NOTAS DA SEMANA – 06-03-20

COLUNA

A Coluna do Nenê registou no ano de 2019 mais de 100 notas exclusivas no mercado gaúcho, mais de 150 trocas de profissionais nas agências e empresas, mais de 30 campanhas antecipadas e oportunizadas ao mercado, mais de 12 opiniões que agitaram e fizeram acontecer, mais de 50 artigos que repercutiram e foram replicados, mais de 80 destaques e especiais de muito conteúdo e aprendizado e mais de 30 charges do momento e que retrataram o cotidiano. Liderança e leitura obrigatória sem confetes e serpentinas.

SAÍDAS
O mercado de comunicação foi impactado essa semana com três saídas exponenciais.

A primeira saída foi de Carlos Toillier  da direção geral SBT/RS que foi engolido pela necessidade de diminuição de despesas e de colocar alguém mais barato e voltado para o lado administrativo.

A segunda saída, já esperada, pois os rodízios na Record no cargo de presidente são uma conduta corriqueira, foi a de Reinaldo Gilli que está indo para a Record News em São Paulo.

A terceira foi do diretor de criação do ano, prêmio ARP, que saiu da Competence.

LOTADO
As lotações de Porto Alegre que fazem o trajeto Ipiranga nos dois sentidos, nos horários de pico desobedecem por total a lei que as rege aceitando passageiros em pé trazendo desconforto e problemas diariamente, com pessoas caindo umas sobre as outras. Ou a EPTC fiscaliza essa desobediência séria, ou teremos em breve vítimas a bordo dessas lotações.

EVENTO

Um dos maiores eventos do mundo pode estar vindo para Porto Alegre.

AGÊNCIA GAÚCHA
A conta da Celulose Riograndense que teve na concorrência a participação de 4 agências e por muito tempo foi atendida pela agência Conjunto, é de uma agência Gaúcha.

MOOVE

A Moove assumiu a comunicação estratégica da startup StarGrid, de Porto Alegre, para cuidar do desenvolvimento da área de marketing. A união das duas empresas vem ao encontro dos esforços da agência para desenvolver a comunicação e o marketing 4.0 com base no inovador mercado das startups.

O objetivo da Moove será escalar a mensagem da startup e a adesão à plataforma StarGrid através do ambiente online não apenas no Rio Grande do Sul, mas também expandir para o Brasil e o mundo.

Para o sócio-diretor da Moove José Luiz Fuscaldo, “a inovação proposta pela StarGrid na área hospitalar é uma ideia de sucesso, pois já nasce com aval de duas grandes instituições de saúde do país. Para a Moove, é o desafio que procurávamos para nos aproximar ainda mais do mundo das novas tecnologias. Além da expertise de nossa equipe, temos todo o aparato tecnológico para propor caminhos inovadores e avaliar a performance e os resultados obtidos”.

A StarGrid, startup instalada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), surgiu para solucionar um problema recorrente em ambientes hospitalares: escalas de trabalho manuais e com diferentes padrões de escolha, entre áreas e turnos.

Em tempos de indústria 4.0, a escala das equipes hospitalares ainda é feita manualmente, no papel. Assim, um gestor de escalas desperdiça, em média, 50 a 80 horas mensais para gerenciar a escala de trabalho de sua equipe, dependendo do número de pessoas.

Com a StarGrid, um hospital pode resolver erros de alocação de colaboradores e desperdício de tempo com atividades administrativas. Com isso, a plataforma auxilia na redução de passivos judiciais, no aumento da satisfação dos colaboradores e na promoção da melhoria do cuidado.

Parceria e expansão

Recentemente, a StarGrid firmou suas primeiras parcerias com o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e com os hospitais da rede Sírio-Libanês, em São Paulo e Brasília.

A startup está em expansão e crescente captação de clientes em todo o Brasil. Inicialmente voltada para a área da saúde, a StarGrid pode ser ampliada para empresas prestadoras de serviços e também para a indústria.

FMP

O grande e conceituado professor e consultor, mestre Silvio Teitelbaum é o novo CEO da Faculdade do Ministério Público.

