Fernando Garbarski – 11.02.2021

Short squeeze on GameStop , o mundo está de cabeça pra baixo !

Durante a minha vida toda escutei , li e vi filmes sobre os lobos de Wall Street. Nestes , sempre os tubarões grandes comiam as sardinhas. Nunca o pequeno investir levava vantagem sobre o grande  .
Mas estamos em um mundo muito estranho. Onde um vírus primitivo tentou acabar com a civilização. Enlouqueceu o mundo com sua estrutura primitiva e devastadora ao organismo humano. E agora , além do Corona vírus , temos o financial vírus e os lobos de Wall Street estão a perigo.
O que é um short squeeze ? É quando alguns grandes investidores apostam em uma queda de um ativo , estão a descoberto ( ou seja apostam na queda sem ter o ativo através de um instrumento de mercado que permite essa operação ) e acontece o  contrário devido a alguma mudança de mercado. Normalmente é uma mudança de fundamento sobre esse ativo e que de uma hora pra outra faz com que haja uma rápida valorização destes e os vendedores surpreendidos tenham que fechar rapidamente suas posições de venda com prejuízo. Exatamente isso que assistimos semana passada no caso GameStop. Mas esse short squeeze foi provocado , foi planejado. Foi  um short squeeze forçado  pelos pequenos investidores ou pelas sardinhas do mercado como são chamados esses frágeis investidores. Como isso aconteceu ? Simples : hoje existem fóruns, comunidades  e clubes de investidores pequenos com milhões  de participantes ( o subreddit # WallStreet Bets chegou essa semana a 7 milhões de integrantes ) e que se reúnem nas redes sociais. Lá eles debatem todas as estratégias de mercado. O que fizeram esses investidores sardinhas, decidiram atacar os tubarões ou melhor,  os  grandes fundos de hedge funds. Descobriram posições destes gigantes que estavam vendidas  a descoberto  em alguns ativos com pouca liquidez. Depois disso começaram a comprar  esses ativos que com pouco free float ( quantidade de volume negociado dia ) , se valorizaram rapidamente ( ações da GameStop subiram dos 10 dólares e passaram dos 100 dólares ) . Imaginem milhões de pequenos investidores unidos comprando um mesmo ativo com pouca liquidez . Resultado , uma rápida valorização aconteceu e essa valorização disparou ordens de stop loss destes fundos que em cascata foram gerando novos stops. Quem demorou a encerrar essas posições , teve  grandes  prejuízos. E aqueles que estavam alavancados , quebraram.
Estamos vendo um filme inédito que Hollywood nunca imaginou : os tubarões ou lobo de Wall Street perdendo para os pequenos investidores que se uniram. Neste mundo virado de cabeça pro ar , mais um fenômeno inimaginável no século passado graças às redes sociais. Mais um cisne negro ! Qual será o próximo ? Não sei , mas que virá , virá !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *