Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'col_wfConfig' is marked as crashed and should be repaired in /home/colunadonene/www/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'col_wfConfig' is marked as crashed and should be repaired in /home/colunadonene/www/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'col_wfConfig' is marked as crashed and should be repaired in /home/colunadonene/www/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'col_wfConfig' is marked as crashed and should be repaired in /home/colunadonene/www/wp-includes/wp-db.php on line 2056
Marco Lopes - 17.09.2021 - Coluna do Nene

Marco Lopes – 17.09.2021

PUBLICIDADE NO STREAMING E A TV CONECTADA AVANÇA COMO UMA DAS PRIORIDADES

Por Marco Lopes, Diretor da Mediastream

A pandemia mudou muita coisa. As pessoas foram obrigadas a se recolherem e, assim, passaram mais tempo consumindo conteúdo na tela da TV, do computador e do celular, e também para muitas outras coisas: trabalhar, estudar, se divertir.Esta nova realidade mudou a maneira como consomem conteúdo digital e as marcas, por sua vez, foram obrigadas a repensar suas estratégias para encontrar formas mais eficazes de se comunicarem com o seu público alvo diante da na realidade.A ano chega à sua segunda metade e, segundo o informe Industry Pulse Report, da Integral Ad Science, são três as principais áreas da publicidade que as marcas depositaram seus investimentos em 2021:

– Vídeo digital e OTT (streaming): 57%.
– TV Conectada (CTV): 54%.
– Redes Sociais: 47%.

Os números são para os Estados Unidos, mas podem servir para uma reflexão sobre o nosso mercado brasileiro, uma vez que as tendências nesta área têm sido semelhantes em várias partes do mundo.

No Brasil, segundo levantamento da Kantar, os negócios digitais (e-commerce, delivery, fintechs, vídeos sob demanda (VoD) e mídias sociais) em 2020 apresentaram crescimento significativo nos últimos meses, “provavelmente impactados por algumas mudanças de comportamento dos consumidores”, segundo os organizadores do estudo. Os investimentos desse grupo subiram 37% e as inserções em meios além da Internet, como TV e OOH – Mídia Out Of Home, cresceram 41%.

O que nos chama a atenção é o mercado de mídia online, que tem sido um dos setores com maiores crescimentos neste período da pandemia e segundo o levantamento da Kantar, os investimentos em publicidade do setor cresceram 64% em mídia online entre o primeiro trimestre (Q1) e o segundo trimestre (Q2). Um resultado que devemos observar com atenção, levando-se em conta que os números refletem o comportamento dos investimentos em publicidade nos primeiros meses do isolamento social no Brasil.

Em um relatório do IAB sobre as tendências globais para 2021, observamos que o estudo reitera que serviços de vídeo digital e streaming se tornaram formatos mais populares durante a pandemia. A vantagem que as transmissões ao vivo oferecem é que permitem aos usuários interagir em tempo real, o que faz deixar de ser apenas receptores e aumenta o engajamento e o envolvimento com as marcas. O próprio já confirmou a nova edição do IAB Next de 2020, que aconteceu 100% online, já tem sua versão 2021 programada no mesmo formato.

Além disso, há anunciantes que apostam em vídeos animados explicativos, que servem para descrever produtos ou serviços de forma rápida, simples e divertida. Nessa publicação afirma-se que este tipo de ferramenta é muito eficaz em setores como finanças e seguros.

Na busca por maior efetividade dos anunciantes, o IAB sustenta que em curto prazo haverá um avanço da publicidade programática na televisão conectada: as marcas poderão comprar anúncios de forma automatizada para diferentes tipos de conteúdo: linear, direto ou on demand.

A considerar que a média do tempo dedicado pelos brasileiros às suas atividades conectadas chega a três horas e 22 minutos por dia, por usuário, vemos aqui que a publicidade tem muito a conquistar ao olhar este mercado em seus planos de mídia. Na verdade, 62% dos anunciantes já afirmam que essas mídias têm maior potencial de inovação e que 88% deles afirmam que os avanços nesse ambiente tecnológico irão acelerar a mudança no investimento em publicidade.

Estamos vivendo o fortalecimento das mídias digitais como referência para o mercado publicitário, o que permitirá aos anunciantes levar em conta em seus planejamentos de mídia essa nossa realidade. O pós pandemia promete ser mais digital do que se imaginou até o momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *