Fernando Garbarski

UMA REFLEXÃO PARA 2021: SERÁ QUE EXISTE UMA MIOPIA GENERALIZADA NO MERCADO?

Por Fernando Garbarski, diretor da Impresul

Estou acompanhando um movimento estarrecedor de mercado. Com uma velocidade que nem o Paulo Guedes pensaria. Um V exagerado. Uma recuperação muito rápida nos preços dos ativos. Mas porque isso está acontecendo ? Qual a explicação desta recuperação tão rápida ?

O pano de fundo mundial neste momento mostra um cenário desafiador. A economia mundial está um desastre , os pibs estão negativos em todas as nações ( com a exceção da China ) , desemprego nas alturas , investimentos parados.

Mas por outro lado , bolsas no seu high histórico , commodities nas alturas , títulos de dívida em suas máximas históricas e volatilidade baixando a era de ouro na prosperidade.

Existe fundamento para isso ? O mercado acredita que sim . A explicação está nos Juros muito baixos ou negativos por todos os 4 cantos do mundo. Commodities se valorizando muito por esse motivo ( devido aos juros negativos ) , dólar perdendo valor pelo mundo todo e fluxo de dinheiro saindo dos Estados Unidos para mercados emergentes. São 30 bilhões de dólares só para o Brasil em novembro. E devem ser mais 30 no mínimo em dezembro. Risco Brasil chegando perto de 150 pontos , número compatível com investment grade. E real se valorizando e podendo chegar abaixo de 5 em alguns meses.

Será que isso é sustentável ? Será que a conta de tanta emissão de dinheiro e dívida não chegará ? Tudo pode. Eu diria que 50 % de chances. Será um duelo gigante para a conta não chegar. De um lado , os avanços tecnológicos , a indústria 4.0 que pode trazer muita prosperidade , as inovações que estão por vir da ciência , a internet das coisas e o avanço digital. Já pelo lado negativo , temos o desafio de eliminar o covid via vacinas , dívidas nas alturas em todos os países  , emissão de dinheiro que podem causar inflação e desemprego muito alto no atual momento. Essas duas forças se enfrentarão. O futuro do mercado está nesse confronto. Se formos mal sucedido , uma grande queda de mercado está por vir e uma grande recessão idem. Quem sabe em 1 , 2 ou três anos saberemos qual das forças saíra vitoriosa no pós covid.

O Mercado já escolheu o vencedor. Pelos preços dos ativos a ciência e criatividade humana prevalecerá e tudo terminará bem  . Se isso se confirmar  , será uma maravilha.  Torço que o mercado esteja certo. Na maioria das vezes o mercado acerta , mas não é uma certeza. Enfim , que vença  a prosperidade !

Fernando Garbarski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *