de Chile, Equador, México, Uruguai, Argentina e Colômbia, país de onde será transmitido o curso. “Os encontros da Alaic dos quais participei foram fundamentais para minha formação enquanto pesquisadora das infâncias e da comunicação, com debates elucidativos e provocadores acerca do tema”, afirma a doutoranda.  

“A reunião de cientistas da área é indispensável para a investigação da tese que estou desenvolvendo, haja vista a semelhança das problemáticas das infâncias na América Latina. Contudo, as práticas de comunicação em relação ao tema e as iniciativas de enfrentamento aos desafios para as crianças nestes países são diferentes. Países da América Latina, mesmo que muito próximos de Brasil, expressam sua comunicação sobre infâncias de formas diversas, então entendo nosso país como um aprendiz neste sentido. Há muito a se avançar na qualificação desta pauta no jornalismo brasileiro, e a Escuela de Verano Alaic possibilitará trocas ricas para este aprendizado”, explica Marina. 

A Escuela de Verano Alaic acontece até 15 de outubro, de forma remota. Inspirado nas escolas de verão da European Communication Research and Education Association (Ecrea), o evento é uma experiência de incentivo à pesquisa, além da promoção de intercâmbio cultural. 

BRIVIA

Para a maioria das pessoas, a transformação digital — e, principalmente, como iniciar ou evoluir da forma correta nessa jornada — é marcada por muitas dúvidas e incertezas. Com o objetivo de “traduzir” esse tema complexo para o público, a Brivia lançou um podcast e convidou um comunicador com grande experiência em rádio e web para atuar na mediação. O jornalista Luciano Potter apresentará o Desbravadores, que será semanal. 

Chief Strategy Officer (CSO) da Brivia, Roberto Ribas é âncora ao lado de Potter na programação, que terá convidados especiais. “O podcast tem a missão de levar a empreendedores, executivos, estudantes e profissionais o que significa, na prática, a transformação digital”, destaca.

Ribas pontua que a novidade busca apoiar na evolução do mercado, demonstrando o potencial que a tecnologia e a cultura orientada por dados possuem. “A cada semana, surgem uma nova buzzword, uma nova metodologia, uma nova ferramenta, o que deixa as pessoas confusas e desorientadas. Queremos, com o Desbravadores, trazer essa discussão de uma forma acessível e divertida, para que todos consigam materializar esses conceitos e se sintam empoderados para aplicá-los”, afirma o CSO. “Vamos desmistificar os impactos da transformação digital no universo do marketing e da operação como um todo”, complementa. 

Da ignorância ao conhecimento

Foi com esse objetivo — de simplificar — que a Brivia chamou Luciano Potter para fazer parte do projeto. “A minha ignorância nesse tema é pungente e aparecerá em cada episódio, o que é muito bom. Vou aprender sobre assuntos que nada sei, junto com quem acompanha o programa. Isso faz parte de ser jornalista, mantendo a curiosidade bem viva”, diz Potter. 

Com quase meio milhão seguidores nas redes (@lucianopotter), o jornalista já atuou em outros podcasts, como Caixa Preta, Potter Entrevista, Moda Importa e Era Uma Vez no Oeste. E, atualmente, participa dos programas Timeline e Sala de Redação, na Rádio Gaúcha, e do Bola nas Costas, na Atlântida, além de já ter trabalhado na RBSTV e Zero Hora — todos do Grupo RBS, maior afiliada do Grupo RBS do país. Em sua trajetória, já cobriu Copas do Mundo, SXSW, TED Talks e outros eventos nacionais e internacionais.

Potter defende que “qualquer assunto complicado merece ser falado para todos, ainda mais quando tem relação direta com a vida das pessoas”. E deixa claro que, apesar da complexidade, não abrirá mão da leveza pela qual é conhecido: “Gosto de programas leves, com pessoas que riem de si próprias. Quero que os episódios sejam informativos e bem-humorados”. 

