Como criar startups de sucesso?

Por Guilherme Novello

Muitas novas empresas falham em seus primeiros anos de atuação. Esse número e ainda maior entre as startups. Mas por que isso acontece?

Para Eric Ries,

Uma startup é uma instituição humana projetada para criar um novo produto ou serviço sob condições de incerteza extrema.

É essa grande incerteza que leva muitas dessas novas empresas promissoras ao fracasso. Falta a metodologia necessária para lidar com esse cenário.

Ries, baseado no modelo de manufatura enxuta do Toyotismo, apresenta em seu livro a metodologia da startup enxuta. Um modelo científico para a construção de negócios sustentáveis.

Ele diz que o objetivo de uma startup é descobrir, o mais rápido possível, o produto certo a ser desenvolvido – aquilo que os clientes vão desejar e pelo qual vão pagar.

Para descobrir isso, é necessário formular hipóteses, testá-las, medir todo o processo e aprender com ele. O ciclo lean consiste, então, de construir-medir-aprender .

Junto do ciclo lean, com o livro você irá aprender sobre:

– MVP

– Contabilidade para inovação

– Aprendizagem validada

– Análise de coorte e testes A/B

– Pivotar ou perseverar

E muito mais…

É uma leitura obrigatória para qualquer um que deseja começar um negócio na nova economia, essencial para entender como uma startup de sucesso funciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *