NOTAS DA SEMANA – 07.05.2021

ENTREVISTA SIMONE SOTILLE

  1. Quem é Simone Sotille?

Certamente uma pessoa que está sempre em construção, buscando aprender algo novo todos os dias.

Este espírito inquieto e “inconformado” sempre fez parte da minha personalidade e me guiou para fazer as escolhas mais importantes da minha vida.

Bacharel em Turismo, Publicitária, Pós-Graduada em Marketing e mais uma quantidade enorme de cursos e treinamentos, nas mais diversas áreas do conhecimento sobre pessoas, negócios e comunicação fazem parte da minha formação.

Sou mãe da Maria Eduarda, que me orgulho demais em ver a pessoa que ela se tornou, com valores importantes como respeito entre as pessoas, empatia, solidariedade, cordialidade e educação. Por causa dela eu aprendia a gostar de Dorama Coreano, tenho uma “neta” Yorkshire chamada Yoko e uma Gecko Leopardo chamada Sunny.

2. Quando resolveu se tornar uma executiva de negócios?

Eu sempre soube que seria publicitária. Nunca tive dúvidas sobre qual seria a minha profissão, porém nunca pensei que seria a área comercial minha porta de entrada. Foi a Ana Jardim, hoje executiva no SBT, quem me indicou para a direção da BAND, que buscava um executivo de contas. Desde lá já tive oportunidade de trabalhar no SBT, RBS, Alright, entre outras.

Aos poucos, começou a ficar claro para mim que o formato de executivo ou gestor de contas me limitava e não era o modelo de trabalho que me deixava feliz. Quando resolvi criar a Match Conexões Comerciais, sabia que precisaria aprender muito sobre empreender e que não seria nada fácil ou confortável abrir mão de um salário fixo, uma garantia de comissões em dia e demais benefícios.

Hoje a Match Conexões já é reconhecida pelo mercado e tive a oportunidade e trazer um conceito diferente para o que antes chamavam de Representação Comercial.

O modelo de “Sales Partner” me faz realmente parte das empresas que comercializo, participando das reuniões comerciais com os gestores nacionais, dos treinamentos, com possibilidade de sugerir e gerir ações e soluções que sejam relevantes para os clientes do nosso, com muita autonomia.

Ao mesmo tempo, ser o escritório regional de plataformas globais e nacionais como a Smartclip, Kallas OOH e Helloo traz o peso de uma responsabilidade e a exigência de um comprometimento para que as empresas se sintam representadas em toda sua essência.

3. O mercado está: receptivo ou parou de vez?

Estamos vivendo algo inédito tanto para as agências, quanto para os  anunciantes, os  veículos e as plataformas, em um ambiente onde o planejamento virou uma tarefa insana, quase impossível de ser feito.

Já tivemos dias mais tensos, de maiores incertezas, mas sinto um mercado reagindo.

A maioria dos clientes já entendeu que parar a comunicação custa muito mais caro do que manter, mesmo com redução nos investimentos ou buscando alternativas para as estratégias que costumava fazer.

A mídia está mais técnica e exige mais estudo e interesse de todos em aprender sobre mensuração, KPI, geolocalização, formatos de impacto, soluções omnichannnel.

Os executivos de negócios precisam, mais do que nunca, receber o briefing com a necessidade de comunicação do cliente, para que a solução seja construída em conjunto e tenha oportunidade de apresentar soluções que a agência ou mesmo o cliente sequer haviam cogitado. Este conhecimento profundo das plataformas em conjunto com os estrategistas nas agências, está colaborando muito para que o mercado volte a investir de forma mais consistente e frequente.

4. O que te dá mais prazer no dia-a-dia?

O que me dá mais prazer é poder transmitir um pouco do que aprendi e sigo aprendendo diariamente.

Conhecimento é para ser compartilhado e quanto mais estudamos, mais aprendemos e ainda mais podemos compartilhar.

LIVE

GAV-RS e a Kantar IBOPE Media convidam para a apresentação do Inside Advertising, o mais novo estudo da Kantar IBOPE Media.
Acompanhe a apresentação da Giovana Alcantara – Diretora de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media,  que vai nos trazer algumas reflexões sobre as mudanças ocorridas em 2020, e o curso destas mudanças ainda presentes neste primeiro Trimestre de 2021.

É uma ótima oportunidade para entendermos o que passamos e quais serão as expectativas para 2021!!!

Será dia 11 de maio as 19h30 via plataforma Zoom.

Realização: GAV / Kantar IBOPE Media

Apoio: Grupo de Marketing RS-ARP

DEDO DURO
Esse colunista tem informações seguras que dois empresários de mídia, estiveram visitando a prefeitura e colocaram a sua insatisfação e não concordância com as notas que reivindicam uma solução sobre o não pagamento das campanhas de IPTU E COVID.
E mais, pediram que houvesse retaliação ao mesmo.
AVISO: Continuaremos até que o caso seja resolvido e pago. São fornecedores honestos que fizeram seus trabalhos e não receberam.

AVENTURAS
Faz um curso que qualquer vivente se inscreve com mínimo de conhecimento em Harvard e publica.
Entra num jatinho e tira foto.
Que está faltando?
Não vou contar…

IMPASSE PREFEITURA E AGÊNCIAS

No início de dezembro de 2020 a Spark Influencer Marketing recebeu o briefing e começou a elaborar a pedido da agência HOC e da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, um projeto de ativação em Redes Sociais envolvendo influenciadores digitais.
Foram elaborados dois projetos, sendo um para a ANTECIPAÇÃO DE IPTU e outro para CUIDADOS COM A COVID 19 DURANTE AS COMEMORAÇÕES DE FINAL DE ANO. Para realizar os projetos a Spark indicou a contratação de 13 influenciadores digitais e no dia 18 de dezembro, depois de ajustes e considerações os projetos envolvendo a gestão de dados execução e contratação de influenciadores, foi aprovado.
A Agência Hoc emitiu um pedido de inserção com o respectivo número de Empenho e SAC, documentos emitidos pela prefeitura para garantir a execução e o pagamento do trabalho. Inicialmente o projeto teria o vencimento da fatura em 30 de dezembro de 2020, mas posteriormente foi indicado como possível de ser realizado em 30 de janeiro de 2021. A Spark, por sua vez, emitiu a nota fiscal contra a Prefeitura Municipal de Porto Alegre conforme a Solicitação.
O projeto começou a ser executado entre os dias 20 e 27 de dezembro nas redes sociais dos seguintes influenciadores digitais: Pati Leivas, Guri de Uruguaiana, Cris Pereira, Douglas Doga10, O Bairrista, Felipe Pires, Tânia Carvalho, Aline Barbosa Mãe Crespa, Cezar de Oliveira, Daphne Constantinopolos, Samen dos Santos, Guria Natureba e Diego Elzinga. No dia 28 de dezembro de 2020 fornecemos para agencia o relatório de comprovação para ser finalizado o processo de cobrança.
No dia 30 de janeiro de 2021 e até hoje no dia 5 de maio de 2021 o trabalho não foi pago.
Neste meio tempo, recebemos informações desencontradas, e uma delas a Secretaria de Comunicação informou que a Controladoria do Município havia indicado a necessidade da substituição das notas fiscais e o refaturamento do trabalho, desta vez contra a agência que havia contratado o serviço. Em paralelo recebemos a informação que as agências licitadas pelo município, não aceitavam proceder de acordo com esta solicitação da Prefeitura. Tudo isto depois de uma serie de reuniões entre agência e cliente e praticamente nenhuma satisfação aos fornecedores.
São mais de 4 meses sem uma solução deste problema, sem comunicação oficial, sem prestação de contas. Falo pela Spark e como fornecedor participante da cadeia que envolve o negócio publicidade no Rio grande do Sul. No caso da Spark. envolvemos e, contratamos formalmente 13 profissionais Influenciadores digitais que prestaram seus serviços, sendo que o mesmo vale com relação aos impostos relativos a este job, pois a nota fiscal foi emitida e os impostos federais e municipais foram cobrados em janeiro de 2021,
Sabemos, que sobre esta mesma campanha promovida pela Prefeitura de Porto Alegre, tanto contratadas pela HOC, como pela Escala, a outra agência licitada, há outros fornecedores neste mesmo impasse. Produtora de vídeo, fotógrafo, responsáveis por mídia digital exibidoras de painéis, que contrataram terceiros e estão passando por este mesmo grande problema. Fomos contratados legalmente através de documentação oficial, realizamos o trabalho tivemos custos e queremos receber, nada mais justo do que isso. A Prefeitura e as agências que cheguem a um acordo o mais rápido possível sem judicializar a questão, pois este fato está prejudicando a saúde financeira, os compromissos assumidos e a imagem correta de nossa empresa perante nossos fornecedores.
LUIS CRUZ – DIRETOR GERAL DA SPARK RS INFLUENCER MARKETING

FMP

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) promove, na próxima semana, o evento gratuito online “Transformação do Direito no mundo pós-pandemia”. O objetivo é oferecer uma imersão em conhecimentos nas áreas de Direito Digital, Direito Empresarial, Compliance, Economia, Direito do Trabalho e Constitucional. Entre os palestrantes e debatedores convidados, estão o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luiz Fux; a Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi; o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Barroso; o Diretor do CREDIS-IDP e referência em LGPD Danilo Doneda; a médica, doutora em Cardiologia e reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Lucia Pellanda; o Procurador de Justiça do MPRS e Presidente da FMP, Fábio Roque Sbardelloto, e o CEO da FMP, Silvio Teitelbaum. Informações de painéis e palestras no site da FMP (fmp.edu.br). As inscrições deverão ser feitas pelo site https://td.fmp.law/

GRUPO RBS

Amor que protege, abraça e ensina, que se traduz em gestos e palavras. Que não mede esforços e não conhece limites. Esse é o amor de mãe, um sentimento que não se mensura, nem se compara. Com as incertezas e os desafios do último ano, o afeto e a conexão entre mães e filhos têm servido como incentivo para superar cada dia e ter garra para seguir adiante. É a partir disso que, na terça-feira (4), o Grupo RBS lançou uma campanha para marcar o Dia das Mães e celebrar o carinho e os laços familiares, destacando que, independentemente das circunstâncias, o amor nos dá forças para continuar. 

