NOTAS DA SEMANA – 01.10.2021

ENTREVISTA COM VANINA MONTEIRO:

1 – Quem é Vanina Monteiro?

Sou emoção pura, alto astral. Como boa libriana… sou muito pela justiça dos fatos, apaziguadora, sou verdadeira, espontânea, comunicativa.

Fui uma criança comunicativa, sempre fui social, gostava de brincar, compartilhar, adorava brincar de lojinha (sempre gostei de vender). Adorava assistir propaganda, brincava de Roque Santeiro, é claro que eu era a Porcina.

Sou muito de conversar, puxo assunto em todos os lugares que vou. 

Acredito que essas características influenciaram muito na minha escolha profissional.

Quando estava no primeiro ano do segundo grau (Colégio Estadual Dom João Becker), fiz um teste vocacional que era aplicado pela UFRGS, e aí surgiu a Publicidade Propaganda na minha vida. Comecei a pesquisar sobre o curso e me identifiquei.

Em 1994 iniciei o curso em Publicidade Propaganda na Unisinos.

No primeiro semestre de faculdade, trabalhava como operadora de telemarketing de cartão de crédito.

Na metade do curso comecei a fazer estágios. Aprendi muito na agência BN Criatividade e Propaganda do Paulo Boa Nova. Agência pequena é ótima para termos experiência em todas as áreas. Eu fazia mídia, atendimento, financeiro, operacional… foi um baita aprendizado. Conheci muitas pessoas bacanas do mercado, atendimentos de veículos, fui no meu primeiro festival de Publicidade em Gramado.  

Na minha trajetória, circulei pelas áreas comercial, mídia, atendimento e produção.

Fui morar em Santa Catarina em 2009, lá também tive experiência em agência e gráfica. Em terras catarinenses encarei o empreendedorismo com a Blink Birô de Produção Gráfica, atendia clientes de SC, PR e RS. Em 2014, em paralelo a Blink, comecei a Delícias da Nina (produtos caseiros como pães, bolos, biscoitos, cookies, etc).

Eu acredito muito no ditado: “Mar calmo nunca faz bom marinheiro”, por isso depois de um mar agitado voltei para Porto Alegre em 2016, através da Ana Cássia Miguel, uma amigona de longa data, com quem trabalhei em 2008 na Flow Comunicação, entrei na Exibe Mídia onde estou até hoje.

Agradeço demais a ela e ao Ricardo Piccoli, com quem aprendo diariamente sobre o universo da mídia OOH.   

2 – Como desafiastes o período de pandemia?

No início foi de pirar o cabeção, pois sou muito do convívio social e de março a agosto, fiquei sozinha direto. Meus pais moram em Tramandaí e minha irmã em São Paulo. Sorte a minha que tenho 02 filhas caninas, a Mumu e a Preta. Tive que me disciplinar para ter uma rotina: trabalhando pela Exibe Mídia em home office, cuidar da casa, passeio com cachorros, cozinhar, cuidar da saúde e da mente.

Comecei a fazer exercícios físicos em casa, Yoga, assisti muitos vídeos de autoconhecimento, continuei a terapia (on line).

Trabalhar em casa foi uma experiência ótima, com tecnologia tudo é possível. Sempre conversando com os colegas, fornecedores e clientes, o trabalho fluiu muito bem.

E consegui conciliar tudo isso com as produções de Delícias. 

3 – O que mais te inspira?

Gosto de ver as pessoas felizes, satisfeitas! Sorrisos!

Então faço tudo com muito amor e dedicação!

4 – 24 horas por dia com a pilha toda?

Eu me considero sempre com a pilha toda, com disposição!

Passeio com as cachorras, trabalho com satisfação, curto minha casa, faço minhas atividades físicas, gosto de cozinhar, de conversar os amigos e família.

GRUPO RBS

As iniciativas sociais gaúchas que contribuem para a transformação positiva da sociedade já podem se inscrever nos Editais a partir desta quarta-feira (29). Este ano, o projeto do Grupo RBS realizado em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), que busca incentivar, por meio de aporte financeiro, ações sociais de todo o Estado, destinará cerca de R$ 100 mil para pessoas físicas, jurídicas e organizações não governamentais (ONGs) voltadas a crianças e adolescentes, à cultura ou ao esporte do Estado.  

Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 19 de outubro pelo site www.editaisfmss.org.br.  No formulário, é preciso enviar os dados cadastrais da instituição, contatos da organização, contatos do responsável pela inscrição do projeto e o certificado de captação de recurso válido em uma das seguintes leis: Lei de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte ou Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança) de Porto Alegre. Também é preciso informar os dados dos projetos, como público atendido pela instituição, objetivo da iniciativa, metodologia, período de execução, resultados esperados, orçamento e outros financiadores parceiros. Não há limite de envio de projetos por entidade, porém cada proposta deve ser enviada de forma individual.  

Serão distribuídos R$ 100 mil entre as iniciativas selecionadas. Pela lei de Incentivo ao Esporte, serão repassados R$ 20 mil para projetos em qualquer uma das duas manifestações desportivas presentes na lei – Educação e Participação – e que possuam certificado de captação emitido pelo Ministério do Esporte. Pela Lei Rouanet, serão distribuídos R$ 59 mil entre projetos de qualquer natureza artística, desde que tenham o certificado de captação válido emitido pelo Ministério da Cultura. Já com o Funcriança, serão repassados cerca de R$ 20 mil para iniciativas de Porto Alegre voltadas ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.  