OI

A nova agência da Oi para O RS ainda não foi escolhida e continua na Pubblicità de Santa Maria que por muitos anos detém a conta de produção e criação. A concorrência neste momento é de mídia.

JUDICIALIZAÇÃO

Esta coluna vem há muito tempo colocando que o meio é prejudicado por quem não sabe perder.

Recurso é cabível e é do jogo.

Judicializar agora custa caro.

A rua não foi trancada e seguem os sentidos dos negócios em mão dupla ImobiXCliente.

CDL

Depois de prorrogar até o dia 29 a tradicional Liquidação, o CDL preocupa-se a partir de agora com o aniversário de 60 anos que será executado por uma agência contratada e prepara-se para inaugurar sua super sede na Júlio de Castilhos (onde era o Bradesco agência central).

BARRASHOPPINGSUL

O próximo domingo será de muita música no BarraShoppingSul. Para homenagear as mulheres, o Barra Music Summer terá uma edição especial com a cantora Laura Dalmás. Aos 21 anos, ela já teve passagens pelo The Voice e Malhação.

No repertório, músicas de algumas das melhores cantoras nacionais e internacionais. Entre elas, Elis Regina, Rita Lee, Marisa Monte, IZA, Etta James, Amy Winehouse, Lady Gaga e Beyonce. O evento é gratuito e terá distribuição de espumantes para as clientes. O Barra Music Summer Especial Dia da Mulher acontece no Baixo Barra Gastronomia, das 16h às 18h. Além de aproveitar a boa música, os clientes podem desfrutar das mais variadas opções para happy hour e jantar.

HOMENAGEM

Alexandre Skowronsky representou o Rio Grande do Sul, na Sessão Solene em homenagem aos 70 Anos da ABAP na Câmara dos Deputados, com a presença de lideranças da indústria da comunicação, deputados e senadores. A cerimônia teve a participação de Mario D’Andrea, Presidente da ABAP Nacional, Orlando Marques, ex-Presidente da ABAP Nacional, Patricia Blanco, Presidente do Instituto Palavra Aberta, Caio Barsotti, Presidente do CENP, João Luiz Faria Netto, Presidente do Conar, e Marcelo Rech, Presidente da ANJ – Associação Nacional de Jornais

SECOM

A preparação do edital para a contratação de agências de publicidade que a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) deve publicar em breve coloca em lados opostos os gestores do órgão do governo federal e as lideranças do mercado, representado pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

Um dos pontos de desacordo é a remuneração das agências prevista na minuta do edital para ser de 10% sobre a verba de mídia investida em veículos offline e online e de 3,5% no que a Secom chama de “criação e ao desenvolvimento de formas inovadoras de comunicação publicitária”, onde estão incluídas veiculações em sites de busca, como o Google, e em redes sociais, como o Facebook. Para as entidades que representam as agências, as gigantes da tecnologia devem ser consideradas como empresas de mídia e ter tratamento igual a emissoras de TV, rádios e jornais, por exemplo.

Lideranças da Abap e da Fenapro consideram que a minuta do edital da Secom e as explicações dadas aos questionamentos feitos na audiência pública do mês passado são dúbias. Em alguns trechos, a minuta estabelece como parâmetros as regras do Cenp, mas em outros diz que não se vê obrigada a segui-las. As normas-padrão guiam uma mudança na remuneração das agências pelo desconto-padrão. Antes, do valor negociado com os veículos pelas inserções, as agências que atendem a Secom ficavam com 15% e devolviam 5% ao anunciante. A nova minuta já leva em conta os novos percentuais aprovados pelo Cenp no ano passado para valerem a partir de 2020. No caso de anunciantes que investem mais de R$ 100 milhões por ano, do valor negociado com os veículos as agências ficam com 10% e devolvem 10% ao anunciante.

De acordo com a minuta, a futura licitação escolherá três agências para cuidar das verbas de publicidade offline e online da Secom, que anteriormente eram licitadas separadamente, com verba prevista de R$ 270 milhões para 2020. Em relação a editais anteriores, a minuta atual retirou algumas exigências que geram custos para as agências, como a de núcleos de mídia e a de manutenção de uma estrutura completa para o atendimento da conta em Brasília.

SPR

Agência passa a ser responsável pela gestão de marca da maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina e entre as maiores do mundo, a Randon Implementos.

Após iniciar 2020 com a reconquista da conta da catarinense Segware, líder em sistemas de monitoramento de segurança eletrônica no Brasil e na América Latina, a SPR engata outra conquista de peso: a conta da Randon Implementos, maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina e entre as maiores do mundo. A Randon S.A. Implementos e Participações faz parte das Empresas Randon, conglomerado de nove companhias com atuação global, focadas no setor de soluções para o transporte.

Feliz com a conquista, a SPR passa a ser responsável pela gestão de marca da divisão Implementos, com o uso de estratégia e criatividade aplicadas à comunicação on e off-line, gestão de social media e design. “Essa conquista tem grande significado para a SPR, pois trata-se da Randon Implementos, empresa líder e de grande prestígio tanto nacional como internacional. Por isso, o desafio será aportar estratégia e criatividade para que a marca gere cada vez mais valor ao se conectar com seus públicos”, enfatiza Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo da SPR. E complementa: “Estamos vivendo em um mundo em que são sinalizadas muitas e cada vez mais rápidas e complexas mudanças, então estaremos sempre com o dedo no pulso das tendências para estarmos à frente dos desafios do amanhã da Randon Implementos.”

A empresa fabrica, desde 1949, diferentes tipos de equipamentos entre semirreboques, reboques e carrocerias, nas modalidades graneleiro, carga seca, tanque, basculante, silo, frigorífico, canavieiro, florestal, sider e furgão, totalizando, em 2019, mais de 460 mil unidades produzidas. Também atua no segmento ferroviário desde 2004, fabricando vagões do tipo hopper, gôndola, tanque, carga geral, sider e plataforma, entre outros.  Além da sede, em Caxias do Sul (RS), conta com unidades industriais nas cidades de Chapecó (SC), Araraquara (SP), Alvear (Argentina) e Callao (Peru), e com um sistema de complementação de linhas de produção com total sinergia entre as unidades, de modo a atender todos os mercados. Em 2019, inaugurou a Unidade de Reposição em Linhares (ES) e a Randon Triel-HT, em Erechim (RS). A companhia conta, ainda, com uma rede de distribuição composta por quase 200 pontos de atendimento no Brasil e no exterior.

DIMED

Empresa gaúcha dona das marcas Panvel e Lifar, a Dimed enviou ao mercado um comunicado avisando que o conselho de administração aprovou o desdobramento das ações ordinárias e preferenciais na proporção de 30 novas para cada uma que já existe. A medida ainda precisa ser aprovada em assembleia geral extraordinária de acionistas, que foi marcada para 20 de março. Lembrando que a sede da companhia fica em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre.

No mercado financeiro, a medida busca dar mais liquidez às ações de uma empresa de capital aberto. Ou seja, estimular que os papéis sejam mais negociados. No próprio fato relevante, a Dimed cita que a medida visa facilitar o acesso a investidores menores e melhorar os preços das ações.

“Visando a permitir uma melhor precificação do valor da Companhia pelo mercado, o desdobramento teria por finalidade aumentar a liquidez das ações da Companhia, bem como facilitar o acesso, por investidores de menor potencial e/ou investidores não profissionais, nas negociações envolvendo ações de emissão da Companhia em circulação.”, diz o trecho final do comunicado.

CRIATIVIDADE

Artigo na AdAge aborda a questão da extensão do pagamento – para 90 e até 120 dias – forçada pelas áreas de procurement e finanças para a cadeia produtiva da publicidade, que está acabando com a rentabilidade e prejudicando a qualidade da criatividade em aspectos como a produção de peças publicitárias e o trabalho das agências, atividades de mão de obra intensiva e pronto pagamento de seus colaboradores.
As práticas estão empurrando esses fornecedores para as empresas de factoring, que consomem seus lucros e até suas margens operacionais. As empresas de factoring, por sua vez, estão buscando investidores com promessas de taxas mais elevadas, com base em mecanismos de securities que, como lembra a publicação, foram a principal razão do crash de 2008, ao gerar situações insustentáveis no negócio de financiamento de moradias.
Mesmo considerando que o impacto financeiro na economia não será tão amplo, neste caso, a realidade é que essas práticas predatórias, como alerta a AdAge, estão desestruturando uma parte de grande relevância da publicidade.

PRÊMIOS NA TV

O presidente Jair Bolsonaro publicou na terça-feira (3) uma medida provisória que recria os sorteios de prêmios na televisão que deverá ainda passar por avaliação do Congresso.

O texto, publicado no Diário Oficial da União, autoriza emissoras de televisão com abrangência nacional a distribuir prêmios em sorteios e concursos e ainda especifica que os canais de rede aberta devem prestar serviço de entretenimento por meio de aplicativos e plataformas digitais.

A expectativa é de que a medida ainda seja regulamentada pela            Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), uma vez que, segundo técnicos da área, a definição de serviços de entretenimento não tem previsão na legislação.

Atualmente, com uma média de 3 milhões de ligações seria possível arrecadar ao menos 15 milhões de reais.

COMPACTA

No ano em que completa 25 anos de atividades, a agencia Compacta de Porto Alegre marca um novo momento, com a total remodelação da agência, contratando a consultoria de Gestão de Marca, Imagem e  Criação de Alexandre Assumpção. O profissional será responsável por criar um novo posicionamento, assim como Planejamento Estratégico e Assessoria na Direção de Criação. Já está em desenvolvimento uma nova identidade visual e uma campanha com um novo posicionamento da agência. As novidades seguem com a apresentação de um novo portfólio de produtos e serviços, desenvolvendo projetos de comunicação com uma rede de mais de 20 influenciadores digitais através de uma associação com a Filter, marketing de influência e criação de conteúdo, da planner digital Maria Eduarda Medeiros, além de clientes recém-chegados como Motos Yamaha e a Mororyama, a maior revenda Yamaha do Estado. Recentemente, a Compacta fez a contratação de Karla Barbosa (ex-Global) para seu time de mídia. “Fechamos o ano de 2019 com crescimento na casa de 2 dígitos, nossa previsão para 2020 é, pelo menos, repetir esse crescimento, mas a meta é mais ambiciosa e vamos fazer acontecer” , pontua Jairo Medeiros, Sócio Diretor fundador da agência, que agora tem um novo sócio, João Medeiros, diretor de arte e atendimento das novas contas Yamaha. João foi ainda destacado para desenvolver, em dupla com Alexandre Assumpção, a nova campanha de 25 anos da agência. As prospecções estão a todo vapor, e, em breve, mais novidades serão reveladas.

FMP

A proposição do deputado Dr. Thiago Duarte é um reconhecimento pelas iniciativas de responsabilidade social da instituição de ensino superior

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) receberá homenagem no Grande Expediente da sessão desta terça-feira (11/02), na Assembleia Legislativa. Conforme o  deputado Dr. Thiago Duarte, autor da proposição, a distinção representa um reconhecimento à FMP pelos relevantes serviços prestados à sociedade gaúcha. A sessão ocorrerá às 14h, no Plenário 20 de Setembro.

Entre as iniciativas de responsabilidade social da FMP que despertaram a atenção do parlamentar, estão a concessão de bolsas de estudo; a assessoria jurídica e representação processual gratuita; o Programa de Valorização à Vida; a campanha permanente de alimentos e agasalhos para migrantes e refugiados; o Projeto Doe Sangue; e a Festa de Natal Gigante.

A realização do IV Congresso Mundial de Justiça Constitucional, um evento inédito no Brasil, também foi listada como destaque. Durante o evento organizado em parceria com a Associação Brasileira de Justiça Constitucional, em agosto de 2019,  foram abordados temas sobre Justiça Constitucional e os direitos fundamentais da terceira dimensão. “O congresso reuniu mais de 600 profissionais do segmento jurídico, entre palestrantes, conferencistas e acadêmicos durantes três dias. Além de conferencistas nacionais, também estiveram presentes representantes da Argentina, Colômbia e Espanha”, complementa o presidente da FMP, Fábio Roque Sbardellotto.

