Dreyson Queiroz

Por Dreyson Queiroz

Todos já ouvimos falar em colaboração, a importância de criar rede e bons relacionamentos. Falar sobre isso é o mesmo que “chover no molhado”, porém, construir rede é bem mais do que trocar cartões, participar de evento, convidar para um café ou fala que faz parte de um ego sistema hehehe (ecossistema). Não que isso não seja bom, mas é a ponta do “iceberg”.

Quero falar da mentalidade relacional, presente nas empresas (grandes coletivos). Com habilidades e atitudes que permitem a construção da mentalidade, formando um conjunto de competências unidas em sinergia, não tendo o mesmo efeito se desenvolvidas separadamente ou com formato de ferramentas.

Vou falar sobre três eixos: carisma, autoridade e generosidade, cruzando esses eixos com duas tecnologias exponenciais: diálogos e perguntas.

Desenvolver o carisma permite cativar as pessoas, construir diálogos coletivos, engajar em torno de um objetivo comum e acolher a diversidade cultural. Carisma é como um grande ímã, conecta elos e gera interações por diálogos fluídos, às vezes até densos, pois a diversidade nos apresenta um acolher de diálogos aos quais não queremos dialogar por polarizar tópicos — crenças limitantes.

Construir autoridade é um trabalho de puro diálogo e perguntas. Saber expressar o seu conhecimento e saber vulnerabilizar o não saber. Autoridade é ter entendimento das habilidades que não queremos reconhecer às vezes, mas que o coletivo reconhece. Quando se fala em protagonismo eu prefiro perguntar qual tua arte? Qual é o seu talento? O que tu gostarias de se expressar para que a tua vida e a dos outros brilhe? Uma pouco diferente de protagonista que é muito centrado em um eu sozinho.

Construir não é construir rótulos, é encontrar a arte que faz o corpo todo vibrar quando ela se expressa. É dialogar com quem realmente somos.

Generosidade é uma virtude que qualquer pessoa tem quando acrescenta algo ao próximo. Combinar habilidades e atitudes entre pessoas é formar uma rede generosa, e toda generosidade é abundante. Ser generoso não quer dizer que você apenas vai cuidar dos outros, ser generoso ou generosa é cuidar de si e da sua própria arte de forma carismática.

Qual é a sua arte?

https://www.instagram.com/p/CG8GAjhg9xY/?igshid=tkz2gsjafh7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *