ABRACE – 19.11.2021

Com o ano terminando, o mercado começa a se movimentar. As celebrações de fim de ano são sempre muito esperadas, inclusive por grandes empresas. Com poucos meses para fechar o calendário, as equipes começam a refletir: como comemorar o fechamento das ações em um ano com tantas superações e aprendizados? Nunca foi tão necessário fortalecer a esperança para olhar o futuro. Muitas famílias e negócios foram impactados com a situação da saúde mundial, mas com muito esforço de diversas esferas sociais conseguimos superar. Passamos por esse período que nos trouxe muita sabedoria e esperança.

É comum dentro das corporações observarmos um grande empenho e cuidado ao planejar ações para se posicionar diante do mercado, mas é de extrema importância nesse momento valorizar o time que esteve com você nesse um ano que se estendeu por 24 meses. A equipe que olhou para frente e se comprometeu em fazer acontecer, agora merece ser prestigiada e reconhecida pelo seu esforço e dedicação. Eventos e ações de reconhecimento e agradecimento são muito bem-vindos e o clima não precisa ser de encerramento, mas de estreitamento de laços entre as pessoas para construir juntos o futuro da empresa.

Não espere por cenários novos, estreite agora a sua relação com os seus colaboradores para falar de 2022. Muitas empresas já planejam sua retomada total, mas há casos em que o espaço físico do escritório, inclusive, pode deixar de existir. Afinal, os formatos adquiridos nesses últimos dois anos, on-line e híbrido, ganharam um forte espaço e vieram para ficar.

Um fato sobre as ações empresariais de final de ano: não é só para fora que você deve falar enquanto liderança, é fundamental comunicar para dentro também. A sua empresa está preparada para dialogar com os seus colaboradores sobre esses novos formatos de trabalho ou possíveis retornos? Você acredita que eles se sentem pertencentes mesmo trabalhando de casa? Pequenos encontros são uma ótima opção para iniciar essa movimentação.

Para planejar encontros e ações de sucesso para encerrar o ano da sua empresa em alta não existe receita mágica, mas dedicação, compreensão e tempo. É recomendado um prazo entre 40 e 30 dias para começar o planejamento. A equipe responsável pela organização deve ter o conceito da mensagem bem claro, compreender a fundo o público-alvo e o cenário atual para conseguir transmitir a mensagem da melhor forma. Escolher um dia e horário apropriados também é uma peça-chave para ter um bom desempenho e alto engajamento na ação.

Quando se compreende o perfil do público-alvo, ações simples, porém bem executadas podem gerar resultados excelentes e garantir o pertencimento dos envolvidos. Não é só uma grande inovação, mas um claro entendimento. Quando se entende exatamente a mensagem e para quem ela será transmitida, cria-se uma jornada focada na experiência. Essa é a grande sacada: a experiência que você quer proporcionar e os passos para torná-la uma realidade.

Os fechamentos e inícios de ano agora devem ter um novo tom e uma nova importância. Não é só em um único encontro ou confraternização em dezembro que devemos nos aproximar dos nossos colaboradores. Talvez seja em uma campanha de retomada ou uma campanha de início de ano que começa em dezembro e continua nos próximos meses.

Então, nesse final de ano, olhe para os seus colaboradores, valorize o time que somou com o seu negócio e prepare uma experiência para valorizar essa equipe, afinal, graças a dedicação dessas pessoas em não deixar a peteca cair, a sua empresa pode celebrar a passagem de mais um ano e preparar-se para o próximo. Entenda o cenário que a sua empresa vive e qual a mensagem que deve ser transmitida baseada nos aprendizados de 2021 e expectativas para 2022.

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