Essa é a sexta edição dos Editais. Desde 2016, a iniciativa já beneficiou aproximadamente 75 mil pessoas em todo o Rio Grande do Sul, totalizando mais de R$ 1,1 milhão em doações para projetos que contribuam com a transformação social do Rio Grande do Sul.  

Os projetos selecionados serão anunciados em novembro e os repasses acontecerão ainda em 2021. Em caso de dúvidas, as organizações podem entrar em contato pelo e-mail editais@fmss.org.br.  

GZH

Lançado em outubro de 2020, o projeto de GZH que tem como foco a educação midiática segue sendo destaque. Um mês após ter sido apresentado como case no 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, o Fluência em Notícias foi anunciado entre os finalistas do Digital Media Awards Latam, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-INFRA).     

O projeto disputa a categoria “Melhor Projeto de Alfabetização Midiática”. Ao lado da iniciativa do Grupo RBS, concorrem “Argentina, no lo entenderías: el formato de reacciones de YouTube llevado a las noticias”, do jornal argentino La Nacion, e “Chequeos en lenguas”, do peruano Ojo Público.    

Com foco na educação midiática e na promoção de uma audiência crítica, o Fluência em Notícias detalha processos jornalísticos e aproxima os leitores da redação. A iniciativa já está em sua terceira temporada e pode ser conferida aqui. Entre os temas já trabalhados, estão assuntos como diferença entre opinião e notícia, independência editorial e o trabalho de um repórter.   

Esta é a sexta vez que iniciativas do Grupo RBS integram a lista dos finalistas do prêmio. Em 2019, a empresa também esteve entre os vencedores do Digital Media Award com GZH, escolhido como “Melhor Site ou Serviço Móvel de Notícias”. Em 2018, o aplicativo Pelas Ruas recebeu a distinção de iniciativa com a Melhor Campanha de Marketing Digital. Em 2017, o especial ZH Ouro, elaborado por Zero Hora durante a Olimpíada do Rio, venceu a categoria Melhor Projeto de Visualização de Dados. Em 2016, o especial A Vida que eu vejo foi finalista em Melhor Uso de Vídeo e, em 2015, o ecossistema Colorado ZH e Gremista ZH – com site, mobile site e aplicativos – foi reconhecido como Melhor Novo Produto.   

– É uma alegria saber que GZH figura como finalista nessa distinção tão importante, ainda mais em um projeto que busca a transparência da atividade jornalística junto ao público. O que fazemos, como fazemos e por que isso é importante para as comunidades onde atuamos é o foco do Fluência em Notícias. Os veículos de comunicação têm a responsabilidade de explicar a conexão de sua atividade com o desenvolvimento da sociedade e o fortalecimento da democracia – comemora a diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS, Marta Gleich. 

Os vencedores serão divulgados na conferência Digital Media LATAM 2021, que acontece virtualmente entre 4 e 7 de outubro. O anúncio acontece no dia 5 e será transmitido nas redes sociais da premiação.     

Com um número recorde de projetos inscritos, Fluência em Notícias se classificou como finalista entre mais de 150 iniciativas, de 48 empresas, de 11 países. Além de GZH, também compõem a lista de brasileiros finalistas ao prêmio as marcas Valor Econômico, Uol, O Globo, The Brazilian Report, Vibra e Nexo.    

SBT

Na tarde dessa terça-feira, dia 28/09, o SBT transmitiu, com exclusividade na TV aberta, a vitória por 2 a 0 do Paris Saint-Germain sobre o Manchester City, pela segunda rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, direto do ‘Parc des Princes’, em Paris, e registrou a maior audiência desde o início da cobertura da mais importante competição de clubes de futebol de todo o mundo.

Com narração de Luiz Alano, comentários de Mauro Cézar Pereira, análise de arbitragem de Nadine Basttos, a transmissão do duelo entre o time francês liderado por Mbappé, Lionel Messi e Neymar contra o time inglês comandado pelo técnico Pep Guardiola alcançou 6,7 pontos de média, 13,5% de share e 8,6 pontos de pico, garantindo a vice-liderança na Grande Porto Alegre. Na mesma faixa horária, das 16h às 17h55, a emissora terceira colocada marcou 4,1 de média, com isso, o SBT registrou 61% a mais que a concorrente. Em relação à exibição do segundo jogo entre Barcelona e Bayern de Munique, no dia 14 de setembro, o SBT obteve um acréscimo de 51%. 

Já a partida entre Atlético-MG X Palmeiras pela Libertadores, o SBT ficou na vice-liderança com a maior média do dia, com 11,5 pontos e share de 18,6%. 126% a mais que a segunda colocada, que registrou 5,1. Comparando com o último jogo exibido em 21/09/21, a audiência do SBT cresceu 58%.

Vale ressaltar que o SBT, nessa terça-feira, foi vice-líder nas faixas da tarde, noite, madrugada e 24 horas. Dos 23 programas da grade, 17 ficaram na vice-liderança.

O jornal local SBT Rio Grande 2ª edição conquistou excelente audiência e garantiu a vice com 6,2, contra 3,9 da terceira colocada e 26,3 da primeira. O share foi de 9,4% e o pico de 7,2. 

CHAMPIONS LEAGUE

Na tarde desta terça-feira, dia 28/09, o SBT transmitiu, com exclusividade na TV aberta, a vitória por 2 a 0 do Paris Saint-Germain sobre o Manchester City, pela segunda rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, direto do ‘Parc des Princes’, em Paris, e registrou a maior audiência desde o início da cobertura da mais importante competição de clubes de futebol de todo o mundo.

Com narração de Luiz Alano, comentários de Mauro Cézar Pereira, análise de arbitragem de Nadine Basttos, a transmissão do duelo entre o time francês liderado por Mbappé, Lionel Messi e Neymar contra o time inglês comandado pelo técnico Pep Guardiola alcançou 6,3 pontos de média, 13% de share e 9,4 pontos de pico, garantindo a vice-liderança na Grande São Paulo. Na mesma faixa horária, das 16h às 17h55, a emissora terceira colocada marcou 5,9 de média e a líder fechou com 13,3.

O índice do SBT foi 65% superior ao registrado pela emissora na estreia da cobertura da Champions League, quando marcou 3,8 pontos com a transmissão de PSV Eindhoven e Benfica, no dia 24 de agosto.

Em relação à exibição do segundo jogo entre Barcelona e Bayern de Munique, no dia 14 de setembro, o SBT obteve um acréscimo de 48%. Na ocasião, a emissora registrou 4,3 pontos de média.

Somente no horário da transmissão de Paris Saint-Germain e Manchester City o SBT alcançou 1,1 milhão de lares e 1,4 milhão de pessoas.

O jogo

O Paris Saint-Germain venceu o Manchester City por 2 a 0 pela segunda rodada do Grupo A da UEFA Champions League. Idrissa Gueye e Lionel Messi marcaram para garantir o resultado positivo no duelo realizado Parc des Princes, em Paris.

Com o resultado, o Paris Saint-Germain assume a primeira colocação do grupo, com quatro pontos conquistados, mesmo número do Club Brugge, que venceu o Red Bull Leipzig no outro jogo do grupo. O Manchester City ocupa a terceira colocação, com três pontos conquistados.

LIBERTADORES SBT

Na noite da última terça-feira, dia 28/09, o SBT levou ao ar o duelo entre Atlético/MG e Palmeiras, válido pelo segundo e decisivo confronto das semifinais da Copa Libertadores, direto do estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, e superou a emissora líder durante 52 minutos consecutivos no ranking geral das audiências na Grande São Paulo.

No ar das 21h30 às 23h25, o empate em 1 a 1, que resultou na classificação do time paulista à final da principal competição de clubes do continente, o SBT marcou 18,6 pontos de média, 28% de share e 22 pontos de pico e fechou na segunda colocação isolada com 117% mais audiência que a emissora terceira colocada, que marcou apenas 8,6 pontos de média com a exibição de duas novelas e um reality show. A emissora líder, com a exibição de uma novela e um programa musical, fechou com 22,1. Considerando somente o confronto com a atração musical, das 222h7 às 23h25, o SBT conquistou o primeiro lugar isolado ao vencer por 20,5 a 17,1 de média.

Somente no horário da exibição da partida o SBT alcançou 2,4 milhões de lares e 2,8 milhões de pessoas.

No PNT (Painel Nacional de Televisão) o SBT ficou na liderança por 35 minutos consecutivos, das 22h50 às 23h24.

Na média geral, a emissora garantiu a vice-liderança com 15,6 pontos de média, 25% de share e 18,3 pontos de pico. Índice 108% superior ao registrado pela emissora terceira colocada, que na mesma faixa de exibição marcou apenas 7,5 pontos de média. A emissora líder registrou 21,5 pontos de média.

No total, no horário da bola em jogo, o SBT alcançou 18,2 milhões de residências e 25,2 milhões de pessoas no Brasil.

Foi o melhor jogo em audiência desde o início da transmissão da competição, em 10 de março deste ano.

No Distrito Federal o SBT também superou a emissora líder e alcançou o primeiro lugar no ranking geral das audiências durante 50 minutos consecutivos, das 22h35 às 23h24.

Na média geral da transmissão, a emissora registrou 16,2 pontos de média, 27% de share e 20 pontos de pico. Índice 218% superior ao registrado pela terceira colocada, que ficou com 5,1. A líder fechou com 17,8.

Liderança absoluta

Em Manaus a transmissão da partida colocou o SBT na liderança na média geral. No horário do confronto entre Atlético/MG e Palmeiras, 21h30 às 23h25, a emissora cravou 22 pontos de média contra 21,6 da segunda colocada. A terceira registrou apenas 6,3 pontos de média.

Em Goiânia o SBT também conquistou a liderança absoluta no ranking geral das audiências. Na faixa horária da bola em jogo a emissora marcou 18,5 pontos de média contra apenas 12,9 da segunda colocada e 12,9 da terceira.

Vice-liderança

Além de incomodar a emissora líder em diversas praças importantes, o SBT garantiu a segunda colocação com ampla vantagem em outras cidades aferidas pelo Kantar Ibope Media.

Em Fortaleza o duelo entre mineiros e paulistas rendeu ao canal 16,5 pontos de média contra 5,2 da terceira colocada e 18,3 da primeira.

Em Belém o SBT conquistou a segunda colocação com o dobro da audiência da terceira colocada. No horário do jogo marcou 13 pontos de média contra 6,5 da concorrente. A líder fechou com 22,1 de média.

No Rio de Janeiro, a exibição da disputa pela vaga na final da principal competição do continente também rendeu excelente desempenho ao SBT, que registrou 13 pontos de média contra 8 da terceira e 26,9 da primeira colocada.

No Recife o SBT marcou 11,6 pontos de média e também garantiu a vice-liderança isolada. A terceira ficou com 5,2 e a líder alcançou 21,1 pontos de média.

Em Salvador o SBT registrou 11,1 pontos de média contra 10,5 da terceira colocada e 18,8 da primeira.

Em Florianópolis a segunda colocação foi alcançada com 8,7 pontos de média contra apenas 3,5 da terceira colocada e 20,7 da primeira.

Já em Curitiba o SBT ficou com 8,3 pontos de média. A emissora líder marcou 22,1 e a terceira alcançou apenas 7,1.

O jogo

O Palmeiras chegou a mais uma final de Copa Libertadores, ao empatar com 1 a 1 diante do Atlético-MG, no Mineirão. Pelo fato de o jogo em São Paulo ter terminado empatado em 0 a 0, qualquer empate com gols classificava a equipe paulista para a grande decisão. A time mineiro precisava da vitória para avançar à final sem a necessidade dos pênaltis. Agora, o time comandado por Abel Ferreira aguarda quem passar de Barcelona de Guayaquil e Flamengo, que se enfrentam nesta quarta-feira.

Final

A final da Libertadores está marcada para acontecer no dia 27 de novembro, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, com ampla cobertura do SBT.

SBT RIO GRANDE

No quadro “Partiu Cultura” do SBT Rio Grande desta sexta-feira, 01 de outubro, a apresentadora Brunna Colossi recebe o cantor gaúcho Igor Fióri. Natural de Santa Cruz do Sul, ele acabou de lançar a mais nova aposta da carreira, o single “Check-In”. Durante a entrevista, o artista conta como surgiu a paixão pelo pop, estilo que escolheu para representar o Estado por todo Brasil. Igor ainda fala sobre suas inspirações e ídolos. 

O SBT Rio Grande é exibido de segunda a sexta-feira, às 11h30, com a apresentação de André Haar.

MASBAH!

O Masbah! deste sábado, 02 de outubro, foi até Canela, na serra gaúcha, para conhecer a maior plataforma de aço e vidro da América Latina, que fica a 360 metros do chão, e o seu estonteante brinquedo: o Abusado!

O programa também irá mostrar a brincadeira que está fazendo sucesso nas redes sociais onde se mexe alguns palitos para formar uma palavra ou conta matemática. Em um desafio de apresentadores, Brunna Colossi competiu com o jornalista e âncora do SBT – Rio Grande – 2ª edição, Marcelo Chemale, no jogo dos palitos. Quem será que ganhou e se divertiu mais?

E para se manter em movimento, o Masbah! acompanha um treino diferente. O Free Training, criado pelo professor Marco Bocão, que consiste em usar o peso do próprio corpo para trabalhar as articulações, o fortalecimento do abdômen, pernas e braço. O diferencial dessa modalidade de treino é a utilização da música e descontração durante a execução dos exercícios.

Na cozinha do programa do “Anonymus Gourmet”, é a vez de uma receita de pão de batata-doce acompanhado com um patê de fígado para conquistar o teu estômago.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir das 12h, e o “Anonymus Gourmet”, logo após, no SBT do Rio Grande do Sul.

LOJAS COLOMBO

A geração de conteúdo relevante é um dos principais diferenciais para qualquer organização que queira entregar mais que mercadorias e oferecer uma experiência completa ao consumidor. Neste sentido, o Grupo Colombo encontrou no áudio um canal ideal para apresentar novos segmentos. O Colombo Cast, denominação do podcast da empresa, estreou com oito episódios que apresentam temas relacionados aos cuidados com os animais de estimação, a partir da consolidação da Colombo Casa Pet, criada em janeiro de 2020. O segmento conta com lojas físicas em Passo Fundo, Esteio, Santa Cruz do Sul e Bagé e atende todo o Brasil pelo e-commerce. 

Na primeira temporada, especialistas e veterinários debatem, em oito episódios, temas importantes, como castração, depressão em animais, regras para criação de pássaros e animais silvestres, vacinação, entre outros. Para a gerente de marketing do Grupo Colombo, Maria do Carmo Giacobbo, o podcast é uma importante ferramenta que agrega valor na entrega de produtos. “O segmento pet possui muitas peculiaridades e decidimos compartilhar um conteúdo mais completo e educativo com o propósito de agregar conhecimento a utilização dos produtos”, destaca. 

A ideia da empresa é dedicar cada temporada do Colombo Cast a um segmento de sua atuação, como eletroportáteis, móveis, decoração e crédito.  O conteúdo pode ser acessado em todas as principais plataformas digitais e também em agregadores de podcast, como o Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Anchor, Breaker, Overcast, Pocket Casts, RadioPublic e ainda no site da empresa que também disponibiliza playlists de músicas no Spotify, principalmente voltadas para datas comemorativas.

A Lojas Colombo possui mais de 4 mil funcionários, 304 lojas físicas e está presente em 190 municípios da Região Sul, convertendo-se na 10ª maior rede de eletromóveis do Brasil em 2020, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. A empresa faturou R$ 1,956 bilhão em 2020, valor mais de 20% superior ao de 2019. Além das lojas de eletromóveis e a Casa Pet, a empresa também atua com a financeira Crediare; a ColomboCred, especializada em empréstimo para pessoas físicas; a Colombo Motors; a Colombo Consórcios; a Feirão de Móveis; e a Colombo Tech, desenvolvedora de soluções de software para varejo em nível nacional.  A empresa foi fundada por Adelino Colombo há quase 65 anos.

BAND

Em um evento voltado para o mercado publicitário e para a imprensa, a Band anunciou nesta quinta-feira (30) a grade de programação de 2022. Entre as novidades, anunciadas pelos mestres de cerimônia Glenda Kozlowski e Zeca Camargo, estão o programa de Fausto Silva, o Perrengue na Band, e o game show Mil e Uma Perguntas, comandado pelo próprio Zeca.

“O mercado pode esperar uma grade muito mais interativa com o público de casa, mais participativa. Os anunciantes terão uma janela para criar e participar de tudo que está acontecendo. A Band é uma televisão que vem se transformando e se movimentando. Mostramos para o mercado que trabalhamos para sermos melhores do que nós mesmos todos os dias. A Band, a partir de agora, precisa ser olhada de um outro patamar porque o resultado que ela vai trazer é muito maior do que trouxe até hoje”, avalia Cris Moreira, diretor geral de Comercialização do Grupo Bandeirantes.

O momento mais esperado do encontro foi o anúncio do retorno de Fausto Silva à Band após mais de três décadas. “O Faustão na Band já é uma realidade para todos nós, que estamos vivendo aqui, no dia a dia, construindo um dos maiores projetos da nossa carreira. Muitas novidades estão sendo preparadas por mais de 300 profissionais das mais diversas áreas. Vamos trazer um programa voltado para a família brasileira. Não um simples programa, mas sim uma programação com retorno da alegria aos lares brasileiros. Essa é a nossa maior missão”, garante Cris Gomes, diretor da atração. 

A partir de janeiro, Faustão na Band vai ao ar de segunda a sexta-feira, em horário nobre, diferente a cada dia. “Teremos muitas histórias, brincadeiras, humor, música e diversão na tela Band, além de recursos 3D, as melhores câmeras e computação gráfica. A alegria já tem hora e dia para voltar”, conta o diretor. 

Um dos principais pilares da Band sempre foi o Jornalismo. A emissora une credibilidade e análise dos fatos com o compromisso de levar a melhor informação, além de ser o primeiro canal a entrar ao vivo todos os dias, às 3h45, abrindo as transmissões com o 1º Jornal, comandado por João Paulo Vergueiro. Ao todo, são 12 horas de jornalismo ao vivo diariamente. Isso sem falar das emissoras espalhadas por todas as regiões do Brasil, dos correspondentes internacionais e do maior número de parcerias com agências de notícias do mundo.

No ano que vem, a Band promete chegar mais uma vez na frente com a cobertura das eleições e os debates. “O compromisso do Jornalismo da Band com as eleições cresce de dois em dois anos. A cada cobertura, novos saltos de qualidade são acrescentados para atender as expectativas do nosso telespectador, que também cresce. É uma pressão saudável. Para 2022, vamos captar com a nossa rede de emissoras próprias e afiliadas as necessidades e anseios da população durante toda a campanha e nesta perspectiva nossos debates, que também terão novidades e inovações como nas últimas eleições. Vamos expor mais completamente os candidatos e suas ideias dando melhores condições de escolha aos eleitores”, afirma Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo.

O jornalismo da Band também tem seu viés social. Neste ano, a emissora fez a maior campanha do país para combater a fome, em que foram arrecadados mais de R$ 100 milhões em doações com ajuda das grandes empresas do Brasil e da audiência. Não à toa, uma pesquisa do Datafolha apontou o Grupo Bandeirantes de Comunicação como uma das marcas mais solidárias durante a pandemia.

Um dos projetos mais inovadores da Band esse ano foi o Microfone Aberto, que teve uma entrega inédita de streaming na televisão brasileira. O reality show marcou ineditismo ao conectar a audiência da TV à chegada de uma nova plataforma de vídeos curtos no Brasil: o Kwai. A busca pelo novo comentarista do Jogo Aberto gerou mais de 1,8 milhões de views e engajou mais de 97 mil inscritos a sonhar com uma vaga na mesa redonda mais irreverente do país.

Não há dúvidas que a Band é o Canal do Esporte. São quase 40 horas semanais de programação dedicada às mais diversas coberturas do esporte mundial. Destaque para as mulheres brilhando na transmissão do futebol feminino, que gerou a melhor noite de domingo em termos de audiência no dia 26 de setembro durante a final entre Corinthians e Palmeiras. No ano que vem, tem mais campeonato feminino exclusivo na TV aberta.

A NBA estará de volta para mais uma temporada do melhor do basquete mundial já a partir de 21 de outubro. E não dá para falar de esporte sem lembrar que a Band se tornou a plataforma do automobilismo brasileiro. Tem Copa Truck, Porsche Cup, Stock Car e, é claro, a Fórmula 1, que tem sido um dos grandes trunfos com números históricos aos domingos.

Tudo o que o público via de longe na Fórmula 1, e talvez não entendesse, agora pode mergulhar com Mariana Becker por um passeio pelos bastidores e grids de largada. “A F1 está vivendo um momento histórico e aqui na Band nós trazemos quem está nos assistindo para dentro desse grande espetáculo”, explica a repórter.

“Em 2022 teremos uma Fórmula 1 totalmente nova, com muito mais competidores, novos carros e talvez até 10 equipes competindo pelas vitórias e pelo título”, completa o comentarista Reginaldo Leme que participou do evento ao lado do narrador Sergio Mauricio.

Edu Guedes, que além de pilotar as panelas, é piloto na Porsche Cup, vem com mais uma temporada de The Chef em 2022.

Ticiana Villas Boas também seguirá mostrando se as mães dos famosos realmente entendem de cozinha no Duelo de Mães. Ainda tem Catia Fonseca, no Melhor da Tarde, com muito mais novidades, e uma nova temporada do MasterChef Brasil, que já é uma marca consolidada na audiência. “Em 2021, a edição teve o maior resultado de entregas comerciais da história, sempre inovando e contando com a criatividade da equipe, como o anúncio da jurada Helena Rizzo, que foi feito em primeira mão no TikTok e repercutiu em toda a imprensa”, destaca a apresentadora Ana Paula Padrão.  

Para deixar as noites ainda mais divertidas, Zeca Camargo passa a comandar o game show Mil e Uma Perguntas. “Vai ser um programa diferente. Queremos envolver os participantes e os telespectadores de outra maneira. Serão sempre duplas competindo, com muita animação e um pouquinho de tensão. A ideia é encerrar a noite com muita alegria e cultura pop”, adianta o apresentador. Aos domingos, o clima de descontração fica por conta de Tatola Godas, Dennys Motta, Ricardinho Mendonça e Ângelo Campos, que chegam para apresentar uma atração com muito humor. “Estamos muito felizes e emocionados de estarmos aqui porque a Band é um canal de televisão que sempre assistimos. É a realização de um sonho de quatro amigos de verdade, que se conhecem há muitos anos”, ressalta Tatola, líder da trupe.

FESTIVAL TEEN LIVE SHOW 2021

No dia 9 de outubro, um sábado, acontece a quarta edição do Festival Teen Live Show 2021, que assim como ano passado, volta com uma edição 100% digital e consolidado como a principal plataforma de promoção e valorização da música jovem no Brasil. Um dos grandes propósitos de toda a plataforma Festival Teen é criar um ambiente digital que seja inclusivo, abraçando a diversidade que existe na população brasileira, entre ela a diversidade cultural de um país continental. Por isso, foram eleitos 26 representantes de todos os estados do país, entre eles está Isabela de Mello, do Rio Grande do Sul.

Inspirada por grandes influenciadoras como Niina Secrets, Fabi Santina e Taciele Alcolea, a embaixadora gaúcha do Festival Teen Live Show tem apenas 19 anos e já contabiliza 13 mil seguidores em seu Instagram por meio dos seus conteúdos lifestyle. Desde 2013 Isabela vem investindo no sonho de ser influenciadora, e começou criando conteúdos com ênfase em maquiagem. Hoje em dia, ela aproveita o hype das redes sociais e produz conteúdos diversificados, abordando diversos temas.

A embaixadora conta o que pensa sobre fazer parte do Festival Teen Live Show 2021. “Estar num evento tão grande como esse é uma honra imensa! Ver que o que eu faço agrada outras pessoas é gratificante demais. É como eu costumo dizer: já deu certo! Espero fazer valer essa confiança e oportunidade que me deram, obrigada.”

ZAPAY E DETRAN

Os mais de 2 milhões de condutores habilitados do Rio Grande do Sul, já podem utilizar o Whatsapp para consultar débitos de trânsito e realizar pagamentos de multas e impostos parcelando em até 12 vezes no cartão de crédito, ou à vista, utilizando o  PIX. A novidade é resultado da parceria entre a Zapay, startup especializada no parcelamento de débitos de trânsito e na desburocratização dos processos de pagamentos  e do DETRAN-RS. 

“Com a pandemia, os processos relacionados ao pagamento de débitos de trânsito acabaram ficando atrasados. Por isso, um serviço eficiente e seguro para o parcelamento de débitos, em um estado que conta com mais de 2 milhões de condutores é de extrema importância para facilitar a vida da população e não poderia deixar de ser prestado. A Zapay surgiu para atender essa demanda de mercado, usando tecnologia para facilitar a vida do condutor”, destaca Callebe Mendes, CEO da Zapay.

Como funciona o serviço da Zapay?

Para ter acesso aos serviços disponibilizados pela Zapay, os condutores devem entrar em contato com o Detran-RS pelo Whatsapp no número (11) 4949-5983. No canal, o atendimento da Zapay solicitará a placa e o Renavam do veículo. Com essas informações, o sistema disponibilizará a lista de débitos com o motivo, o valor e a data de vencimento de cada um deles. O usuário poderá optar por pagar um ou mais débitos e ao finalizar o processo, receberá os comprovantes de pagamento pelo próprio Whatsapp. Caso não haja débitos ou o cliente não tenha interesse em  regularizar sua situação, o número poderá ficar  salvo para novas consultas.

Os valores poderão  ser parcelados em até 12 vezes no cartão de crédito, ou à vista usando Pix . Os serviços estão disponíveis também pelo site do Detran-RShttps://www.detran.rs.gov.br/infracoes-multas/servicos/1039. O órgão  ainda informa que o processo é totalmente automático e sem intervenção manual. 

Confira o passo a passo para consultar ou pagar seus débitos de trânsito pelo Whatsapp do Detran -RS

Envie mensagem diretamente pelo celular +55 (11) 4949-5983. 

É preciso ter os dados do veículo, como placa e Renavam, para ter acesso à consulta de débitos

Em seguida serão disponibilizados todos os débitos que podem ser parcelados

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IGUATEMI

Com a proximidade do Dia das Crianças, o Iguatemi Porto Alegre está com uma programação recheada de experiências lúdicas e brincadeiras. A partir desta semana, quem visitar o shopping poderá participar das atividades, que seguem até o final de outubro. Inspirado no mote “Vem pro play!”, o shopping quer trazer a diversão dos games para toda a família, a partir de experiências únicas. Um playground externo com jogos e brinquedos, que abre no dia 1º de outubro, e o sorteio de 20 kits gamer, que incluem um PlayStation 5, estão entre as ações. Abaixo, é possível conferir toda a programação e detalhes do sorteio.

Brincadeiras e atrações no shopping

A partir desta semana, quem for ao Iguatemi conta com muitas surpresas para alegrar o passeio e se sentir dentro de um verdadeiro jogo. Todo o shopping está decorado com elementos e atrações temáticas em alusão aos games. Na entrada do empreendimento, no pórtico principal, há brincadeira que simula a boca de um monstro. O tradicional Urso Nilo também está recebendo os visitantes que ingressam no shopping pelo Acesso A, vestindo camiseta com a frase “Vem pro play!”. Bancos, totens e caixas automáticos estão decorados com elementos lúdicos, além dos tapumes e cartazes que ilustram a campanha, que estão distribuídos pelos corredores.

No shopping, os clientes podem encontrar um painel instagramável para registrar os momentos com os pequenos e adesivos de hiper-realidade no chão, que simulam “buracos” no piso. Além disso, no dia 12 de outubro, que marca o Dia das Crianças, os pequenos receberão brindes especiais – serão distribuídas cartelas de tatuagens infantis temporárias para todos os gostos, com adesivos como skate, ursinho de pelúcia, controle de PlayStation, livro de jogo RPG e lápis de cor.

Para quem quiser conferir as redes sociais do shopping, haverá dicas de presentes e de programas para se divertir no Iguatemi com segurança. Os conteúdos estarão disponíveis no Instagram (@iguatemipoa) e na página do Facebook. Além disso, o shopping preparou playlist especial para os pequenos, disponível no perfil do Spotify do Iguatemi Porto Alegre.

Playground externo

A partir do dia 1º de outubro, estará aberto ao público um espaço inédito para os pequenos: o playground temático “Vem pro play!”, com diversos jogos e brinquedos interativos para toda a família. O evento acontecerá até o final de outubro e contará com atrações como pista de skate, pula-pula no estilo high jump, brinquedo orbital, piano de chão, bike, escape game de realidade virtual, cenário instagramável e o jogo Just Dance, além de área baby, que terá mini play com escorregador, balanço e gira-gira.

O play também oferecerá atividades voltadas para pessoas com deficiência, como o brinquedo vai e vem, adaptado para crianças e adolescentes com deficiência física ou dificuldade de locomoção. O evento será totalmente gratuito e acontecerá no estacionamento externo, próximo ao acesso B do shopping, todos os dias, das 12h às 20h. Além dos espaços para a criançada brincar, também estarão disponíveis opções de alimentação.

A partir de 1º de outubro, data em que o play abre, haverá um robô no Iguatemi, que vai percorrer os corredores do 2º piso do shopping convidando os clientes a visitarem o play. O playground externo foi pensado de modo a contemplar pessoas de diferentes perfis, com inspiração nos modelos que ilustram a campanha. Quatro crianças participam da ação – a Lira, de 4 anos, que é influenciadora; a Lola, de 11 anos, garota aventureira; o Roger, de 7 anos, menino “creator”; e o Enzo, de 10 anos, um menino “geek”. No Instagram do shopping, é possível encontrar vídeos e fotos dos pequenos modelos.

Sorteio de 20 kits gamer

Neste Dia das Crianças, o Iguatemi Porto Alegre quer celebrar os jogos. Com a campanha promocional “Vem pro play!”, a primeira realizada pelo Iguatemi em alusão a esta data, 20 pessoas serão premiadas com um kit gamer. Um PlayStation 5, uma cadeira Thunder TC3, um cartão-presente da PlayStation Store, um controle de PS5 e um fone Sony Pulse PS5 são os itens que compõem o kit.

A mecânica da promoção é a seguinte: entre os dias 22 de setembro e 12 de outubro, cada R﹩ 350,00 em compras equivale a um número da sorte – inclusive as compras feitas pelo WhatsApp. As notas fiscais devem ser cadastradas no app do Iguatemi Porto Alegre. A apuração dos contemplados ocorre no dia 18/10, às 11h, na administração do shopping e está atrelada ao resultado da Loteria Federal do dia 16/10. O regulamento, as lojas e os restaurantes participantes, assim como o certificado de autorização SECAP podem ser consultados em https://www.iguatemiportoalegre.com.br. Participação limitada a um prêmio por CPF.

Horários de funcionamento

O shopping segue funcionando nos horários permitidos, conforme os decretos vigentes no momento. As lojas, cafeterias, restaurantes e opções de lazer operam de segunda a sábado, das 10h às 22h. Nos domingos, as lojas abrem das 14h às 20h. Já as operações de alimentação e lazer funcionam entre 11h e 22h, incluindo nos feriados.