Para dar mais robustez a essa mensagem, a ação de comunicação estará conectada a outros dois momentos do ano em que o amor familiar é celebrado: o Dia dos Avós e o Dia dos Pais. As três homenagens ganharão campanhas publicitárias com os mesmos personagens e, a cada data, uma nova perspectiva será explorada a partir de uma mesma narrativa, criando uma história única e contínua. No caso do Dia das Mães, o elenco protagoniza uma história emocionante que mostra que o amor é algo que passa de geração para geração, além de homenagear os profissionais de serviços essenciais (representados no filme pela figura da mãe, que atua como bombeira).   

O filme de Dia das Mães da RBS foi lançado em primeira mão na terça-feira (4), Dia Internacional dos Bombeiros, durante o intervalo da novela Império, na RBS TV. Nesta quarta-feira (5), o material também foi exibido no Jornal do Almoço, após a exibição do quadro Palavra de Mãe, dedicado à data. O especial resgata depoimentos de diferentes tipos de mãe e falando sobre como é ocupar esse papel em 2021. A iniciativa será encerrada neste sábado (8), com a exibição de uma matéria especial com histórias diversas sobre maternidade, como uma mãe solteira por convicção, um casal de mulheres que são mães de um filho e uma mulher que engravidou após os 45 anos.  

Em Zero Hora, o Dia das Mães será celebrado a partir de um caderno de jornal digital, publicado na sexta-feira (7), que terá como mote a maternidade real. O especial inclui uma ação de engajamento com leitores que declaram, em vídeo, qual frase clássica é a cara da sua mãe. Na Superedição deste final de semana, os leitores poderão conferir, na Revista Donna, uma matéria especial, produzida a partir de depoimento de leitoras que contam o que diriam hoje para si mesmas no dia em que se tornaram mães, como aprendizados, alegrias, alertas, etc. Os depoimentos também estarão na Rádio Gaúcha, no programa Supersábado deste final de semana. A atração da emissora conta, ainda, com uma entrevista com a apresentadora Cristina Ranzolin, que falará sobre sua última sessão de quimioterapia e sobre maternidade.  

A partir do fato de que são as mulheres a maioria dos leitores do país, o público de Zero Hora poderá conferir, também, uma matéria do Caderno Fíndi em que personalidades vão compartilhar quais livros ou autores aprenderam a gostar por influência de suas mães.    

No Diário Gaúcho, a data será marcada com uma matéria especial que traz mulheres que se tornaram mães durante a pandemia, para contarem quais os desafios que têm enfrentado. O DG conta, ainda, com a participação do leitor a partir de um #eunoDG especial para a data e também com uma reportagem especial em Retratos da Fama, mostrando quem são as mães inesquecíveis da teledramaturgia.    

A data também será tema do Almanaque, do Pioneiro, neste final de semana. O conteúdo aborda as mães na pandemia, focando no quanto a falta de escola nesse período tão longo fez com que muitas mães tivessem que repensar sua carreira, empreender, até mudar de profissão, abordando a transformação pensada para conciliar carreira e maternidade.  

Além do filme publicitário, a campanha de Dia das Mães será amplificada nas redes sociais do Grupo RBS a partir da #AmorQueFortalece e conta com desdobramentos em rádio, no digital e no impresso.

MOOVE
A agência gaúcha deu mais um passo para conquistar o Brasil.

Acaba de ser escolhida para ser a responsável pela publicidade do Conselho Federal de Contabilidade com sede em Brasília.
Dentro de alguns dias mais uma conta da capital federal será anunciada.

APP

A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP Brasil), entidade que apoia e estimula as atividades da comunicação e auxilia no aperfeiçoamento do profissional, lança o curso “Prospecção de contas e novos negócios para veículos de comunicação”. Os cinco encontros online, ministrados por Reginaldo Andrade e Adão Casares, serão realizados a partir de 10 de maio, durante as segundas e quartas.

A conquista de novos clientes é o início da tração de qualquer operação de um veículo de comunicação, além de ser fundamental para o sucesso e saúde de uma operação. O curso apresenta conceitos e ferramentas práticas, desenvolvidas a partir de duas experiências profissionais de captação de novos negócios para o mercado publicitário.

“Aprendemos 10% quando lemos, 20% quando escutamos, 30% quando observamos, 50% quando vemos e ouvimos, 70% quando discutimos e conversamos com os outros, 80% quando fazemos. No curso Prospecção, a pessoa terá 100% de tudo isso”, destaca Adão Casares, mentor do curso.

Os inscritos participarão das atividades regulares fundamentais para dar base e estruturação ao plano de prospecção, além de ajudar a entender como melhorar a eficiência na hora de conquistar um novo cliente. “Ter pleno conhecimento no ‘alvo’ é imprescindível para garantir mais resultados. Os clientes esperam – no mínimo – que o interlocutor domine muito bem o mercado que está atuando e, mais que isso, mostre este domínio a ele”, destaca o também mentor Reginaldo Andrade.

Presente no mercado publicitário há mais de 30 anos na área de mídia e atendimento, Adão Casares é diretor de Comunicação da APP Brasil e foi professor de Mídia da Escola Superior de Propaganda e Marketing durante seis anos. Atualmente, desenvolve trabalho de prospecção para o Grupo Webgui Marketing Digital e mentoria para gestão de negócios, marketing e mercado na agência Pressing360 Digital.