A estreia foi sobre “O que é a transformação digital sob a ótica do marketing” (assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=P2dPCDpYIZ4), com participação da Head of Strategy da Brivia, Paola Müller, ao lado dos dois integrantes fixos do Desbravadores: Luciano Potter e Roberto Ribas. Design de experiência, marketing digital, dados, inteligência artificial, jornada do consumidor e criatividade estão entre os próximos focos de discussão. O podcast é transmitido nos canais digitais da Brivia, incluindo YouTube e Spotify. 

CDL POA

O próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, chega para o comércio com entusiasmo. É o que mostra o levantamento da CDL Porto Alegre realizado com empresários da Capital. Para a maior parte dos lojistas, o ticket médio será de R$ 150 por presente e 67% afirmam que a alta dos preços deverá impactar no valor final dos produtos e também nos resultados das vendas. Ainda assim, em comparação a 2020, a maior parte dos entrevistados acredita que o desempenho das vendas será superior. A palavra escolhida para marcar a data é ‘crescimento’. Além dos brinquedos (56%), os lojistas apontam para o reforço de uma importante tendência nesta data comemorativa: a valorização da compra de produtos e serviços que envolvam experiências em família (33%), que incluem viagens curtas e passeios como opção para a data comemorativa.  

Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, o resultado da pesquisa está em linha com a ascensão da experiência do cliente, que vai além da venda do produto ou serviço. “Estamos vivendo a era da experiência, o cliente está atento a isso, busca vivenciar momentos em família e com amigos que despertem sensações duradouras”, aponta. O dirigente afirma que, para o comércio e o setor de serviços, isso será cada vez mais um diferencial. A experiência pode ser um almoço simples com pessoas queridas ou uma viagem planejada e um passeio especial. O Dia das Crianças tende a unir os grupos de afeto, o que acaba por propiciar atividades que impactam também no movimento econômico da cidade. “O momento, agora, é de supervalorização das experiências. Precisamos estar atentos, como empresários, a essas oportunidades”, explica Piva.  

A CDL POA também apurou que a divulgação de produtos deverá ocorrer, para grande parte dos lojistas, por meio de postagens em redes sociais (89%) ou por mensagens via WhatsApp (61%). E as vendas, quando virtuais, serão realizadas pelo WhatsApp (78%) em maior parte. Já o meio de pagamento de maior adesão será o cartão de crédito e débito, entretanto, 50% dos respondentes afirmam que aceitarão pagamentos digitais, como PicPay, PagSeguro entre outros, como o Pix. 

Considerando análise de dados disponíveis do mercado, para o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, a melhora do quadro sanitário segue propiciando flexibilizações adicionais ao funcionamento dos negócios. “Esse movimento beneficia, principalmente, os segmentos que foram mais afetados pelo distanciamento social no comércio, incluindo os artigos de vestuário, calçados e materiais de escritório, além de diversos serviços prestados às famílias, como alojamento e alimentação”. O economista acredita, portanto, que tais categorias liderarão o processo de retomada da economia nos próximos meses. 

CONFIRA OS RESULTADOS COMPLETOS DA PESQUISA DE DIA DAS CRIANÇAS DA CDL POA: 

Segmentação de lojistas consultados 

Alimentação 28% 

Vestuário 22% 

Brinquedos 17% 

Calçados e acessórios 12% 

Óticas e joalherias 6% 

Acessórios e semijoias 5% 

Material Esportivo 5% 

Entretenimento e lazer 5% 

Porte 

39% Microempresa (faturamento menor ou igual a R$360 mil/ano) 

50% Pequena empresa (superior a R$360 mil/ano e menor ou igual a R$4,8 milhões/ano) 

11% Média empresa (superior a R$4,8 milhões/ano e menor ou igual a R$300 milhões/ano) 

Termômetro do Otimismo: o quanto você se sente otimista para o Dia das Crianças, em relação às possibilidades de vendas? 

0% Nada otimista 

22% Pouco otimista 

33% Razoavelmente otimista 

34% Otimista 

11% Muito otimista 

Qual sua expectativa de ticket médio de vendas para a data? 

28% De R$10 a R$50 

11% De R$50 a R$100 

28% De R$100 a R$150 

33% Acima de R$150 

Como pretende divulgar os seus produtos? 