NRF E SINDILOJAS

Todo o ano, a National Retail Federation (NRF) reúne milhares de visitantes de todos
os lugares do mundo interessados em conferir o que há de melhor
em termos de soluções e tendências para o setor.
E o Sindilojas Porto Alegre também marca presença por lá!
Nesta edição do evento, ficou claro que o lado humano das marcas está cada vez
mais em evidência, pois os consumidores estão mais antenados e exigindo
uma mudança de comportamento das empresas.
Temas como propósito, economia circular, diversidade e inclusão
ganharam bastante destaque.
Confira neste e-book, preparado com exclusividade pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, o resumo das principais tendências e inspire-se para implementar novas ações na sua loja.

Cadastre-se e faça o download gratuitamente no link:

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SINDIRÁDIO

Conteúdos no site, newsletter e redes sociais da entidade terão como foco a valorização de nomes da radiodifusão gaúcha.

O Sindicato das Empresas de Rádio e TV do RS, dando sequência às ações de valorização das empresas atuantes na radiodifusão do estado, iniciará, na próxima semana, uma ação de valorização dos profissionais que atuam nos meios de comunicação relacionados ao rádio e à televisão do estado.

A ação “Profissional Destaque do Mês” acontecerá sempre na primeira terça-feira de cada mês. “Os associados receberão uma newsletter contendo o perfil completo de um grande profissional do setor – que também será publicado no site e nas redes sociais do sindicato”, conta a presidente do Sindirádio, Christina Gadret. O histórico contendo curiosidades, preferências, desafios da carreira e demais informações sobre cada profissional ficará disponível no site do SindiRádio.

Segundo Christina o sindicato vem, desde agosto de 2019, realizando uma série de ações de valorização das emissoras associadas, dentre as quais a “Conheça o associado”: “buscamos trazer informações relevantes não somente sobre as emissoras, mas também destacar a trajetória dos profissionais que nelas atuam”.

GRUPO RBS

Pelo sexto ano consecutivo, o Grupo RBS é finalista no INMA Global Media Award, premiação internacional que destaca os melhores cases de mídia e jornalismo. Na 90ª edição do prêmio, o Super App GaúchaZH e o projeto “Tá e Daí?” estão entre os 173 finalistas de todo o mundo – ao todo, quatro projetos nacionais estão concorrendo. A distinção é promovida pela International News Media Association (INMA), comunidade global com mais de 11 mil membros do mercado. Desta vez, foram 824 inscrições de 44 países, e os vencedores serão conhecidos em 28 de abril, em Paris.

Concorrendo na categoria “Melhor nova tecnologia ou produto digital”, o novo aplicativo de GaúchaZH participa da premiação apenas quatro meses após seu lançamento. Desenvolvido a partir de pesquisas realizadas com 1.577 usuários e assinantes, a plataforma foi remodelada com foco na experiência do usuário, estreando um design mais arejado e novos recursos, como ferramenta de busca, notificações personalizadas, melhor visualização de conteúdos multimídia, novo sistema de login, entre outros.

– O mais importante para nós é que construímos o Super Aplicativo GaúchaZH a partir de pesquisas com nosso público. Queremos, cada vez mais, entender como os usuários consomem jornalismo digital, para entregar produtos ainda melhores. E os resultados estão aí, tanto em audiência, quanto em relevância nacional e internacional – afirma a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle.

Na categoria “Melhor ideia para prospecção ou retenção de clientes de publicidade”, concorre o “Tá e Daí?”, um serviço exclusivo oferecido pelo Grupo RBS que, a partir do objetivo de ser cada vez mais próximo e parceiro de seus clientes, busca entender os desafios de negócio de uma marca e criar soluções em conjunto com ela. Desde 2017, o projeto já trabalhou em parceria com 13 clientes – compreendendo profundamente seus desafios e oportunidades de negócio e co-criando soluções que possam aprimorar seus resultados.

– Por meio da metodologia de design thinking que compõe o Tá e Daí?, ajudamos com nossas ferramentas de dados, pesquisas e conhecimento do consumidor gaúcho a fazer um bom diagnóstico da oportunidade para, então, construímos junto com o cliente uma estratégia para endereçar essa oportunidade. Depois, a implementamos, acompanhamos resultados e fazemos ajustes. Essa é a essência da nova forma de fazer comunicação: colaborativa e orientada para resultado – destaca o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite.