Reginaldo Andrade acumula 28 anos de experiência nas áreas de atendimento, planejamento e vendas de espaço publicitário. Já atuou nos grandes veículos e como professor das disciplinas de planejamento de mídia e planejamento de comunicação. É formado em Comunicação Social pela FAAP, com habilitação em publicidade e propaganda e MBA de marketing pela ESPM. 

As inscrições estão disponíveis até o dia 10 de maio na plataforma Doity, no valor de R$ 399 com pagamento via boleto ou cartão de crédito. Todas as informações do curso podem ser encontradas no link appbrasil.org.br/cursos. Após a conclusão, os inscritos receberão certificado de participação, totalizando 16 horas de atividades.

FEEVALE

Os melhores trabalhos produzidos por estudantes da área de Comunicação da Universidade Feevale em 2020 serão conhecidos nesta quarta-feira, 5. O Prêmio Mentes Brilhantes 2021, promovido pela Agência Experimental de Comunicação (Agecom), realiza a sua live de premiação a partir das 19h30min no canal da Produtora TV Feevale no YouTube (youtube.com/tvfeevale). Serão premiadas produções feitas em disciplinas dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Produção Audiovisual durante todo o ano passado. 

O Mentes Brilhantes é um evento anual promovido pela Agecom Feevale que premia trabalhos e projetos de acadêmicos. Neste ano, 63 trabalhos estarão concorrendo em 19 categorias. A avaliação dos projetos é realizada por profissionais externos à Universidade, de reconhecida trajetória em suas respectivas áreas. “Além de premiar os melhores, nós também colocamos essas produções na vitrine do mercado a partir do contato dos trabalhos com esses avaliadores do mercado”, explica o coordenador da Agência Experimental de Comunicação, professor Alisson Coelho. 

A premiação contará com atrações artísticas, além da presença dos estudantes que estão concorrendo aos troféus. A live será aberta à comunidade, além de acadêmicos de outros cursos e professores.  

Link de acesso: youtube.com/tvfeevale

ARP

A Associação Riograndense de Propaganda (ARP), que completou 65 anos de atuação recentemente, vem se reinventando através dos anos, na busca de acompanhar e também protagonizar mudanças no mercado da comunicação. Na ressignificação da sigla, que ocorreu no início da gestão de Liana Bazanela – a primeira mulher a presidir a entidade –, a letra “P” ganhou outro tom: de “pessoas”. Nessa linha e com esse foco, vários projetos foram lançados pela associação. A criação da Diretoria de Equidade Racial e Futuros, anunciada no último dia 26, é uma dessas iniciativas.

A Relações Públicas, pós-graduada em Marketing e Mestre em Educação, Patricia Carneiro, está à frente dessa diretoria. Planner e estrategista de negócios e marcas há mais de 20 anos, ela tem passagens por clientes e grandes agências de comunicação, como Matriz, Escala, Competence/Sunbrand e Leo Burnet Taylor Made (SP). Já ganhou diversas premiações na área de Planejamento e de Marketing, e é co-founder e ex-presidente do Grupo de Planejamento do RS (GPRS).

Como primeiras iniciativas, a diretoria pretender gerar um programa pró-equidade racial para possibilitar e impulsionar a inclusão de jovens negros e negras nas agências, formando parcerias com cursos e profissionais para mentoria. “Precisamos construir uma indústria criativa gaúcha que esteja conectada ao futuro. Estamos falando de 56% da população brasileira. E onde estão?”, questiona Patricia, que fundou a Plann Inteligência, Estratégia e Branding, e atualmente gerencia junto à agência White Rabbit Trends, de São Paulo, um projeto de pesquisa para o Itaú Cultural e Fundação Tide Setubal.

Conforme Patricia, há uma narrativa emergente impactando o universo das empresas e corporações sobre equidade racial e futuro do trabalho, e o mercado gaúcho não pode ficar alheio a essas mudanças. Seu objetivo é construir um programa que sirva como legado da ARP para a comunicação e criatividade. “Queremos ir além do discurso da diversidade e representatividade: estamos trabalhando em iniciativas articuladas para reconhecer, valorizar, acolher, desenvolver e inserir mais pessoas negras no mercado”, explica.

A presidente da ARP, Liana Bazanela, reforça as afirmações de Patrícia, a quem convidou para fazer parte da diretoria da entidade. “Trabalhar esse tema é agir para construir um cenário melhor no futuro. A diversidade, pauta tão importante e que tem sido foco das nossas iniciativas nos últimos anos, passa também pela equidade racial. Ela é fator de desenvolvimento cultural, humano, econômico e social. Precisamos, queremos e podemos fazer parte dessa transformação”, afirma.

A nova diretora avalia que equidade racial é um conceito que precisa ser disseminado para desarticular o racismo estrutural. “O Brasil foi o país que aboliu mais tarde a escravidão no mundo. E quando o fez articulou um sistema estrutural de opressão, invisibilidade e supressão de direitos às pessoas escravizadas e seus descendentes. Então, igualdade não basta… Como ser igual se a população parte de bases desiguais?”, conclui ela.

Por acreditar em inteligência coletiva, Patricia também está formando um comitê com profissionais negros com alta relevância no tema. São eles: o publicitário e consultor Leo Ribeiro, a publicitária Louine Dandara e a psicóloga e consultora institucional Caroline Damazio.

PANVEL

As vendas digitais da rede de farmácias Panvel, do Grupo Dimed, podem pular de 16% do faturamento no final de 2020 para acima de 20% em 2022 com a estreia do marketplace de saúde da companhia, em outubro, de acordo com o presidente, Julio Mottin Neto, e o diretor financeiro, Antônio Napp.

Ainda de acordo com os executivos, a pandemia ajudou a acelerar uma tendência que já vinha se desenhando nos últimos anos.

Com os clientes mudando o perfil de compras para um comportando mais omnichannel de atrelar as compras físicas com as plataformas digitais.

O marketplace da Panvel, anunciado em fevereiro, deve, então, aumentar a oferta de produtos online da empresa dos atuais 15 mil para 50 mil.

Incluindo desde equipamentos de saúde como aparelhos de medição de diabetes, pressão e oxigênio, até beleza e alimentação orgânica.

“Não temos a pretensão de seguir os passos de um Magalu, por exemplo, porque entendemos que tem muita escala. O objetivo é ser uma plataforma de curadoria de saúde e bem-estar para o consumidor”, diz Mottin Neto.

Para fomentar o segmento, ele aponta que a empresa mira, a partir do próximo ano, oportunidades de fusões e aquisições em segmentos como controle de frete, operação logística e conteúdo para o consumidor, com parcerias já sendo desenvolvidas nessas áreas.

Os executivos apontam, todavia, que parte da captação de R$ 1 bilhão no follow-on da companhia em julho do ano passado tem sido canalizada para esses investimentos.

Junto à iniciativa de marketplace de produtos, a Panvel também estuda um possível marketplace de serviços.

E também já em conversas com alguns hospitais, planos de saúde e outros players do segmento para terceirizar atendimentos como coletas de sangue e a elaboração de outros exames.

INVESTIMENTOS

Os investimentos publicitários movimentaram mais de R$ 11,2 bilhões no primeiro trimestre de 2021, de acordo com análise da Kantar IBOPE Media apresentada hoje, 7, em webinar para o mercado publicitário. O valor é apenas 1,2% menor do que no mesmo período do ano passado, considerando os mesmos meios e canais em ambos os períodos. A pequena retração pode ser explicada pelo impacto em setores mais afetados pelas medidas de contenção ao Covid-19, como Turismo (-43%), Bebidas (-27%) e Automotivo (-27%). Por outro lado, setores ligados às nossas vidas dentro de casa intensificaram a comunicação entre janeiro e março, como Imobiliário (+53%), Telecomunicações (43%) e Eletros & Informática (+36%).

“Ao analisar os dados do começo da pandemia, quando os investimentos entre abril e junho estiveram 20% abaixo do mesmo período de 2019, é possível notar uma estabilização das atividades publicitárias neste começo de 2021”, explica Adriana Favaro, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar IBOPE Media.

Os negócios digitais (e-commerce, delivery, fintechs, vídeos sob demanda – VoD e mídias sociais) apresentaram crescimento significativo nos últimos meses, provavelmente impactados por algumas mudanças de comportamento dos consumidores. Os investimentos desse grupo subiram 37% e as inserções em meios além da Internet, como TV e OOH, cresceram 41%.

Já individualmente, o VoD aumentou os investimentos publicitários em 151% entre janeiro e março de 2021 versus o mesmo período do ano anterior. Além disso, passou a apostar também em inserções fora da Internet: 53% a mais. O mesmo aconteceu com as Fintechs (71% a mais de investimento publicitário e 202% a mais de inserções além da web) e com o E-commerce (+18% e +148%, respectivamente).

A leitura completa dos investimentos publicitários está disponível no estudo Inside Advertising da Kantar IBOPE Media, que avaliou oito meios de comunicação – cinema, jornal, revista, rádio, TV (aberta e por assinatura), Out of Home e Internet.

Recentemente a Kantar IBOPE Media também passou a monitorar e reportar dados de investimentos publicitários em mídias sociais, como parte de seu novo produto Kantar Advertising Insights. E ainda em 2021 o meio TV também será incluído, permitindo ampla visibilidade das táticas do mercado no formato de vídeo em uma única plataforma acessível a partir de qualquer dispositivo.

Baixe o estudo completo no site da Kantar IBOPE Media.

SBT

O “Masbah!” deste sábado, 08 de maio, viaja no tempo e descobre miniaturas de pontos que fizeram parte do passado de Porto Alegre, feitas por um artista que é apaixonado pela capital dos gaúchos. A partir de suas memórias, o artesão produz essas pequenas peças de lugares que marcaram a sua infância e a sua adolescência nos anos 50, 60 e 70. Neste passeio pelas lembranças, a apresentadora Brunna Colossi ainda desvenda os bastidores e a oficina onde todas as obras e as maquetes são realizadas.

O programa também vai até uma cafeteria que lembra a casa das vovós e produz várias delícias típicas criadas por elas, como bolinhos caseiros e chás. Nesta visita, Brunna prova esses quitutes e conhece o local que é repleto de antiguidades e traz um pouco de aconchego nestes tempos tão difíceis e que muitos sentem saudades das avós.

