Davi Goldwasser – 30.04.2021

6 PERGUNTAS PARA FAZER AO ESCOLHER UMA PLATAFORMA DE MARKETING DE INFLUÊNCIA

Por Davi Goldwasser, CGO da Spark

O mercado do marketing de influência amadureceu muito na última década e as empresas precisaram se adaptar às novas demandas. Muito pode ser feito em projetos usando o poder de comunicação dos influenciadores, mas é preciso muito tempo, energia, esforço e mão de obra para executar uma pesquisa manual de influenciador de maneira adequada. Por esse motivo, a maioria das marcas e agências estão optando por trabalhar com plataformas de marketing de influência que unem tecnologia ao mercado para resultados mais eficientes.

Mas, para não perder tempo e dinheiro, trago cinco questões que você deve fazer a você mesmo antes de contratar uma plataforma de marketing de influência.

• Minha empresa está pronta para isso?

Antes de mais nada, você deve ter um entendimento claro de onde está seu negócio e de sua relação com as mídias sociais. Pergunte a si mesmo: “Qual é o meu orçamento por campanha? Quanto desejo gastar em marketing de influência?”. Depois de saber o orçamento que está disposto a alocar para o processo, estime quantos influenciadores você gostaria de contratar para entender se você está realmente pronto para escalar seus esforços.

O marketing de influência demonstrou ter o maior ROI de qualquer forma de marketing hoje. Só você pode responder se deseja começar devagar e aos poucos, ou se está pronto para escalar rapidamente.

• Quão fácil e eficiente é todo o processo de campanha nesta plataforma?

Você pode ter a tecnologia mais poderosa do mundo, mas não importa nem um pouco se não for fácil para você e sua equipe usarem. Ao assistir a demonstração de uma plataforma, pergunte-se se você consegue se imaginar aprendendo a usar essa ferramenta e obtendo valor diário com ela. O mesmo vale para sua equipe. Quão fácil será treiná-los? O objetivo é ter uma plataforma que torne seu trabalho mais fácil e eficiente.

• Os dados confidenciais estão seguros nesta plataforma?

Privacidade de dados não é exatamente a coisa mais sexy de se falar quando se trata de escolher uma plataforma. No entanto, é realmente uma das caixas, senão a mais importante, a verificar. Honestamente, muitas plataformas não são muito claras sobre suas avaliações e esforços de privacidade de dados. Mas temos no Brasil a LGPD que exige certas restrições em relação à privacidade e conformidade de dados e se a plataforma que você escolher não estiver consistentemente atualizada, você e qualquer um de seus clientes podem estar em apuros.

É por isso que, ao fazer a demonstração de uma plataforma, é essencial pedir ao representante para mostrar uma prova do que sua plataforma está fazendo para proteger os dados confidenciais de seus clientes.

• Os dados que estou obtendo são precisos para que eu possa me sentir confiante sobre as decisões de marketing que estou tomando?

Ao contratar uma plataforma, uma das primeiras perguntas que você deve fazer é “você tem acesso direto aos dados da plataforma?” É importante saber e compreender de onde vêm seus dados.

Imagine que você está no meio de uma demonstração e vendo todos os dados sociais aos quais terá acesso se comprar o acesso à plataforma. Mas você já parou para perguntar de onde vêm esses dados e como essa plataforma está obtendo acesso a eles?

A menos que uma plataforma tenha acesso direto à API – o que significa que eles estão obtendo seus dados diretamente da própria plataforma de mídia social – esses dados são “raspados” e imprecisos. Não apenas a ética da coleta de dados é altamente questionável (porque os usuários não deram sua permissão expressa para que seus dados sejam compartilhados), mas a precisão desses dados é extremamente questionável. Isso significa que você pode tomar decisões importantes com base em informações que não são precisas.

• Existe um limite para o número de pesquisas que posso fazer?

Um ponto importante é certifique-se de compreender a estrutura de preços e os limites de seu plano em qualquer plataforma. Algumas plataformas limitam quantas pesquisas você pode executar, enquanto outras fornecem acesso ilimitado.

• Existe um time de suporte com expertise no segmento?

Por fim, é necessário saber se por trás da plataforma existe um time com conhecimento de mercado e expertise para te auxiliar no uso dos dados e insights colhidos. Por isso, antes de fechar, avalie quem são os outros clientes da plataforma e como tem sido a experiência deles.

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