COMUNICADO FIM DE ANO – CDL POA 30.12.2020

Para a CDL Porto Alegre, 2020 foi um ano de superação. Novos desafios foram colocados aos lojistas, e o aprendizado obtido mostra que 2021 será forte, otimista e desafiador. A fim de apoiar o comércio, a Entidade se reinventou, assim como os negócios de seus associados. Ao completar 60 anos, no icônico ano da pandemia, a CDL POA mostrou sua solidez e capacidade de criar novas perspectivas. Para o presidente da Entidade, Irio Piva, a pandemia, como ponto central, resultou em problemas irreversíveis para a saúde e a economia. “Tivemos que cuidar das pessoas e das atividades comerciais na mesma medida. E, então, aprendemos a superar, vivemos a essência da palavra superação”, destaca.

Assim que o novo coronavírus chegou à Capital gaúcha, em março, a Entidade começou a agir em diversas frentes, engajando-se em apoiar webinares com especialistas de diversos segmentos. Com entidades parceiras, lançou a Campanha #VamosEmFrente para arrecadar doações e mobilizou os próprios canais para compartilhar cases de lojistas que serviram como ferramentas de apoio aos lojistas. Os empresários aprenderam a diminuir distâncias e a otimizar o tempo por meio da tecnologia. “Os aprendizados de agora não nos servem apenas para o hoje, eles guiarão o nosso futuro”, prevê Piva.

Por meio de análises econômicas nos canais digitais, a CDL POA trouxe às suas plataformas e à imprensa esclarecimentos essenciais sobre o conjunto de ações do Governo Federal, por meio de dicas práticas. No âmbito jurídico, do mesmo modo, foram realizadas ‘Lives’ com advogados trabalhistas com o intuito de explicar e sanar dúvidas. Dicas de especialistas para o incremento de vendas marcaram as datas comemorativas de 2020. Foi também produzida uma série de e-books com informações desde como melhorar o posicionamento da marca nas redes sociais, estruturação de sistema de delivery, até engajamento de equipes a distância e gestão financeira do negócio. O braço de capacitação da Entidade operou durante todo o ano e foi fundamental.

A CDL Porto Alegre também lançou o seu ‘Programa de Inovação’ e conectou startups de todo o Brasil. A iniciativa propôs uma transformação completa do mercado varejista com um olhar para o futuro, a partir da implementação de soluções que qualifiquem e desenvolvam empresas para superar desafios, que serão ofertadas aos associados ao longo de 2021.

Em celebração aos seus 60 anos, a CDL POA lançou uma campanha que teve o objetivo de valorizar e reconhecer os associados, parceiros e pessoas que construíram a Entidade ao longo dos anos, bem como projetar uma visão a longo prazo, baseada na inovação e no desenvolvimento do setor. E, sobre o futuro, a expectativa dos dirigentes é positiva, pois no horizonte está a vacina para o vírus e a sociedade mostra que está aprendendo a viver em uma nova realidade. Para o presidente da CDL POA, 2021 será um tempo de descobertas de soluções inovadoras, com novas perspectivas. Segundo ele, a inovação só vem quando há espaço para tentativas e erros, espaço para a experimentação, e foi isso que a pandemia trouxe – coragem para arriscar.

Junto à Vitamina Pesquisas, a CDL POA lançou em 2020 três estudos que tiveram maior ênfase no comportamento do consumidor, com o intuito de trazer reflexões e insights aos lojistas. Em julho, entregou o estudo ‘Em meio à pandemia’, desenvolvido para entender os impactos do isolamento social no dia a dia dos porto-alegrenses e trazer insights aos negócios. Em novembro, aprofundou a intenção de compras na Black Friday, que ganhou credibilidade e potência. Em dezembro, foi lançado o estudo ‘Do presente ao sentimento de presença’, apresentando como serão os últimos dias antes do Natal 2020 em Porto Alegre.

Em novembro, o Feirão Zero Dívida foi realizado de forma totalmente virtual e resultou em R﹩ 9 milhões encaminhados para negociação em todo o RS, com mais de 14 mil atendimentos em mais de 100 cidades. Ainda, durante as eleições, foi promovido um painel com aos candidatos à prefeitura de Porto Alegre, em parceira com o Sindilojas POA, com o intuito de ajudar o segmento a escolher o melhor candidato para governar Porto Alegre em um período tão conturbado. A aproximação com o Poder Executivo da cidade também contou com diversas reuniões para discutir as medidas restritivas provocadas pela pandemia. Sempre defendendo a retomada do comércio e buscando alternativas para que as atividades econômicas pudessem funcionar, com os cuidados e protocolos adequados.

Ao final de 2020, a maior conquista CDL POA foi a proximidade a todos os seus públicos. Houve um fortalecimento dos laços com os associados a partir da defesa dos interesses de toda a categoria lojista. A reputação junto à imprensa e ao poder público foi elevada por meio de uma conexão ímpar para a reivindicação e a construção de novos caminhos para o comércio e toda a sociedade. Para o presidente da CDL POA, a dificuldade faz com que as pessoas se aproximem umas das outras. “E foi isso que fizemos, nos unimos por um bem maior. Para 2021, estamos melhores e mais preparados para as adversidades, confiantes de que podemos nos ajudar mutuamente e que podemos crescer sempre, independentemente das circunstâncias”, anseia Piva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *