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HUMANIZAR - 17.09.2021 - Coluna do Nene

HUMANIZAR – 17.09.2021

Um dos grandes desafios das empresas B2C com presença digital é conquistar a satisfação e aprovação de seus clientes. A construção de marcas sólidas e respeitadas no mercado passa pelo crivo de quem mais importa: o consumidor. Por isso, é importante que os empreendedores, de todos os portes, conheçam a fundo o público e saibam acolher as pessoas.

Mas o que é isso? O Atendimento Humanizado parte do princípio de que nós temos uma necessidade básica de convívio. Faz parte da natureza do ser humano querer ser ouvido, acolhido, compreendido e ajudado. Estas são ações que as pessoas esperam em um contato.

Diversos estudos mostram que o consumidor está disposto a pagar mais por um produto ou serviço, caso seja bem atendido. Ora, mas isso não deveria ser o básico? Claro que sim! Como diz o velho ditado: “atendemos bem para atender sempre”. No entanto, em muitos casos, a falta de estrutura adequada, capacitação de pessoas e organização impedem muitas empresas de fazerem o mínimo. Ainda vemos muitos modelos ultrapassados e campeões de críticas nas plataformas de reclamações.

Os consumidores estão cada vez mais independentes e observadores. As redes sociais são a prova de que a bola da vez é priorizar o atendimento, sanar as dúvidas, entender as dores e apresentar soluções que realmente ajudem as pessoas e que mostrem como fechar aquele negócio pode melhorar a vida delas.

Outro ponto é saber em qual canal o cliente se sente mais à vontade. Tem aqueles que preferem resolver tudo em um chat rápido no próprio site da empresa, outros não desgrudam das várias redes sociais existentes e há também os mais tradicionais que ainda preferem o bom e velho telefone. De qualquer forma, é importante oferecer atendimento pelo canal que for da preferência do cliente.

Estreitar laços com o consumidor é justamente o que o Atendimento Humanizado propõe: acolher o cliente e estar ao seu lado, com o intuito de ajudar e esclarecer suas dúvidas, como um amigo faria. Esse deve ser sempre o principal objetivo, assim a venda acontece como consequência.  .

O melhor e maior investimento de Marketing que uma companhia pode fazer é para conhecer o seu cliente. Afinal, uma boa experiência gera novas experiências e recomendações. Nada atrai mais o público do que uma boa recomendação de alguém de confiança.

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