Nos últimos cinco anos, o Grupo RBS foi finalista de forma consecutiva do INMA Global Media Award, sendo que, em quatro desses, foi vencedor. Zero Hora, ZH Tablet, Destemperados, o aplicativo Pelas Ruas e o projeto de mídia para as Lojas Lebes foram os projetos da RBS premiados até hoje. Em 2019, duas iniciativas relacionadas a segmento de público foram finalistas no prêmio, a “ATL House e o Persona – Quem são e o que pensam os gaúchos?”.

INVESTIMENTOS EM MARKETING

Duas importantes empresas de produtos de consumo decidiram aumentar seus investimentos em publicidade. A Kraft Heinz em mais 30% e a Under Armour para 12% de sua receita.
Depois de um período de queda em suas vendas e no valor de suas ações, a Kraft Heinz decidiu voltar a investir pesado nas suas principais marcas, ao mesmo tempo em que irá reduzir o número de suas agências de 36 para 19. Foi o que anunciou seu CEO,  Miguel Patricio, em uma entrevista, destacando que o primeiro passo para resolver um problema é reconhecer sua existência e que apesar de um “ano ruim” é hora de investir em seus principais ativos: suas históricas marcas.
Também em uma conferência de imprensa o CEO e o CFO da Under Armour anunciaram que após um ano que não foi bom iriam incrementar seus investimentos em marketing, que será de 12% sobre suas vendas, principalmente para reforçar a marca, na entrada do funil, e no seu final, nas atividades promocionais de venda.
Como se nota, são duas empresas com grandes marcas que economizaram onde não deviam: em seu marketing.

GRANDES MARCAS

Confira as 10 marcas mais valiosas da América segundo o ranking BrandZ:

Bradesco – R$ 9.468 milhões

Itaú – R$ 8.368 milhões

Corona – R$ 7.529 milhões

Skol – R$ 7.253 milhões

Telcel – R$ 5.483 milhões

Bodega Aurrerá – R$ 5.419 milhões

Falabella – R$ 5.186 milhões

Brahma – R$ 3.781 milhões

Globo – R$ 3.624 milhões

Águila R$ 3.522 milhões

GRUPO ABRIL

Rafael Davini é o novo diretor comercial da Exame. O profissional chega à empresa em momento de grande transformação da plataforma, que está em processo de saída da Abril para o BTG Pactual, num negócio de R$ 72,37 milhões.

Respondendo a ele, Daniela Serafim, com 20 anos de Abril, assume como diretora de publicidade.

Davini tem 30 anos de experiência como executivo de negócios no setor de mídia. Esteve por quatro anos na ESPN como vice-presidente de ad sales, até sair, em julho do ano passado. Anteriormente, teve posições de liderança em empresas como Grupo Estado, Globosat, Turner Broadcasting, Terra e Viacom.

PÁSCOA

As marcas de chocolate estão só esperando para colocarem os ovos de páscoa nas prateleiras dos supermercados.

A Nestlé está apostando no ovo Nestlé zero açúcar, zero lactose e zero glúten e o ovo de Páscoa Nescau.

Os preços conhecidos por serem bem elevados e “sem noção” continuarão os mesmos, um ovo de 200 gramas vai custar entre R$ 30,00 e R$ 40,00 (preço sugerido).

A novidade é que alguns ovos vêm com miniatura, e dá para acessar por aplicativo um portal de realidade aumentada.

CONAR

A maior parte dos processos abertos pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) em 2019 envolveu anúncios e ações veiculados no ambiente da internet. De acordo com balanço divulgado pela própria entidade, 69,5% dos processos são oriundos de campanhas online (em 2018, eram 63,6%). Os comerciais veiculados na TV aparecem em segundo lugar, respondendo por 13,5% dos casos avaliados pelo Conselho.

Em 12 estados brasileiros, renda média per capita é menor que o salário mínimo.

Com maior concentração de servidores públicos, o Distrito Federal tem rendimento 1,8 vezes maior que a média nacional: R$ 2.686, mais do que quatro superior aos R$ 636 registrados no Maranhão, que tem o menor valor do país.

A pesquisa mostra que, além do Distrito Federal, apenas sete estados tiveram rendimento acima da média nacional, nenhum deles nas regiões Norte e Nordeste: São Paulo (R$ 1946), Rio (R$ 1.882), Rio Grande do Sul (R$ 1.843), Santa Catarina (R$ 1.769), Paraná (R$ 1.621), Mato Grosso do Sul (R$ 1.514) e Espírito Santo (R$ 1.477).

WPP

Nos últimos três meses do ano passado, a receita orgânica do WPP caiu 1,9%. Foi o desempenho mais fraco da holding desde o primeiro trimestre de 2019, refletido pelo fraco desempenho em mercados como Reino Unido, Ásia-Pacífico, América Latina e Europa Central. No terceiro trimestre de 2019, a holding reportou crescimento de 0,5%.

Divulgado nesta quinta-feira, 27, o balanço financeiro da companhia prevê um cenário de pouca melhora em 2020. Com consequência, as ações do grupo despencaram 15%, o nível mais baixo em oito anos.

No ano fiscal de 2019, o WPP apresentou declínio de 1,6% em receita orgânica, excluindo a venda de 60% da Kantar para a Bain Capital. Este é o terceiro ano consecutivo em que a holding reporta recuo na receita.

O Reino Unido apresentou resultados abaixo do esperado, com queda nas vendas de 3,7% no quarto trimestre ante o crescimento de 3,1% no terceiro trimestre.

A América do Norte, cujo desempenho tem sido fraco nos últimos três anos, recuou 4,5% no quarto trimestre. No terceiro trimestre, a queda foi de 3,5%.

O Brasil foi destacado no relatório como uma das áreas de crescimento expressivo para a holding: o mercado nacional teve alta de 9%.

CORONAVIRUS

Um dia após um membro sênior do Comitê Olímpico Internacional (COI) – Dick Pound – ter declarado que a epidemia de Coronavírus poderia resultar no cancelamento definitivo dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, os organizadores das Olimpíadas de Tóquio colocaram em quarentena os comentários do funcionário.

No momento em que o CEO do comitê organizador de Tóquio, Toshiro Muto, discursou em uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 26, a afirmação de Pound já havia infectado as notícias. Membro do COI por 42 anos, Dick Pound disse na terça-feira, 25, à Associated Press que a disseminação descontrolada do coronavírus, ou COVID-19, provavelmente forçaria o governo do Japão a acabar com os Jogos de Verão, avaliação que praticamente esmagou qualquer expectativa de que o evento fosse realocado ou adiado.

Pound fez suas observações 150 dias antes de a tocha olímpica ser acesa no Novo Estádio Nacional de Tóquio. O funcionário do COI revelou à AP que uma decisão final sobre o assunto teria que ser tomada até o final de maio, se não antes.

Na quarta-feira, Muto tentou recuperar o controle da narrativa, afirmando aos repórteres que o prazo citado por Pound era completamente arbitrário. “Que o final de maio é o limite de tempo, nunca pensamos nisso ou ouvimos falar desse comentário”, disse Muto. “Quando perguntamos sobre isso, recebemos uma resposta afirmando que essa não é a posição do COI”, acrescentou. Em outras palavras, Pound falou em off ou sem a sanção do COI, e sua interpretação da situação não reflete necessariamente as opiniões do comitê e de seus outros 100 membros eleitos.

“Nosso pensamento básico é que iremos adiante com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, conforme programado”, comentou Muto. Ele ainda acrescentou que, relativamente, pouco se sabe sobre o vírus e que os organizadores de Tóquio “tomariam medidas [para] que tenhamos Jogos Olímpicos e Paralímpicos seguros”.

A resposta de Muto à análise de Pound ocorreu duas semanas depois que outro membro do Comitê Olímpico tentou acabar com os temores de uma interrupção por conta do COVID-19. “Gostaria de deixar claro que não estamos considerando o cancelamento ou adiamento dos Jogos”, afirmou o presidente do comitê organizador, Yoshiro Mori, em 13 de fevereiro. “Deixe-me esclarecer.” Mori continuou dizendo que sua equipe estava coordenando o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e o governo japonês, a fim de garantir que os Jogos de Verão continuassem conforme o planejado.

VAREJO

A 23ª edição da pesquisa “Os Poderosos do Varejo Global 2020”, elaborada pela Deloitte, identificou os 250 maiores varejistas em todo o mundo com base em dados do ano fiscal de 2018, analisando o desempenho do setor em diferentes regiões. O Brasil é representado na lista por quatro empresas: Via Varejo (responsável pelas lojas Casas Bahia, Pontofrio e e-commerce do Extra, que ocupa a 143ª posição), Lojas Americanas (211ª), Raia Drogasil (239ª) e Magazine Luiza (238º).

CASAS DE APOSTAS

O Ministério da Economia divulgou que haverá mais uma etapa de consulta pública sobre a regulamentação das atividades de apostas esportivas. Até o dia 6 de março, novas sugestões serão encaminhadas ao ministério, que então deverá definir, por mais alguns meses, as regras de operação das casas de apostas.

De acordo com a minuta, as empresas que ganharem a licença para atuar precisam ter pessoa jurídica estabelecida no Brasil e uma reserva de dinheiro que seja suficiente para pagar os apostadores em caso de falência. Além disso, as marcas precisarão oferecer acesso aos dados das apostas às autoridades.

O texto define como deve ser a atuação das empresas de apostas e, também, de que forma o governo poderá regulamentar o mercado. Essa minuta poderá ser alterada conforme surgirem novas sugestões na consulta pública. É a terceira vez que o governo abre ao povo a possibilidade de opinar sobre a regulamentação. A minuta estabelece desde o percentual que tem de ser repassado aos apostadores vencedores até o aviso das empresas de que o jogo pode causar vício.

A regulamentação das apostas é o último processo que falta para que as principais marcas desembarquem no país. Atualmente, as dez maiores casas de apostas do mundo estão distantes do território brasileiro. A expectativa é de que, se elas investirem, R$ 100 milhões entrariam em patrocínio aos 20 clubes da Série A do Brasileirão.

AMAZON

1.Pelo terceiro ano consecutivo, o ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo traz a Amazon, de Jeff Bezos, no topo. A marca está avaliada em US$ 220,7 bilhões.

Nos últimos meses, os rumores de um possível interesse de Bezos em adquirir uma equipe da liga de futebol americano cresceu. O magnata com fortuna avaliada em 121,1 bilhões de dólares (R$ 560,1 bilhões) tem se aproximado de donos de franquias da NFL e conta com forte apoio para também ingressar no jogo.

O empresário também está negociando com o Flamengo para se tornar patrocinadora master do clube.

O valor do possível acordo seria maior do que os R$ 15 milhões garantidos atualmente pelo banco BS2.

2.Esta semana, a Amazon inaugurou em Seattle, nos Estados Unidos, a Amazon Go Grocery, uma loja de 930 metros quadrados sem caixas. O supermercado realiza as cobranças via aplicativo em smartphone e registros de câmera. Ao entrar no espaço, os clientes devem se logar no aplicativo e as câmeras irão assinalar os itens escolhidos pelo consumidor. A cobrança acontece automaticamente quando o cliente deixa a loja.

A Amazon já tem 25 lojas de conveniência pelos Estados Unidos, mas esse é o primeiro supermercado da marca que fica localizado próximo à sede da companhia e é cinco vezes maior do que as lojas.  O Walmart, concorrente da empresa de tecnologia, também tem lojas sem caixas, com a diferença que estão em fase de testes.

CONVITE

Veja em ESPECIAL: Robôs Melhores Que Humanos em Aplicações Financeiras. Wow! – Pyr Marcondes, Microsoft – Redução no Indície de Cidadania Digital e Zeigeist do Século XXI: Algorítimo Rei!

Tem em DESTAQUE: Mês das Mulheres Com Luiza Trajano Dona da Magazine Luiza.

VÍDEOS: CNN Brasil – Sede em São Paulo e Dica Digital Mari Petek – Novo Recurso do Instagram.

Tem OPINIÃO, a divertida CHARGE do talentoso Cado Bottega e ARTIGOS de Silvio Sibemberg, empresário especialista em varejo, Antonio Gornatti – CMO 4all Tecnologia Head Chief e do nosso articulista Zé Maurício.

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