Já no quadro Quizquisito, é dia de desafiar os convidados, que estão em casa, a responderem perguntas relacionadas à escola, de acordo com um texto que traz verdades e mentiras a respeito do assunto.

Na cozinha do programa do “Anonymus Gourmet”, é a vez das receitas “Pão de Milho Sem Glúten” e “Argolinhas de Limão” conquistarem o estômago do telespectador.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir das 12h, e o “Anonymus Gourmet”, logo após, no SBT do Rio Grande do Sul.

SAMSUNG

A Samsung apresenta ao mercado brasileiro um novo meio para marcas e anunciantes alcançarem os consumidores na transição para o streaming. A Samsung Ads está agora disponível nas Smart TVs da Samsung, com experiências premium e seguras para as marcas, permitindo maior precisão de publicidade e alcançando mais consumidores com anúncios segmentados.

“A Samsung Ads traz uma nova maneira de apresentar e consumir publicidade, que reflete as transformações que estão ocorrendo com o consumo de conteúdo na TV. A tela grande está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, mas a forma como nos relacionamos com ela tem mudado significativamente. O consumo de conteúdo linear vem perdendo espaço e há um movimento intenso rumo a serviços on demand, plataformas de streaming e games. As marcas têm o desafio de manter a conexão com este novo consumidor”, ressalta Essio Floridi, Diretor de Vendas da Samsung Ads na América Latina.

Para entender a relevância dos espaços oferecidos pela Samsung para os anunciantes, é importante saber que o Brasil é o maior mercado da marca na América Latina e um dos maiores do mundo. Somente neste início de 2021, mais de 12 milhões de TVs espalhadas pelo país já estão aptas a receber os anúncios do Samsung Ads e esse número deve crescer exponencialmente nos próximos meses e anos. A Samsung é líder global no mercado de TVs há 15 anos consecutivos e o Brasil é fundamental para esse desempenho.

O que a Samsung Ads oferece às marcas parceiras que desejam exibir seus anúncios?

São duas possibilidades de inserções. A primeira é no próprio Smart Hub, onde ficam todos os aplicativos de streaming pré-embarcados na TV ou que foram baixados da Loja de Apps e configurados pelo consumidor para acesso rápido. Ali, um anúncio da campanha é exibido e o usuário pode selecioná-lo para ver mais detalhes em banners de diferentes tamanhos e formatos. Caso opte por clicar nesses banners, o usuário tem acesso a anúncios em vídeo, links para sites promocionais e QR codes para acesso em dispositivos móveis.

Também foi criado um espaço dentro do Samsung TV Plus, que oferece aos consumidores um serviço de streaming gratuito e aos anunciantes o alcance da TV linear tradicional com a capacidade de segmentação e mensuração do digital. Lançado pela Samsung no final de 2020 no Brasil, o Samsung TV Plus já conta com 28 canais de notícias, gastronomia, esportes, séries, filmes e música, além de atingir quase dez milhões de usuários por mês.


Por que a Samsung Ads oferece anúncios mais precisos?

A Samsung Ads é alimentada por reconhecimento automático de conteúdo, ou a tecnologia ACR, que é uma maneira, opt-in e em conformidade com PII e com a Lei Geral de Proteção de Dados vigente no Brasil, altamente eficaz de obter informações diretas sobre o comportamento de visualização. Isso permite aos consumidores uma experiência de descoberta de conteúdo mais personalizada em milhões de Smart TVs Samsung.

Os anunciantes podem se beneficiar dos poderosos dados proprietários da Samsung Ads para direcionar os conteúdos para consumidores que amam, por exemplo, esportes ou jogos. Além da segmentação do consumo, os anunciantes também podem desenvolver estratégias com base na localização ou hardware. Por exemplo, é possível veicular uma campanha de acordo com o tamanho da tela ou resolução da TV do usuário e ainda escolher quais regiões do país serão impactadas por cada anúncio.

“TVs conectadas já são parte relevante do universo de mídia digital – e foram, inclusive, um dos meios que mais cresceu nos últimos tempos. Esse é um meio que une a experiência imersiva da TV com todas as vantagens do digital, e seu share de atenção dedicada pelos consumidores deve continuar evoluindo, pegando carona na ‘guerra do streaming’. A jornada da mídia omnichannel está avançando a passos rápidos, e nosso pioneirismo com a SamsungAds reforça nosso apetite em entender profundamente os novos caminhos para se fazer publicidade em televisão.” explica Celio Guida, Head de Mídia, Business Intelligence & Performance do Grupo Boticário.

Com a Samsung Ads, a publicidade na TV agora pode ser endereçada a públicos específicos semelhantes à publicidade digital, mas os anunciantes podem gerenciar o alcance e a frequência em suas compras de mídia linear e de streaming, ao mesmo tempo em que estendem esse alcance por meio de outros dispositivos.. Isso significa que os anunciantes podem atingir os milhões de consumidores e estender a personalização para outras plataformas para uma experiência completa com o consumidor. Combine isso com a capacidade de medir resultados como alcance incremental ou brand lift e você terá uma solução poderosa para os anunciantes.