O Iguatemi Porto Alegre reforça que segue os protocolos de saúde e proteção recomendados pelos órgãos responsáveis. No acesso ao empreendimento, está sendo realizado monitoramento com aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e indicações gráficas para o distanciamento recomendado. Além disso, o uso de máscaras é obrigatório.

CANAIS

Identificar os canais nos quais os consumidores estão mais abertos a receber publicidade é uma das melhores estratégias para criar campanhas de marketing efetivas e bem-sucedidas. De acordo com o estudo Media Reactions 2021, desenvolvido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, com base na perspectiva de consumidores e especialistas da área, marcas que escolhem comunicar em ambientes com boa receptividade da audiência conseguem gerar impactos até sete vezes maiores.

O levantamento reúne informações importantes a respeito das preferências do público no Brasil e no mundo. Globalmente, por exemplo, os canais offline ainda figuram entre os preferidos das pessoas quando o assunto é consumir publicidade. Anúncios em cinemas, eventos patrocinados, revistas, pontos de venda e jornais são os métodos favoritos.

No ambiente online, por sua vez, campanhas publicitárias são mais bem recebidas em podcasts, conteúdos produzidos por influenciadores, e-commerces, serviços de streaming de TV e mídias sociais. Além disso, o estudo identificou que TikTok, Amazon, Instagram, Google e Twitter são as plataformas nas quais o público global se sente mais à vontade para consumir propaganda.

No Brasil a tendência não é tão diferente. Aqui, além dos eventos patrocinados e mídia impressa, a mídia exterior aparece como um dos meios mais populares entre os brasileiros. No ambiente digital, por sua vez, os conteúdos publicitários produzidos por influenciadores são os preferidos, seguidos por anúncios em podcasts e e-commerce.

O Media Reactions 2021 também identificou alguns canais que antes apresentavam maior rejeição, mas vêm ganhando força de investimento e receptividade entre consumidores nos últimos meses. Entre eles, destacam-se os anúncios em jogos mobile e em serviços de streaming de música.

Local x global

O estudo da Kantar ainda destaca dados sobre “glocalização”. A análise mostra que marcas locais trazem mais autenticidade e confiabilidade para campanhas publicitárias, enquanto os canais globais são reconhecidos pela consistência e pela ampla capacidade de segmentação.

As marcas locais ou versões localizadas de marcas globais, são as que mais despontam como melhores ambientes de publicidade ao redor do mundo (elas representam 16 dos 23 mercados mundiais analisados). Já no Brasil, a empresa preferida pelo público é global: Amazon. Nomes como LinkedIn e Twitch também se destacam no país.

Confiança e inovação

O Media Reactions 2021 ressalta outra questão relevante: como asmarcas podem obter o equilíbrio certo entre manter aconfiança e, ao mesmo tempo, impulsionar a inovação em seus anúncios? Segundo o estudo, consumidores e profissionais de marketing têm perspectivas bem diferentes em relação a esse tema.

Enquanto os profissionais tendem a valorizar canais mais consolidados (como Instagram, YouTube e Google), os consumidores estão abertos a plataformas inovadoras e que ainda estão sendo “experimentadas” pelo mercado, como o TikTok.

O mercado de publicidade foi incentivado pela rápida recuperação em 2021, já que a publicidade foi usada como uma das alavancas para estimular a recuperação na economia em geral”, afirma Maura Coracini, diretora de Mídia & Digital em Insights. “À medida que emergimos em um novo cenário de mídia, com novos hábitos e novas plataformas a serem exploradas pelos profissionais de marketing, as marcas precisam entender as percepções dos consumidores sobre esse novo contexto e aprender o que segue sendo relevante e o que mudou, para poderem se destacar em um ambiente de publicidade cada vez mais concorrido”, afirma ela.

LAÇADOR

Aconteceu nesta terça-feira, dia 28 de setembro, a retirada da Estátua do Laçador. O monumento, que está na Avenida dos Estados, em Porto Alegre, desde 2007, passa por reparos em sua estrutura. A necessidade de restauração foi identificada desde 2017, quando uma vistoria feita através do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, constatou fissuras e rachaduras no monumento. Esses danos, caso não sejam reparados a tempo, podem trazer prejuízos permanentes à Estátua. O restauro deve durar cerca de 90 dias e estar de volta ao Sítio do Laçador até o final do ano.

A retirada foi feita através de um guindaste e o Monumento será transportado deitado em um caminhão, dentro de uma gaiola especial projetada para o deslocamento do Laçador e que foi instalada no mesmo dia pela manhã. São poucos quilômetros de viagem, já que o galpão que abrigará a Estátua fica próximo ao Sítio do Laçador. O Movimento Tradicionalista Gaúcho disponibilizou 12 cavaleiros para acompanharem o trajeto que o Laçador irá percorrer até o galpão. 

O Projeto de revitalização é promovido pelo Sindicato dos Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e pela Associação Sul Riograndense da Construção Civil. O coordenador do projeto, Zalmir Chwartzmann, reforça a importância da do restauro: “Será um trabalho minucioso, que passará por várias etapas. Entre elas está a colocação de uma estrutura de aço dentro da obra, que deve dar sustentação ao Laçador. De qualquer forma, assim que ele for aberto teremos uma dimensão melhor dos danos a serem reparados”, destaca.

O Projeto Construção Cultural foi viabilizado através da Prefeitura de Porto Alegre, Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e conta com a Gerdau e a Sulgás como patrocinadores, Elevato, Ministério Público do Estado e JOG Andaimes como apoiadores.

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