89% Postagens em Redes Socais 

61% Mensagens via WhatsApp 

56% Decoração de vitrine e loja 

22% E-mail marketing 

22% Postagem paga na internet 

6% Distribuição de flyers e panfleto 

6% Não pretendo divulgar 

Quais meios de pagamento utilizará para vendas nesta data? 

100% Cartão de crédito e débito 

78% Dinheiro 

78% PIX 

50% Pagamentos digitais (PicPay, PagSeguro, entre outros) 

17% Cheque 

11% Crediário 

Como você pretende vender pelos meios digitais? 

78% Pelo WhatsApp 

61% Pelas redes sociais 

28% Pelo site ou e-commerce da empresa 

28% Por marketplaces 

11% Por aplicativos próprios da empresa. 

11% Não pretendo vender nos meios digitais 

Em comparação a 2020, como você acredita que será o desempenho das vendas neste ano? 

Inferior a 2020 – 6% 

Igual a 2020 – 17% 

Superior, entre 1% a 10% –  33% 

Superior, entre 11% a 20% V – 22% 

Superior, entre 20% a 30%  –  22%  

Em relação às altas recentes nos preços, quanto o valor final do seu produto foi impactado? 

67% Muito impactado 

28% Pouco impactado 

5% Não foi impactado 

E, com esse cenário atual da sua empresa, você acha que isso impactará nos resultados das suas vendas? 

Sim 61% 

Não 17% 

Não sei informar 22% 

Considerando o momento atual da economia para as famílias, o que você acredita que será mais procurado? 

56% Brinquedos 

33% Experiências em família (viagens curtas, espaço de lazer) 

28% Roupas e acessórios 

6% Eletrônicos (celular, tablet, videogame, etc) 

Em uma palavra, como você definiria o momento do varejo? 

1º lugar: Crescimento 

2º lugar: Difícil 

3º lugar: Incerto 

4º lugar: Esperança 

5º lugar: Recuperação 

6º lugar: Melhora 

7º lugar: Decisivo 

8º lugar: Promissor 

9º lugar: Investimento 

10º lugar: Ruim 

11º lugar: Aceleração 

12º lugar: Instável 

13º lugar: Cauteloso 

SBT

O SBT e a AACD divulgaram nesta terça-feira, durante a coletiva de imprensa virtual, a programação artística do programa que marcará a Campanha AACD Teleton 2021 na TV aberta e internet. Estavam presentes os padrinhos Daniel e Eliana, os padrinhos digitais Celso Portiolli e Maisa Silva, a diretora da atração Norma Mantovanini, a influenciadora digital Pequena Lo; além dos executivos da AACD, o CEO Valdesir Galvan e o superintendente de Marketing e Relações Institucionais, Edson Brito.

A 24ª edição da maratona solidária terá seu principal momento nos dias 22 e 23 de outubro diretamente dos estúdios do SBT, em São Paulo. Com aproximadamente 12 horas de duração, terá como tema principal a “Inclusão”, e contará com a presença de diversas celebridades. 

Além da cantora Ivete Sangalo na abertura, como já tem sido tradicional nos últimos anos, Pablo Vittar e a dupla Simone & Simaria participarão pela primeira vez da campanha, ao lado de um grande elenco de artistas e convidados ao vivo no palco – respeitando os protocolos de segurança devido à pandemia da Covid-19. 

O programa acontecerá em dois dias: Eliana e Daniel, padrinhos do evento, abrem o programa na sexta-feira (22), às 23h30. Maisa Silva, madrinha digital, abrirá a maratona no sábado (23), que começará às 14h15 e irá até meia-noite. 

Além dos padrinhos oficiais Eliana, Daniel, Celso Portiolli e Maisa Silva, estarão ao vivo comandando a campanha os apresentadores do SBT, Patricia Abravanel, Silvinha Abravanel, Benjamin Back, Chris Flores, Danilo Gentili, Dony de Nuccio, Gabriel Cartolano, Helen Ganzarolli, Igor Jansen, Luís Ricardo, Márcia Dantas, Nadja Haddad, Ratinho, Raul Gil, Sergio Marone e Sophia Valverde.  

Sabrina Sato e Ana Hickmann, da Record TV, e Sônia Abrão, da Rede TV!, estão entre os convidados especiais gentilmente cedidos pelas emissoras parceiras. Os influenciadores digitais Pequena Lô, Paola Antonini, Jackson Follmann e Fernando Fernandes trazem seu engajamento e carisma para a maratona de solidariedade da AACD que, pela primeira vez, conta com a consultoria de Belly Palma e Lari Mariano, para enriquecer o conteúdo e fazer um programa ainda mais engajado na causa da pessoa com deficiência. 

Entre as atrações musicais, grandes nomes dos mais diversos gêneros da música brasileira como Joelma, Felipe Araújo, Dilsinho, Lexa, Tierry, Gustavo Mioto, Maiara e Maraisa, Patati Patatá, Gaby Martins, Dennis DJ, Diego e Victor Hugo. 

Mega maratona com gamers 

Além da transmissão ao vivo pela TV aberta, o SBT Games irá contribuir com a causa por meio de uma Mega Maratona de arrecadação.  Um compromisso sério do setor de jogos da empresa com a comunidade PCD, trazendo entretenimento e conscientização para o público gamer ajudar nesta causa tão importante. 

A segunda edição da Mega Maratona vai acontecer de 15 a 23 de outubro, com lives diárias das 8h às 23h no canal do SBT Games na Twitch. Serão nove dias de transmissões ao vivo, 135 horas de programação, trazendo muita diversão com grandes Talentos do SBT Games, como TheDarkness, Bianquinha, Stolen e Lindinho batendo aquela gameplay de qualidade, produzindo conteúdos dos mais diversos e interagindo bastante com o chat. 

Um evento gamer não estaria completo sem contar também com a presença de pro players famosos do cenário para colocar a adrenalina dos espectadores lá no alto. Por isso, na Mega Maratona vão acontecer showmatches de Rainbow Six Siege, Valorant e CS:GO, três das principais modalidades competitivas de FPS do momento. As datas e as equipes serão reveladas em breve. 

Durante os nove dias de lives, os espectadores vão aproveitar conteúdos dos mais variados jogos e serão encorajados a realizarem doações de qualquer valor durante as lives. Todo o montante arrecadado durante a Mega Maratona será revertido para a AACD. Além disso, o SBT Games vai realizar um crossover com a TV aberta, levando influenciadores gamers para o palco do Teleton 2021 no SBT. Em breve serão revelados os nomes que estarão presentes no evento. 

Em 2020, o SBT Games realizou a sua primeira Mega Maratona. Foram oito dias de lives, com mais de 120h de entretenimento gamer e a participação de mais de 70 personalidades entre pro players, streamers e influenciadores em seu canal da Twitch. Este grande evento mobilizou a comunidade gamer a doar mais de R$ 72 mil para o Teleton. Um ano depois a presença do SBT Games no cenário de jogos e esportes eletrônicos só aumentou. Por isso, a expectativa é de que um valor ainda mais alto seja arrecadado agora em 2021. 

O SBT Games entende muito bem a importância das doações para mudar a vida de milhares de pessoas com deficiência física. E se o Machadinho é um Talento SBT Games hoje é graças a AACD, que teve um papel importantíssimo em seu tratamento ao longo da infância. Sem a instituição, o streamer não teria tido acesso à fisioterapia e cirurgias tão necessárias para retardar sua atrofia muscular espinhal. Assista ao Bits Podcast com o Machadinho para conhecer mais sobre sua história. 

Meta de arrecadação 

O objetivo de todos é grandioso: aumentar as doações. Em 2020 o Teleton teve uma queda de 60% nas doações de pessoas físicas, o que equivale a 64.430 atendimentos. Em razão do cenário atual o Teleton volta a ter meta. Assim como em 2019, será de R$ 30 milhões.“Mais do que nunca, neste ano é fundamental contarmos com as doações das pessoas durante a Campanha Teleton. Além do desafio que estamos vivendo do ponto de vista financeiro, é importante ressaltar que fizemos mais investimentos para que, mesmo diante da pandemia, nenhum paciente ficasse sem assistência”, afirma Valdesir Galvan, CEO da AACD. 


O Teleton tem enfrentado uma redução no número de doadores nos últimos anos. Em 2015, cerca de 1,4 mil pessoas doaram via telefone, site ou mobile. Em 2020, esse número caiu para aproximadamente 150 mil, uma variação negativa de 90%.

“O Teleton é a nossa principal campanha de arrecadação. Para que se tenha uma ideia da importância, entre 2015 e 2020 as pessoas físicas doaram cerca de R$ 60 milhões, o que representa mais de 600 mil atendimentos via SUS, ou seja, sem nenhum custo direto aos nossos pacientes. São atendimentos, reabilitações, produtos ortopédicos, cirurgias de alta complexidade e outras diversas ações fundamentais para dar qualidade de vida a milhares de pessoas com deficiência física que precisam e merecem um tratamento de ponta. No entanto, infelizmente, temos enfrentado uma queda significativa principalmente nos últimos dois anos, e nesse momento nós precisamos muito contar com o engajamento da sociedade e a solidariedade do povo brasileiro, pois só continuaremos existindo e prestando um serviço fundamental se contarmos com essas contribuições”, diz Edson Brito, superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD.   

“Há 71 anos a AACD trata da pessoa com deficiência com atenção, conhecimento, respeito e experiência para que todos conquistem independência e segurança. O Teleton, por meio do SBT, trabalha pra que esse movimento não pare, essa é a nossa missão”, destaca Norma Mantovanini, diretora-geral do programa Teleton. 

Os grandes patrocinadores confirmados da Campanha AACD Teleton 2021 são 3 Corações, Amazon Alexa, Atacadão, Brasilcap – uma empresa BB Seguros, Bradesco, Caedu, Droga Raia e Drogasil, Eudora, Carrefour e Cartão Carrefour, Hipercard, Nivea, Riachuelo, UNINASSAU, iti Itaú (um dos meios oficiais de doação do Teleton), Assaí Atacadista e Ekko Group. 

Projeto Carbono Zero 

Entre as novidades do Teleton 2021 destaca-se a estreia do Projeto Carbono Zero, fruto de uma parceria entre o SBT do Bem, plataforma de responsabilidade social da emissora, e a GeoSustent, empresa de engenharia e consultoria ambiental. A iniciativa tem como objetivo quantificar – por meio de modelos de equações matemáticas – as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) geradas durante todo o evento, como por exemplo: consumo de energia elétrica, água, utilização de combustíveis fósseis, entre outros e compensá-las por meio do plantio de árvores no Parque Ecológico do Tietê. A ação nomeada “Floresta SBT do Bem” será realizada em parceria com o IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza. 

Durante a transmissão do Teleton, o projeto funcionará da seguinte forma: a equipe de consultoria da GeoSustent levantará dados relativos aos principais impactos ambientais ocorridos durante o evento e os avaliará: um cálculo será feito para converter esses dados em termos de emissões de poluentes, utilizando uma unidade padrão nomeada “dióxido de carbono equivalente (CO2eq.)”; com a quantidade de carbono calculada, será possível estimar o número de árvores necessárias para compensar estes Gases de Efeito Estufa e mitigar o impacto negativo para o meio ambiente. A escolha de plantar árvores foi sugerida devido ao seu processo de fotossíntese, no qual o gás carbônico é removido da atmosfera e o oxigênio é liberado ao longo do seu crescimento. O “Floresta SBT do Bem” será realizado junto ao IBDN no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. 

O Projeto Carbono Zero está alinhado com as diretrizes internacionais de combate às mudanças climáticas e reforça o compromisso com a sustentabilidade do SBT do Bem que utilizará o seu poder midiático para somar esforços e ampliar o alcance das tão necessárias ações de combate dessa grande ameaça à biodiversidade. 

Como doar 

0500 – 4/10/2021 até 1/1/2022:  

0500 12345 05 – Para doar R$ 5,00

0500 12345 20 – Para doar R$ 20,00 

0500 12345 40 – Para doar R$ 40,00 

– R$ 0,39 por minuto, chamadas terminais fixos + impostos 

– R$ 0,71 por minuto, chamadas terminais móveis + impostos  


Site: www.teleton.org.br  

PIX: doeteleton@aacd.org.br   

ITI: QR Code estará disponível durante o programa 

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