“Estamos diante de uma nova era para as TVs e também para a maneira como nos comunicamos com marcas parceiras e nossos consumidores. Há um desejo crescente por serviços mais personalizados e que estejam de acordo com os gostos e preferências das pessoas, mas com uma preocupação permanente de não interferir nas experiências dos usuários em seus momentos de lazer. É uma nova forma de se comunicar, mais inteligente e precisa, destaca Floridi.

RDC TV

O ano de 2021 será recheado de muitas novidades na RDC TV, na qualificação da programação, pluralidade de elenco, diversidade de serviços, posicionamento de marca e a criação de oportunidades comerciais inovadoras.

Para o lançamento de um dos novos produtos da emissora, a área de marketing criou junto ao comercial, uma ação especial para os clientes e parceiros. Tudo baseado em certo clima de mistério.

No último dia 29, a RDC enviou caixas surpresas acompanhadas de um cartão com orientações especiais para algumas empresas. A movimentação interna e os recentes investimentos em infraestrutura, no comercial e na programação podem fornecer algumas pistas para desvendar o segredo. Sobre isso, o gerente comercial e de marketing da emissora, Carlos Totti, assegurou que somente as empresas saberão em primeira mão do que se trata. “Por hora, somente alguns parceiros irão saber o conteúdo da caixa. O que eu posso adiantar é que se trata de uma novidade excelente e que irá ajudar a trazer bons resultados para as empresas parceiras”, salientou Totti.

Já o gerente de jornalismo e programação da RDC TV, Cássio Peres, revelou que em breve o público vai saber ainda mais sobre as várias surpresas da emissora. “Não posso dizer se a caixa tem alguma relação com os novos programas que estamos preparando, mas posso afirmar que o público vai gostar bastante do que estamos desenvolvendo”, completou Peres.

Ao que tudo indica, os telespectadores da RDC TV terão grandes novidades nas próximas semanas. Nomes como Cris Barth, Armando Burd e Bárbara Susan já foram divulgados e confirmados pela emissora nos últimos meses, mas as datas de estreia e de alguns desses programas por questões estratégicas ainda não foram anunciadas pela direção. E então, o que será que vem por aí? A promessa é grande! Fiquem ligados na RDC TV.

BBB: BIG DOS BIGS

Não se pode negar que o Big dos Bigs — como a Globo chamou a 21ª edição do Big Brother Brasil — realmente bateu recordes. Com final nesta terça-feira, 4, a maior edição da história do reality, atingiu marcos inéditos em termos de ações de marca e engajamento. Ao longo do programa, que teve início em 25 de janeiro, foram realizadas 196 ações de conteúdo de 22 anunciantes nos canais lineares da Globo — TV Globo e Multishow –, recorde de todas as edições do programa. Já no digital, foram 537 ações entre conteúdos patrocinados na página do BBB no Gshow e ativações nas redes sociais oficiais do programa.

Além dos 11 patrocinadores da edição (Americanas, Amstel, Avon, C&A, McDonald’s, P&G, PicPay, Seara, Unilever, Above e Organact), o programa contou com outras marcas presentes em ações de conteúdo nos canais lineares da emissora, projetos de licenciamento da marca BBB e projetos criados para o ambiente digital. “Foram múltiplas oportunidades de aproveitar o engajamento gerado pelo programa em todas as telas, que foram muito bem utilizadas por agências e anunciantes em parceria com nossos times de comercialização e conteúdo, além do apoio fundamental do time do programa na criação e desenvolvimento das ações”, explica Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da Globo.

Como aprendizado das edições anteriores, Manzar revela que a Globo reforçou seu trabalho de mensuração e avaliação das ações realizadas, agregando ainda mais inteligência à experiência dos anunciantes com o BBB. “Refinamos o olhar para os dados coletados a cada ação, extraindo informações bastante relevantes para as estratégias das marcas”, enfatiza

Como parte desse trabalho de mensuração, pela primeira vez, a Globo utilizou o serviço Globo Tracking BBB21, que além de realizar o mapeamento dos resultados, também desenvolve uma série de pesquisas com os brasileiros, para entender quais as percepções que ficaram das marcas patrocinadoras ao final de cada ação. Em 69 dias de campos de pesquisa, foram mapeadas 108 ações de conteúdos de 26 marcas diferentes e ouvidas mais de 32 mil pessoas, das classes ABC, com mais de 16 anos.

Os dados levantados pela pesquisa mostram que 88% dos respondentes acreditam que o BBB é uma vitrine importante para as marcas, 83% alegam ter vontade de experimentar produtos/marcas consumidos pelos brothers e sisters, e três em cada quatro passam a considerar mais as marcas que veem no BBB na hora de fechar o próximo carrinho de compras. Por fim, 82% das pessoas ouvidas concordam que apenas marcas de qualidade patrocinam o reality.

Engajamento

O reality não chamou somente e atenção das marcas, mas do público também. Segundo dados do Painel Nacional de Televisão (PNT), o alcance médio diário do programa foi de 39,8 milhões de pessoas, superando a edição completa do BBB 20 em 2,9 milhões de pessoas e a do BBB 19 em 7,9 milhões de pessoas. A temporada também quebrou duas vezes o recorde de maior número de votos por minuto de toda a história do reality. O primeiro paredão de Carla Diaz, no dia 23 de março, computou mais de 2,9 milhões de votos por minuto, e o que eliminou Arthur, em 27 de abril, chegou a computar de 3,6 milhões de votos por minuto.

O sucesso de audiência do programa também foi sentido nas redes sociais. Do início do programa até o dia 27 de abril, o BBB 21 teve um aumento em seu desempenho no Twitter, com 4.557.360 usuários únicos comentando sobre o programa. Além disso, 4.078 termos únicos relacionados ao reality ficaram entre os assuntos mais comentados no Twitter, número que é 8% maior que o da edição de 2020. “Após 21 edições no ar, podemos afirmar que a grande fortaleza do BBB está em sua capacidade de mobilizar e engajar o público. É uma atração de entretenimento, um reality show, em que um grande prêmio está em jogo”, afirma diretora de negócios integrados em publicidade da Globo.

O Big Brother Brasil 21 funcionou como um espelho da sociedade que refletiu temas altamente discutidos na atualidade. Logo no início da edição deste ano, temas como exclusão, violência psicológica, racismo e homofobia marcaram o reality, culminando na desistência do ator Lucas Penteado, por não aguentar a exclusão e os julgamentos que sofreu dos demais participantes do jogo, principalmente da rapper Karol Conká. Esse fato levou à saída da cantora com 99,17% dos votos, recorde histórico do programa. Aqui fora, a rejeição em cima da rapper continuou, o que levou a marcas como Amstel e Avon a se posicionarem contra os cancelamentos e ataques à cantora. Inclusive, o Globoplay estreou o documentário “A vida após o tombo”, no qual Karol conta como está sua vida pós-cancelamento.

“É um jogo de personalidades plurais, diversas, assim como é a nossa sociedade. O que faz com que muitas situações e discussões reflitam exatamente questões latentes entre os brasileiros, e provoque reflexões que podem fomentar e fortalecer movimentos de conscientização e mudanças. E foi isso que vimos acontecer em vários momentos ao longo do BBB21. É claro que muitas dessas conversas entraram em pauta também entre as marcas presentes do programa. Mas, nos momentos em que isso aconteceu, entendemos que era um convite para que nossos parceiros também fizessem parte dessa trajetória conosco”, comenta Manzar.

STREAMING

A pandemia do coronavírus segue sem data para acabar. Com isso, as empresas continuam apostando nas redes sociais mais do que nunca para conseguir maior engajamento dos consumidores e também estar mais perto do seu público. Algumas marcas apostam em memes, outras em vídeos, e tem também as que preferem usar as novidades, como Reels e Instagram e Facebook Shops, para atrair olhares.

Diante de todas as ferramentas disponíveis e da atuação das marcas no último trimestre de 2020, a Socialbakers, plataforma líder global em soluções para a otimização de performance corporativa em redes sociais, realizou um levantamento que aponta quais foram as cinco empresas com mais engajamento no Facebook e no Instagram no período, e os nomes em destaque, foram PlayPlus, Netflix, Casas Bahia, Lojas Americanas, BugBys.net, Grão de Gente, Havan, Arezzo e Toyshow Geek e Colecionáveis. Com altos números de interações, as plataformas de streaming lideraram os rankings nas duas mídias sociais.

De acordo com Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers, a conexão entre as marcas e o seu público se faz ainda mais necessária. “A fidelidade dos clientes com as empresas depende agora, mais do que nunca, de como suas expectativas são atendidas em cada ponto da jornada. As companhias estão percebendo que se não proporcionarem a seus consumidores uma ótima experiência, outra marca o fará. E os usuários sabem que podem encerrar seu relacionamento com apenas um clique”, explica.

Tendo uma grande comunicação com seu público, a primeira colocada no ranking do Facebook foi a PlayPlus, com 5.9 milhões de interações em 4.052 posts. Em seguida, estão as Casas Bahia, que receberam 3.6 milhões de ações em 249 postagens. Já em último lugar no pódio ficou com a Netflix, com 3.1 milhões de interações em 278 publicações.
No Instagram a Netflix assumiu a liderança, com 37.6 milhões de ações em apenas 199 postagens. Em segundo lugar, estão as Lojas Americanas, com 10.7 milhões de interações em suas 1.505 publicações, e a terceira posição ficou com Grão de Gente, que teve 3.5 milhões de interações em 882 posts.

Abaixo, o ranking das cinco marcas que mais engajaram no Facebook:

PlayPlus – 5.972.669 de interações
Casas Bahia – 3.660.373 de interações
Netflix – 3.157.266 de interações
BugBus.net – 3.087.115 de interações
Havan – 2.277.085 de interações

E, no Instagram:

Netflix Brasil – 37.648.728 de interações
Lojas Americanas – 10.790.682 de interações
Grão de Gente – 3.509.744 de interações
Arezzo – 3.351.104 de interações
Toyshow Geek e Colecionáveis – 3.070.550 de interações
Metodologia do relatório
Os Social Media Trends Reports refletem o banco de dados da Socialbakers no início do trimestre seguinte ao trimestre do relatório. Os dados são extraídos uma vez e não são atualizados entre as liberações.

LEIA MAIS

Destaque: Publicidade em marketplaces deve crescer 550% até 2023

Especial: Onu dos memes: Zuckerberg é destaque

Artigos: Silvio Teitelbaum, José Maurício Pires Alves, Allan Panossian, Amaury Vitor e Tania Maglhães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *